DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Boa tarde a todos.
Encomendei um seat ibiza (modelo novo) 1.9 TDI de 105cv que chegará, provavelmente, na proxima sexta.
Gostaria de saber se ha alguém com carros equipados com este motor que me possa indicar a melhor maneira de fazer a rodagem. É que tenho ouvido opiniões diversas junto de amigos meus: alguns dizem para não passar das 2500rpm nos primeiros 1000km enquanto outros me dizem para começar já a apertar com ele.
Obrigado.

Tenta apanhar muitas descidas íngremes e deixar rolar com a 5º a 120km engrenada até ao fim da descida, e quando tiver a uma vel. de 60/80kmh meter uma 4º e nao acelarar muito! Isto foi-me dito por um sr. realmente que percebe de carros, isto faz com que o motor do carro ganhe compressão, essa é muito importante durante o periodo de vida do carro..o resto esta no livro de manutençao que vem com o carro é so leres.[;)]

O melhor será.... leres o manual que vem lá o que deves fazer. Não haverá nada melhor do que isso. Continuo sem perceber porque é que as pessoas (em geral) não perdem um pouco de tempo a ler o manual e passados meses descobrem coisas que nem sabiam que podiam fazer no carro..

Tenta apanhar muitas descidas íngremes e deixar rolar com a 5º a 120km engrenada até ao fim da descida, e quando tiver a uma vel. de 60/80kmh meter uma 4º e nao acelarar muito! Isto foi-me dito por um sr. realmente que percebe de carros, isto faz com que o motor do carro ganhe compressão, essa é muito importante durante o periodo de vida do carro..o resto esta no livro de manutençao que vem com o carro é so leres.[;)]

O Sr até pode perceber mto de carros mas eu gostava de perceber como esse condução pode criar compressão.... :confused:

O Sr até pode perceber mto de carros mas eu gostava de perceber como esse condução pode criar compressão.... :confused:

Eu normalmente faço isso, aqui na ilha!

Como o meu mégane já tens uns km's valentes, subo até ao Teíde, +- 3000 metros de altitude, e depois desço tudo em 5ª.

Quando chega cá abaixo parece outro motor, parece novo, cheio de compressão e power.

Sim de facto esse é + um mito urbano!

Não é preciso mais do que o que foi dito e mto bem dito pelo Caro Vx.

"A regra é não passar de metade (eu acrescento 2.000 rpm) da rotação total do motor até atingir a temperatura ideial do liquido de refrigeração (90ºc) e (e esta frase que se segue faz todo o sentido, porque o alumínio da colaça e o ferro do bloco não se expandem à mesma velocidade)mesmo assim dar mais alguns minutos para a temperatura do oleo estar um nivel ideal (+100ºc). Só ai puxar à vontade.

Dp de tiradas grandes a andar depressa n desligar o carro imediatamente. Isso acontece muito nas bombas de combustível das AE. Um gajo vem a dar calor, entra na bomba e desliga o motor. Isso é muito mau para os turbos. Convêm deixar um pouco a trabalhar até o oleo/agua arrefecerem o turbo.

Já sei que vai aparecer ai muita gente a dizer que é um exagero, mas em mim resulta que só no meu jipe tenho 270.000 kms com o turbo de origem sem nunca ter sido mexido, por isso sempre segui á risca estes conselhos, dados por quem percebe de mecânica a serio."

Estas são exactamente as regras basilares para evitar problemas a longo prazo e garantir que o motor com 200.000 ou 300.000 ainda nos surpreende com o à vontade com que circula, e faz performance. Com o turbo de origem! :-) Falo no turbo pq é porventura daqueles periféricos mais martirizados neste fórum!

Eu sou que faço manutenção nos meus carros desde há 10 anos, e anda há pouco meses publiquei uma fotos de um Ibiza 1.9TD ai qual mudou a junta da colaça com 150.000 kms, por pura manutenção, e em simultâneo mudei distribuição completa com bomba de água incluída, depois fiz o mesmo à 1.9 TDI, excepto junta, claro. Ambos os carros estão de perfeita saúde e a TDI está com 199.000 kms e uns trocos, com turbo de origem! Atenção que eu não poupo o andamento e passo 1 hora a 180/190 sem medo de partir o turbo. A outra Ibiza que foi embora foi com 250.000 kms e estava de perfeita saúde, não notava qualquer perda de performance relativamente a novo!

Em suma os cuidados acima referidos são, por norma, garantia de muita saúde a longo prazo!

Cptos

Última edição:
Então o truque é só deixar que o liquido de refrigeração chegue a temperatura ideal e depois posso puxar por ele é isso?
Quanto aos limites de quilometragem de que eu falei no primeiro post (1000km sem passar das 2500rpm) é mito ou deve ser levado emconta?

Eu normalmente faço isso, aqui na ilha!

Como o meu mégane já tens uns km's valentes, subo até ao Teíde, +- 3000 metros de altitude, e depois desço tudo em 5ª.

Quando chega cá abaixo parece outro motor, parece novo, cheio de compressão e power.

muito provavelmente porque, a pressão atmosférica é máxima ao nível do mar, do que a 3 Km de altitude...

Uma diferença de altitude/pressão atmosférica tão grande em tão pouco espaço, é natural que se note a diferença, mesmo em turbinados...[;)]

muito provavelmente porque, a pressão atmosférica é máxima ao nível do mar, do que a 3 Km de altitude...

