Diário de bordo...das aulas de condução!

1. Não dizer a ninguém que conheças que vais a exame. ACHO que uma pessoa fica mais descansada.
Depois é dormir bem, descansar e levares aquilo na descontra.
Como alguém disse aqui no tópico:"É só mais uma aula de condução"[;)]
Não adianta ires com os nervos.
Se der para levar o rádio ligado é meter num som baixo e relaxar[;)]

Essa de não contar a ninguém já vai tarde xD Mas pronto... O que me preocupa mais é vir a cometer um erro do tipo não reparar num sinal de sentido único, ou não ver alguém no início duma passadeira, ou até passar um STOP :S

Essa de não contar a ninguém já vai tarde xD Mas pronto... O que me preocupa mais é vir a cometer um erro do tipo não reparar num sinal de sentido único, ou não ver alguém no início duma passadeira, ou até passar um STOP :S
A do contar foi um colega meu que começou e dá resultado, mas também é a ir para o lado da superstição.
Quanto a não ver sinais, ou deixar descair o carro nalguma linha contínua é ir com calma e ter olhos abertos[;)] Se os reflexos durante as aulas são bons no exame não devem ser pior.
O essencial é "segurar o carro" com as duas mãos sem foça e andar para a frente, o resto tudo se faz[;)]
Quanto aos sinais, o de cedência de passagem e o de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento já são diferentes dos restantes para se verem melhor.
O problema é se houver vegetação a tapar sinais.
Mas se for como é normal têm 5 percursos em que calha 1. Normalmente o que acontece é os instrutores levarem os intruendos pelos 5 percursos, logo deve-te calhar um por onde já passaste nas aulas de certeza.
Agora é uma questão de descontracção e ir para uma aula extra de condução com um engenheiro no carro[;)]
Força nisso[;)]

pessoal de Coimbra, quanto tempo mais ou menos esperaram até terem data para ir a exame de condução? Vai fazer 4 semanas que pedi o meu e até agora, nada, e estou a achar que está a demorar demasiado :\

pessoal de Coimbra, quanto tempo mais ou menos esperaram até terem data para ir a exame de condução? Vai fazer 4 semanas que pedi o meu e até agora, nada, e estou a achar que está a demorar demasiado :\
Não sei se nos exames de condução é o mesmo esquema, mas nos de código é 12 a 15 dias. Por isso de condução é capaz de andar por aí.
Mas sem certezas.
Mas 4 semanas estou a achar bastante tempo

Parabéns!!!!!!
apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)
É assim mesmo! Força nisso, agora o importante é ir pegando sempre num carro, nem que seja para o tirar do estacionamento e voltar a estacionar 20 metros à frente[;)]

Por acaso, também tomei Valdispert e mesmo assim estava por um fio. Se algo corria mal, lá ia o exame para o caraças.

Bom, parabéns aos que passaram. [;)]

E então? Não há ninguém na estrada com um beículo com uma chapa em cima? [:D]

Em Setúbal há. E sou eu... [:D] Carro: Peugeot 207 1.4 HDI. [:blush:]

Até agora estou a gostar BASTANTE das aulas. E só vou na 5ª e ainda nem exame de código fiz, esse sim, tenho um medo louco de chumbar, mas vou estudar mesmo muito para aquilo. Fiz 23 aulas de código depois fartei-me e passei a estudar em casa.

A 1ª aula foi às 15h, tranquilo, só a usar o volante e os piscas, o gajo é que usava a caixa e pedais.

A 2ª foi às 17:30 no meio do transito de Setúbal e nas zonas mais congestionadas (Jumbo, Cruzamento da A12, etc...) e no fim dessa aula comecei a acelerar e travar! Tranquilo.

A 3ª foi de novo às 15h e foi a pior aula, foi quando comecei a fazer pontos de embraiagem e a usar o carro na sua totalidade. Deixei ir três vezes abaixo com o stress, especialmente devido aos macaquinhos na cabeça que tinha em relação a pontos de embraiagem e arranques.

A 4ª e a 5ª, ontem e hoje, 15h e 16h respectivamente, fui com muito mais calma e foi sempre a andar!!! [kiss] Ontem foi mesmo impecável, só pequei por não parar num STOP, de resto excelente mesmo. Hoje andei por EN e na cidade, foi uma aula bastante completa em que o carro só foi abaixo uma vez, pois numa localidade, a subir e a fazer ponto, comecei a stressar devido à subida, que eu ia levantando o pé da embraiagem e o gajo não queria andar... Em plano é levantar o pé e depois acelerar e ele vai na boa, ali, a subir, já não foi assim, e também não queria abalar com o carro a derrapar. [:)]

Já faço estacionamento em espinha e inversões de marcha na boa, o instrutor não mete nenhuns problemas, diz só para virar e frequentemente vai a falar ao telemóvel!

