Diário de viagem - camionista.

Como é que vocês gerem a comida para as viagens? Conseguem ter uma alimentação minimamente saudável?
Lembro-me de seguir no YouTube um hispânico qualquer motorista nos USA e era incrível as áreas de serviço que ele mostrava para os pesados, autêntico luxo de casas de banho/duches. Até havia áreas de serviço com ginásios enorme.
Duvido que na Europa seja assim, não sei. A mim o que mais me faria confusão seria o banho ou falta dele.
O máximo que fiz foi da Holanda até cá para trazer um camião importando e dormi todos os dias em hotel. Por isso não tenho nem ideia do que seja ser motorista de internacional e sinceramente nem gostava.

Comer nas areas serviço francesas para cima tá fora de qu€€stão (tou a falar comer a serio) porque eles têm umas sandes já feitas por 5€, mas quando há tempo faz-se comida.

Diário de viagem - camionista.

Boas Fábio, duches podia tomá-los todos os dias, seja nas estações de serviço, cafés em zonas industriais preparados para receber camionista, ou mesmo nas filiais, em Espanha Araia ou França Paris e a empresa onde estou, os descansos grandes têm de ser feitos, em primeiro nas filiais, depois em estações de serviço sempre com as condições necessárias e só depois em parques pagos, por exemplo em Inglaterra, só podemos descansar nas Snaps com condições, têm conta aberta, em 7 dias tomei 3 duches, porque não me apeteceu tomar mais.

Em formação fiquei parqueado, num parque com restaurante 24h e ginásio, duche, loja, só o parqueamento foram 40€, a empresa pagou.

H3v98v8.jpg

No meu caso, a minha mulher fez-me empadão e salada russa, já levei massa com bróculos e frango e levei naquelas maramitas descartáveis, como bem frio, é a minha sorte, depois desde fruta, cereais, enlatados, barras de prateína, whey, bolachas, pão, queijo, fiambre, ovos cozidos, frutos secos, como bem, mas sou um gajo simples, etc.

O tal gajo que viste: https://www.youtube.com/watch?v=im3mzC1CPCo

Também adotei algumas manias, tapetes de casa no chão, ou conduzo descalço, ou umas sapatilhas para andar só lá dentro e tenho outras, ou as botas de proteção, para andar cá fora e tenho alguma mania das arrumações, mas ainda não me dediquei a 100%, porque hã coisas mais importantes, neste meu início.

Era essa mesmo YouTuber sim!

Pronto, está tudo a correr bem, é o que interessa, pareces ter as ideias bem organizadas em relação ao trabalho e ao teu bem estar, isso é fundamental.

No meu trabalho, uma coisa que eu avalio logo nos motoristas de internacional é se usam luvas para atar/desatar carga ou andam a pegar no volante com as mãos completamente pretas pode parecer estupido, mas o asseio é fundamental.

Terminei a minha 1ª viagem a solo, fui um rapaz e vim um homem,...

Dois reparos:
- em caso de dúvida, opta sempre pelo mais seguro. Nunca te deves meter numa situação pior do que aquela em que te encontras. Desconfia sempre e mais vale perder tempo a estragar o material;

- estás a entrar numa fase em que começas a adquirir alguma confiança, o que pode levar facilmente a excessos, se não souberes controlar os impulsos. Mantém a frieza e discernimento. Não tenhas receio de parecer um tótó. Antes isso que fazer figura pelas piores razões. [:D]

E acima de tudo, diverte-te. Bons quilómetros!

Era essa mesmo YouTuber sim!

Pronto, está tudo a correr bem, é o que interessa, pareces ter as ideias bem organizadas em relação ao trabalho e ao teu bem estar, isso é fundamental.

No meu trabalho, uma coisa que eu avalio logo nos motoristas de internacional é se usam luvas para atar/desatar carga ou andam a pegar no volante com as mãos completamente pretas pode parecer estupido, mas o asseio é fundamental.

Obrigado, nem consigo não usar luvas, ando com 2 a uso (1 em cada porta) e devo de ter lá umas 7/8 novas. Mas já vai da pessoa, não é por ser motorista, ou internacional ou não, se fosse pedreiro ou vigilante, ou até mesmo vendedor, se a pessoa tem pouca higiene, continuava a ter, já vi motoristas internacionais, vestidos como se fossem a um passeio, aprumados, barba desfeita ou arranjada, como já vi pessoal que mais parecem mecânicos a laborar.

