B1 — cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;
se fosse como dizes ou interpretas, nem havia necessidade de gastar recursos em sinalizar tanto verticalmente como horizontalmente.
agora pensa porque motivo está lá a sinalização[]
Ainda bem que sublinhaste.
A minha contribuição para este peditório acaba aqui.
Lá está.Não percebeste a questão deste tópico.
Não há dúvidas que quem quiser entrar na via da esquerda tem de ceder passagem a quem transitar nessa via.
Quem vem no sentido Fafe Guimarães e sai na saída que dá acesso a essa rotunda mas quiser ir para o shopping também não tem de mudar de faixa mas tem de ceder prioridade a quem vem na variante em direção a essa rotundaLá está.
Eu criei o tópico para entender como devo proceder caso queira seguir pela via da direita (via na qual eu já estou).
Como posso adivinhar se um carro que vem na via da esquerda quer virar para a minha faixa? E se ele simplesmente se mandar para cima de mim? Quem tem a culpa?
Não me parece que seja uma situação muito claro, tal como a discordância neste tópico o demonstra...
Então pela tua lógica, na ausência dos sinais de cedência de passagem, como é que os condutores deveria proceder?
Porquê dois sinais de cedência de passagem, um horizontal e outro vertical, se um bastaria?
![]()
![]()
E isto, porquê gastar recursos nesta placa?
Segundo a tua teoria não haveria sinalização redundante.
Não percebeste a questão deste tópico.
Não há dúvidas que quem quiser entrar na via da esquerda tem de ceder passagem a quem transitar nessa via.
Lá está.
Eu criei o tópico para entender como devo proceder caso queira seguir pela via da direita (via na qual eu já estou).
Como posso adivinhar se um carro que vem na via da esquerda quer virar para a minha faixa? E se ele simplesmente se mandar para cima de mim? Quem tem a culpa?
Não me parece que seja uma situação muito claro, tal como a discordância neste tópico o demonstra...
Para completar o que disse aqui ficam as imagensQuem vem no sentido Fafe Guimarães e sai na saída que dá acesso a essa rotunda mas quiser ir para o shopping também não tem de mudar de faixa mas tem de ceder prioridade a quem vem na variante em direção a essa rotunda
segundo o código da estrada ao haver pluralidade quem muda de via deve dar prioridade a quem já nela circula, logo segundo a tua logica seja para esquerda ou direita não é preciso sinais de cedência de prioridade[]
se fosse como dizes ou interpretas, nem havia necessidade de gastar recursos em sinalizar tanto verticalmente como horizontalmente.
agora pensa porque motivo está lá a sinalização[]
para isso nem era preciso estar lá sinal algum de perda de prioridade reforçado pela marca no pavimento[]
Lá está.
Se quiseres voltar a entrar na variante mas no sentido Guimarães Fafe ou então ir para o shopping não precisas de mudar de faixa mas tens sempre de ceder a prioridade
Tens que ceder a passagem.
Nem há discussão.
Ninguém melhor para o fazer do que alguém que trabalha para uma seguradora e que por acaso já se pronunciou neste tópicoIsso qualquer pessoa pode afirmar. Tal como pode afirmar o contrário.
Acho que o autor do código procurava respostas fundamentadas pelo código da estrada.
Ao pé da minha casa também há pessoas que pensam que continuar na mesma rua lhes dá prioridade.Isso qualquer pessoa pode afirmar. Tal como pode afirmar o contrário.
Acho que o autor do tópico procurava respostas fundamentadas pelo código da estrada.
Não tens de ceder passagem.
Nem há discussão.
Vês. Qualquer pessoa pode afirmar o que bem lhe apetecer. Mas isso não contribui em nada para o esclarecimento da questão.
Ninguém melhor para o fazer do que alguém que trabalha para uma seguradora e que por acaso já se pronunciou neste tópico
Ao pé da minha casa também há pessoas que pensam que continuar na mesma rua lhes dá prioridade.
Esquecem se é que existe uma rua à direita sem sinalização de cedência de passagem.
Pela tua lógica não faz sentido ceder a passagem, uma vez que vão continuar na mesma via.
A sinalização é clara, tanto a vertical, como a horizontal (que mostra o local a partir do qual tens que ceder passagem a todos os veículos que estejam a jusante do sinal).
Portanto é alguém que deverá saber fundamentar a sua resposta com base no código da estrada.
Se não o fizer, não espere maior credibilidade do que qualquer outro anónimo a dar a sua opinião.
Nesse caso existe uma interseção.
Se a sinalização as vias fosse assim também não haveria dúvidas de que os da direita têm de ceder sempre passagem:
![]()
Não, essa é precisamente a tua lógica. Segundo a tua lógica não há sinais redundantes:
Contradizes-te todo.