DICAS para uma boa "RODAGEM"????

É só dar a chave e começar a bombar. Isso da rodagem é uma cena dos tempos antigos

[:)]

Não concordo!
Experimenta fazer um test-drive a um carro com poucos kms, pára numa subida e depois tenta fazer "ponto-de-embreagem". Aí ja vais sentir a falta da rodagem...

Nunca é demais dizer que uma rodagem bem feita pode ser fundamental para centenas de kms sem problemas, uma rodagem bem feita influencia a futura saúde de um motor e conseguir depois disfrutar da máxima performance disponivel pelo mesmo.

[;)]

pessoalmente tb n acredito muito que os carros possam dispensar as rodagens mas ja se sabe que antes de chegar á nossa mao tb ja levaram uns apertos da malta que lida com eles ate chegar ao stand.
Vou continuar a fazer, se for preciso ta feito se nao tivesse sido preciso fiz na mesma mal nao deve fazer.

No manual do carro diz como se deve andar nos primeiros km (e não é preciso ler o livro todo, é só procurar no indice).
O básico: não "puxar" pelo carro enquanto estiver frio; não ultrapassar 2/3 velocidade máxima nos primeiros km; se tiver turbo deixar o carro a trabalhar no relenti durante cerca de 30 segundos (eu deixo sempre, mesmo não tendo turbo); etc...

cump

Não puxes muito pelas rotações nos 1os Kms (até aos 1000 por exemplo), depois convém puxar um bocado (gradualmente) e a partir daí é sempre à andar.

Ou então usas a pesquisa e vês comoe ste assunto já foi falado 15 vezes...

Nunca comprei carro novo. A única experiência que tenho nesse aspecto, foi um mégane que fui levantar aqui para a empresa, perguntei ao chefe de vendas que tratou do assunto e o que ele disse foi:

- Isso já vem com a rodagem de fábrica! Não é preciso nenhum cuidado especial. :confused:

Seguir o manual parece-me a melhor opção.

[Curiosidade] Pq é q na rodagem o carro gasta + e anda -?

[Curiosidade] Pq é q na rodagem o carro gasta + e anda -?

Entendidos, esclareçam lá a minha duvida, porque é que isto acontece?

cumps [;)]

Entendidos, esclareçam lá a minha duvida, porque é que isto acontece?

cumps [;)]

Porque o motor nas suas partes móveis internas não estão ainda devidamente acamadas. Imagina que ainda há "rebarbas" que prejudicam ligeiramente o movimento dum piston, ou uns segmentos que ainda não estão suficientemente alisados pelo efeito de roçarem nas paredes do motor.

Teoricamente, será porque as peças internas do motor são novas. Como são novas criam alguma resistência no seu funcionamento conjunto. Daí advém maior esforço para o motor funcionar.

Com o funcionamento as peças adaptam-se melhor no seu conjunto e permitem um funcionamento mais eficaz.

Normalmente, o motor muda de "comportamento" depois da 1ª muda de óleo. O 1º óleo vai com mais impurezas resultantes desse processo de adaptação das peças internas.

Só para dar um exemplo mais apelativo:

Ao apertares um parafuso pela primeira vez, este vai oferecer maior resistência do que nas vezes seguintes, pois após cada "roscadela" o caminho irá ficar mais livre... até que deixa de dar aperto! No caso do motor são as folgas em demasia que vão mandar o motor para o galheiro...

Ao apertares um parafuso pela primeira vez, este vai oferecer maior resistência do que nas vezes seguintes, pois após cada "roscadela" o caminho irá ficar mais livre... até que deixa de dar aperto! No caso do motor são as folgas em demasia que vão mandar o motor para o galheiro...

Isso podia ter interpretações com outras "coisas"[:D]

agora parece que ja n se faz isso ou n se faz em todos os carros, mas lembro m de na Vw o carro ir passado muito poucos km á marca para algo descrito como uma revisao de reapertos.

Basicamente ha mais atrito no motor logo é preciso mais energia para o fazer mover gastando mais e andando menos.
Depois ha o atrito dos rolamentos , da caixa de velocidades..etc que sao outras partes importantes que precisam da rodagem.

Hoje em dia a precisam cm que sao feitas as peças a rodagem n influencia tanto a saude do motor mas continua a ser muito importante.

Cumps

Eu não conseguia arranjar uma melhor explicação que esta. Está perfeita [:D] [:cool:]

Voltar
Superior