DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Boas,

Como devem saber, vou receber esta semana o meu carro, e gostava de saber como lhe fazer a rodagem, é a gasolina turbinado, deve ser igual ao diesel não?

Cumps

sim claro...os mesmo cuidados que tinhas com o disel turbinado tem com este tb...

nos primeiros tempos n ligues ao barulhinho do motor, senão lá se vai a rodagem...[;)]

Como disse o Luis, vê o que diz o manual.

Por norma é não passar de 50% da rotação máxima em cada mudança até um máximo de 150km/h na última! Isto durante os primeiros 1.500km

Como disse o Luis, vê o que diz o manual.

Por norma é não passar de 50% da rotação máxima em cada mudança até um máximo de 150km/h na última! Isto durante os primeiros 1.500km

É basicamente isso que diz no manual..

Não passar das 4k RPM, não acelerar a fundo, botão sport desligado e ir variando o andamento, mas sem exagerar.

Ricardo, quando é que chega?!? Já o tens? apr:)

Tudo isto é válido, mas infelizmente não passa (quase) de teoria.
Eu também, tive e tenho esses cuidados com os meus carros, mas INFELIZMENTE, eles quando vem parar as nossas mãos já vêm com a rodagem mais que feita.
Soube de fonte segura, que ainda continua a haver muito carro novo a fazer 200-300 e mais km, de conta km desligado, e ser entregue com 2 ou 3 km ao cliente.
Já para não falar no tratamento que levam nos portos!
Mas pronto, acho que deves ter todos os cuidados e mais alguns, se queremos preservar aquilo que tanto nos costou a pagar.
Se bem que eu acredito que hoje em dia, cada vez mais os carros são "protegidos"...a electronica comanda tudo e hoje uma boa ou má rodagem tem pouca influência comparativamente a uma boa ou má rodagem, por exemplo, no tempo do meu alfa giulietta, que faz em 2008 a bonita idade de 25 anos!

Evita puxar o carro a frio, hoje e daqui a 10 anos...Nos primeiros km tem uma condução suave, tanto em termos de motor, como em travaens, forma como curvas, etc.Ao fim de uns 1500km, começa a puxar gradualmente pelo motor, procurando usar de 4ª ara cima.Se tiveres estrada não tenhas problemas de puxar uma 4ª ou 5ª até 70-80% do regime máximo.
Antes de desligares, efectua uns km a ritmo baixo para os materiais contrairem gradualmente.
Eu costumo fazer a primeira muda de oleo entre os 5 e/ou 7500km! [;)]

É basicamente isso que diz no manual..

Não passar das 4k RPM, não acelerar a fundo, botão sport desligado e ir variando o andamento, mas sem exagerar.

Ricardo, quando é que chega?!? Já o tens? apr:)

Chegou a semana passada, foi pedida hoje a matricula, em principio e se não houver atrasos, irei ter o carro esta semana. :)

O botão sport têm que estar desligado? :confused:

Tudo isto é válido, mas infelizmente não passa (quase) de teoria.
Eu também, tive e tenho esses cuidados com os meus carros, mas INFELIZMENTE, eles quando vem parar as nossas mãos já vêm com a rodagem mais que feita.
Soube de fonte segura, que ainda continua a haver muito carro novo a fazer 200-300 e mais km, de conta km desligado, e ser entregue com 2 ou 3 km ao cliente.
Já para não falar no tratamento que levam nos portos!

Mas pronto, acho que deves ter todos os cuidados e mais alguns, se queremos preservar aquilo que tanto nos costou a pagar.
Se bem que eu acredito que hoje em dia, cada vez mais os carros são "protegidos"...a electronica comanda tudo e hoje uma boa ou má rodagem tem pouca influência comparativamente a uma boa ou má rodagem, por exemplo, no tempo do meu alfa giulietta, que faz em 2008 a bonita idade de 25 anos!

