Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

Eu comprei diesel mas estou arrependido, se fosse agora optava sem dúvida por um a gasolina. A fiabilidade diesel foi assassinada por dispositivos criados, supostamente para cumprir normas ambientais, mas que no meu entender são um total embuste, e apenas mais uma forma hábil de sacar a nota ao consumidor.

A explicação é muito simples, de acordo com a Lei de Lavoisier na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Dessa forma, sendo que o sistema de escape é um circuito fechado, todos os poluentes retidos nesses componentes acabarão por ser emitidos de novo para a atmosfera, na forma de subprodutos na reação de combustão (EGR), regeneração (FAP), ou outra treta qualquer que inventem. Portanto o impacto ambiental, em termos de emissões, é absolutamente nulo. Para as marcas é o negócio perfeito, vendem carros mais caros alegando que a longo prazo são um bom investimento, mas apetrechados de peças caríssimas e que necessitam frequentemente de reparação e substituição, e depois a culpa é das normas ambientais ou do estilo de condução do cliente.

Um dos grandes amigos do meu pai é dono de uma casa delphi de reparação de bombas e injetores. Da última vez que estivemos com ele, esteve mais de meia hora a arrasar os diesel modernos, o quais apelidou de cancros e embustes, e que atualmente só um burro compra diesel. Sabem que carro ele adquiriu recentemente? Um gasolina [:D]. Bem, se este não é o exemplo perfeito para quem pondera um diesel, não sei qual será ...

No entanto, não invalida que hajam diesel recentes com longa kilometragem e sem grandes problemas, mas eu diria que é um exercício de risco / sorte. A grande maioria, irá inevitavelmente dispender milhares de euros ou na FAP, ou no bimassa, ou no turbo, ou na EGR, injetores, ou no diabo a 4 (a maioria dos meus conhecidos com diesel de mais de 150,000 kms tem pelo menos uma história para contar...). E depois pumba ... Lá se vai a tão famosa poupança do diesel.

Concluindo, o diesel "limpinho" é anti-natura e um constra-senso, e tudo que colocarem nesse sentido vai apenas acabar na carteira do consumidor. Se a ideia dos burocratas da UE é que todos sejam amiguinhos do ambiente, então mais valia terem acabado com os diesel e atribuírem incentivos a sério para os híbridos e elétricos. Não é colocarem carros à venda por mais de 30,000 euros e esperar que a classe média os compre, pois é preciso salvar o ambiente. Antes disso, há que pagar a renda de casa, água, luz, creche dos filhos, etc

Um fartote de rir! Os FAP servem para, como num laboratório, transformar por queima um produto nocivo (Nox) em outro menos nocivo (e lógico que vai libertar CO2).
Os Fap's que à 10 anos custavam 1500-2000 euros agora custam 300 euros. Os Fap's que à 10 anos duravam 150.000 kms hoje já existem, nas boas marcas, os que fazem mais de 500.000 kms sem necessidade se substituição.
Hoje em dia um diesel polui menos de metade de um carro a gasolina ou híbrido.

Como já disse mais que uma vez, os híbridos são a forma de 'mamar' dinheiro por parte dos constructores! O futuro passa por electrico 100% ou electrico com recurso a Hidrogénio. Tudo o resto é brincadeira (ganhar dinheiro)

Um fartote de rir! Os FAP servem para, como num laboratório, transformar por queima um produto nocivo (Nox) em outro menos nocivo (e lógico que vai libertar CO2).
Os Fap's que à 10 anos custavam 1500-2000 euros agora custam 300 euros. Os Fap's que à 10 anos duravam 150.000 kms hoje já existem, nas boas marcas, os que fazem mais de 500.000 kms sem necessidade se substituição.

Como já disse mais que uma vez, os híbridos são a forma de 'mamar' dinheiro por parte dos constructores! O futuro passa por electrico 100% ou electrico com recurso a Hidrogénio. Tudo o resto é brincadeira (ganhar dinheiro)
Pela décima e enésima vez, os FAP não queimam NOx.

Concordo com o que dizes, mas ha um "se". O AdBlue e afins precisam que os gases de escape atinjam certas temperaturas para o processo quimico ser possível. Ou seja, enquanto o carro anda a frio chapéu... mas sim, é possível.

Tal e qual como os catalisadores.
Tanto dos diesel, como dos otto.
Como as EGRs e os próprios motores que funcionam de forma menos regular e ecológica durante o funcionamento a frio.

Já agora porque é que o sistema de adblue necessita de calor? Sabes quanto é a diferença entre as EGT com o motor frio e quente?

Tal e qual como os catalisadores.
Tanto dos diesel, como dos otto.
Como as EGRs e os próprios motores que funcionam de forma menos regular e ecológica durante o funcionamento a frio.