Eu sigo alguns grupos de camionistas, e este homem (Miguel Lourenço), para além de parecer um tipo muito á maneira, faz cada pitéu!!! Adoro ver as publicações do homem! apr:)

Só um exemplo, feito na caminete, mas vejam tudo.

Também vejo as publicações do homem, é um exemplo, de que pequenas coisas, nos podem fazer felizes, tal como um jantar na estrada, ele realmente passa uma mensagem muito forte que poderá passar despercebida, provavelmente ele nem se dá conta, do SEJAM FELIZES, TUDO DE BOM, mesmo que andem sozinhos pela estrada e encontrem pessoas desagradáveis, estejam longe da família, que o trabalho, ou o camião não é perfeito, hã que limpar a mente e olhar para as pequenas boas coisas, porque será isso que nos irá fazer aguentar nos maus momentos.

Dois reparos:
- em caso de dúvida, opta sempre pelo mais seguro. Nunca te deves meter numa situação pior do que aquela em que te encontras. Desconfia sempre e mais vale perder tempo a estragar o material;

- estás a entrar numa fase em que começas a adquirir alguma confiança, o que pode levar facilmente a excessos, se não souberes controlar os impulsos. Mantém a frieza e discernimento. Não tenhas receio de parecer um tótó. Antes isso que fazer figura pelas piores razões. [:D]

E acima de tudo, diverte-te. Bons quilómetros!

Sem dúvida, tenho mesmo de me lembrar sempre disso, sermos humildes com nós mesmos e termos a consciência de que aprendemos todos os dias, nunca devo abusar da sorte e apesar de ser uma altura de encanto (o trabalho está sempre lá à nossa espera), não podemos ser confiantes demais, já bastam os acidentes com camiões que existem pelo menos todas as semanas e que podiam ter sido evitados.

A preparação e planeamento dos percursos até ao destino, é o que tem me tirado a maioria da energia, porque mesmo o pessoal de trâfego ao enviar a sms com a morada, muitas vezes a mesma está incompleta, ou com um nome de empresa completamente diferente, apesar de ser lá, mas com muita atenção, calma e ponderação, tenho encontrado o destino, depois uma 2ª vez, já será mais fácil.

Para finalizar, nós somos os piores condutores e os mais inconscientes, entre os 3 (Portugal-Espanha-França), mas pode ter sido impressão minha.

Acham mesmo?

Enquanto turista não vejo assim grande diferença entre Portugal, Espanha e França. Até me parece que o Sul de Espanha é o pior dos 3.

Se meterem Itália "ao barulho", aí sim, definitivamente muito mais inconscientes que qualquer outro.

Na Alemanha tive alguma dificuldade em me adaptar a AE com troços sem limite de velocidade mas que de repente passa a ter limite :confused:. Obras sem fim e troços em que a berma passava a ser uma via normal de trânsito conforme a hora do dia.

Epá que saudades de ir passear de carro por essa Espanha a fora.

Agora resta-me ver o canal do Marcão no Estradão e da Paty e Xibly ou lá como se escreve!

Ah, e ainda acompanho a Loira na Estrada (USA) ...

Existe uns poucos, o Sendas e Caminhos do Raphael ou o do Novelinho, também vejo esses, existem uns poucos com Brasileiros, têm muito jeito para os vídeos, bem falantes e a qualidade e montagem está boa, o que sigo mais é o do Raphael.

Como é que vocês gerem a comida para as viagens? Conseguem ter uma alimentação minimamente saudável?
Lembro-me de seguir no YouTube um hispânico qualquer motorista nos USA e era incrível as áreas de serviço que ele mostrava para os pesados, autêntico luxo de casas de banho/duches. Até havia áreas de serviço com ginásios enorme.
Duvido que na Europa seja assim, não sei. A mim o que mais me faria confusão seria o banho ou falta dele.
O máximo que fiz foi da Holanda até cá para trazer um camião importando e dormi todos os dias em hotel. Por isso não tenho nem ideia do que seja ser motorista de internacional e sinceramente nem gostava.
A 15 dias a nevar em Paris e montei a minha barraca assim
799a6fd5de550d00404de2b0a299e643.jpg

