Despedimento

Não sei se estou a perceber a questão.

Mas se o despedimento for legal - nos termos e nos motivos - e as continhas estiverem em dia, no que toca a ordenados e indemnizações o empregado nada poderá fazer.

Contudo não havendo legitimidade ou legalidade no despedimento então só resta recorrer ao tribunal de trabalho.

Não sei se estou a perceber a questão.
Mas se o despedimento for legal - nos termos e nos motivos - e as continhas estiverem em dia, no que toca a ordenados e indemnizações o empregado nada poderá fazer.
Contudo não havendo legitimidade ou legalidade no despedimento então só resta recorrer ao tribunal de trabalho.

ajuda-me com a defenição de "Legitimidade" e de "legalidade".

Legalidade e legitimidade

Por exemplo o posto de trabalho é extinto ao abrigo de uma reestruturação e isso é previsto e descrito num artigo do cód de trabalho.

Redução de efectivos dentro do mesmo pressuposto atrás descrito.

Alegação de inadequação ás tarefas desempenhadas e atribuidas ao funcionário.

Um processo disciplinar onde os factos são provados.

Etc, etc.

Infelizmente há que, recorra a determinados estratagemas para o fazer mas depois é dificil ao empregado provar que foi estratagema.

o patrão manda embora o funcionario, e faz-lhe as continhas todas, tudo certinho direitinho,

mas,

o funcionario, com 10 anos de sangue, suor, lagrimas e luta pela empresa, não está satisfeito com o despedimento.

o que se pode fazer ?? do ponto de vista legal ?! e do ponto de vista ilegal !?

nota. continuar na empresa está fora de questão.

Muito obrigado a todos,
Um grande Abraço

Do ponto de vista ilegal só depende da tua criatividade [:D]

o patrão manda embora o funcionario, e faz-lhe as continhas todas, tudo certinho direitinho,

mas,

o funcionario, com 10 anos de sangue, suor, lagrimas e luta pela empresa, não está satisfeito com o despedimento.

o que se pode fazer ?? do ponto de vista legal ?! e do ponto de vista ilegal !?

nota. continuar na empresa está fora de questão.

Muito obrigado a todos,
Um grande Abraço

Se as contas foram feitas todas certinhas o empregado nada pode fazer (a não ser que o motivo do despedimento não esteja previsto no código do trabalho)

ilegalmente ? ... bem, aí pode fazer tudo e mais alguma coisa [:D] [:D] ... mas o que irá ganhar com isso ? :confused: :rolleyes:

Cumprimentos [;)]

é das tais M&erdas,
10 anos, desde o incio da empresa, quando se pagava os ordenados aos bochechos, os patrões com automoveis com 10 anos,

agora,

os patrões com automoveis de 80.000 mil euros,,,,,,,,

depois de "N" horas de trabalho, a "esquecer" o almoço e o jantar a "prescindir" da totalidade das férias......

levar assim um pontapé no CUE.

"custa e engolir"

Bom... eu tive um caso parecido, mas foi devido a uma falência de contornos "pouco limpidos"

Mas em tribunal provei por A+B que havia efectuado horas não remuneradas durante 3 anos e ganhei o caso.

Se o conseguíres fazer no que toca às ferias e a eventuais horas.

Não te esqueças que precisas de testemunhas, e que os subsídios que "prescindiste" ou eventuais horas devem estar descritas na folha de ordenado e no recibo.

Se existir esses documentos devem estar ASSINADOS por ti, se não existir ... aconselha-te juridicamente e parte para a luta.

Atenção muitas vezes assinam-se recibos de cruz, e depois ... :sh)

Epá, ele só pode despedir com justa causa (considerando que trabalhava há 10 anos na empresa ininterruptamente)...

Ou se fechar a empresa.

Epá, ele só pode despedir com justa causa (considerando que trabalhava há 10 anos na empresa ininterruptamente)...

Ou se fechar a empresa.

Ou devido á extinção do posto de trabalho, ou devido a alguma re-estruturação, ou por acordo com o trabalhador

Dando a indemnização devida, podem despedir qualquer trabalhador!

Pagam e dizem que não estão satisfeitos com o rendimento do trabalhador.

A justa-causa só se aplica para não se pagar indemnização!

se não está satisfeito com o despedimento, embora tenham sido feito tudo certinho e está fora de questão continuar na empresa, então o que ele quer?

acho no minimo uma situação caricata, o que o gajo quer? mais dinheiro, se foi feito tudo certinho é dificil. Um agradecimento publico pelo trabalho executado?

Qd é o empregado que dá o pontapé no cue do patrão tá tudo bem. Qd é patrão é sempre injusto.

Nunca percebi pq.

Dando a indemnização devida, podem despedir qualquer trabalhador!

Pagam e dizem que não estão satisfeitos com o rendimento do trabalhador.

A justa-causa só se aplica para não se pagar indemnização!

Mas isso é por acordo... [;)]

Se não houver acordo, só com justa causa, extinção do posto de trabalho, fecho da empresa...

O despedimento "livre" de um trabalhador com contrato por tempo indeterminado só acontece nos EUA... Fire and hire...

Back