Até hoje só me mandou uma boca por causa da velocidade, ia a 70 numa zona de 50, mas aquilo é uma recta de 1 km com 2 faixas e sem transito. Quem conhece STB, é ali em Manteigadas Sul, quando se sobe da zona do rio para cima, depois voltam à direita e é aí, mesmo pertinho do centro de exames.

O carro em si, é porreirito, não vou tecer grandes comentários, porque não vale a pena. A direcção é muito leve e o carro é mesmo uma facilidade de conduzir, não gosto nada de mexer na caixa, nisso, o "meu" Ibiza 1.4 TDI, é bem mas bem superior.
É silencioso e, como conduzo há bastante pouco tempo, parece andar que se farta [:)]
De resto tem 3 anos (É de meados de 2008) e tem 89000 kms.
O carro deve ser bastante económico porque com os maçaricos que conduzem aquilo (eu incluido), e só andamento em cidade, 1ª 2ª e MA (eu meto 3ª e outras porque me custa ir com o motor às 3000 rpm, parece que se vai a desmontar [:)], mas pessoal lá da escola, muitas vezes nem de 2ª passa) está com uma média geral de 6l/100 kms, o que me parece bom.

Agora o medo medo medo, é o exame de código, dia 14 de Março, tenho mais medo desse, que de condução. :sh):sh):sh)

Cumpts.

Tenho que desabafar!

Tive hoje a minha 11ª aula de condução, e hoje foi dia de aprender a estacionar de 'rabo', coisa que eu nunca fiz na minha vida, visto estar a tirar a carta. Mas o meu querido instrutor acha que eu já sei conduzir muitíssimo bem e que não preciso de ajuda nem de nenhum tipo de conselho para fazer tal manobra. Foi bruto e mal educado!
Atenção que não sou aquele tipo de pessoa que tem medo de conduzir e que entra em pânico, tenho os meus medos a conduzir como qualquer pessoa que esteja a aprender. Mas será que custa ser amável e não stressar só por não ter conhecimentos de condução previamente adquiridos?![8b]

P.S. primeiro post[kiss]

Ora bem, já conto com 8 aulas. 9 daqui a meia hora. [:D]

Passei, a semana passada, no exame de código com 0 respostas erradas. :eek: [:)] [:)] [:)] Isto no IMTT Setúbal. [:blush:]

Foi um bocado stressante, porque no fim do exame, o examinador começa a destapar carimbo vermelho nas licenças de aprendizagem e eu a observar aquela cena! E a pensar "Estou fu fu fu... lixado, mais 95€ para o lixo", e o melhor foi quando chamou o meu nome e disse "Pode abandonar a sala", e tira a minha licença de cima do monte de licenças carimbadas a vermelho. Quando vejo o carimbo azul e a folhinha a dizer "Aprovado com 0 respostas erradas" foi excelente. [kiss]

Ainda tinha umas rasteiras, tipo ter sido ultrapassado na imagem por um camião e perguntar o tipo de carta que necessitava para conduzir aquele veículo. Aquilo a imagem via-se de trás, mas via-se também (mal) um pouco da lateral. Quando me meto a olhar pelo canto do monitor, reparo que tem reboque. :eek: Lá alterei. Depois outra foi tar o sinal de proibição de carros de mão e a pergunta era se o acesso era interdito a animais com condutor, e eu feito parvo, comecei a pensar que aquilo podia ter o mesmo significado, lá alterei para a afirmação é falsa.
Depois só tive dúvida numa dos telefones colocados nas AE's, em que a questão era "Aquando duma avaria no meu veículo, devo usar este telefone para contactar quem?" e as opções eram "Entidades competentes" "Reboque" "Táxi"... Uiii... O que pensei por uma resposta, supostamente, básica. :sh) Entidades competentes e pimba...

Foi um alivio. [:D]

Ora bem, já conto com 8 aulas. 9 daqui a meia hora. [:D]

Passei, a semana passada, no exame de código com 0 respostas erradas. :eek: [:)] [:)] Isto no IMTT Setúbal. [:blush:]

Foi um bocado stressante, porque no fim do exame, o examinador começa a destapar carimbo vermelho nas licenças de aprendizagem e eu a observar aquela cena! E a pensar "Estou fu fu fu... lixado, mais 95€ para o lixo", e o melhor foi quando chamou o meu nome e disse "Pode abandonar a sala", e tira a minha licença de cima do monte de licenças carimbadas a vermelho. Quando vejo o carimbo azul e a folhinha a dizer "Aprovado com 0 respostas erradas" foi excelente. [kiss]

Ainda tinha umas rasteiras, tipo ter sido ultrapassado na imagem por um camião e perguntar o tipo de carta que necessitava para conduzir aquele veículo. Aquilo a imagem via-se de trás, mas via-se também (mal) um pouco da lateral. Quando me meto a olhar pelo canto do monitor, reparo que tem reboque. :eek: Lá alterei. Depois outra foi tar o sinal de proibição de carros de mão e a pergunta era se o acesso era interdito a animais com condutor, e eu feito parvo, comecei a pensar que aquilo podia ter o mesmo significado, lá alterei para a afirmação é falsa.
Depois só tive dúvida numa dos telefones colocados nas AE's, em que a questão era "Aquando duma avaria no meu veículo, devo usar este telefone para contactar quem?" e as opções eram "Entidades competentes" "Reboque" "Táxi"... Uiii... O que pensei por uma resposta, supostamente, básica. :sh) Entidades competentes e pimba...

