Dúvida sobre código

Quem quiser mudar de via tem de ceder passagem a quem já se encontrar na outra via.

Se vais na via da direita só tens de ceder passagem se quiseres entrar na via da esquerda, tal como é reforçado pela sinalização no chão.

Se alguém vai na via da esquerda e quer passar para a via da direita, tem de ceder passagem a quem já circular nela.

sim , um carro que se apresente da esquerda tens de lhe dar prioridade, tens lá a cedência de passagem no chão.

Tem de dar prioridade apenas para entrar na via da esquerda.

Esta é uma clássica. São aos magotes os que nunca cedem prioridade nessas condições.
Com sinalização adequada evidentemente.
Esse caso é uma estupidez se tem sinalização horizontal e depois esqueceram-se da vertical.

Neste caso é irrelevante ter sinalização vertical, até podia não ter sinalização nenhuma, teria de haver sempre cedência de passagem na mudança de via.

Quem muda da via da esquerda para a da direita deve ceder passagem aos que circulam na via da direita.

Quem muda da via da direita para a da esquerda deve ceder passagem aos que circulam na via da esquerda.

A minha dúvida é caso eu me mantenha na via da direita.
Tenho ou não de ceder a passagem a quem vem pela esquerda? Não fiquei totalmente esclarecido...

Se te mantiveres na via da direita não tens de ceder passagem a ninguém.

Nesse caso eu diria que perde sempre prioridade já que está a entrar numa diferente via, que seguramente terá prioridade.

O que acontece é que essa via (principal), nesse pequeno troço passa de duas vias para três vias, mas quem lá circula tem prioridade.

Tens lá o sinal vertical B1, pelo que, assim perdes a prioridade, mas deveria estar, a meu ver, do lado direito.

A cedência de passagem só se aplica à interceção.

Quem se mantiver sempre na via da direita nunca chega a intercetar com a via da esquerda, pelo que a cedência de passagem não se aplica nesse caso.

Last edited:

Quem se mantiver sempre na via da direita nunca chega a intercetar com a via da esquerda, pelo que a cedência de passagem não se aplica nesse caso.

Ou seja, o sinal B1 do R.S.T. é só para ''enfeitar'' a estrada.

Quem quiser mudar de via tem de ceder passagem a quem já se encontrar na outra via.

Se vais na via da direita só tens de ceder passagem se quiseres entrar na via da esquerda, tal como é reforçado pela sinalização no chão.

Se alguém vai na via da esquerda e quer passar para a via da direita, tem de ceder passagem a quem já circular nela.

Neste caso é irrelevante ter sinalização vertical, até podia não ter sinalização nenhuma, teria de haver sempre cedência de passagem na mudança de via.

Quem muda da via da esquerda para a da direita deve ceder passagem aos que circulam na via da direita.

Quem muda da via da direita para a da esquerda deve ceder passagem aos que circulam na via da esquerda.

Desculpa, mas estás errado.
E há centenas de casos assim e interpretações disformes ou erradas.

Ou seja, tendo sinalização, tens que ceder a prioridade a quem circula na outra estrada. Independentemente de mudares de via ou não.
Este é um dos casos que geralmente mais confusão causa na estrada. Apanho disto às dezenas de situações. Posso-te expor casos e casos.
Depois ainda há os chicos espertos que se aproveitam da situação.

Concordo com a maior parte das opiniões acima.

Conheço o local e sim tens de ceder prioridade a quem se apresenta na rotunda .

Já agora estive a ver melhor (ainda) o local e a interceção da via da esquerda é precedida por dois sinais de perda de prioridade.
Existindo então o tal terceiro, localizado antes da interceção com a via em referência e que está do lado esquerdo.
Portando não existem quaisquer dúvidas.
3 sinais para 2 interceções.

Mas estás a falar do sinal que está no meio da estrada mais atrás? Quem vem pela direita nem sequer consegue ver o sinal.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
Se não consegues ver sinais então deves ter todas as cautelas e dar as prioridades possíveis.

Ou saltar de penhascos sem ver o fundo da água correndo o risco de ter 10 cms de profundidade?

Isso não está correcto. Aliás, é por isso mesmo que está lá i sinal vertical. O objectivo é que quem circula na faixa onde vais entrar não perca prioridade mesmo que entre na via mais à direita.

Repara que podes nunca mudar de via mas vais sempre mudar de faixa de rodagem, e é por isso que está lá o sinal vertical e na chão.

Atenção que essa intercessão já não se encontra exatamente como as imagens do Google Maps mostram!

O Google Street View tem 3 versões de imagens. Umas de 2009, outras de 2014 e outras de 2015.

Nesta de 2015 mostra claramente que tens de ceder passagem:

cedencia.png

Ou seja, o sinal B1 do R.S.T. é só para ''enfeitar'' a estrada.

SUBSECÇÃO II
Sinais de cedência de passagem
Artigo 21.º
Sinais de cedência de passagem
Os sinais de cedência de passagem, representados no
quadro XXIII, em anexo, são os seguintes:
B1 — cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;

Tem de ceder passagem aos veículos que transitem na via.

Se quiseres entrar na via que se aproxima, ou seja, a da esquerda, tens de ceder passagem a quem lá transita.

Ter de ceder passagem para entrarem na tua via é absurdo.

Desculpa, mas estás errado.
E há centenas de casos assim e interpretações disformes ou erradas.

