Diário de bordo...das aulas de condução!

Já aconteceu a um amigo meu faltar a luz também..

Quanto a diferença gasóleo/gasolina depois habituam-se a isso, nos primeiros tempos é que é mais chato.

Foi difícil de lá chegar...:sh)

...ainda por cima andei um bocado às voltas para dar conta do centro de exames (ACP, na Prelada, Porto) [8b]

....mas "veni vidi vici" [kiss] (com 2 erradas).

Para a semana vão 2 colegas meus a exame de código ... 4º e 5º feira ... mas um deles já tinha ido a exame de código e teve que marcar exame de novo, pois nem passou ... nem reprovou ...

Simplesmente estava a fazer o exame quando de repente .... PUFF ... Faltou a luz! [:)] [:D] [:p] apr:)

Incrível mesmo :P Ah, e claro, nunca mais voltou a luz! :P

Por acaso, houve um candidato (antes do exame começar) que perguntou o que acontecia se o sistema bloqueasse.

O examinador respondeu: "Não te preocupes! Isso quando acontece é só uma vez por ano" [:D]

Última edição:
Obrigado a todos.

lourenço
como é óbvio, eu não sei exactamente (até porque só quem reprovou é que tem direito obviamente de ver as erradas).

Mas pela conversa que tive com o meu pai, eu falhei uma sobre ramais de acesso/ vias de aceleração nas AE's e sobre peões.

No caso do "ramal", foi: estou dentro do ramal e pergunta como devo prosseguir naquele caso:

-Moderar a velocidade (foi a que respondi)
-Transitar no eixo da via, aumentando a velocidade (penso que era a mais correcta)
- // // // // // , diminuindo a velocidade (está é óbvio que não)

No do peão. Estava eu no carro dentro de uma localidade, e à minha frente tenho uma velha-gorda a meter conversa com alguém que está encostado à direita da via onde circulo. Como devo proceder:

-Aumentar a velocidade, buzinar e mais não-sei-o-quê (também não matar a velha, f***-se)
-Esperar que o peão termine a conversa (escolhi esta, mas penso que não é)
-Reduzir a velocidade, buzinar pra que o peão se aperceba da minha presença, e contornar o peão dando a distancia lateral (penso que era correcta, dado que contém regras operatórias...ou do desenrascanço como preferires).

Mas o que interessa é que arrumei.
Sei que tenho 6 meses para fazer o exame de condução e passar.

E poder bater numa pessoa não é um perigo eminente?

Eu não faço a mínima das respostas, já fiz o código há mais de 2 anos e essas perguntas é só para encher.

achaste dificil?

Esqueci-me de te responder a esta e sinceramente o exame que apanhei era fácil, embora os nervos davam cabo de mim aos poucos.

Praticamente era quase tudo o que tinha apanhado nos testes da DGV que tinha feito durante o tempo de código. E não foram poucos os testes que fiz.

O mais incrível é que andei a estudar as velocidades...para apanhar apenas uma pergunta sobre a velocidade máxima de um ligeiro de passageiros sem reboque fora de uma localidade (90 kmh pra quem não sabe).

E sobre cedências de passagem só apanhei uma em que tinha apenas um motociclo do meu lado esquerdo no cruzamento e como não tinha sinais de regulamentação, perguntava o que devia fazer o motociclo.
Como é obvio, ceder a passagem.

De resto, era ter o código na ponta da língua (neste caso seria do dedo [:D]) e estar atento.

O que aconselho é fazerem muitos testes e não andarem a decorar o código todo. Apenas decorem as velocidades, ou pelo menos a maneira de esquematizá-las.

hoje foi a minha 4ª aula de conduçao xD

correu bem, ja atinei com as rotundas, fui para dentro da cidade as voltas e andei no centro de exames, no regresso voltei outra x pela autoestrada, por ordem do instrutor tive k dar quase 140 para nao deixar passar o outro carro da escola :O (é smp bom dar o exemplo :sh) ).

tu como fazes as rotundas?

hoje foi a minha 4ª aula de conduçao xD

correu bem, ja atinei com as rotundas, fui para dentro da cidade as voltas e andei no centro de exames, no regresso voltei outra x pela autoestrada, por ordem do instrutor tive k dar quase 140 para nao deixar passar o outro carro da escola :O (é smp bom dar o exemplo :sh) ).

tu como fazes as rotundas?

Na última aula (2ª aula) como estava na direita, contornei-a na faixa da direita...mas também saí logo na 1ª saída.

pois... tb tinha ideia que era assim.... que o que demora mt é chegar a carta propriamente dita, agora a guia tem-se na hora...

Pelo menos na anieca não é assim...quando acabei o exame entreguei lá os papéis para emissão da carta e disseram que a guia ia para a escola de condução. Na escola disseram-me 15 dias +-...ainda não me ligaram..

3ª aula de condução:

Eram 14:00 quando comecei a pegar no bólide o que não fazia à uma semana.

O instrutor devia estar com o síndrome da "sexta à tarde".
Desde o inicio ao fim andou sempre com o encosto pra baixo como quem fosse a dormir e ao começar a ceder a passagem num entroncamento (ao pé do Colégio Alemão do Porto), estava a começar a falar e o homem parecia que tinha acordado. Mas fora isso, não tenho queixas...a não ser o porquê de só hoje me chamar a atenção por conduzir só com uma mão no volante em rectas compridas de piso regular. Talvez fosse para aperfeiçoar para começar a ter uma postura de condução mais correcta.

Comecei a controlar a velocidade. Ele aconselhou-me a rondar os 40 à hora, dado que passava dos 50 facilmente.

E também comecei a aprender a parar de forma mais aperfeiçoada.

Aprendi a fazer ponto de embraiagem em subidas. É f*d*d* e fiz mal.

Aprendi da maneira mais chata como medir distancias ao circular na via. Isto porque raspei com o retrovisor direito no retrovisor esquerdo de um jipe que estava estacionado em cima da berma (na Av. da Boavista, perto da Foz). Mas não aconteceu nada.

Andei pela Av. Boavista, depois pela Foz até ao "Fluvial" e aí passei pela via-férrea do eléctrico e depois foi a subir. Depois andei pelo interior da Boavista, voltando para a Avenida e lá fui até ao parque.

Já não conduzia à uma semana e a massariquice foi tanta que ainda deixei o carro ir abaixo umas duas vezes.

Segunda-feira há mais.

Voltar
Superior