DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Boas,

estou prestes a trocar de carro e estou aqui com um dilema acerca da rodagem.

Troquei recentemente de casa e vou passar a viver a praticamente 1 km do local de trabalho.
Não apanho trânsito nem semáforos, apenas umas lombas chatas [:D]
Ir a pé não é propriamente solução porque caso contrário não ganho para sapatos [:)]

O meu problema está em como fazer a rodagem correctamente nesta situação?
Estou a ver que o motor nem vai aquecer convenientemente.

De manhã, saio de casa e desço a rua até ao trabalho.
À hora de almoço subo a rua para ir almoçar.
A seguir volto a descer para o trabalho e ao fim do dia volto a subir a mesma para regressar a casa.

Por mais que eu vá a molengar, nem dois minutos demoro da garagem de casa à garagem do trabalho.

Que conselhos dão para uma boa rodagem?
O carro em causa tem um motor 1.9 JTD com 150 cv.

Boas,

Troquei recentemente de casa e vou passar a viver a praticamente 1 km do local de trabalho.
Ir a pé não é propriamente solução porque caso contrário não ganho para sapatos [:)]

A seguir volto a descer para o trabalho e ao fim do dia volto a subir a mesma para regressar a casa.

Por mais que eu vá a molengar, nem dois minutos demoro da garagem de casa à garagem do trabalho.

Bicicleta?

Boas,

Neste caso o melhor que podes fazer é ao fim de semana dar um passeio e fazer alguns quilómetros com ele, como que a "esticar-lhe as pernas" [;)].

Cumprimentos.

E que tal um destes?

Passo por alguns no percurso mas é a malta que anda no golfe [:)]

Em tempos cheguei a pensar nisto:

- zero ruído
- sem fumo
- sem manutenção
- 0,40€ por 100 km
- 1950€ com dedução de [FONT=&quot]585,00€[/FONT] no IRS

BERECO Portugal

Mas não acho muita piada a andar com capacete e quando chove é tramado.

Mas em relação à rodagem, que cuidados acham que devo ter pelo facto de ser um percurso tão curto ?

Boas,

Utiliza o carro normalmente para o que precisas. Se são trajectos de 1 km, assim seja.

Como é novo e novidade, provavelmente vais querer passear com ele (à noite ou ao fds) para aproveitar o brinquedo novo, fazendo mais km de seguida.

Aí basta seguires as indicações do fabricante, que normalmente consiste em não ultrapassar determinadas rotações até o motor atingir um determinado numero de kms.

Boas,

No teu caso aproveitava era para esticar as pernas, mas as minhas. Quem me dera ter um trabalho a 1Km de casa. Poupava o carro, poupava dinheiro e exercitava as pernas.
1Km nem dá para o carro aquecer. Não ganhas para os sapatos porquê? Ando muito mais que isso todos os dias e os sapatos duram no mínimo um ano.

Ressuscitei este tópico pois tenho uma duvida em relação as aspectos que li aqui

Estou a fazer a rodagem a um Seat Ibiza 1.2 Tsi, no concessionário foi me tido para conduzir normalmente sem exageros, no manual diz para os primeiros Km não ultrapassar 2\3 da velocidade máxima, a nível de rotações não diz.

Tenho lido em vários sítios fazer uma mudança de filtro e óleo após os 1500Km, esta e a minha grande duvida uma vez que me foi dito quando foi buscar o carro que a 1 revisão só era efectuada com 30000km ou 2 anos.

Ressuscitei este tópico pois tenho uma duvida em relação as aspectos que li aqui

Estou a fazer a rodagem a um Seat Ibiza 1.2 Tsi, no concessionário foi me tido para conduzir normalmente sem exageros, no manual diz para os primeiros Km não ultrapassar 2\3 da velocidade máxima, a nível de rotações não diz.

Tenho lido em vários sítios fazer uma mudança de filtro e óleo após os 1500Km, esta e a minha grande duvida uma vez que me foi dito quando foi buscar o carro que a 1 revisão só era efectuada com 30000km ou 2 anos.

A nivel de rpms não convém esticares muito, mas o mais importante é mesmo não fazer de forma brusca. Ou seja diria que é pior dares uma sapatada no acelerador e levares o motor até às 4000 rpms, do que ires com calma, acelerando até às 4500 rpms. E poderás ir elevando este regime à medida que os kms avançam.

O que está a bold, prende-se com outra coisa, que é o facto de um motor novo ainda estar muito justo e nos primeiros kms libertar limalhas. Limalhas estas, que ficam no óleo e no filtro, pelo que é aconselhável trocar os mesmos ao fim de alguns kms. Não sei se o ideal são esses tais 1500...Outra coisa, não precisas de ir à marca, e se souberes até o podes fazer tu, já que não se trata de uma "revisão programada".

