Duração dos pneus

Eu tenho um problema bastante sério...ainda hoje estive a olhar para o raio dos pneus e não consigo gastá-los!!![8b][:D]

Actualmente o carro tem 145 xxx kms

Tenho aqui apontado em Word o seguinte

Atrás:
Michelin Energy
102 681 kms ( levou outro aos 106 359 kms - vivam as crateras nas estradas ) 12/11/2005

Frente
Yokohama A-Drive (penso eu) visto ser medida de bicicleta 165/65 r14
122 100 kms 12/04/2007

E tanto à frente como atrás, os pneus estão novos!:eek: Os Energy sei que duram, pois quando mudei os da frente para Yokohama também tinha lá uns Energy e foram embora porque estavam cheios de fissuras, já lá estavam à anos, mas o piso estava muito bom - não valem um peido.... -
Eu também sou um menino nunca passo dos 50.[:D]

195/60 R15

Firestone FH700 fizeram 43mk. (ficaram resequidos...)
Bridgestone RE720 tem 21mk e estão quase como novos.

Uso a medida 205/60 R 15, tenho uma condução moderada (por vezes lá acelero um pouco) faço cerca de 60% estradas nacionais, 25% cidade e 15% auto-estrada e já experimentei os seguintes:

-Os primeiros não me lembro nem da marca nem da quilometragem,
-Firestone (não me lembro da referência, mas não gostei nada) - 33 mil KM,
-Michelin Energy - 34 mil KM os primeiros, 36 mil KM os segundos.
-Michelin Pilot Exalto (um dia a casa não tinha os Energy e vendeu-me estes pelo mesmo preço) - 23 mil KM, sim leram bem 23.000 KM,
-Agora estou a usar uns Kleber Dynaxer HP2 (o carro passou a sair de frente), já troquei os de traz para a frente, pelos vistos também vão durar cerca de 35 mil KM.

Quando vejo o pessoal a dizer que conseguem chegar aos 80 mil KM, questiono-me como e com que segurança??

Uso a medida 205/60 R 15, tenho uma condução moderada (por vezes lá acelero um pouco) faço cerca de 60% estradas nacionais, 25% cidade e 15% auto-estrada e já experimentei os seguintes:

-Michelin Pilot Exalto (um dia a casa não tinha os Energy e vendeu-me estes pelo mesmo preço) - 23 mil KM, sim leram bem 23.000 KM,
-Agora estou a usar uns Kleber Dynaxer HP2 (o carro passou a sair de frente), já troquei os de traz para a frente, pelos vistos também vão durar cerca de 35 mil KM.

Quando vejo o pessoal a dizer que conseguem chegar aos 80 mil KM, questiono-me como e com que segurança??

Como já disse anteriormente, acho que o gasto de pneus também depende muito dos carros e do tipo de suspensão. Quer-me parecer que os carros com uma suspensão mais "macia" gastam menos pneus do que os carros com suspensão mais dura. Parece-me que os carros franceses gastam em geral pouco pneu!

Falando só do meu carro actual:

Pirelli P7 - 37.000 kms
Goodyear Excellence - 50.000 kms mas faziam mais.
Bridgestone Potenza RE050A - 36.000 kms e ainda estão num estado razoável.

Eu é que pergunto com é que consegues fazer só 36.000 kms com uns Energy.:eek: Com essa quilometragem os meus estavam quase novos, e olha que não são poupados.

Boas.

Megane II 1.5 dci 5p, pneus 205/55 16, condução moderada.
Jogo de origem, Continental Conticontact = 45 kk
2º jogo, Yokohama C Drive = 45 kk
Actualmente roda com Bridgestone Potenza RE50A e até ver 5*.
Mudança sempre dos 4 pneus.

Last edited:
Megane dti 195/50r15

Os que meti novos e tenho registo

Toyo T1R-De longe o melhor pneu que já tive- Frente - 9000km atras ainda andam lá mas já estão nas lonas

Bridgestone ER300-frente - 25000km

Eu tenho um clio II dci de 80cv.

Pneus continental premium contact

À frente vou no 4 jogo de pneus.