Já agora porque é que o sistema de adblue necessita de calor? Sabes quanto é a diferença entre as EGT com o motor frio e quente?
Nao sei, nao sou de todo experto no assunto.

Opel Lemos e Irmão Viseu; Kia/Mazda Guarda; Litocar Viseu e mais duas oficinas não concessionárias em Viseu onde nos últimos 6 meses tive o prazer de ver (umas horas) o que lá entra e o que lá se faz.

E portanto nem 10 anos, nem 150.000km para uma grande percentagem de proprietários e com visitas recorrentes, com regenerações forçadas de 30/40min a queimar (lá se vai a poupança de combustível), aditivos, EGRs/FPs "limpos"......no final só com estas "pequenas" coisas, todas as oficinas mencionadas em cima têm os custos do mês pagos[:cool:]

Qualquer que seja o sistema anti-poluição, com um uso predominante urbano vai originar ou custos de reparação ou eliminação do mesmo. Sem tirar nem por e sem volta a dar!

Opel Lemos e Irmão Viseu; Kia/Mazda Guarda; Litocar Viseu e mais duas oficinas não concessionárias em Viseu onde nos últimos 6 meses tive o prazer de ver (umas horas) o que lá entra e o que lá se faz.

E portanto nem 10 anos, nem 150.000km para uma grande percentagem de proprietários e com visitas recorrentes, com regenerações forçadas de 30/40min a queimar (lá se vai a poupança de combustível), aditivos, EGRs/FPs "limpos"......no final só com estas "pequenas" coisas, todas as oficinas mencionadas em cima têm os custos do mês pagos[:cool:]

Qualquer que seja o sistema anti-poluição, com um uso predominante urbano vai originar ou custos de reparação ou eliminação do mesmo. Sem tirar nem por e sem volta a dar!
Hoje A1, A25 IPs e nacionais. Várias cidades. Muitos carros a rolar. Acho que o meu exemplo é mais representativo do que o teu.

Todos os sistemas antipoluição dão problemas? Os catalisadores? As multi injeções por ciclo? As EGRs? O adblue?

O unico mais manhoso é realmente o FAP. E em condições específicas, senão é sempre a andar!

Sim, isso foi o que li. Pode estar errado, mas isso eu honestamente ja nao sei. Li na Auto Motor und Sport acho eu, ja ha algum tempo. Achei que fosse fidedigno...
Tudo precisa de uma temperatura normal de funcionamento para ter o melhor desempenho.

Agora nos gases de escape não há grande variação de temperatura com o motor frio vs quente. As EGT resultam de uma combustão portanto tem que ser obtida uma determinada temperatura para o mesmo desempenho do motor. É por isso, que para compensar o motor injeta mais combustível. Assim são obtidas sensivelmente as mesmas EGTs.

Coisa bem diferente é a variação nas EGTs a quente, entre plena carga e carga parcial. Aí sim, há um aumento claro nas EGTs.

Para além de não saberes como funciona um FAP ainda inventas valores.

FAP novo na marca por 300€? Gostava de saber onde.

Para teu mal, tenho um caso de um colega no início deste ano de um Juke de 2014 a levar FAP, não só foi 1300€ já com revisão, como o carro nem 70.000km tem. Portanto, quem tiver o mínimo conhecimento só vai rir da asneirada que disseste.

Começo por onde começaste: Um fartote de rir!

Tantas não verdades que dizes... [8b]

Para além de não saberes como funciona um FAP ainda inventas valores.

FAP novo na marca por 300€? Gostava de saber onde.

Para teu mal, tenho um caso de um colega no início deste ano de um Juke de 2014 a levar FAP, não só foi 1300€ já com revisão, como o carro nem 70.000km tem. Portanto, quem tiver o mínimo conhecimento só vai rir da asneirada que disseste.

Mas qual marca? A das cuecas?
Qual marca? Exemplo : :Volvo V70 - Kit distribuiçao na TUA marca em Lisboa - 1500 euros
Volvo V70 - Kit Distribuiçao na MINHA marca- Volvo Badajoz - 720 Euros

E sim, os faps custam 300 Euros hoje em dia! E IMAGINA LÁ! É como os alternadores! Queres o DA MARCA ou o da BOSH que é o mesmo? Eu quero o DA MARCA para poder dizer que o DIESEL É MUITO MAU E CUSTA MUITO!

