Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

Um fartote de rir! Os FAP servem para, como num laboratório, transformar por queima um produto nocivo (Nox) em outro menos nocivo (e lógico que vai libertar CO2).
Os Fap's que à 10 anos custavam 1500-2000 euros agora custam 300 euros. Os Fap's que à 10 anos duravam 150.000 kms hoje já existem, nas boas marcas, os que fazem mais de 500.000 kms sem necessidade se substituição.
Hoje em dia um diesel polui menos de metade de um carro a gasolina ou híbrido.

Como já disse mais que uma vez, os híbridos são a forma de 'mamar' dinheiro por parte dos constructores! O futuro passa por electrico 100% ou electrico com recurso a Hidrogénio. Tudo o resto é brincadeira (ganhar dinheiro)

Gostava de ver as tuas fontes. De tudo o que tenho lido, o principal objetivo dos FAP é eliminar partículas, ou seja compostos carbonatados e não NOx como referes. No entanto esse carbono torna de novo a ser libertado para a atmosfera (na forma principalmente de CO2).
E realmente, FAP´s a durar meio milhão de kms, gostava de ver onde estão - até porque a maioria foram instalados a partir de 2009/2010 e ainda não tiveram tempo para essas kilometragens.
E nem vou comentar os 300 euros. Perto de 500 é o que pedem para remover o do meu yaris e anular eletronicamente.

Acho que pecas por falta de dados e de fiabilidade, no entanto do outro lado da história, FAP´s a dar problemas é o que não falta por aí.

COMO FUNCIONA?

Ao contrario de um catalisador em que os gases passam por canais abertos nos monólitos cerâmicos ou metálicos , no filtro de partículas ,isso não acontece, já que a finalidade destes filtros é prender a fuligem e a seguir eliminá-la, por um processo de regeneração. Consegue-se eliminar até 85% da fuligem e nalgumas situações de condução quase 100%.
Nos filtros de partículas normalmente feitos por processos de extrusão que usam a cordierite ou o carboneto de silício para obter o formato oval ou redondo, os gases não passam livremente através dos canais, mas sim através das paredes cerâmicas, que são porosas, ficando apenas as partículas de fuligem retidas nos canais. De esta forma apenas gases sem partículas passam para o exterior.
Como qualquer filtro que retêm impurezas, estes dispositivos também precisam de ser limpos regularmente de forma a poderem manter a sua função.
A forma de fazer esta regeneração do filtro, varia consoante a tecnologia usada pelos fabricantes automóveis.

E...

Q. How can you remove NOx from exhaust gases?
A. Selective Catalytic Reduction (SCR). There are various proprietary blends of ammonia and urea which can be injected into the exhaust flow. These react with NOx gases over a catalyst, which turns them into harmless nitrogen and water.

E como ultimo

Q. Why are diesel cars more fuel efficient than petrol/gasoline cars?
A. Diesel fuel produces more energy for a given volume (diesel has a lower calorific value, but a higher density than petrol/gasoline). Also the higher combustion temperature in a diesel engine makes it more efficient. Heat engines can generate more useful work if they operate at higher temperatures.

O primeiro parágrafo refere-se aos FAP e a sua função de reter as partículas. O segundo parágrafo refere-se aos redutores catalíticos (NOx) que são equipamentos distintos. Como tal o FAP não tem nada a ver com NOx. Informa-te antes de vires para um forum.

Já foste ao site que ai está? Falas do primo do tio do vizinho? E de 500 euros em Portugal? Olha, o meu 500X em Portugal custava 27.000 euros, e ao lado ficou por 17.500!

Será que nos Fap's se passará o mesmo [:D]

Não, simplesmente não custam 300€ como falas mesmo comprando na NET que é sempre bem mais barato que na marca.

Mas podes sempre continuar com essa estória.

Irónico é o site que meti... É de Espanha. Imagine-se.

O ultimo paragrafo fala de eficiência, não fala de emissões, o problema do diesel em termos de emissões comparativamente aos gasolina são os NOx (oxidos de azoto), os SO2 (dioxido de enxofre) e as partículas, o grande problema entre as duas tecnologias é que nos gasolinas o catalisador resolve praticamente todas as emissões destes, desde o CO aos HC, (não venhas com o CO2 a que alem de não ser um poluente nem sequer é contabilizado o aumento deste fruto do uso dos FAP nos diesel).
Nos diesel a questão é muito diferente, alem de não resolver totalmente esses problemas com FAP, EGR, SCR,... ainda coloca outras emissões na atmosfera que ainda não se sabe muito bem o quanto são nocivas para a saúde, como acontece com as nanoparticulas dos componentes aditivos aos gasóleo.[;)]
Não digo que um gasolina não polui, nem coisa que se pareça, mas colocar um diesel ao lado de um gasolina em termos de emissões é ridículo.

Os motores usados nos híbridos e elétricos são ac sem escovas. Os motores de arranque são dc com escovas... as escovas necessitam de manutenção.

Pois, um motor eletrico tem tudo para ser mais barato, fiavel e economico do que um motor de combustão.

Um motor eletrico produz logo movimento rotativo, quase sem atritos. Um motor de combustão tem de converter explosões em movimento rotativo.

Aqui o que apregoam é que o híbrido é mais económico que o diesel, e isso é uma grande mentira, isso sim é que me aborrece.