Uma diferença de altitude/pressão atmosférica tão grande em tão pouco espaço, é natural que se note a diferença, mesmo em turbinados...[;)]

Se tivesse colocado uns smiles no post, já ninguém me levava a sério![:D] [:)] [:D]

Era gozo, claro.[;)]

Não me parece que faça sentido a história de descer em 5ª a 120, bla, bla, bla, e ganha-se compressão.

não passar das 2000 rpm? [:D] [:D]

Este senhor drivebywire é um guru dos motores TDI e deu estas guidelines para a sua rodagem. Há quem pense que certas indicações são exageradas. Eu sempre segui estas indicações. Já vou no 2º TDI sem problemas.

O tópico de onde isto foi retirado
http://forums.tdiclub.com/showthread.php?t=48940&highlight=break

Rules that apply for the life of the car
-When the engine is cold (below the first 3 white marks at the base of the temp gage) rev the engine to at least 2,500 rpms.
-When the engine is warmed up (above the first three white marks) Rev the engine to no less than 3,000 rpms.
The reason for this is to keep the turbo on boost, clear the VNT guide vanes and apply firm pressure to the rings for optimal sealing against blow-by gasses. The rings need the boost to seal since its a turbo charged engine, babying the engine is detrimental and will lead to issues with compression if done so for very long.

First 1,000 miles
Keep rpms below 3,800. Avoid steady rpms. Frequent firm application of power is strongly recomended up to 3,800 rpm. Avoid the use of cruise control so that you naturally fluctuate the power with your foot.

1,000-5,000 miles
Use the full 5,100 rpm power range. Avoid steady rpms. Avoid the use of cruise control. Frequent application of full throttle is recomended to help seat the rings. City driving is ideal for breaking in a TDI due to frequent stops and acceleration. Once you get to 5,000 miles change the oil and perform your first service per the manual

5,000-10,000 miles
Use of the cruise control is ok at this point since most of the initial break in has occured. Continue to use occasional full throttle accelerations to continue to seat the rings. You will notice the engine become slightly louder during this phase due to less friction from the engine breaking in (normal for a diesel to become louder under lighter loads). If your going on a long drive and you are using the cruise, every so often step on the peddle to accelerate up about 20 mph then coast back down to your preset speed.

10,000-60,000
This is when the rest of the break in occurs. The engine from the factory will check out with about 475psi of compression pressure out of the crate. It will take at least 60,000 miles to reach the peak pressure of 550psi. For the most part once you get to 10,000 miles your compression will be around 510psi meaning that most of the break in has occured.

60,000-the life of the motor
The engines I have seen so far using a 5w40 oil are maintaining 550 psi of compression pressure with over 200,000 miles on the odometer. The owners have followed the advice above and do not have any oil consumption issues. This also means that with the higher pressure the engine is more efficient returning optimal fuel economy and reduced smoke output.

DB

o mais importante e ver o nivel de oleo , e sempre muito lindo nao passar de x rpm's mas depois o oleo fica esquecido, nos 1º's 1000km ate as 2000/2500 a partir dos 1000km começar a apertar mais um pouco com o bixo nao é a partir mas leva-lo a uma rotacao mais alta . e depois ao fim de 4000km mudar o oleo e filtros .

O melhor será.... leres o manual que vem lá o que deves fazer. Não haverá nada melhor do que isso. Continuo sem perceber porque é que as pessoas (em geral) não perdem um pouco de tempo a ler o manual e passados meses descobrem coisas que nem sabiam que podiam fazer no carro..

o pessoal quer é conduzir o veiculo [:D] e ler e conduzir dá multa:sh)[:)]

venho discordar um pouco das indicaçoes dadas apesar de serem as melhores para a longevidade do motor e para começar a rodagem,mas trabalhei na marca referenciada e sei que todos os motores ja traziam a rodagem de fabrica,alias um dos conselhos dados era o de começar JA a puxar pelo carro,que se algo acontecer está na garantia,isto segundo a propria marca,porque quando recebi o meu novo carro de serviço,renault megane com 0 km a primeira coisa que perguntei foi quando poderia puxar pelo "bicho" e a resposta do vendedor foi....JA....mas realço o cuidado a ter com grandes esticadas ao motor a nivel do turbo,todos os conselhos dados sobre o seu arrefecimento e paragem sao verdade e sigo-os tambem,agora o de nos 1ºs 1000km andar a "senhora de 80 anos que ve mal" porque se nao o motor estoira,para mim e por pessoas proximas que fizeram e fazem como eu nao tivemos qualquer problema a nivel de motor ate hoje,e ja tenho a viatura a 3 anos[kiss]
a unica coisa que faço se tiver 0 km´s é de nos 1ºs 100 150 km nao puxar logo logo por ele para olear e fazer trabalhar os componetes,apartir dai...........ai vai ele[:cool:]

mas enfim é uma opiniao minha e como trabalhei com a marca sei o que estou a dizer,apesar de saber que muitos de voces vao discordar e dizer que sou maluco e tal:sh) [:p]

O ideal é do género não andares em track-days, redlines, etc..

Agora o limite das rotações (sem exageros, claro) penso que não é muito necessário.

Faz uma condução normal..

P.S. O que eu disse no post aplica-se no nosso caso a um carro com 1 mês e meio e 1300kms, Peugeot 1.4i

Voltar
Superior