Evita puxar o carro a frio, hoje e daqui a 10 anos...Nos primeiros km tem uma condução suave, tanto em termos de motor, como em travaens, forma como curvas, etc.Ao fim de uns 1500km, começa a puxar gradualmente pelo motor, procurando usar de 4ª ara cima.Se tiveres estrada não tenhas problemas de puxar uma 4ª ou 5ª até 70-80% do regime máximo.
Antes de desligares, efectua uns km a ritmo baixo para os materiais contrairem gradualmente.
Eu costumo fazer a primeira muda de oleo entre os 5 e/ou 7500km! [;)]

:confused::confused::confused:

Tenho que ter cuidado é com as rotações altas e puxar as velocidades, o carro sera só para andar ao fim de semana... vai ser deficil resistir, mas têm que ser pelo menos nos primeiros 1500km´s.

Chegou a semana passada, foi pedida hoje a matricula, em principio e se não houver atrasos, irei ter o carro esta semana. :)

O botão sport têm que estar desligado? :confused:

Não é obrigatório, mas com ele ligado é difícil não passares das 4k RPM!
Eu se fosse a ti apontava para as 3500 no max, porque a partir dai ele começa a assobiar e entras em warp speed, não te controlas! [:D]

A cena de não puxar a frio é importante, mas o carro não ter manómetro de temperatura não ajuda! Eu normalmente espero um bocado antes de andar mais a fundo, mas nunca tenho a certeza se já esta na temperatura ideal.

Não é obrigatório, mas com ele ligado é difícil não passares das 4k RPM!
Eu se fosse a ti apontava para as 3500 no max, porque a partir dai ele começa a assobiar e entras em warp speed, não te controlas! [:D]

A cena de não puxar a frio é importante, mas o carro não ter manómetro de temperatura não ajuda! Eu normalmente espero um bocado antes de andar mais a fundo, mas nunca tenho a certeza se já esta na temperatura ideal.

O meu medo é esse, não me controlar, tenho que acordar todos os dias muito bem disposto. [:D]

O problema do manometro da temperatura é grave, mas enfim, até têm havido muitas queixas acerca disso.

Para este carro devia era haver um manual a explicar "como não voar baixinho com este pequeno grande carro quando está a fazer a rodagem"!!!![;)]

Muitos parabéns pela compra!!!! apr:) De certeza que vais curtir imenso o carro!!!! Depois conta os pormenores à malta.[br:)]

o cooper S não tem termometro de temperatura de agua?!!! :confused:

É ridiculo, mas não, e pelo que já li por ai os bimmers LCI tambem não trazem, mas não confirmei. Não sei qual será o argumento da BMW para esta escolha.

Felizmente já há alguns tuners a tratar disso com uma solução que até parece de origem.

Este assunto é controverso e há muito pessoal que até refere questões técnicas para se fazer a rodagem com mais alguma rotação do que a comum rodagem para "acamar" as peças

Nos dias de hoje com os moldes e ajudas electronicas na concepção/construção dos componentes, a antiga forma de fazer a rodagem é desnecessária, não há literalmente arestas para limar

aki e em espanhol (a página tem o texto original em ingles que até percebo melhor, mas há pessoal que não andou à escola)

Em termos de arestas a limar, nos motores actuais o que há a "roda" são os segmentos e para que estes selem a câmara convenientemente, uma rodagem com acelarações fortes em 2as e 3as até é conveniente.

Não esquecer como foi dito que antes do carro nos chegar às mão já fez muito mais do que a meia duzia de quilometros que aparece no painel, 100, 200 talvez e não foram feitos até às 2000rpm!

Mecânicos de motos de corrida rodam os motores em pista ou num dyno dessa forma, os motoros até ganham a compressão correcta assim

Rodagem de um carro novo, como fazer?

Rodagem de um carro novo, como fazer?

Boas tardes,

na sequência de comprar um carro novo, e como sou um "zero à esquerda" em mecânica, precisava de umas dicas sobre como fazer uma rodagem cuidada a um carro (já agora, qual é a duração do período de rodagem? se depender de factores, quais são?). Podem ajudar-me?

Voltar
Superior