Sinceramente quem apregoa que o hibrido é mais economico que o diesel, ou vice-versa, está errado. Vai depender da utilização.

depois falta acrescentar o custo de produção dos motores eléctricos e das baterias

É engraçado ver os mitos e preconceitos em relação aos eletricos serem usados também nos hibridos, onde ainda menos sentido fazem.

Só demonstra como esses mitos são mais prevalentes quanto maior o desconhecimento.

O que significa que os híbridos têm os dias contados, pelo menos na forma como existem hoje! [;)]

Exato! É um erro meter-se os hibridos no mesmo saco que os eletricos.

Os hibridos devem ser metidos no mesmo saco dos veiculos com motor de combustão. É o que são: veiculos com motor de combustão e auxiliar eletrico.

Mas isso também é irrelevante hoje, porque a menos que alguém viva no futuro ou esteja 100% certo de que vai chegar lá, as mudanças acontecerão de uma forma natural e nem sempre previsível.

No entanto o ciclo de desenvolvimento dos carros é suficientemente lento para não ser preciso fazer futurologia para saber aquilo que vai estar no mercado daqui a 5 anos.

Os investimentos que as marcas estão a fazer agora é aquilo que vamos ver no mercado daqui a poucos anos.

Última edição:
Por falar em Híbridos, cruzei-me há pouco com 2 C-HR na zona do Campo Pequeno, Lx. Para quem acha o design dos Toyota esquisito tem ali um boa opção.

Para além de não saberes como funciona um FAP ainda inventas valores.

FAP novo na marca por 300€? Gostava de saber onde.

Para teu mal, tenho um caso de um colega no início deste ano de um Juke de 2014 a levar FAP, não só foi 1300€ já com revisão, como o carro nem 70.000km tem. Portanto, quem tiver o mínimo conhecimento só vai rir da asneirada que disseste.

Já não tenho a factura, mas ainda no ano passado mudei o fap de uma v50 aos 270000 kms e é verdade, foi cerca de 300€ o valor já com iva.

1300€ por um filtro de partículas? foi barrete bem metido esse

6. Quanto custa um filtro de partículas?

As avarias são a principal preocupação dos utilizadores de carros com filtros de partículas, já que o custo destes dispositivos ronda entre 200€ a 650€. Há também um grande desconhecimento de como um filtro funciona, já que há diferentes formas de funcionamento num filtro de partículas que variam consoante o fabricante automóvel–o que torna ainda mais confuso diagnosticar e aconselhar sobre o correcto procedimento quando surgem as avarias com os filtros de partículas. Voltar às Perguntas

O que é certo é que não é muito difícil um qualquer segmento B actual pesar mais de 1000kg... Quando ainda nem à "meia dúzia de anos", nem um segmento C isso pesava.

O peso tem vindo a aumentar bastante. Deu um pulo enorme nos últimos 15/20 anos. Talvez também devido a uma maior segurança, mas acredito que muito desse peso esteja relacionado não só com a tecnologia toda que cada vez mais trazem como o equipamento.

Eu só consigo imaginar qualquer carro de hoje em dia, mesmo os segmentos mais baixos, daqui a uns anos como actualmente vemos os segmentos E ou F dos anos 80 ou 90. Ninguém lhes pega porque à partida já sabem que as despesas podem vir a ser avultadas. Se isto se se confirmar, estamos a caminhar para um mercado onde praticamente deixarão de existir carros usados com mais de meia dúzia de anos à venda.

Desculpa mas não concordo contigo.
Há uns anos, muitos, os carros eram mais pesados só pela chaparia. Aquilo era ferro ou semelhante. Hoje em dia a chapa de qualquer carro, sobretudo nas laterais, vai para dentro só com o pressionar da mão. Parachoques já nem existem aquilo é plástico ou vibra de vidro.
Acredito que tenha havido uma curva ascendente do peso dos carros mas agora essa curva é descendente, claramente.
Muitos motores já são totalmente em alumínio. Mesmo que coloquem mais 1/2 dúzia de airbags ou sensores, os carros novos estão mais leves, ou pelo menos não mais pesados por norma.
Vê o exemplo da nova opel insígnia: é 200 (duzentos) kgs (!) mais leve que a sua antecessora.

Já não tenho a factura, mas ainda no ano passado mudei o fap de uma v50 aos 270000 kms e é verdade, foi cerca de 300€ o valor já com iva.

1300€ por um filtro de partículas? foi barrete bem metido esse
Quando eu meto inclusive um link com o FAP a 1024€ na Oscaro barrete o que foi? Sim, mudaste por 300€, claro. Estou a cheirar um padrão engraçado aqui... 2 a mudar por 300€, giro.

Ainda estou a esperar desses 300€, fui ver para um Focus 1.6 TDCI de 109cv, mínimo de 454€ máximo de 1500€ para Euro 5, mas aqui muda-se a 300€ e até se mete links a dizer que custam 200€, mas meter links de reais FAP a 300€ porque é que ainda não se vê?

Última edição:
1º Só é necessário mudar o DPF quem não quiser saber das regenerações e não tiver o devido cuidado

2º Se forem à marca é normal que custem 900 ou 1000€, mas só muda o DPF na marca que não tem amor ao dinheiro

3º Se for mesmo necessário mudar o DPF não é necessário mudar todo filtro, basta apenas mudar o miolo que fica muito mais barato

*Há miolos na casa do 80/100€, praticamente novos, basta procurar[;)]

Se formos por essa logica também podem mandar vir as baterias do aliexpress, para ser uma comparação justa…

vIGKoZE.jpg

Voltar
Superior