DPF, problemas e outras coisas.

Mas acreditas mesmo nisto ou estás só a dizer por dizer?

Eu posso estar a repetir-me, mas eu não tenho nada contra quem não respeita os ciclos do FAP, apenas não concordo e não o faço quando me é possível. Se temos os cuidados com o carro de fazer a revisão a tempo e horas, de não puxar pelo motor a frio, etc, etc, etc, este é só mais um. É certo que pode ser mais chato, e não nego isso, mas essa frase que já a oiço há muitos anos ("o carro é para me servir e não o contrário") não a consigo entender neste sentido do FAP.

Claro que quem tem carros para durar poucos anos ou de empresa, deve estar pouco preocupado com isso. Mas quem os quer para fazer 300/400 mil kms já deve pensar de outra forma. Até porque é uma peça cara, e que pode ter consequências desastrosas em caso de obstrução (p.e. um incêndio).

Nisto e como em tudo, cada um sabe de si.

apr:)

O mais engraçado é ver depois aqueles que não tem os mínimos cuidados e a dizer que o carro é para servir são os que vêm depois rogar pragas ao mesmo: "Fdp do carro, não vale um chavo, nunca mais quero saber desta marca...". :sh)[:D]

tenho ouvido muitas queixas dessa porcaria do FAP

ainda bem que o meu carro não tem, é de 2006

mas uma coisa é certa, carros a gasóleo nunca mais

Os motores não são todos iguais, mas no 1.6 tdi 95 CVS que tive, quando estava a regenerar, tornava-se brusco nas reacções.

A questão não é só a probabilidade de problemas, é também a agradabilidade (ou falta dela..) na condução.

Carros que conduzi (falamos em alguns casos de centenas de milhar de kms....) com fap, os tdi foram claramente os piores. A bem da verdade, um deles (2.0 170cvs de 2012) só ficou tolo após o fix.

Já o 1.6 desta última fornada, foi desde a compra.

No e60 20d nunca senti nada, e num e220 actual, só noto quando paro o motor e as ventuinhas continuam a trabalhar.

A minha amostra é reduzida, admito que talvez tenha tido azar com o tdi. Muita gente diz que os de 115cvs são melhores em muitos aspectos, inclusive nos consumos.

Mas é a experiência que tenho.

Não são carros de fim de semana, em 1 ano o tdi fez 30k kms.

Se fosse utilizado de forma mais ocasional, provavelmente não chateava tanto...

Cump.

Os motores não são todos iguais, mas no 1.6 tdi 95 CVS que tive, quando estava a regenerar, tornava-se brusco nas reacções.

A questão não é só a probabilidade de problemas, é também a agradabilidade (ou falta dela..) na condução.

Carros que conduzi (falamos em alguns casos de centenas de milhar de kms....) com fap, os tdi foram claramente os piores. A bem da verdade, um deles (2.0 170cvs de 2012) só ficou tolo após o fix.

Já o 1.6 desta última fornada, foi desde a compra.

No e60 20d nunca senti nada, e num e220 actual, só noto quando paro o motor e as ventuinhas continuam a trabalhar.

A minha amostra é reduzida, admito que talvez tenha tido azar com o tdi. Muita gente diz que os de 115cvs são melhores em muitos aspectos, inclusive nos consumos.

Mas é a experiência que tenho.

Não são carros de fim de semana, em 1 ano o tdi fez 30k kms.

Se fosse utilizado de forma mais ocasional, provavelmente não chateava tanto...

Cump.
Os 1.6 TDI ficaram de facto muito mal tratados depois do fix[;)]

Os 1.6 TDI ficaram de facto muito mal tratados depois do fix[;)]

O que fez o fix foi o 2.0,de 2012. Até ao fix comportamento exemplar. Após fix, regeneracoes até mais não, ao ponto de secar a bateria...

O 1.6 comprei em 2018 e vendi o ano passado... O único recall foi por causa de um cinto do banco de tráz.

Cump.

Mas acreditas mesmo nisto ou estás só a dizer por dizer?

Eu posso estar a repetir-me, mas eu não tenho nada contra quem não respeita os ciclos do FAP, apenas não concordo e não o faço quando me é possível. Se temos os cuidados com o carro de fazer a revisão a tempo e horas, de não puxar pelo motor a frio, etc, etc, etc, este é só mais um. É certo que pode ser mais chato, e não nego isso, mas essa frase que já a oiço há muitos anos ("o carro é para me servir e não o contrário") não a consigo entender neste sentido do FAP.

Claro que quem tem carros para durar poucos anos ou de empresa, deve estar pouco preocupado com isso. Mas quem os quer para fazer 300/400 mil kms já deve pensar de outra forma. Até porque é uma peça cara, e que pode ter consequências desastrosas em caso de obstrução (p.e. um incêndio).

Nisto e como em tudo, cada um sabe de si.
O próprio fabricante acredita nisso, caso contrário teria metido aviso.

O carro nunca avisa quando está a fazer regeneraçoes preventivas, pelo que a muitas das vezes só detecto quando desligo e saio do carro.