Os 3 1ºs fizeram entre 53 e 57Kkm sempre á frente
Os que tem agora tem 20kkm e estão óptimos, também são continental premium contact mas a versão actualizada.

Atrás fizeram 106Kkm. o segundo jogo vais nos 70kkm.

Eu é que pergunto com é que consegues fazer só 36.000 kms com uns Energy.:eek: Com essa quilometragem os meus estavam quase novos, e olha que não são poupados.

Como podes observar não gastei só um conjunto de pneus, e duraram todos mais ou menos o mesmo. Costumo alinhar direcção, calibrar pneus e verificar o estado da suspensão regularmente.

Costumo mudar os pneus quando chegar ao indicador da altura mínima dos sulcos e não leva-los até estarem completamente lisos.

Como podes observar não gastei só um conjunto de pneus, e duraram todos mais ou menos o mesmo. Costumo alinhar direcção, calibrar pneus e verificar o estado da suspensão regularmente.

Costumo mudar os pneus quando chegar ao indicador da altura mínima dos sulcos e não leva-los até estarem completamente lisos.

Tudo bem, não duvido, os meus fizeram 88250kms, pouco depois de chegar ao indicador de limite, dai a minha curiosidade. Quando chegaram ao indicador deviam estar nos ~75000kms.

235/45 R 18 98 W

Continental Sport Contact 2 , fizeram 32.000 km ...estão quase slicks

Esta semana vêem 4 Michelin PS2.

Vamos ver qts km's a mais ou a menos faço com os PS2.

Last edited:
Na minha Megane II break fase II, os Continental Sport Contact 2 já vão com 43mil km.
Condução moderada mas quando é preciso anda bem.
E ainda devem fazer mais uns 20 mil.

Na minha Megane II break os Michelin Primacy 205/16 duraram 75 000 km, e ainda tinham rasto com uma margem razoável até chegar ao indicador de limite.

Eu verifico mensalmente a pressão dos pneus, e faço a calibragem as rodas e alinhamento da direcção todos os 15 000 Km.

o meu toledo tem 316.000 e só levou 4 conjuntos de pneus, anda agora a gastar os 5º sapatos...

1º fizeram só 35.000km não faço ideia que marca era...
2º Nokian duraram 65.000km
3º Nokian EXCELENTES PNEUS duram 135km... só os troquem já o carro tinha 235.000...
4º Uniroyal duraram 75.000...
5º Tenho desde os 310.000 uns maxxis... vamos lá ver como se portam...

mas como os 3º já não vou ter mais nenhum... acho que voçes não acreditam, mas é certo que eles andavam lá, o carro ia à inspeção e sempre sem problemas e até não eram nada maus em termos de segurança...

Dunlop SP3000: 38.000km e ainda davam mais uns 5000 mas vou trocar para o mês que vem os de trás!

Last edited:
Pneus Mazda 3

Pneus Mazda 3

Boas,

Tenho 1 Mazda 3CS 1.6D, de 2005, com cerca de 162MKms.
Considero que tenho uma condução rápida, mas sem grandes excessos (curvas / rotundas só para destruir), com muita auto-estrada Coimbra - Algarve, onde trabalho.

Pneus:205/55/R16

Origem:
Pneus:205/55/R16 91V - Bridgestone Touranza ER30 - 60Mkms
Pneus:205/55/R16 91V - Bridgestone Touranza ER300 (entretanto subsitituiu o ER30) - 60Mkms - 120Mkms
Pneus:205/55/R16 94V (Reforçados)- Bridgestone Touranza ER300 - Actulamente com 42Mkms e devem também fazer 60 a 65MKms

De salientar que troco sempre os de trás para a frente, calibro e alinho a direcção a meio uso (cerca de 30MKms)

Como costumo andar sempre em A.E. e com algum excesso apr:), troco sempre antes das marcas mínimas e normalmente gasto cerca de 400,00€ para as mudanças.[8b]

Duração dos pneus

A dúvida é simples,

Quantos anos ou quantos Kms vos dura um jogo de pneus?

Como é que notam que está na hora de mudar?

Back