Cuidado, ninguém tem dúvidas de que quem circula na via principal tem prioridade nessa via.
Aqui a questão sempre foi sobre ter de ceder passagem aos veículos que queiram passar para a via em que já circulamos.
Infelizmente esse tipo de entradas/saídas são muito comuns.
Como tu dizes, é um caso extremo. Ter uma imensidão de carros a apanhar uma entrada da autoestrada para sair na mesma saída sem chegar a entrar na autoestrada é um cenário tão inverosímil… Só se for um casamento e o gajo que ia à frente a indicar o caminho enganou-se. []
Na prática, a situação mais comum é haver um carro a querer sair e outro a entrar. É preciso ter um pouco de bom senso. Se eu vou a entrar e vejo um carro já a sair à minha frente, abrando para ele ter tempo de sair e ainda me sobrar espaço para acelerar e entrar. Por outro lado se eu vou a sair e vejo um carro a querer entrar mais ou menos ao mesmo tempo que eu, é mais sensato eu abrandar e deixá-lo acelerar e entrar à minha frente. Eu preciso travar, ele precisa acelerar, não é sensato eu meter-me à frente dele.
Um outro cenário seria haver vários carros a querer sair e vários a querer entrar. Não é muito diferente do primeiro cenário. Se eu quisesse entrar iria abrandar ou parar se necessário porque os carros a querer sair iriam atrapalhar a minha entrada. Nem é preciso terem prioridade para eu fazer isto, simplesmente se não o fizer será difícil eu conseguir entrar.
Eu não sei a resposta à questão do tópico, no código não encontro nada que explique especificamente esta situação, ambas as interpretações são possíveis. Pessoalmente, acho mais razoável que a cedência de passagem apenas se aplique à mudança de via. Ter de ceder passagem a quem quer entrar na minha via é um conceito um pouco estranho. Além de que haver cedência de passagem à mudança de via permite maior flexibilidade para resolver conflitos como os de entradas/saídas simultâneas pois obriga literalmente a que os veículos entrem e saiam intercaladamente. Com bom senso, é a forma que permite maior fluidez.
Concordo com quase tudo, e aliás se leres o link que coloquei com o printscreen explica isso mesmo - a sensatez necessária à gestão das entradas e saídas.
So não concordo com isto:
Não acho mais razoável nada pelo seguinte - o que tem prioridade é a estrada onde vais entrar e os seus veículos, não apenas as suas vias mais à esquerda. E por isso tens de priorizar o que eles querem fazer - seja seguir em frente ou sair.Pessoalmente, acho mais razoável que a cedência de passagem apenas se aplique à mudança de via. Ter de ceder passagem a quem quer entrar na minha via é um conceito um pouco estranho. Além de que haver cedência de passagem à mudança de via permite maior flexibilidade para resolver conflitos como os de entradas/saídas simultâneas pois obriga literalmente a que os veículos entrem e saiam intercaladamente. Com bom senso, é a forma que permite maior fluidez.
Tu vais entrar numa estrada com prioridade, vens duma estrada que perdeu essa prioridade. Se por um acaso tu até vais seguir em frente para sair logo, esse não é o cenário principal, é secundário.
Enquanto pelo retrovisor vires carros mais rápidos que tu com pisca à direita, deves deixá-los avançar e entrar à tua frente. Claro que, como disseste acima, a partir do momento que conseguiste entrar e "igualar" a velocidade a que os carros estão normalmente a sair, já estarás inserido na via, e quem vier atrás já se meterá atrás de ti. Mas no início deves sempre ver e ceder passagem.