Em todos os carros que já comprei novos, nunca me preocupei com rodagens, fiz sempre uma condução normal, com rotações e velocidades elevadas, claro que sempre com o motor bem quentinho, e nos carros com turbo sempre respeitei o dito cujo, e nunca tive problemas com os carros, isso das rodagens era "nos antigamente" os carros agora são construídos para circularem normalmente.[;)]

O que está a bold, prende-se com outra coisa, que é o facto de um motor novo ainda estar muito justo e nos primeiros kms libertar limalhas. Limalhas estas, que ficam no óleo e no filtro, pelo que é aconselhável trocar os mesmos ao fim de alguns kms. Não sei se o ideal são esses tais 1500...Outra coisa, não precisas de ir à marca, e se souberes até o podes fazer tu, já que não se trata de uma "revisão programada".

Na marca foi me tido que só aos 30000km ou 2 anos, não era necessário troca de óleo ou filtro antes, por isso a minha duvida:confused:

Quanto à muda de óleo está certa, isso de mudar o óleo aos 1000/1500kms acho que é só para as motas ou então para carros desportivos. Pelo menos no plano de manutenção do Mercedes do meu pai está lá qualquer coisa a dizer que o C63 AMG tem de efectuar uma mudança de óleo do diferencial aos 1500 kms...

Quanto ao resto, não aceleres a fundo, tenta fazer acelerações progressivas e não passes os 2/3 do taquimetro. Vais ver que 1500kms (que é o que o manual costuma dizer) fazem-se num instante.

Na marca foi me tido que só aos 30000km ou 2 anos, não era necessário troca de óleo ou filtro antes, por isso a minha duvida:confused:
O conselho dessa muda cedo, é pelo motivo que te disse. Caso a faças (não é um investimento alto), podes fazê-la nas casas da concorrência, e com sorte até apanhas umas promoções e fica-te barato. Se comprasse carros novos, era capaz de fazer isso, mas talvez um pouco mais para a frente, tipo 5 mil Kms. Esta muda nada tem a ver com o plano de manutenção, por isso não está descrita em lado nenhum.

Um amigo meu comprou um Giu 1.6 MJ há 3 anos e o concessionário aconselhou-o a fazer isso, algo que não fez, mas antecipou a primeira revisão (só aos 35 mil Kms), como que compensando.

O conselho dessa muda cedo, é pelo motivo que te disse. Caso a faças (não é um investimento alto), podes fazê-la nas casas da concorrência, e com sorte até apanhas umas promoções e fica-te barato. Se comprasse carros novos, era capaz de fazer isso, mas talvez um pouco mais para a frente, tipo 5 mil Kms. Esta muda nada tem a ver com o plano de manutenção, por isso não está descrita em lado nenhum.

Um amigo meu comprou um Giu 1.6 MJ há 3 anos e o concessionário aconselhou-o a fazer isso, algo que não fez, mas antecipou a primeira revisão (só aos 35 mil Kms), como que compensando.

vou ter que verificar isso junto da marca, e para fazer qualquer intervenção sendo novo e com garantia 4 anos nunca irei levar o carro a concorrência

barato nunca fica uma vez que tem que levar EDGE Professional LongLife III 5W-30

vou ter que verificar isso junto da marca, e para fazer qualquer intervenção sendo novo e com garantia 4 anos nunca irei levar o carro a concorrência

barato nunca fica uma vez que tem que levar EDGE Professional LongLife III 5W-30

Essa intervenção não faz parte do plano de manutenção, pelo que até a podes fazer tu em casa que ninguém sabe, entendes? Se a fizeres numa Norauto fica-te a cerca de metade da marca e ninguém tem que saber, entendes?
O óleo é esse mesmo, mas na marca é mais caro, entendes?

Não estou a ver a dificuldade...

Essa intervenção não faz parte do plano de manutenção, pelo que até a podes fazer tu em casa que ninguém sabe, entendes? Se a fizeres numa Norauto fica-te a cerca de metade da marca e ninguém tem que saber, entendes?
O óleo é esse mesmo, mas na marca é mais caro, entendes?

Não estou a ver a dificuldade...

Ecoflex quero agradecer a tua disponibilidade para ajudar, entretanto telefonei para a marca e foi de tido isto:

Telefonei para o concessionário e estive a falar com o chefe de oficina, onde me foi dito que mudar o óleo aos 1500Km era um prefeito disparate, que não tivesse qualquer problema que o plano de manutenção que a marca aconselha incluindo a 1 muda de filtro e óleo é efetuada aos 30.000km ou 2 anos. só no caso da viatura através do CB pedir para se deslocar a manutenção ou eu note que o nível de óleo tem vindo a baixar e estar a aproximar do mínimo, passar por lá para verificarem a situação.

