DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Norma SAE ou MIL

Norma SAE ou MIL

amigo, não sei que carro tens, mas no caso dos Hondas a cx de velocidades não leva Valvulina, mas sim óleo[;)]

Desde que respeite os requesitos SAE ou MIL necessários ao mecanismo (peças) que vai lubrificar e/ou arrefecer ...

Tenho um Peugeot 106 1300 XSi de 1995 cujo red line é aos 7000 rpm

O motor leva 5-40w full Synthetic

Eu não vou por oleo do motor na caixa e também não aconcelho a ninguém a fazer isso, pois é num fosforo que a caixa e o diferencial (no meu caso) vai encomendar a alma ao criador.

Tudo depende da caixa de velocidades, e não podes estar a pensar em oleo do motor mas sim num oleo com certa especificidade...seja 15w40 ou 75w80...é tudo oleo com o fim de lubrificar. Cada construtor é que vai recomendar X tipo de oleo.
por exemplo caixa do rover 200diesel que tenho em casa é de origem psa e aconselham oleo 10w40 e muda todos os 40mkm.

Algumas considerações:

- Isso é um Honda
- Só tem 91.000 km
- Sabes de onde veio

Conduz mas é o carro normalmente, não te preocupes com mariquices de rodagens aos 90.000 kms que não vais ter problemas.

Se o óleo tiver sido mudado à pouco tempo, preocupa-te mas é daqui a 9.000 kms em mudar óleo, filtros e a correia de distribuição.

Tudo depende da caixa de velocidades, e não podes estar a pensar em oleo do motor mas sim num oleo com certa especificidade...seja 15w40 ou 75w80...é tudo oleo com o fim de lubrificar. Cada construtor é que vai recomendar X tipo de oleo.
por exemplo caixa do rover 200diesel que tenho em casa é de origem psa e aconselham oleo 10w40 e muda todos os 40mkm.

Certo certo é que os aditivos que são adicionados aos oleos não são os mesmos. No caso dos motores a gasolina não são iguais aos motores a gasoleo. Uns tem uns aditivos (detergentes) para o lixo proprio dum motor a gasolina e outros para os motores a gasoleo. As caixas , diferenciais e os travões tem outras propriedades bem diferentes. Isso tudo independetemente da viscosidade.

Cuidado em relação ao óleo que pões. Se o carro durante a sua vida utilizaou óleo mineral, é um pouco perigoso mudar para um sintético, pois as folgas que eventualmente estão neste momento "tapadas" pelo óleo mineral que é mais espesso, vão-se manifestar. Tenta ver que óleo isso levou e depois toma uma decisão.

por acaso tava a pensar em mudar para um sintetico pk é melhor, li que nao faz mal mudar para sintetico desde k seja antes dos 100 000km...

tb é vdd k já está kase no limite... nao sei...

:confused:

[STREET RACER MODE ON]
Rodagem ???? mas qual rodagem????

Isso quer é uma boa revisao, circuitos de agua e oleo verificados um bom oleo sintetico, e depois o que isso precisa e de andar lá em cima, esses motores teem alma e perto do red line, puxa por isso, nao tenhas medo meia duzia de picos na vasco e tá novo
[STREET RACER MODE OFF]

Estava de certa forma a ser ironico, mas nao deixa de ser verdade que isso quer e uma boa revisao, e andar bem perto do red line, ja tem 12 anos e a rodagem mais que feita

Mudar de um oleo mineral para um sintetico...

Mudar de um oleo mineral para um sintetico...

O carro tem 91000kms e estava a pensar mudar de uma óleo mineral para um sintético. Li que se pode fazer essa troca até aos 100000km e que um óleo sintético é melhor para uma utilização urbana e desportiva, sendo isso o que lhe espera de futuro... [:cool:]

Já está quase nesse limite para o fazer e também já houve quem dissesse neste tópico que não era aconselhável fazê-lo...

Dêem-me a vossa opinião... [kiss]

O carro tem 91000kms e estava a pensar mudar de uma óleo mineral para um sintético. Li que se pode fazer essa troca até aos 100000km e que um óleo sintético é melhor para uma utilização urbana e desportiva, sendo isso o que lhe espera de futuro... [:cool:]

Já está quase nesse limite para o fazer e também já houve quem dissesse neste tópico que não era aconselhável fazê-lo...

Dêem-me a vossa opinião... [kiss]

E a primeira vez que leio tal coisa, podes sempre passar de oleo mineral para sintetico independentemente dos quilometros convem é mudar tambem o filtro de oleo, Alias o sintetico e bem melhor pois mantem a consistencia mais tempo bem como a viscosidade

Nao existe um limite minimo ou maximo para passar de mineral para sintetico, alias ate o deves fazer nesse motor o sintetico é de longe superior ao mineral

E a primeira vez que leio tal coisa, podes sempre passar de oleo mineral para sintetico independentemente dos quilometros convem é mudar tambem o filtro de oleo, Alias o sintetico e bem melhor pois mantem a consistencia mais tempo bem como a viscosidade

Nao existe um limite minimo ou maximo para passar de mineral para sintetico, alias ate o deves fazer nesse motor o sintetico é de longe superior ao mineral

Lostfan, n é bem assim para motores antigos com grandes folgas n podes meter lá um 5w40 sintetico...senão aquilo em 2000km já foi o oleo...os motores novos é que obrigam a meter oleo sintetico visto as folgas serem reduzidas além de toda a engenharia nos materias.....que a isso obriga.

Neste carro meter um 15w40 mineral é estragar, mete um bom sintetico e verifica se existe consumo de oleo, se n houver...calor nisso lol

Lostfan, n é bem assim para motores antigos com grandes folgas n podes meter lá um 5w40 sintetico...senão aquilo em 2000km já foi o oleo...os motores novos é que obrigam a meter oleo sintetico visto as folgas serem reduzidas além de toda a engenharia nos materias.....que a isso obriga.

Neste carro meter um 15w40 mineral é estragar, mete um bom sintetico e verifica se existe consumo de oleo, se n houver...calor nisso lol
caso haja consumo de oleo que fasso? meto um com indice de viscosidade mais alto ou mais baixo?

A Rodagem...

A Rodagem...

boas, uma coisa que se ouve aqui falar muito é a seguinte:
"o carro fez uma boa rodagem?" "puxaste por ele na rodagem?"...

afinal, numa BOA rodagem deve-se puxar bem pelo carro (umas visitas à redline), de modo a ganhar potencia, ou nos 1ºs kkms nao se deve puxar, andando sempre em baixas, e sem andar depressa??

boas, uma coisa que se ouve aqui falar muito é a seguinte:
"o carro fez uma boa rodagem?" "puxaste por ele na rodagem?"...

afinal, numa BOA rodagem deve-se puxar bem pelo carro (umas visitas à redline), de modo a ganhar potencia, ou nos 1ºs kkms nao se deve puxar, andando sempre em baixas, e sem andar depressa??

[hell mode]
Compra um carro de serviço, que já vêem rodados e não tens esse problema.
[/hell mode]

Voltar
Superior