DPF, problemas e outras coisas.

Tive uma Megane Sport Tourer de 2014 ate Fevereiro várias foram as vezes em que cheguei a casa e lá estava o FAP a regenerar, nunca fui dar voltas adicionais, apenas deixava-o terminar o serviço parado e nunca tive chatices.

Como me foi atribuído um carro de empresa em Dezembro e a Megane passava uma semana parada optei por vendê-la e comprar um carro a gasolina.

O carro de serviço é um Punto de 2012 e raro é o dia em que o FAP não regenera, a maior parte dos dias faço percursos curtos com ele e isso nota-se.

Mas como sabias no megane que estava a regenerar? É isso que ainda nao consegui perceber em carro nenhum. Suspeito mas nao ha como ter certezas

Como é que vocês identificam que o processo está a acontecer?
Tenho agora um carro a gasolina com filtro. O meu anterior a diesel também tinha. Nem num nem noutro alguma vez notei alguma coisa.
Sempre me disseram para estar atento às rotações do motor n ralenti e aos consumos, mas nunca vi nada que fosse evidente para que pudesse ser notado facilmente.

Pelas ventoinhas? Só ouço as ventoinhas quando ando armado em parvo com o carro...

Eu pelo meno diria que é:
Ventoinhas
Start stop nao ativar mesmo quando se fez uma distancia sem usar estando o carro quente

Como é que vocês identificam que o processo está a acontecer?
Tenho agora um carro a gasolina com filtro. O meu anterior a diesel também tinha. Nem num nem noutro alguma vez notei alguma coisa.
Sempre me disseram para estar atento às rotações do motor n ralenti e aos consumos, mas nunca vi nada que fosse evidente para que pudesse ser notado facilmente.

Pelas ventoinhas? Só ouço as ventoinhas quando ando armado em parvo com o carro...

Na Megane a ventoinha começava a trabalhar, e ao relantim as rotações aumentavam ligeiramente e começava a cheirar a queimado.

Na Proceed, a gasolina também com FAP, ainda não dei conta de qualquer regeneração.

Não me preocupo com isso do FAP, também acho que existem mais motores propensos a ter problemas devido ao FAP que outros, eu no meu A4 na minha rotina diária faço a maior parte das vezes menos de 10km´s por trajecto e nunca tive problemas desses, regenerações já interrompi várias vezes então quando tou a casa paciência não vou andar a passear só porque sim.
Preocupo-me isso sim em levar à revisão o carro a horas em ter uns bons pneus no carro agora FAP não me preocupo[;)]

Mas se calhar devias-te preocupar um pouco...pelo que me disseram para o nosso carro/motor são 2500 € para o FAP.:sh)

Era isto. A cereja no topo do bolo era num daqueles milhentos menus do computador de bordo, um com o grau de saturação do dito. E pronto. Epá, ainda só tenho o filtro a 50%, mas para a semana vou andar sempre em trajetos curtos, é melhor queimar já isto.

Podia ser extra e custar 500 euros, que ia poupar mais que isso a muito boa gente.

E tal existe... mas na Europa nem ver...

Mas nos EUA muitos carros tem esse menu... e até em maquinaria pesada, existe.

Como referido... a parte chata do FAP é que só "opera quando lhe apetece"... e não são raras as vezes, em que pessoal faz grandes tiradas de centenas de quilómetros... e só quando está a chegar ao destino aquilo começa a funcionar.

Depois, uns há que se ouve ventoinhas... outros, nada de ventoinhas, somente o "roncar" mais grosso do motor... etc etc.

Pois pois. É um esquema feito para entalar seja o dono de um caro de 80 mil euros seja o de um de 15 mil que não tem tão facilmente 1000 euros para um FAP novo !

Mas se calhar devias-te preocupar um pouco...pelo que me disseram para o nosso carro/motor são 2500 € para o FAP.:sh)
A sério não me preocupo era só o que faltava ter que ir passear o carro só por estar com uma regeneração o carro é para servir as pessoas e não o contrário[;)]

Na Megane a ventoinha começava a trabalhar, e ao relantim as rotações aumentavam ligeiramente e começava a cheirar a queimado.

Na Proceed, a gasolina também com FAP, ainda não dei conta de qualquer regeneração.
Entendo, mas eu tenho ideia que só ouço ventoinhas quando puxo demasiado pelo carro. Não me lembro de as ouvir noutros cenários. No meu Volvo c30 antigo a diesel tambem sempre associei as ventoinhas à forma como conduzia.

Então se assim é vou ter problemas. O meu carro atual tem muito boa insonorização e não ouço nada, só quando abro a porta para sair.
O start and stop também não funciona quando uso o AC no máximo. Para ver as rotações ao ralenti tinha de ganhar o hábito de reparar nisso a toda a hora.

Seria muito mais fácil se houvesse uma indicação clara de que esse processo está a acontecer.
Conhecem alguma marca que dê indicação da regeneração?

Entendo, mas eu tenho ideia que só ouço ventoinhas quando puxo demasiado pelo carro. Não me lembro de as ouvir noutros cenários. No meu Volvo c30 antigo a diesel tambem sempre associei as ventoinhas à forma como conduzia.