Se a marca assim o diz é o que vou cumprir.

Ecoflex quero agradecer a tua disponibilidade para ajudar, entretanto telefonei para a marca e foi de tido isto:

Telefonei para o concessionário e estive a falar com o chefe de oficina, onde me foi dito que mudar o óleo aos 1500Km era um prefeito disparate, que não tivesse qualquer problema que o plano de manutenção que a marca aconselha incluindo a 1 muda de filtro e óleo é efetuada aos 30.000km ou 2 anos. só no caso da viatura através do CB pedir para se deslocar a manutenção ou eu note que o nível de óleo tem vindo a baixar e estar a aproximar do mínimo, passar por lá para verificarem a situação.

Se a marca assim o diz é o que vou cumprir.
Ok, mas deixa-me só dizer-te 2 coisas:

1. Se fizeres, ou tiveres necessidade de fazer, uma troca de óleo e filtro intermédia (tipo 1 ano ou 15 mil Kms - há quem não goste de andar com o mesmo óleo muito tempo/kms como a marca recomenda) não necessitas de ir à marca, pelos motivos que já te referi.

2. Não leves sempre com a ideia que o que diz a marca é o melhor para o teu carro ou que é 100% correcto. Neste caso que referes (rodagem de carro novo) é aconselhável, ainda que desnecessário, fazer essa muda de óleo e filtro ao fim de poucos kms, para eliminar as limalhas de um motor muito justo. Na minha opinião, aconselharam-te mal. Já te falei de um amigo com um Giu e posso dizer-te que outro amigo com um A1 foi-lhe dito a mesma coisa. Ambos nos concessionários oficiais. O do Giu antecipou a revisão (como te disse) e o do A1 fez mesmo na Audi essa muda de óleo e filtro intermédia.

Ainda assim, respeito a tua decisão, mas se tiveres oportunidade, fala com outras pessoas do ramo, para ouvires mais opiniões. Sempre ficas com um leque mais alargado.

Ok, mas deixa-me só dizer-te 2 coisas:

1. Se fizeres, ou tiveres necessidade de fazer, uma troca de óleo e filtro intermédia (tipo 1 ano ou 15 mil Kms - há quem não goste de andar com o mesmo óleo muito tempo/kms como a marca recomenda) não necessitas de ir à marca, pelos motivos que já te referi.

2. Não leves sempre com a ideia que o que diz a marca é o melhor para o teu carro ou que é 100% correcto. Neste caso que referes (rodagem de carro novo) é aconselhável, ainda que desnecessário, fazer essa muda de óleo e filtro ao fim de poucos kms, para eliminar as limalhas de um motor muito justo. Na minha opinião, aconselharam-te mal. Já te falei de um amigo com um Giu e posso dizer-te que outro amigo com um A1 foi-lhe dito a mesma coisa. Ambos nos concessionários oficiais. O do Giu antecipou a revisão (como te disse) e o do A1 fez mesmo na Audi essa muda de óleo e filtro intermédia.

Ainda assim, respeito a tua decisão, mas se tiveres oportunidade, fala com outras pessoas do ramo, para ouvires mais opiniões. Sempre ficas com um leque mais alargado.

Possivelmente em 2 anos não irei fazer 30000Km, logo a troca ira se realizar antes, mas uma coisa tenho a certeza é que será feita na marca.
Quando compro um carro novo, gosto de fazer as manutenção na marca, mesmo depois de acabar a garantia

Possivelmente em 2 anos não irei fazer 30000Km, logo a troca ira se realizar antes, mas uma coisa tenho a certeza é que será feita na marca.
Quando compro um carro novo, gosto de fazer as manutenção na marca, mesmo depois de acabar a garantia
Independentemente do que diga o livro de manutenção, eu não ando mais do que 1 ano com o mesmo óleo. Para mim, o preço da muda não justifica, ainda que haja bons óleos (e motores) que aguentem bem mudas estendidas no tempo.

Portanto o conselho que te posso dar, é o que eu faria se comprasse um carro novo com mudas a cada 30 mil Kms/2 anos, que é, trocava ao fim de 1 ano (óleo e filtro), mas na concorrência (até podia ser num Manel GT, desde que escolhesse o óleo) e quando fizesse os 2 anos iria à marca para não "perder a garantia" (está entre aspas porque o tema é delicado, já que podes fazer cá fora noutra oficina e desde que respeitem as normas, não perdes a garantia). E repetia o processo na manutenção seguinte (aos 3 fazia cá fora, e aos 4 lá ía à marca) e assim sucessivamente. Mas isso sou eu, e como parece que não tens acatado os meus conselhos (não é uma crítica, mas sim a constatação de um facto), também me quer parecer que não vai ser desta.[:D]

Voltar
Superior