duvida sobre processadores

Pois, a maior diferença que noto entre os meus computadores de casa (ambos com um núcleo), para os computadores com 2 núcleos é na disponibilidade que o sistema continua a ter mesmo quando uma aplicação cola um dos processadores ao máximo, muitas vezes é a diferença entre ficar parado a olhar para a ampulheta do rato à espera que o programa termine o que está a fazer para poder abrir o menu iniciar (por exemplo) ou continuar a usar o pc normalmente com um dos núcleos enquanto o outro está ocupado com o dito programa a 100%.

Cumprimentos
Se tiveres um programa não optimizado para um processadores de 2 núcleos, ambos os processadores vão funcionar a 50%!

Se tiveres um programa não optimizado para um processadores de 2 núcleos, ambos os processadores vão funcionar a 50%!
errado. se não é preparado para 2 núcleos, não vai usar os 2 núcleos. usa um a 100% (se for necessário chegar aos 100%), o que equivale a 50% do total.

errado. se não é preparado para 2 núcleos, não vai usar os 2 núcleos. usa um a 100% (se for necessário chegar aos 100%), o que equivale a 50% do total.
Eu associei que fosse assim, porque o gestor de tarefas indica isso! Na verdade algumas aplicações mostra 60% no 1º e 30% o 2º!

Os novos processadores da intel são melhores que os p4, pelo seguinte motivo. Funcionam em paralelo!

Não só. Também já havia pentium 4 com dual core. Sem grandes detalhes, pode-se dizer que o P4 foi concebido com o marketing em vista e atingir velocidades de relógio muito altas, apesar de fazer menos cálculos por Mhz. A arquitectura core tem muito mais a ver com o Pentium III do que com o P4. E ainda bem.

Não só. Também já havia pentium 4 com dual core. Sem grandes detalhes, pode-se dizer que o P4 foi concebido com o marketing em vista e atingir velocidades de relógio muito altas, apesar de fazer menos cálculos por Mhz. A arquitectura core tem muito mais a ver com o Pentium III do que com o P4. E ainda bem.
o P4 HT acho que não era um dois cores nativos ( alguem que me possa dar mais info se ouve p4 com dois cores fisicos).

A solução da intel para andar para a frente, foi andar para trás [:D] , irónico, não é?

Alguem que esteja mais dentro do ramo a informática pode-me dizer se o motivo para os processadores actualmente estarem ao preço que estão é o facto de eles aproveitarem as waffles mais do que antes?

A arquitectura netburst foi o que foi..:sh)

De todas as maneiras o p4 não foi assim tão desastroso, os p4 C ( 200 fsb, ht, etc etc ) era bem bons. Estavam a frente dos bartons, embora estes fossem muito mais baratos, tornando-se excelentes compras em termos de qualidade / preço!

Edit: Havia sim p4 com 2 cores fisicos, embora os com Ht apenas tivessem um core fisico.

Hoje em dia a velocidade dos processadores não é determinante mas sim o conjunto remanescente. A velocidade das memórias é muito importante e a performance da placa gráfica também. O conjunto no seu todo é que importa.

Os processadores AMD são mais eficientes energeticamente uma vez que usam uma menor voltagem comparativamente aos processadores Intel. Quanto à sua velocidade considero-a desprezível isto tentando comparar AMD vs Intel.

Penso que até energéticamente ficam a perder para os C2D, ainda por cima este mês foram lançados os novos cpus de 45nm.

o P4 HT acho que não era um dois cores nativos ( alguem que me possa dar mais info se ouve p4 com dois cores fisicos).

A solução da intel para andar para a frente, foi andar para trás [:D] , irónico, não é?

Alguem que esteja mais dentro do ramo a informática pode-me dizer se o motivo para os processadores actualmente estarem ao preço que estão é o facto de eles aproveitarem as waffles mais do que antes?

http://www.intel.com/portugues/products/processor/pentium_d/index.htm

Quanto ao preço, relembro a cotação do dólar vs euro...

Aí já depende das aplicações, se estão optimizadas ou não para tirar partido de mais de um núcleo de processamento, hoje em dia muitas aplicações já tiram partido dos 2 núcleos dos C2D, mas poucas ainda tiram partidos dos 4 núcleos dos Quad Core.

O que normalmente acontece é dividir as tarefas pelos dois núcleos, ou seja, em vez de um único núcleo processar uma coisa, processam os dois em simultâneo e assim demora muito menos tempo, basicamente é essa a premissa dos C2D.

Não cair no erro de pensar que um C2D a 2.0Ghz é na verdade um processador a 4.0Ghz, ainda há muitas pessoas a bater nessa tecla.

Há muito tempo que se usam "processos virtuais", e os CPU's multicore usam isso...

Mas basta aceder a uma biblioteca para o Windows pôr a chamada noutro core...

e em jogos também se aplica isto, tiram partido dos dual core vs os mais antigos á mesma velocidade?

Ainda mais... Por exemplo, a física, faz muito uso de vários cores...

Back