O problema é que ele depois desperta mal chega a casa e depois adormecer tá quieto[:D]

O meu filho era tal e qual. Ferrado no sono, desligava o carro e parecia que os olhos estavam ligados à chave do carro, assim que desligava o motor abria aqueles olhos mais grandes [:D]

Cump.

O mais engraçado é ver depois aqueles que não tem os mínimos cuidados e a dizer que o carro é para servir são os que vêm depois rogar pragas ao mesmo: "Fdp do carro, não vale um chavo, nunca mais quero saber desta marca...". :sh)[:D]
Compreendo o que dizes, mas essa não é seguramente para mim.

Há casos desses, claro, mas quero pensar que são a minoria.

O que fez o fix foi o 2.0,de 2012. Até ao fix comportamento exemplar. Após fix, regeneracoes até mais não, ao ponto de secar a bateria...

O 1.6 comprei em 2018 e vendi o ano passado... O único recall foi por causa de um cinto do banco de tráz.

Cump.

Tenho ideia de termos falado sobre isso. Fazia trajectos curtos?

Depois do fix é consensual que ficou a regenerar mais vezes. Quer-me parecer que foi para o dobro. Falo do 2.0. Tirando essa maior frequência, eu não tenho qualquer razão de queixa do FAP, mas também o meu quotidiano ajuda.

Cump.
Pois mas os 1.6 de 2010 por exemplo ficaram mal tratados tive um Polo e nunca mais foi o mesmo, pois eu tb tenho um 2.0 de 2008 com o fix e não teve esses problemas de regenerações[;)]

O próprio fabricante acredita nisso, caso contrário teria metido aviso.

O carro nunca avisa quando está a fazer regeneraçoes preventivas, pelo que a muitas das vezes só detecto quando desligo e saio do carro.
Que me digas que abortar um determinado número de regenerações não deve ter grande impacto na vida útil do carro, eu aceito e concordo, até porque os sistemas têm que ter alguma tolerância para tal. Fazê-lo rotineiramente, mais tarde ou mais cedo, dá asneira.

O que é diferente de dizer que não faz mal nenhum porque o fabricante não meteu um aviso. Aliás, até meteu, mas só quando a obstrução é demasiado grande.

Eu tenho um 2.0 TDI de última geração já Euro6 D-temp bla bla bla....
É o meu primeiro diesel com FAP e até ver tem sido pacífico.
Faz regenerações a cada 300-400 kms. Se cheguei ao meu destino e está a regenerar, azar.
Noto bem as regenerações pelo trabalhar, pelo relanti quase nas 1000 rpms e pelo desactivação do start and stop.
O cuidado que tenho é fazer alguma AE, por exemplo se ficou a regenerar quando cheguei ao trabalho, nesse dia vou embora pela AE. 10 kms são suficientes para terminar e não é por 1 euro de portagens de quando em vez que fico preocupado.
Nestes primeiros 24.000 kms os problemas foram zero.

Tenho ideia de termos falado sobre isso. Fazia trajectos curtos?

Depois do fix é consensual que ficou a regenerar mais vezes. Quer-me parecer que foi para o dobro. Falo do 2.0. Tirando essa maior frequência, eu não tenho qualquer razão de queixa do FAP, mas também o meu quotidiano ajuda.

Os percursos são variáveis, mas o carro era usado em estrada, essencialmente. Não era por si.

Foi pena, pois o carro era do meu pai, e ainda pensei em ficar com ele. Mas não me vi a aturar tais manhas...

Cump.

Pois mas os 1.6 de 2010 por exemplo ficaram mal tratados tive um Polo e nunca mais foi o mesmo, pois eu tb tenho um 2.0 de 2008 com o fix e não teve esses problemas de regenerações[;)]

Lá está, não há dois motores iguais... [;)]

Votos para que o argolas continue com saude[:cool:]

Cump.

Que me digas que abortar um determinado número de regenerações não deve ter grande impacto na vida útil do carro, eu aceito e concordo, até porque os sistemas têm que ter alguma tolerância para tal. Fazê-lo rotineiramente, mais tarde ou mais cedo, dá asneira.

O que é diferente de dizer que não faz mal nenhum porque o fabricante não meteu um aviso. Aliás, até meteu, mas só quando a obstrução é demasiado grande.

O que faz mal é abortares constantemente o mesmo ciclo de regeneração.

Ir abortando regenerações propriamente ditas (até podem ser regeneração sim, regeneração não) não é pior que as voltas que algumas pessoas dão para terminar o processo de regeneração (não estou a dizer que é o teu caso).

Em casos mais chatos e antes de remover ou trocar o FAP, deve-se tentar a via da limpeza (cá fora). Um serviço que pode oscilar entre os 100 e os 150e.

No caso destes 2.0TDI CR, o valor na marca não se alterou muito nos últimos anos, mas já existe oferta suficiente em aftermarket, pelo que com 400/500e já consegues colocar um FAP de qualidade a substituir o original.

houve pessoal que não gostou do fix e acabou por fazer um refix...

Back