DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Cada vez mais a rodagem a um carro leva menos km a ser executada.
Hoje em dia com meia duzia de km fazes a rodagem a um carro.
O ideal é fazer passagens de caixa por volta das 2500rpm/3000rpm durante os primeiros km, k não são muitos.
Hoje em dia 100km xega para fazer a rodagem ao carro, mas contudo durante os primeiros 1000km não puxes muito pelo carro.

Rodagem em carros novos?

Rodagem em carros novos?

É aconselhado quando se compra um carro novo que haja algum cuidado nos nos primeiros km a fazer com ele do genero nao puxar o motor, evitar fazer travagens bruscas, julgo que no fundo sera nao fazer logo de inicio uma condução desportiva do veiculo.
Na 5.ª feira passada deparei-me com o seguinte caso: eu seguia na A11, sentido Guimarães-Braga a uma velocidade de cerca de 150km/h e eis que sou ultrapassado de uma forma bastante celere por um pequeno Opel Corsa cinza novo e com placas do Stand. Ainda fui um bocado atras dele e acompanhei-o ate perto dos 170km/h mas depois deixei-o ir. A questão é a seguinte: vamos nós levantar uma veiculo novo e somos aconselhados a ter determinados cuidados por forma a assegurar o melhor funcionamento do veiculo mas sabe-se la como ele chegou ate ao stand.

já foi debatido esse assunto tantas vezes aqui no fórum, e a conclusão é sempre a mesma, eu creio que tudo depende do comportamento do vendedor ou mecânico, pelo que as marcas certamente que nem sempre têm conhecimento disso, a não ser que tenham de manter compromissos de entrega.. Por isso eu nunca iria forçar a entrega de um carro quando levantam alguns problemas, quando o puderem fazer tudo bem.

Sim, mas vamos la ver, não é situação habitual...ate porque os carros quando são entregues têm 4 ou 5 quilometros, á partida não andaram a passear. Agora claro que isso esta na consciência de cada um....tal como um carro de serviço.

Também me aconteceu ir no IC32 a cerca de 120km/h e passar por mim um Eos com as placas do stand. Eu parecia que estava parado...

Se calhar as vezes esses abusos sao a resposta para alguns carros novos q parecem q foram feitos á mao mas por bebados. Nisso da rodagem uns dizem q ja vem d fabrica outros q nao, eu prefiro jogar pelo seguro, se ele ja vem com a rodagem feita tudo bem se eu fizer mais uns km ele n se queixa. Senao n vem mesmo com nenhuma rodagem de fabrica faço eu e pronto.
Esses abusos nas entregas dos carros infelizmente sao mais comuns do q deviam.

citação:Originalmente colocada por Peugeot_Sales

Sim, mas vamos la ver, não é situação habitual...ate porque os carros quando são entregues têm 4 ou 5 quilometros, á partida não andaram a passear. Agora claro que isso esta na consciência de cada um....tal como um carro de serviço.

O meu c4 foi-me entregue com 60km. Os parques dos stands devem ser grandes, mas o mais provavel foi ter vindo de braga ou do porto para guimarães, onde me foi entregue.

citação:Originalmente colocada por Rui_P07

O meu c4 foi-me entregue com 60km. Os parques dos stands devem ser grandes, mas o mais provavel foi ter vindo de braga ou do porto para guimarães, onde me foi entregue.

Fora os resets que vão fazendo :D

o meu mazda e o meu ibiza que comprei em stand do mesmo grupo tinha 400 metros :)
mas o vendedor em relação à rodagem dizia-me que já vinham feitas e ele próprio levava mazdas de setubal para loures e era sempre a rondar nos 200.
Quanto à rodagem, é simples! consultem o manual do vosso carro.

citação:Originalmente colocada por CaRaMeLo

Também me aconteceu ir no IC32 a cerca de 120km/h e passar por mim um Eos com as placas do stand. Eu parecia que estava parado...

E depois dizem-nos para termos cuidado, e fazer a rodagem calmamente!

Já estou habituado a ver esses doidos a andar com o pé no fundo para irem fazer as entregas para o concessionário que depois vai entregar o carro ao cliente!

Quando a minha mae comprou o carro dela, havia a hipotese de o vendedor o ir buscar ao Algarve a um stand em Faro, ou então o carro esperar uma semana para vir no camião da distribuidora. Aconselhei vivamente a 2ª hipotese, por ja ter visto esses caramelos a tratar assim o que não é deles.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

citação:Originalmente colocada por Rui_P07

Fora os resets que vão fazendo :D

Algumas marcas tem uma funçao q é ate aos 100kms do veiculo pode ser feito um reset por uma simples "junçao" de botoes e so pode ser feito uma vez exactamente para estes casos.
Um colega meu é vendedor de carros (stand) e antigamente fazia essas deslocaçoes em rodagem para entregar os carros... so que depois de ver os clientes a n ligar a rodagem ele começou a fazer o mesmo ate porque as marcas dizem que ja vem feita [}:)]

É que rodar um carro n é so o motor ;)

Têm 4 ou 5 km marcados...

Sei de muitos que tiram o fusivel e voilá, fazem mais de 200km de concessionario para concessionario... e mais não digo

Quando o meu pai trabalhava na mercedes na alemanha haviam vários motores na altura que antes de irem para os carros eram testados numa sala própria para o efeito onde estavam várias horas a rodar á velocidade máxima...
Nestes casos não é preciso rodagem, mas a maior parte dos motores de hoje convém não abusar muito nos primeiros quilometros, para precaver, mais os motores diesel, mas não quer dizer que seja mesmo necessário, o meu primo tem uma 206 2.0 HDI, logo no segundo dia que a foi buscar já puxava as velocidades e já tinha andado com ela quase a fundo, hoje tem 5 anos e problemas zero.
Mesmo assim acho mal, mas cada um sabe de si... :)

Rodagem

Rodagem

Encontrei um artigo interessante sobre o assunto:

pag16je.jpg

pag28tl.jpg

pag36vv.jpg

pag48uv.jpg

não sei se é repost...se for avisem

Última edição:
ja sabia alguns dos conselhos ai descritos mas nunca e demais ter a mao um "tutorial" dado k os primeiros km's do carro sao os mais importantes para a sua durabilidade [;)]

Voltar
Superior