Ou seja, tendo sinalização, tens que ceder a prioridade a quem circula na outra estrada. Independentemente de mudares de via ou não.
Este é um dos casos que geralmente mais confusão causa na estrada. Apanho disto às dezenas de situações. Posso-te expor casos e casos.
Depois ainda há os chicos espertos que se aproveitam da situação.

Isso não contraria o que eu digo. É óbvio que tem de ceder passagem a quem circula na outra via.

A questão é que uma coisa é ceder passagem a quem transita na via da esquerda, outra é ceder passagem a quem está a mudar de direção para a direita.

Tu achas que é necessário ceder passagem a quem quer entrar na tua via, eu acho que isso não faz sentido. A minha interpretação parece-me mais lógica.

Tens alguma coisa que suporte a tua interpretação ou ficamos empatados? [;)]

lIwLq2f.png

A7jGK01.png

Pela tua interpretação, este sinal de cedência numa via de aceleração implica que tens de deixar entrar na tua via os veículos da via da esquerda que queiram ir para a tua via.

O código costuma fazer sentido. O que tu dizes é demasiado absurdo para conseguir acreditar que o código diz isso. [:D]

O Google Street View tem 3 versões de imagens. Umas de 2009, outras de 2014 e outras de 2015.

Nesta de 2015 mostra claramente que tens de ceder passagem:

cedencia.png

Mas não há dúvidas de que é preciso ceder passagem se quiseres entrar na via da esquerda.

O sinal de cedência de passagem não tem efeitos imediatos, aplica-se como é natural à interseção com a outra via.

Se o objetivo fosse obrigar quem circula à direita a ceder passagem a quem muda para a via da direita, a sinalização horizontal seria algo deste género:

8omg0yL.jpg

Last edited:
lIwLq2f.png

A minha interpretação é a seguinte:

Quem vem nas vias da esquerda e quer ir para a a direita só o pode fazer no final do traço continuo.
Quem vem da direita só pode entrar nas da esquerda no final do traço continuo.
Acontece que no final da traço continuo há a indicação de perda de prioridade. Logo como até esse ponto não pode mudar de via, a perda é para a mudança de via e também na continuação da mesma.
No meu entender quem vem da direita perde sempre a prioridade. Posso estar errado mas é assim que vejo a coisa.

lIwLq2f.png

A minha interpretação é a seguinte:

Quem vem nas vias da esquerda e quer ir para a a direita só o pode fazer no final do traço continuo.
Quem vem da direita só pode entrar nas da esquerda no final do traço continuo.
Acontece que no final da traço continuo há a indicação de perda de prioridade. Logo como até esse ponto não pode mudar de via, a perda é para a mudança de via e também na continuação da mesma.
No meu entender quem vem da direita perde sempre a prioridade. Posso estar errado mas é assim que vejo a coisa.

Essa interpretação é plausível, não consigo encontrar no código algo suficientemente explícito para perceber qual a interpretação correta.

No entanto dessa forma existe a criação de um conflito: tu queres entrar e precisas de acelerar, quem quer sair vai estar a travar.

Se tens de ceder passagem a quem quer entrar na tua via, vais ter de travar e seguir atrás do carro que está a sair e a travar, quando tu precisas de ganhar velocidade para entrar!

Para mim seria muito mais lógico que a cedência de passagem apenas se aplique à interseção, normalmente sinalizada com tracejado, como isto:

SvXqmDu.jpg

o4OMjpy.png

Até porque a descrição do sinal B1 é: cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;

É cedência de passagem para a via a que se aproxima, acho que faz sentido quem se mantém na mesma via não ter de ceder passagem.

Portanto eu interpreto como se se tratasse desta situação, em que a cedência se aplica à mudança de via, onde está tracejado:

wRcXapk.png

Além disso na prática nunca vejo ninguém ceder passagem em situações como esta quando não mudam de via:

KIOiNz8.png

Last edited:
Realmente, se ele entrar e se mantiver na direita, não teria de ceder passagem... Mas para isso não seria necessária a sinalização que colocaram no local pois sempre que mudas de via tens de dar prioridade a quem lá está. Hum...

Essa interpretação é plausível, não consigo encontrar no código algo suficientemente explícito para perceber qual a interpretação correta.

No entanto dessa forma existe a criação de um conflito: tu queres entrar e precisas de acelerar, quem quer sair vai estar a travar.

Se tens de ceder passagem a quem quer entrar na tua via, vais ter de travar e seguir atrás do carro que está a sair e a travar, quando tu precisas de ganhar velocidade para entrar!

Para mim seria muito mais lógico que a cedência de passagem apenas se aplique à interseção, normalmente sinalizada com tracejado, como isto:

SvXqmDu.jpg

o4OMjpy.png

Até porque a descrição do sinal B1 é: cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;

É cedência de passagem para a via a que se aproxima, acho que faz sentido quem se mantém na mesma via não ter de ceder passagem.

Portanto eu interpreto como se se tratasse desta situação, em que a cedência se aplica à mudança de via, onde está tracejado:

wRcXapk.png

Além disso na prática nunca vejo ninguém ceder passagem em situações como esta quando não mudam de via:

KIOiNz8.png

se fosse como dizes ou interpretas, nem havia necessidade de gastar recursos em sinalizar tanto verticalmente como horizontalmente.
agora pensa porque motivo está lá a sinalização[;)]

Back