[h=3]COMO FUNCIONA?[/h]Ao contrario de um catalisador em que os gases passam por canais abertos nos monólitos cerâmicos ou metálicos , no filtro de partículas ,isso não acontece, já que a finalidade destes filtros é prender a fuligem e a seguir eliminá-la, por um processo de regeneração. Consegue-se eliminar até 85% da fuligem e nalgumas situações de condução quase 100%.
Nos filtros de partículas normalmente feitos por processos de extrusão que usam a cordierite ou o carboneto de silício para obter o formato oval ou redondo, os gases não passam livremente através dos canais, mas sim através das paredes cerâmicas, que são porosas, ficando apenas as partículas de fuligem retidas nos canais. De esta forma apenas gases sem partículas passam para o exterior.
Como qualquer filtro que retêm impurezas, estes dispositivos também precisam de ser limpos regularmente de forma a poderem manter a sua função.
A forma de fazer esta regeneração do filtro, varia consoante a tecnologia usada pelos fabricantes automóveis.

E...

Q. How can you remove NOx from exhaust gases?
[FONT=&quot]A. Selective Catalytic Reduction (SCR). There are various proprietary blends of ammonia and urea which can be injected into the exhaust flow. These react with NOx gases over a catalyst, which turns them into harmless nitrogen and water.

E como ultimo

Q. Why are diesel cars more fuel efficient than petrol/gasoline cars?
[FONT=&quot]A. Diesel fuel produces more energy for a given volume (diesel has a lower calorific value, but a higher density than petrol/gasoline). Also the higher combustion temperature in a diesel engine makes it more efficient. Heat engines can generate more useful work if they operate at higher temperatures.[/FONT][/FONT]

COMO FUNCIONA?

Ao contrario de um catalisador em que os gases passam por canais abertos nos monólitos cerâmicos ou metálicos , no filtro de partículas ,isso não acontece, já que a finalidade destes filtros é prender a fuligem e a seguir eliminá-la, por um processo de regeneração. Consegue-se eliminar até 85% da fuligem e nalgumas situações de condução quase 100%.
Nos filtros de partículas normalmente feitos por processos de extrusão que usam a cordierite ou o carboneto de silício para obter o formato oval ou redondo, os gases não passam livremente através dos canais, mas sim através das paredes cerâmicas, que são porosas, ficando apenas as partículas de fuligem retidas nos canais. De esta forma apenas gases sem partículas passam para o exterior.
Como qualquer filtro que retêm impurezas, estes dispositivos também precisam de ser limpos regularmente de forma a poderem manter a sua função.
A forma de fazer esta regeneração do filtro, varia consoante a tecnologia usada pelos fabricantes automóveis.

E...

Q. How can you remove NOx from exhaust gases?
A. Selective Catalytic Reduction (SCR). There are various proprietary blends of ammonia and urea which can be injected into the exhaust flow. These react with NOx gases over a catalyst, which turns them into harmless nitrogen and water.

E como ultimo

Q. Why are diesel cars more fuel efficient than petrol/gasoline cars?
A. Diesel fuel produces more energy for a given volume (diesel has a lower calorific value, but a higher density than petrol/gasoline). Also the higher combustion temperature in a diesel engine makes it more efficient. Heat engines can generate more useful work if they operate at higher temperatures.

Mas qual é a fonte?

Mas qual marca? A das cuecas?
Qual marca? Exemplo : :Volvo V70 - Kit distribuiçao na TUA marca em Lisboa - 1500 euros
Volvo V70 - Kit Distribuiçao na MINHA marca- Volvo Badajoz - 720 Euros

E sim, os faps custam 300 Euros hoje em dia! E IMAGINA LÁ! É como os alternadores! Queres o DA MARCA ou o da BOSH que é o mesmo? Eu quero o DA MARCA para poder dizer que o DIESEL É MUITO MAU E CUSTA MUITO!
Para não estar a alimentar uma mão cheia de nada.

Pega lá num filtro de partículas de um Juke 1.5 dci 110cv para arrumar com a questão:

https://www.oscaro.es/filtro-hollin...-5-dci-2wd-s-s-110-cv-1256-41870-1911-gt#1911

300€, claro...

Hoje A1, A25 IPs e nacionais. Várias cidades. Muitos carros a rolar. Acho que o meu exemplo é mais representativo do que o teu.

Todos os sistemas antipoluição dão problemas? Os catalisadores? As multi injeções por ciclo? As EGRs? O adblue?

O unico mais manhoso é realmente o FAP. E em condições específicas, senão é sempre a andar!

A representativa das avarias será independentemente da amostra feita num único sítio....e esse sítio não é concerteza na estrada (nem os reboques o fazem com fidelidade).

A realidade das oficinas está aí para quem quizer, tiver ou andar por lá!

O Nissan Leaf não tem refrigeração de bateria, por isso, ao fim de 5 ou 6 cargas rápidas seguidas o carro pode começar a limitar a potência das mesmas. Nada avaria, nada se estraga e o condutor segue viagem na mesma, provavelmente nem se apercebe da limitação.

Os diesel por outro lado, não se dão muito bem com viagens curtas...

Temos de saber adequar as várias opções as nossas necessidades.

Já agora uma viagem curta, é uma viagem até quantos km?

Voltar
Superior