Divida à Optimus??? Andam doidos?!?

Como encontrei mais do que um contacto e há uns tempos houve separações dentro da Sonae, fiquei na dúvida.

Obrigado!

Recebi uma SMS a falar em contencioso???
Uma referência multibanco para pagar 30,93 €.

Vai dai telefono para o 800932900 para saber o que era.

Não percebi nada. Falaram em Tele2 e agora têm a divida???
Divida.

Perguntei porque não mandam por escrito?
A mulher que falava sempre num tom antipático.
Falou em notificação de 2008?
Não faço ideia, não recebi nada.

Arranquei o que era afinal:

Factura 2007-02-05 de 14,45 €
Factura 2007-05-09 de 1,71 €

???
1,71 €???

Querem transferência multibanco de 30,93 €

Coloquei duas perguntas:

- O que faço se encontrar as facturas pagas?

- Se pagar pelo multibanco o que pedem, que garantias tenho que não chateiam mais?

A resposta foi voltar a contactar.
,,,,

A minha pergunta ao fórum?

Isto não é demasiado antigo?
Estamos a 19 de Dezembro. Será que prescreve em 31 Dezembro???
E estão a atirar barro à parede?

Eu tenho tudo arquivado por ordem, mas de Janeiro de 2008 em diante [:D]
Porque vim viver com a minha Mãe em Dezembro de 2007.
Ela não se lembra de nada disso da Tele2???
É impossível se tiver tido uma factura de 1,71 € para pagar não a ter pago.

A antipática fala de notificação em 2008.
Isso é impossível. Aqui não chegou nada disso relativo a este assunto de Dezembro de 2007 em diante.

Será que por 15 € (30 € com juros?) seguem em tribunal? Ou arranjam alguma lei "Tuga" para os 30 € passarem a 50... 100... 500?
E ter que acabar por pagar.

Nota: tive um problema "semelhante" com a Intrum Justitia / PT, mas ai a questão era de ~300 €
Um telefone cortado com certidão de óbito queriam chular as assinaturas mensais por 2 anos e tal... de um telefone que fiz questão de confirmar que foi cortado, pois 8 dias após o corte, deixou de chamar e dava interrompido.
Mas resolvi indo pessoalmente ao contencioso PT, mostrando os documentos do corte: pediram muita desculpa. [:D]

A resposta é simples: havendo ou não dívida , eles estão a atirar o barro à parede. se não estou em erro, o prazo para cobrança deste tipo de dívida é de 6 meses

A resposta é simples: havendo ou não dívida , eles estão a atirar o barro à parede. se não estou em erro, o prazo para cobrança deste tipo de dívida é de 6 meses

Se não em engano passou a ser um serviço essencial e com isso passou a prescrever em 6 meses +- pelo ano de 2010, se assim for, o prazo é de alguns anos, quantos exactamente não sei, a contar da ultima tentativa de cobrança, ou um outro prazo a contar da data da dívida original, que suspende com certos tipos de notificações.

Desculpem lá, mas prescreve o quê?
Notificação? (que não existe)
Factura de Fevereiro 2007???

A situação é a seguinte: a minha mãe nem sabe que teve alguma coisa a ver com a Tele2, se teve foi burla sem se aperceber que teve. Tipo fazerem-se passar por PT.

Agora o que eu sei é que me disseram hoje ao telefone que notificaram em 2008 e isso não é verdade.
Aqui, desde Novembro 2007 nunca chegou nada escrito sobre Tele2, ou divida de 14,45 € ou 1,71 €????

O que é isto?
Será que estão a pedir que o antigo cliente pague à PT o que a Tele2 não pagou e que por sua vez a Optimus comprou dívida???

Sinceramente a importância é tão pequena (30 €) que temo que a minha Mãe para não se incomodar, prefira pagar [s)]
O mais curioso é que a SMS foi para o meu telemóvel???

Se não há notificação então mais depressa prescreve...lol, se não existe fatura, acabou a história...já lhes perguntaste para que morada enviaram essa notificação e onde está a prova de que a recebeste?

Nota: tive um problema "semelhante" com a Intrum Justitia / PT, mas ai a questão era de ~300 €
Um telefone cortado com certidão de óbito queriam chular as assinaturas mensais por 2 anos e tal... de um telefone que fiz questão de confirmar que foi cortado, pois 8 dias após o corte, deixou de chamar e dava interrompido.
Mas resolvi indo pessoalmente ao contencioso PT, mostrando os documentos do corte: pediram muita desculpa. [:D]

Como é que fizeste isso? O jeito que me daria...

Para mim isso é esquema, mandam as facturas com numero de multibanco e tudo para vocês pagarem, mas não apresentam nada assinado pelo teu pai que prove que assinou contrato.

Se aparecerem de novo digam apenas que sem provas não pagam nada e que o teu pai nunca usou optimus.
Eles que provem o que dizem, não paguem nada disso.
Aliás mesmo que a divida fosse verdadeira, já devia ter prescrito á muito, se o teu pai nada assimou, nem se lembra nada disso, caso tivesse assinado e ele não se lembrar, anos já deveriam ter passado.

