Mégane II e Golf V
Mégane III e Golf VI
Acho que sinceramente são dois modelos perfeitamente comparáveis, mas cada um à sua maneira. A Renault sempre teve a mania (e tem conseguido com mérito) estabelecer designs que têm vingado. Esta remessa de modelos/restylings (Clio III fase II, Mégane III, Laguna III, Scenic) não me parece a mais convincente (mas são gostos acima de tudo!).
A Volkswagen, sempre foi mais conservadora. Se colocarmos um Golf III ao lado de um IV, depois colocarmos um IV ao lado de um V, e um V ao lado de um VI (apenas 2 a 2), as diferenças existem, mas não são muito chocantes. Mas se colocarmos por exemplo um Golf III ao lado de um V ou um Golf IV ao lado de um VI o impacto é outro.
Pessoalmente entre estes 2 modelos e mesmo entre as 2 marcas, gosto mais da Volkwsagen. Há quem os ache sempre iguais, quadrados, simples, feios. A simplicidade deles acho a palavra de honra e acima de tudo o que lhes dá o mérito e entidade própria. Trata-se de marcas que não precisam de revolucionar completamente um carro para o tornar melhor ou um sucesso (não quer dizer que a Renault tenha que revolucionar para ser um sucesso, mas cada marca com a sua estratégia).
O que é certo é que, de uma forma ou de outra, ambas marcas conseguem vingar no mercado. E além disto, duvido muito que a Volkswagen tenha menos trabalho que a Renault ao tentar lançar um novo modelo que não rompa radicalmente com o conceito do anterior, nem deixe de seguir a evolução natural da coisa [

]