Foi um alivio. [:D]

Fizeste as 8 aulas de condução antes do exame de código?

Eu faço amanhã a quarta aula de condução e dia 29, fazendo a oitava, peço logo exame de código. Espero que corra tudo bem, não convinha nada reprovar... :(

Fiz 6 aulas de condução antes de ir a exame de código.

E de código, fiz umas 16 se tanto. [:)] [:)] [:)] Fartei-me daquelas secas. :sh)

Estudei foi em casa que nem um cão, e ia para a escola fazer testes no computador... [;)]

Agora tenho uma questão...
Tenho 9 aulas de condução e hoje ainda vou fazer mais 2, ficando com 12. E no fim da semana fico com 13, isto se não abrir nenhuma vaga no horário que eu apanho-a logo. [:D]
A questão é que queria ter a carta, até dia 23 de Abril!!! Altura em que entro nas férias da Páscoa e a cartinha nas férias ia dar cá um jeitasso... Upa upa. [:D] [:D] [:D] Acham que em 1 mês é possivel fazer cerca de 18 aulas e respectivo exame? :sh)
Queria tanto... Mas não me queria precipitar!!! Porque percipitações já chega o de código que marquei um bocado "à toa".

E de código, fiz umas 16 se tanto. [:)] [:)] [:)] Fartei-me daquelas secas. :sh)

Estudei foi em casa que nem um cão, e ia para a escola fazer testes no computador... [;)]

Tenho 9 aulas de condução e hoje ainda vou fazer mais 2, ficando com 12. E no fim da semana fico com 13, isto se não abrir nenhuma vaga no horário que eu apanho-a logo. [:D]
A questão é que queria ter a carta, até dia 23 de Abril!!! Altura em que entro nas férias da Páscoa e a cartinha nas férias ia dar cá um jeitasso... Upa upa. [:D] [:D] [:D] Acham que em 1 mês é possivel fazer cerca de 18 aulas e respectivo exame? :sh)
Queria tanto... Mas não me queria precipitar!!! Porque percipitações já chega o de código que marquei um bocado "à toa".

Obviamente que é possivel, um grande amigo meu tirou a carta em menos de 1 mês.

Eu não tirei em menos de um mês, mas após fazer os 18 demorei apenas um mês e meio, devido á lentidão do IMTT também. Fui a exame de código sem nenhuma aula de condução, assim que passei o código fiz 4 aulas de condução(tardes inteiras) e marquei exame [:D]

Parabéns Migas, eu amanhã vou fazer teórica de pesados.

E de código, fiz umas 16 se tanto. [:)] Fartei-me daquelas secas. :sh)

A questão é que queria ter a carta, até dia 23 de Abril!!! Altura em que entro nas férias da Páscoa e a cartinha nas férias ia dar cá um jeitasso... Upa upa. [:D] Acham que em 1 mês é possivel fazer cerca de 18 aulas e respectivo exame?

Tens de ver a disponibilidade da tua escola e do teu instrutor.

No meu caso só posso fazer 1 hora por dia porque estão sobrecarregados mas se calhar com alguma sorte consegues. [;)]

Eu se concluir até final de Maio já me dou por contente. [:cool:]

Eu não tirei em menos de um mês, mas após fazer os 18 demorei apenas um mês e meio, devido á lentidão do IMTT também. Fui a exame de código sem nenhuma aula de condução, assim que passei o código fiz 4 aulas de condução(tardes inteiras) e marquei exame [:D]

Parabéns Migas, eu amanhã vou fazer teórica de pesados.

Tu devias estar sozinho a tirar a carta para fazeres tardes inteiras de condução. [:D]

Tens de ver a disponibilidade da tua escola e do teu instrutor.

No meu caso só posso fazer 1 hora por dia porque estão sobrecarregados mas se calhar com alguma sorte consegues. [;)]

Eu se concluir até final de Maio já me dou por contente. [:cool:]

Tu devias estar sozinho a tirar a carta para fazeres tardes inteiras de condução. [:D]

Não, o instrutor/dono da escola estava constipado e não lhe apetecia dar aulas, então eu era o moço de recados(com ele ao lado na mesma claro), ia buscar as filhas ao colégio, ia com ele á contabilidade etc etc.
Até dá gosto ter aulas com aquele gajo, é só rir [:)]

A minha namorada está a tirar a carta, e com 5 aulas de condução ainda nem mexeu nos pedais, só no volante.
Aconteceu isto com alguém aqui? :confused::confused: Eu na segunda aula já dei uma grande voltinha sem qualquer ajuda, sendo que a primeira aula foi para conhecer o veículo...

Voltar
Superior