Carmaniaco90
New member
Eu não comparo com o 1.4, comparo com o 1.6 diesel.
Mas aqui a questão não é o ser opção face ao D4D, é o ser opção face ao 1.2T, e 2 ou 3 mil € de diferença para continuar a andar a gasolina, a carregar mais peso de um motor e baterias extra, ter menos performance, pagar o dobro de IUC para no fim poupar 3€ por cada 100 km? A mim não me apanhavam nessa...
Num mercado como o nacional, o preço do HSD não deveria ser mais 1000/1500€ que um diesel, o que não se verifica...
Mas a alternativa nao é ao 1.2T mas ao 1.6 D4D ou 1.4, quem procura Diesel geralmente é por querem algo economico, e ai a alternativa nao sera o 1.2T mas as versoes Diesel.
A questao das baterias é discutivel. Sim o HSD é cerca de 80kg mais pesado que o 1.2, mas curiosamente, é 5kg mais leve que o Diesel. No final do dia, em termos de peso, o Hibrido continua a ter medias bem baixas, e é ai que interessa, portanto nao é um problema.
A nivel de performance, a diferença na vida real entre o 1.2 e o Hibrido nao é relevante para quem os compra. Duvido que quem os compre ande sempre a fundo para ter o melhor andamento do 1.2, no que importa que é recuperaçoes, anda ela por ela.
O IUC continua-me a fazer confusao, ora vejamos o custo de combustivel para 15.000km anual entre entao o 1.2 e o Hibrido se é isso que te importa:
Auris Hibrido:
5.27 de media:
https://www.spritmonitor.de/de/uebersicht/49-Toyota/1212-Auris_Hybrid.html?powerunit=2
Auris 1.2:
6.93 de media:
https://www.spritmonitor.de/de/uebe...is.html?fueltype=2&exactmodel=1.2&powerunit=2
Ora, preço medio de combustivel em Portugal para 95 é de 1.50 (http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt)
5.2x1.50 = 7.8€ por cada 100km
6.9x1.50 = 10.35€ por cada 100km
Por 15.000km anual isto da:
Hibrido: 1170
1.2: 1552
Diferença: 382€
IUC Hibrido: 198
IUC 1.2: 100€
Ora, acho que o IUC nao sera problema. Nao vejo muita gente pegar na diferença de combustivel e juntar para a diferença de IUC, mas se assim quiserem, da para cobrir o maior preço do IUC do Hibrido e ainda ter ''lucro''.
A realidade, é que por ano, ha quase uma diferença de 400€ entre os 2.
Se contarmos so com combustivel (esquecendo o IUC), cerca de 10 anos para o Hibrido começar a dar lucro. Em termos de problemas sao so 2 bons motores, o Hibrido ja mais que conhecido da sua boa fiabilidade, e o 1.2T sem problemas ate agora por isso assumo que seja fiavel, logo problemas de defeito de concepçao diria que é pouco provavel, so manutençao, que sabemos que é mais barata no Hibrido, seja revisoes em si, como falta de componentes presentes no 1.2, como maior duraçao de coisas como discos e pastilhas. Ao final de 150.000km com utilizaçao mista, diria que o 1.2 ja trocou discos e pastilhas e o Hibrido o mais certo é ainda nao ter mexido nisso, mas é imprevisivel e depende da conduçao é certo, logo nao conto com isso.
O Hibrido tem garantia de 10 anos nas baterias, certo que tem de cumprir com a manutençao na marca, mas as revisoes sao baratas, o caso do Prius 3G que conheço, o mais caro é a troca das velas, que o 1.2 tambem tem de as trocar, de resto com 100-120€ ja se faz a revisao do HSD na marca, sem problemas. Portanto em 10 anos a questao das bateria e a sua duraçao nao sera um problema.
O parque automovel em Portugal, a idade de um carro anda nos 12 anos, se contarmos esse tempo de utilizaçao, um Hibrido é mais vantajoso.
Se errar nalguma conta é dizer, fiz isto a pressa e nao tenho grande tempo para rever o post.
Última edição: