Dúvida sobre código

Screenshot-20190305-181746-Maps.jpg
[/url]
dice web

Então, se por acaso houver um engarrafamento longo para esta saída, qualquer cagalh** pode aproximar-se pela via da esquerda e terá que lhe ser dada prioridade? :mad: Não gosto [:D]
Ou há algo no código que descreva essa situação?

As questões a que o rf ainda não respondeu (está esquecido... [:D]):

Estás a deturpar e mais grave, continuas a deturpar! [:D]
Portanto a partir de agora já é mesmo uma questão de postura e ética (ou a sua ausência...).

Mais uma vez:

Agora com zoom 500x para veres melhor:

Ou seja, ninguém está a falar em via de aceleração para entrar em AE.

Assim explica-me, em primeiro lugar o que está de errado de NAS CONDIÇÕES QUE EU ESTOU A FALAR, de eu dar pisca para a direita e aceder à via mais à direita, que nasceu por via de um acesso à AE.

Segundo em caso de conflito com outro condutor, quem é que tem que ceder a prioridade, NAS CONDIÇÕES QUE EU ESTOU A FALAR, o condutor que vem na AE e a quem o CE o obriga a ir para a via da direita, ou o condutor que vem a entrar na AE e que apanha com um sinal de cedência de prioridade bem na entrada desse acesso?

Responde lá sem deturpações, que é para ver do que vales!

Vamos ficar à espera! [:cool:]

Não vejo como podem existir dúvidas.
Quem encontra o sinal de cedência de prioridade, perde prioridade quer vá em frente quer mude para a faixa da esquerda.

Caso contrário seria um caos nas saídas de AE ou Vias Rápidas, em tudo o que é nó de intercessão...

https://www.google.com/maps/@38.801...4!1sgu1MKHj3gRYKkulhSWCRjA!2e0!7i13312!8i6656

Neste caso o sinal de cedência de prioridade não está na faixa de quem sai da Via Rápida (IC), mas está Bem Claro (horizontal e vertical) na faixa de quem CHEGA, quer para seguir em frente quer para entrar na VR(IC).

Edit: não sei como colocar a imagem... alguém pode colocar?

Last edited:
T-tos-a-entrar-na-AE.jpg

Não sei que dizer... está tudo na imagem!

De resto há que haver bom-senso... coisa que falta muito!

Não vejo como podem existir dúvidas.
Quem encontra o sinal de cedência de prioridade, perde prioridade quer vá em frente quer mude para a faixa da esquerda.

Caso contrário seria um caos nas saídas de AE ou Vias Rápidas, em tudo o que é nó de intercessão...

https://www.google.com/maps/@38.801...4!1sgu1MKHj3gRYKkulhSWCRjA!2e0!7i13312!8i6656

Neste caso o sinal de cedência de prioridade não está na faixa de quem sai da Via Rápida (IC), mas está Bem Claro (horizontal e vertical) na faixa de quem CHEGA, quer para seguir em frente quer para entrar na VR(IC).

Edit: não sei como colocar a imagem... alguém pode colocar?

Assim é claro. Não me apercebi que havia um acesso à via (do post inicial) imediatamente antes da saída retratada.

Ou seja, estás a considerar e a aceitar que quem entre numa AE nessas condições tenha sempre prioridade!
Boa!
Nem ambulâncias em marcha de urgência têm prioridade de entrada numa AE.
E agora vocês, do alto da vossa sabedoria, consideram que todos e qualquer um, que entre nessas condições entra à campeão.
É por malta assim que conduzir nas nossas estradas é a selva.
Então explica-me quando é que quem circula na via que deu origem a uma via adicional na autoestrada deixa de ter de ceder prioridade a quem circula na que era a via mais à direita até então.

Então explica-me quando é que quem circula na via que deu origem a uma via adicional na autoestrada deixa de ter de ceder prioridade a quem circula na que era a via mais à direita até então.

Quando tal não estiver sinalizado ;) À partida, sempre que houver uma saída imediatamente depois, haverá sempre sinalização de cedência de passagem para dar prioridade a quem já seguia na autoestrada e possa querer sair dela.

Quando tal não estiver sinalizado ;) À partida, sempre que houver uma saída imediatamente depois, haverá sempre sinalização de cedência de passagem para dar prioridade a quem já seguia na autoestrada e possa querer sair dela.
O que significa que mesmo alguém que nunca saia da sua via mais à direita tenha de dar prioridade a quem venha das vias à esquerda para sair.

Case closed.

Já expliquei mais atrás - quando já estiver inserido, e por inserido considera-se quando já circular à velocidade normal da via e dos restantes veículos.
A partir daí, as regras são as normais de mudança de via.

Explico sim senhor. Com todo o gosto. Estamos cá e para isso. E com exemplos e tudo.
Situação 1: não vem nenhum carro na via para a qual queres entrar.
Verificas que não vem nenhum e entras na estrada nova na via da direita e aceleras até à velocidade que te for mais conveniente dentro dos limites da nova estrada.

Situação 2: tens alguns carros a circular na via prioritária.
Deixas passar os que achares que o teu acesso os vai obstruir. Nomeadamente no direito que eles têm de virem para a sua via da direita. Deves fazer um compasso de tempo, ou até mesmo parar. Conforme descrito pelo CE. Pode entrar à frente daqueles cuja tua ação não vá interferir com o andamento deles. Por exemplo, se eles circularem a 90 km/h e tu conseguires acelerar até essa velocidade, sem que eles tenham que travar, então não tens que lhes dar prioridade por não vais interferir com eles.

Ou seja, no fundo é como um cruzamento qualquer!

não é o caso do exemplo do op e da maioria aqui exemplificado mas existem situações em AE e não só em que a via de acesso/junção cria uma nova via em que não existe sinalização e como tal não há obrigação de ceder passagem a quem se quiser encostar a essa nova via mais à direita.

assim logo de cabeça recordo-me deste no inicio da A5

e deste no inicio da radial de Benfica

não é o caso do exemplo do op e da maioria aqui exemplificado mas existem situações em AE e não só em que a via de acesso/junção cria uma nova via em que não existe sinalização e como tal não há obrigação de ceder passagem a quem se quiser encostar a essa nova via mais à direita.

assim logo de cabeça recordo-me deste no inicio da A5

e deste no inicio da radial de Benfica

O rrrffff gosta disso, mas não responde às questões em falta! [:D]

Essa situação transcende, conforme referes, o tema aqui abordado.
Portanto, não tem nada a ver.
Não tem sinalização vertical, nem horizontal.
Como tal não tens que ceder prioridade, o que não se manifesta na situação em causa.
Ou seja, como não tema nada a ver, não tem qualquer tipo de analogia.

Essas fotos dão a entender que a ausência de sinais de cedência de facto fazem diferença, a não ser que tenha sido "esquecimento".

Ainda assim, custa a perceber o racional de colocar sinais de cedência de passagem nas vias de aceleração mesmo quando não continuam nem são seguidas de uma saída.

Essas fotos dão a entender que a ausência de sinais de cedência de facto fazem diferença, a não ser que tenha sido "esquecimento".

Ainda assim, custa a perceber o racional de colocar sinais de cedência de passagem nas vias de aceleração mesmo quando não continuam nem são seguidas de uma saída.

Quando usas um patuá todo finório e te contradizes de um parágrafo para o outro!

Voltando ao tópico, achei mais umas entradas curiosas:

Aqui apenas a via da direita tem sinal de cedência de passagem.

cYZSgLo.png

Mais à frente a via limita-se a desaparecer, sem nenhum sinal de cedência de passagem.

SVL4mSr.png

Por outro lado aqui há sinal de cedência de passagem numa via de aceleração. Qual será a vantagem?

PzT2zcg.png

Aqui o sinal de cedência claramente indica que quem circula na via da direita deve ceder passagem aos da via da esquerda.

0miHSsS.png

Mais à frente são duas vias a ter de ceder passagem!?

eviUfsH.png

Last edited:
Voltando ao tópico, achei mais umas entradas curiosas:

Aqui apenas a via da direita tem sinal de cedência de passagem.

cYZSgLo.png

Mais à frente a via limita-se a desaparecer, sem nenhum sinal de cedência de passagem.

Não.
A mais à direita tem de ceder prioridade à 2a à direita. Está última cede prioridade à AE. É facilmente visível na sinalização.

Explico sim senhor. Com todo o gosto. Estamos cá e para isso. E com exemplos e tudo.
Situação 1: não vem nenhum carro na via para a qual queres entrar.
Verificas que não vem nenhum e entras na estrada nova na via da direita e aceleras até à velocidade que te for mais conveniente dentro dos limites da nova estrada.

Situação 2: tens alguns carros a circular na via prioritária.
Deixas passar os que achares que o teu acesso os vai obstruir. Nomeadamente no direito que eles têm de virem para a sua via da direita. Deves fazer um compasso de tempo, ou até mesmo parar. Conforme descrito pelo CE. Pode entrar à frente daqueles cuja tua ação não vá interferir com o andamento deles. Por exemplo, se eles circularem a 90 km/h e tu conseguires acelerar até essa velocidade, sem que eles tenham que travar, então não tens que lhes dar prioridade por não vais interferir com eles.

Ou seja, no fundo é como um cruzamento qualquer!

Eu falo de quem tem prioridade a passar para a via da direita e tu respondes como se deve fazer para passar para a via da esquerda?

Last edited:
Já expliquei mais atrás - quando já estiver inserido, e por inserido considera-se quando já circular à velocidade normal da via e dos restantes veículos.
A partir daí, as regras são as normais de mudança de via.
Olhando então para o exemplo das 3 imagens infra que são todas da mesma entrada na A1, se eu vier na via que entra na A1 e chegar à A1 à velocidade normal da A1 não tenho de ceder prioridade a quem circula na via da direita da A1 e queira mudar para a via em que circulo mas se for mais devagar do que a velocidade normal da A1 já tenho de ceder prioridade, e deixo de ter de ceder quando circular à velocidade normal da A1? Para mim isso não faz qualquer sentido.

f3167fb6b234c0fd6a8564c4ac03b151.jpg
0ef068684c097bccf1c737ca431f421d.jpg
6c2ade5842ab615ac8aed5f3745d6e01.jpg

Back