Então se assim é vou ter problemas. O meu carro atual tem muito boa insonorização e não ouço nada, só quando abro a porta para sair.
O start and stop também não funciona quando uso o AC no máximo. Para ver as rotações ao ralenti tinha de ganhar o hábito de reparar nisso a toda a hora.

Seria muito mais fácil se houvesse uma indicação clara de que esse processo está a acontecer.
Sem duvida que seria mais fácil o painel ter uma luz indicadora de quando a regeneração acontece, infelizmente a maior parte, ou todos, só indicam alguma coisa sobre o assunto quando o FAP já está saturado.

Pelo que sei há alguns modelos que quando o FAP entra em funcionamento ligam o desembaciador do óculo traseiro.

Realmente tens que estar com atenção quando páras o carro e o S/S não funciona se o relantim está um pouco mais elevado, tem em atenção as rotações, não há muito mais a fazer, eu na altura até consegui um vídeo do sistema a funcionar na Megane e depois a terminar, podes tentar procurar algo parecido para o teu modelo para ficares com uma ideia.

A sério não me preocupo era só o que faltava ter que ir passear o carro só por estar com uma regeneração o carro é para servir as pessoas e não o contrário[;)]

É uma maneira de ver as coisas, eu não tenho nada contra. Eu prefiro jogar pelo seguro, até porque em média o ciclo repete a cada 400 ou 500 kms. Se tiveres o azar de acontecer ao chegar a casa, acredito que isso possa ser uma pequena minoria de vezes. Se te causa transtorno dares saúde ao FAP e ao motor (menos contaminação de gasóleo no óleo) por ires dar uma volta para terminar o ciclo, volto a dizer, não tenho nada contra. Espero mesmo que mais tarde (não estou a ser cínico) não te venhas a arrepender disso.

Não sei o preço e nem estou preocupado. O carro é para me servir e não o contrário.

A regeneração normal é preventiva e por isso não existe qualquer problema em ser abortada. Por exemplo, só entre ontem e hoje já abortei pelo menos umas 4x a regeneração que tenho em curso.

É uma maneira de ver as coisas, eu não tenho nada contra. Eu prefiro jogar pelo seguro, até porque em média o ciclo repete a cada 400 ou 500 kms. Se tiveres o azar de acontecer ao chegar a casa, acredito que isso possa ser uma pequena minoria de vezes. Se te causa transtorno dares saúde ao FAP e ao motor (menos contaminação de gasóleo no óleo) por ires dar uma volta para terminar o ciclo, volto a dizer, não tenho nada contra. Espero mesmo que mais tarde (não estou a ser cínico) não te venhas a arrepender disso.
As minhas voltas são pequenas e quando chego do trabalho já vou com o miúdo atrás normalmente já cheio de sono não vou tar a dar voltas extra, sim um dia de cada vez depois logo se vê[;)]

Eu tenho duas formas de ver se a regeneração está a ocorrer.

Quando paro num semáforo e vejo que as rotações estão acima das 1000rpm (tenho sempre o start stop desligado).

Quando estaciono, saio do carro e fica uma barulheira de ventoinhas durante algum tempo (porque dentro do carro também não ouço nada).

Ja' agora, o que diz o manual dos carros em relacao ao DPF e 'a sua correcta utilizacao?

No manual do meu fala em conduzir x tempo acima de x rotações. Eu pensei que fosse em todas as situações, mas segundo a oficina isso é aplicável às regenerações correctivas e não preventivas.

Não sei o preço e nem estou preocupado. O carro é para me servir e não o contrário.

A regeneração normal é preventiva e por isso não existe qualquer problema em ser abortada. Por exemplo, só entre ontem e hoje já abortei pelo menos umas 4x a regeneração que tenho em curso.

Mas acreditas mesmo nisto ou estás só a dizer por dizer?

Eu posso estar a repetir-me, mas eu não tenho nada contra quem não respeita os ciclos do FAP, apenas não concordo e não o faço quando me é possível. Se temos os cuidados com o carro de fazer a revisão a tempo e horas, de não puxar pelo motor a frio, etc, etc, etc, este é só mais um. É certo que pode ser mais chato, e não nego isso, mas essa frase que já a oiço há muitos anos ("o carro é para me servir e não o contrário") não a consigo entender neste sentido do FAP.

Claro que quem tem carros para durar poucos anos ou de empresa, deve estar pouco preocupado com isso. Mas quem os quer para fazer 300/400 mil kms já deve pensar de outra forma. Até porque é uma peça cara, e que pode ter consequências desastrosas em caso de obstrução (p.e. um incêndio).

Nisto e como em tudo, cada um sabe de si.

As minhas voltas são pequenas e quando chego do trabalho já vou com o miúdo atrás normalmente já cheio de sono não vou tar a dar voltas extra, sim um dia de cada vez depois logo se vê[;)]
Essa é a melhor desculpa para ires dar uma volta[:D] O puto adormece muito bem a passear de carro.

Back