Eu andava com uma palete (por causa das cintas) mas as vezes carrega-se colchões até ao máximo e algo tem de ficar de lado, neste caso foi a palete, porque caso contrário era essa a minha a mesa

Boas Fábio, duches podia tomá-los todos os dias, seja nas estações de serviço, cafés em zonas industriais preparados para receber camionista, ou mesmo nas filiais, em Espanha Araia ou França Paris e a empresa onde estou, os descansos grandes têm de ser feitos, em primeiro nas filiais, depois em estações de serviço sempre com as condições necessárias e só depois em parques pagos, por exemplo em Inglaterra, só podemos descansar nas Snaps com condições, têm conta aberta, em 7 dias tomei 3 duches, porque não me apeteceu tomar mais.

Em formação fiquei parqueado, num parque com restaurante 24h e ginásio, duche, loja, só o parqueamento foram 40€, a empresa pagou.

H3v98v8.jpg

No meu caso, a minha mulher fez-me empadão e salada russa, já levei massa com bróculos e frango e levei naquelas maramitas descartáveis, como bem frio, é a minha sorte, depois desde fruta, cereais, enlatados, barras de prateína, whey, bolachas, pão, queijo, fiambre, ovos cozidos, frutos secos, como bem, mas sou um gajo simples, etc.

O tal gajo que viste: https://www.youtube.com/watch?v=im3mzC1CPCo

Também adotei algumas manias, tapetes de casa no chão, ou conduzo descalço, ou umas sapatilhas para andar só lá dentro e tenho outras, ou as botas de proteção, para andar cá fora e tenho alguma mania das arrumações, mas ainda não me dediquei a 100%, porque hã coisas mais importantes, neste meu início.
Atenção onde paras para tomar duche, apesar de ser de borla nas AEs francesas, algumas cobram 2€ mas dão uma amostra de champô, a algumas estão pane (ou avariado, dizem eles) tipo Vemars sentido Paris Lille. E penso que também a de Bordéus cestas.

A única que paguei até agora, foi na A-62 na Repsol da balança, foram 3€ e só paguei, porque precisava mesmo, foi depois de ter suado ao baixar o tecto de uma GD, depois de descarregar. E paguei 1€ num parque em Inglaterra.

É raríssimo a empresa ter clientes por Itália, fazemos muito Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Alemanha, 90% se não mais é material automóvel, trabalhamos muito com a Renault e construtor de pneus, o que digamos é material sujeito a roubos.

Ainda estou à espera do meu cartão ADR, para poder fazer só transporte de airbags, já me disseram que costuma ser transporte de linha, e bom e são mais 7,50€ dia, vale o que vale.

Está semana para banhos está complicado, só tomei 1, desde terça, vou ter de regressar às origens em puto, e tomar hoje numa bacia que trouxe, onde costumo desfazer a barba e cabelo.

Parado o fim de semana todo, cheguei aqui ao cliente ontem de manhã, mas os gajos não trabalham ao fim de semana, a entrega também é para segunda, mas pronto, tentei.

Basicamente só fiz uma entrega, mas já rolei 1.900 km, carreguei pneus, no Porto, para entrega para a Renault Espanha, depois carreguei pneus em Espanha, para descarregar aqui na França.

O trabalho não é mau, depois de algum ou muito calo, até agora tem corrido bem, ainda não atropelei ninguém, lol, nem estraguei nada, as entregas têm sido a tempo e horas, tenho cumprido com o tacógrafo e ainda tenho mantimentos para mais 2 semanas, mas o mais certo, é amanhã começar a descer.

Só não fiz um desvio que devia fazer, mas fico à espera que me liguem, fiz mais de 200 km da A64, quando devia ir pela nacional, o resto foi cumprido, mas pronto.

Apesar de ser um gajo "solitário", dá-me vontade de ir até às cidade e ver os cantos e tomar alguma coisa, mas ainda estou carregado e com o covid, tenho de adiar essas escursões.

Eu vim para cima a seguir Bolonha, Ferrara, para Amazon. Tinha hora para ontem, as 16, disseram para deixar o reboque lá dentro e vir para fora de trator, hoje os espanhóis da xpo, ligaram se podia ir descarregar as 10h, as 9.40 fui a Amazon Itália, só as 15h, vim para uma área serviço de trator, fazer 24h, amanhã vou lá. Já não tenho pressa para descarregar.

Voltar
Superior