Dúvida sobre código

Nobel

Well-known member
Boa tarde.
Recentemente percebi que neste local, eu estava a ter uma interpretação diferente de outras pessoas e fiquei na dúvida.
Nesta situação da foto, em que não há qualquer sinalização vertical e apenas sinalização horizontal, se eu quiser seguir em frente e um carro que vem pela esquerda quiser vir para a minha faixa, tenho de lhe ceder a passagem? Têm-me dito isso, mas não acho que faça sentido, uma vez que quem muda de faixa, teoricamente, perde a prioridade...

O que acham?

Screenshot-20190305-181746-Maps.jpg
[/url]
dice web

sim , um carro que se apresente da esquerda tens de lhe dar prioridade, tens lá a cedência de passagem no chão.

Só tens de ceder passagem, se fores mudar de via de trânsito, se te mantiveres na via da direita, não tens de ceder a passagem.

A cedência de passagem no pavimento, marca rodoviária M9a, apenas tem validade quando acompanhada pelo sinal vertical B1, o mesmo se aplicando à palavra STOP, tal como consta no Artigo 61º do Regulamento da Sinalização de Trânsito.

Esta é uma clássica. São aos magotes os que nunca cedem prioridade nessas condições.
Com sinalização adequada evidentemente.
Esse caso é uma estupidez se tem sinalização horizontal e depois esqueceram-se da vertical.

Boa tarde.
Recentemente percebi que neste local, eu estava a ter uma interpretação diferente de outras pessoas e fiquei na dúvida.
Nesta situação da foto, em que não há qualquer sinalização vertical e apenas sinalização horizontal, se eu quiser seguir em frente e um carro que vem pela esquerda quiser vir para a minha faixa, tenho de lhe ceder a passagem? Têm-me dito isso, mas não acho que faça sentido, uma vez que quem muda de faixa, teoricamente, perde a prioridade...

O que acham?

[/url]
dice web

Acho que é um bocado abusivo da tua parte saberes que tens uma sinalização horizontal que não te dá prioridade, e aproveitares-te porque não tem sinalização vertical. Já teve? O sinal foi retirado? Por acidente?

A minha dúvida é caso eu me mantenha na via da direita.
Tenho ou não de ceder a passagem a quem vem pela esquerda? Não fiquei totalmente esclarecido...

Acho que é um bocado abusivo da tua parte saberes que tens uma sinalização horizontal que não te dá prioridade, e aproveitares-te porque não tem sinalização vertical. Já teve? O sinal foi retirado? Por acidente?

Nunca teve e não me estou a aproveitar de nada. Simplesmente gostava de esclarecer esta dúvida.

Nunca teve e não me estou a aproveitar de nada. Simplesmente gostava de esclarecer esta dúvida.

Onde é?
Podes pôr a localização?
É que eu conheço situações que o sinal fica bastante antes.

De qualquer forma coloca-te na posição dos outros.
Eles veem a marcação horizontal, consideram que deves ser tu a ceder a prioridade.
E se tu também a vês...
Parece-me abusivo...

Mas pronto, mais do que isso é estupidez não ter a sinalização vertical. E disso não tens culpa.

Nesse caso eu diria que perde sempre prioridade já que está a entrar numa diferente via, que seguramente terá prioridade.

O que acontece é que essa via (principal), nesse pequeno troço passa de duas vias para três vias, mas quem lá circula tem prioridade.

Só tens de ceder passagem, se fores mudar de via de trânsito, se te mantiveres na via da direita, não tens de ceder a passagem.

A cedência de passagem no pavimento, marca rodoviária M9a, apenas tem validade quando acompanhada pelo sinal vertical B1, o mesmo se aplicando à palavra STOP, tal como consta no Artigo 61º do Regulamento da Sinalização de Trânsito.

Na situação de uma estrada nacional com uma via para cada lado chega a determinado ponto e transforma-se em 3 faixas sendo a do meio para quem pretender virar à esquerda e no final no chão dessa faixa está pintado STOP.

Esse STOP não serve para nada ou faz com que seja obrigatório parar antes de virar à esquerda mesmo que não venha ninguém de frente?

Como é no meio das outras duas faixas então não há nenhum sinal vertical, é só mesmo o chão pintado.

Na situação de uma estrada nacional com uma via para cada lado chega a determinado ponto e transforma-se em 3 faixas sendo a do meio para quem pretender virar à esquerda e no final no chão dessa faixa está pintado STOP.

Esse STOP não serve para nada ou faz com que seja obrigatório parar antes de virar à esquerda mesmo que não venha ninguém de frente?

Como é no meio das outras duas faixas então não há nenhum sinal vertical, é só mesmo o chão pintado.
Tanto quanto sei, não te obriga a parar.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Não serve para nada, mas se vais virar à esquerda, tens sempre de ceder a passagem a quem vem de frente.

Tens lá o sinal vertical B1, pelo que, assim perdes a prioridade, mas deveria estar, a meu ver, do lado direito.
Mas estás a falar do sinal que está no meio da estrada mais atrás? Quem vem pela direita nem sequer consegue ver o sinal.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Pois... Afinal tem sinalização. Para quem dizia que não...

Mas, sim devia estar à direita também.

De qualquer forma para que não existam dúvidas, esse sinal refere-se à interceção com a via "principal", pois está colocado depois dessa interceção com a via da esquerda.

Portanto e mais uma vez, não estando a referir-me em particular ao OP, parece-me extremamente abusivo alguém entrar nessa estrada com o "direito" de prioridade tendo bastante sinalização em contrário. Muito abusivo mesmo.

Back