Duração dos pneus

Eu não percebo como é que o pessoal consegue fazer tantos kms com os mesmos pneus.. eu faço uma condução a poupar os pneus e nunca consegui fazer mais de 44.000kms !

O principal factor é o material do pneu propriamente dito.

Regra geral (e isto não é assim tão limpo) um pneu "mole" agarra melhor mas dura pouco, um pneu "duro" agarra menos mas dura muito.

O caso dos Michelin Energy é paradigmático: pneus para usar com muita calma, e que duram eternidades.

Os quatro Pirelli P6000, que vinham de origem, duraram pouco mais de 30 mil km.

Os actuais Toyo Proxes têm 10 mil km e já estão muito comidos. Tenho de começar a poupá-los, para ver se chegam aos 20 mil km.

Yokohama Geolandar A/T-S - 19 000 km
Goodyear wrangler AT/R - 14 000 km
Bridgestone Dueler A-T 693 All Terrain - 17 500 km
BFGoodrich All Terrain T/A KO - Vao com 10 000 km, devem fazer cerca de 30 000 km

Condução agressiva/apressada com tendencia a acalmar nos ultimos tempos...

Epá isso é que é gastar... bolas :confused:

Para teres uma noção os BFGoodRich AT com a medida 235/70 16 foram os pneus que me duraram mais até hoje: quase 94.000 km com percurso misto! E ainda tinham piso, só foram trocados porque um deles já estava ovalizado [s)] De resto a minha média deve andar aí nos 60.000km por cada jogo de pneus...

PS: fiquei surpreendido positivamente com uns "chineses" que meti da marca Maloya, baratos e bem porreiros!

Cumps

O principal factor é o material do pneu propriamente dito.

Regra geral (e isto não é assim tão limpo) um pneu "mole" agarra melhor mas dura pouco, um pneu "duro" agarra menos mas dura muito.

O caso dos Michelin Energy é paradigmático: pneus para usar com muita calma, e que duram eternidades.

Mais ou menos... [:D]

Saxo 1.1i

155/70/13 [:D] [:D]

1º - Michelin 85 000 Km

2º - Uniroyal 680 2 pneus fizeram 55 000 Km (os de trás ainda duram, têm 60 000 e fazem mais.)

3º - Kleber Viaxer 2 pneus com 5 000 Km, vamos a ver quantos fazem...[;)]

Kleber Viaxer 195/65R15 no 307 1.4 Hdi > 86.000 kms

Continental Premium Contact no mesmo carro > 60.000 kms

Michelin Energy 205/55R16 no C4 1.6 Hdi > 88.250 kms

Estes são os que me lembro, os anteriores já não faço ideia.

Saxo 1.1i

155/70/13 [:D] [:D]

1º - Michelin 85 000 Km

2º - Uniroyal 680 2 pneus fizeram 55 000 Km (os de trás ainda duram, têm 60 000 e fazem mais.)

3º - Kleber Viaxer 2 pneus com 5 000 Km, vamos a ver quantos fazem...[;)]

Mas agarrar, tá quieto! [:D][;)]

Achas fraquinhos? No meu carro como é para andar em cidade e fazer meia duzia de voltas, nao sinto muito essas (faltas de) performances...[:D]

Se fosse a por pneus agora, ja punha os BF Goodrich que eram quase ao mesmo preço... Mas, ja está...[8b]

Mas agarrar, tá quieto! [:D][;)]

Achas que qualquer uma das 3 marcas de pneus (Michelin, Uniroyal e Kleber) tem pouca aderência ? O xsara do meu pai tem 4 Michelin Energy e embora eu não ande muito com o carro, ainda não tive razão de queixa!

Achas fraquinhos? No meu carro como é para andar em cidade e fazer meia duzia de voltas, nao sinto muito essas (faltas de) performances...[:D]

Achas que qualquer uma das 3 marcas de pneus (Michelin, Uniroyal e Kleber) tem pouca aderência ? O xsara do meu pai tem 4 Michelin Energy e embora eu não ande muito com o carro, ainda não tive razão de queixa!

Não, referia-me aos Kleber Viaxer especificamente. Tive-os no 307 durante 86.000 kms e detestei-os. Tinham muito pouca aderência e não inspiravam segurança nenhuma. Já os Michelin Energy, tive-os no C3 e não gostei, mas talvez fosse da medida e do carro pois no C4 achei-os razoáveis. Sem surporeender pela positiva, certo é que nunca me deixaram ficar mal em 88.250 kms e foram muitas vezes bem solictados diga-se. Relativamente aos uniroyal, tive uns num saxo e sinceramente não me lembro como eram, mas penso que estavam na linha dos enrgy.

ora os meus POtenza em 195/60 r14 já vão em mais de 50.000 kms e embora o peso do conjunto seja o segredo a verdade é que não lhes dou descanso![;)]

resumindo é uma pena terem acabdo com este modelo!:(

bem, quem me dera fazer esses gastos de pneus, no ax gti nunca tive uns pneus que me fizessem mais de 10.000km isto à frente pois atrás nunca levei uns pneus até ao fim.

Bx gti, à frente gastei 1/3 dos energy em 6000km.

Isto está mau, deve ser das rotundas.

205-55-R16

Quando comprei a carrinha vinham lá postos uns Michelin Primacy HP há 25k e eu acabei por lhe fazer outros tantos...

Depois troquei os 4 por Dunlop Sport Maxx com indice ZR, e actualmente com 44k tenho os da frente slicks, mas os detrás ainda estão com bom piso [;)]

Quando tinha o Clio Bebop, fiz 71000 com os Michelin Energie, mas decidi mudar os tupperwares, que aquilo nao gastava e ja estavam colocados há alguns anos [;)] (155-70-R13)

Last edited:
Bridgestone Potenza 195/60 - 54.000Km - Sempre com total controle sobre as pressões das borrachas. Rotação, alinhamentos etc de 15.000 em 15.000Km. Destes km, 40.000 foram feitos em auto estrada. Um pouco barulhentos de rolamento. Bom comportamento em seco e molhado.

Dunlop Fast Response - 195/60 já vão com 14.000 Km. Com os mesmos cuidados (não brinco com segurança), muito mais silenciosos que os anteriores, e excelente comportamento em seco e molhado. Estão com desgaste normal para a quilometragem.

Michelin Energy, num clio cá de casa. Só os mantenho para não estragar dinheiro. Duram como a Duracel. Custam a aquecer e altamente falsos em molhado

dunlop sp 01 na medida 205/55/16, já com 40.000km e devem fazer quase outro tanto, em boa parte devido ao andamento calmo[;)]

Back