Se não há notificação então mais depressa prescreve...lol, se não existe fatura, acabou a história...já lhes perguntaste para que morada enviaram essa notificação e onde está a prova de que a recebeste?

Já.
Perguntei para onde mandaram a notificação.
A morada disseram correcta.

Não recebi nada. :(

Como é que fizeste isso? O jeito que me daria...

Primeiro foi pelo telefone com a tal de Intrum Justitia que mandou uma carta, não um SMS.E a conversa não era muito complicada: eles queriam ~300 € de contas telefónicas = assinaturas mensais relativas a dois anos e tal + juros de um telefone.
Ora esse telefone foi cortado por mim com Certidão de Óbito e restantes papeis numa loja PT.
Eles enviaram Fax, assinado, carimbado.
Inclusivamente entreguei o aparelho de telefone.

A Intrum Justitia dizia que não tinha informação do óbito.

E eu que é impossível porque o Telefone foi cortado em Novembro de 2007.

Depois digitalizei os 8 papeis necessários e mandei por mail.

Depois tipo não aceitavam ou quê e deram hipótese de ir à PT mostrar:

PT Comunicações SA - Ramalde (Porto), Rua Tenente Valadim 471,7º | Telecomunicações | pai.pt

Por acaso é Porto Porto.
Mas a solução para uma pessoa de Bragança seria a mesma [:D]

Após sermos recebidos, o Senhor ao fim de 30 segundos pediu imensa desculpa...

A questão ficou assim porque não somos ninguém perante uma gigante PT.
Porque acusar de dívida, uma dívida de uma coisa que não existe?

Para mim isso é esquema, mandam as facturas com numero de multibanco e tudo para vocês pagarem, mas não apresentam nada assinado pelo teu pai que prove que assinou contrato.

Se aparecerem de novo digam apenas que sem provas não pagam nada e que o teu pai nunca usou optimus.
Eles que provem o que dizem, não paguem nada disso.
Aliás mesmo que a divida fosse verdadeira, já devia ter prescrito á muito, se o teu pai nada assimou, nem se lembra nada disso, caso tivesse assinado e ele não se lembrar, anos já deveriam ter passado.

Não foi o meu Pai, já faleceu.
Foi a minha Mãe. Eu "vivo" com ela desde Novembro 2007.

A "factura" que falam é relativa a Fevereiro de 2007.
Mas isto só soube depois de eu telefonar para lá, porque apenas recebi uma SMS.

O serviço telefónico nesta casa é o mesmo desde a abertura do Prédio em 1971 (PT).
É possível que a minha Mãe tenha sido enganada e tenha chegado a pertencer a Tele2, mas à PT sempre foi, isto porque as facturas são PT e eram.
Uma vez que ao longo dos anos foram alterando as condições: lembro-me das chamadas de noite passarem a ser grátis se não sei quê.
E depois passaram a ser 24 Horas.
Lembro-me de por mais uma pequena importância "oferecerem" telefone sem fios, etc...

é possível que uma gaja a identificar-se como PT fosse Tele2 e ela tenha assinado algo aqui no prédio?
Não sei nem ela sabe e hoje é idosa e não tem 100% certeza se assinou alguma coisa 7 anos antes???
Tipo: para ter as chamadas grátis da PT tem que assinar isto, não paga nada, blá blá blá.
Não sei. Não temos certeza de fomos Tele2 sequer ???

Já aconteceu uma situação em que um Electricista se anunciou como EDP e que por X mudava o quadro para um quadro moderno.

No outro dia pelo telefone, era a tentativa de burla do Rastreio AVC.

Agora relativo a facturas de 2007 telefone como poderia deixar passar uma coisa de 14,45 € e outra de 1,71 €? 1,71 €???
Eu nem percebo como pode ser uma factura tão pequenina.
Até porque se pagava sempre um tanto. 1,71?

É como perguntei já?
Isto não seria algo que a Tele2 não pagou à PT???

Também estranho é uma factura de Fevereiro 2007 de 14,45 € e depois de Maio 2007 de 1,71 €?
As de Março e Abril??? :confused:

Não percebo nada.
Estou a ficar muito irritado porque isto é mais uma treta de republica das bananas e desta vez vão conseguir chuchar :(
Pois a minha Mãe é idosa e aflige-se e por 30 € paga para não se consumir :( ou sequer falar do assunto comigo.

Last edited:
Confirma na legislação em vigor em 2007, mas penso que já nessa altura o prazo para prescrição dessas dívidas é de 5 anos. Se se confirmar essa lei, então pode ser que consigas encerrar o processo por prescrição.

Confirma na legislação em vigor em 2007, mas penso que já nessa altura o prazo para prescrição dessas dívidas é de 5 anos. Se se confirmar essa lei, então pode ser que consigas encerrar o processo por prescrição.

Pois.
Agora divida? Essa é que me "mata". [:D]
O que ainda não entendi é uma factura de 1,71 €???
Nunca vi nenhuma factura de telefone de valor tão baixo.

Back