rrrfff
Well-known member
Quem quiser mudar de via tem de ceder passagem a quem já se encontrar na outra via.
Se vais na via da direita só tens de ceder passagem se quiseres entrar na via da esquerda, tal como é reforçado pela sinalização no chão.
Se alguém vai na via da esquerda e quer passar para a via da direita, tem de ceder passagem a quem já circular nela.
Tem de dar prioridade apenas para entrar na via da esquerda.
Neste caso é irrelevante ter sinalização vertical, até podia não ter sinalização nenhuma, teria de haver sempre cedência de passagem na mudança de via.
Quem muda da via da esquerda para a da direita deve ceder passagem aos que circulam na via da direita.
Quem muda da via da direita para a da esquerda deve ceder passagem aos que circulam na via da esquerda.
Se te mantiveres na via da direita não tens de ceder passagem a ninguém.
A cedência de passagem só se aplica à interceção.
Quem se mantiver sempre na via da direita nunca chega a intercetar com a via da esquerda, pelo que a cedência de passagem não se aplica nesse caso.
Se vais na via da direita só tens de ceder passagem se quiseres entrar na via da esquerda, tal como é reforçado pela sinalização no chão.
Se alguém vai na via da esquerda e quer passar para a via da direita, tem de ceder passagem a quem já circular nela.
sim , um carro que se apresente da esquerda tens de lhe dar prioridade, tens lá a cedência de passagem no chão.
Tem de dar prioridade apenas para entrar na via da esquerda.
Esta é uma clássica. São aos magotes os que nunca cedem prioridade nessas condições.
Com sinalização adequada evidentemente.
Esse caso é uma estupidez se tem sinalização horizontal e depois esqueceram-se da vertical.
Neste caso é irrelevante ter sinalização vertical, até podia não ter sinalização nenhuma, teria de haver sempre cedência de passagem na mudança de via.
Quem muda da via da esquerda para a da direita deve ceder passagem aos que circulam na via da direita.
Quem muda da via da direita para a da esquerda deve ceder passagem aos que circulam na via da esquerda.
A minha dúvida é caso eu me mantenha na via da direita.
Tenho ou não de ceder a passagem a quem vem pela esquerda? Não fiquei totalmente esclarecido...
Se te mantiveres na via da direita não tens de ceder passagem a ninguém.
Nesse caso eu diria que perde sempre prioridade já que está a entrar numa diferente via, que seguramente terá prioridade.
O que acontece é que essa via (principal), nesse pequeno troço passa de duas vias para três vias, mas quem lá circula tem prioridade.
Tens lá o sinal vertical B1, pelo que, assim perdes a prioridade, mas deveria estar, a meu ver, do lado direito.
A cedência de passagem só se aplica à interceção.
Quem se mantiver sempre na via da direita nunca chega a intercetar com a via da esquerda, pelo que a cedência de passagem não se aplica nesse caso.
Last edited: