«É a gasóleo?»

Nem o Panda é o melhor carro do mundo nem os Dacia são os piores do mundo.

A polémica gerou-se quando alguém respondeu que um Panda, ou parecidos não são bons para colocar a GPL.

Por acaso conheço o caso de um C1 a GPL que só faz estrada que anda com custos de €3 por cada 100km
Também existem aqueles que nem dinheiro para comprar um panda novo tem, gostam é de ***** postas de pescada em fóruns automóveis.[:D]
 
Mas a propósito do gpl... Há quem defenda que um carro depois de adaptado perde um pouco de potência em baixas, isso é verdade?
 
Pois porque ja tinha ouvido que em altas não se notava, mas tem lógica perder alguma coisa tanto em baixas como em altas...

Ah pois ganha e a carteira so agradece [:D]
Mas as perdas de potencia são praticamente impercetíveis, e em alguns casos é possível terem mais potencia(misturas pobres) do que a gasolina, só que o resultado não é muito amigo do motor pois as misturas pobres provocam aquecimento excessivo.
 
Mas a propósito do gpl... Há quem defenda que um carro depois de adaptado perde um pouco de potência em baixas, isso é verdade?

Issa acontecia sobretudo nos sistemas aspirados e em motores atmosféricos.

Hoje em dia com os sistemas sequenciais, sejam gasosos ou líquidos isso já não acontece. Existem afinações em que o carro até fica mais performante a GPL, sacrificando os consumos.
 
É que há um amigo meu que tem um 735i e tem gpl e ele diz que nota bem a diferença, principalmente em baixas.. Agora não sei se poderá depender dos cc e dos cv que um carro tenha e que se note mais em carros mais potentes do que em carros com menos potencia, nao sei, tou so a supor [:D]

Ainda assim, seja como for, aquilo é um excelente carro a todos os niveis, foi o unico serie 7 em que andei ate hoje...e gostei bastante..silencioso, potente, muito seguro [;)]
 
Sem dúvida que o gasóleo está muito enraízado na mente do povo. Quando disse ao meu pai que estava a pensar comprar um MX-5 fez-me exactamente a pergunta do tópico: "é a gasóleo?". [:)] [:blush:]
 
Sem dúvida que o gasóleo está muito enraízado na mente do povo. Quando disse ao meu pai que estava a pensar comprar um MX-5 fez-me exactamente a pergunta do tópico: "é a gasóleo?". [:)] [:blush:]

Ahahah, confirma-se mais uma vitima da questão automática e imediata [:p]

Eu também acho que o diesel está mesmo infiltrado nas pessoas em geral. De 2000 em diante é uma coisa brutal, até que nos dias de hoje, os carros a gasolina são vistos como carro de quem tem poucas posses, carro inferior, e até mesmo, em alguns casos, dificil de adquirir (falando de alguns modelos novos).
 
Portugal é 1 Pais com 10 milhoes de pessoas e poucas posses. E normal que o diesel esteja enraizado porque um automovel tem que ser um para tudo.

Basta olhar para a Suiça que e o outro extremo: As pessoas compram o carro mais acertado e alugam se precisam de algo diferente (Cabrio, 7 lugares para levar sogros).

E quando olha p a classe media alta um dos carros e 1 um mercedes 3000 ou 4000 gasolina e um fiesta ST ou Polo GTI.

Aqui ve.se muito pessoas de 40s na cidade com Polo GTI, Corsa OPC o que em Portugal seria pobre. Um bmw 525 d de 96 é que é maquina.

Há muita pouca gente a ponderar comprar um corsa 1.0 turbo por exemplo e alugar um astra qdo fazem viagens de 1000 kms.


Há 1 barreira que o diesel compensa e metem casos completamente estupidos porque nao ha flexibilidade como ter 2 carros ou adquirir um mais barato e alugar qdo for preciso um carro diferente
 
É que há um amigo meu que tem um 735i e tem gpl e ele diz que nota bem a diferença, principalmente em baixas.. Agora não sei se poderá depender dos cc e dos cv que um carro tenha e que se note mais em carros mais potentes do que em carros com menos potencia, nao sei, tou so a supor [:D]

Ainda assim, seja como for, aquilo é um excelente carro a todos os niveis, foi o unico serie 7 em que andei ate hoje...e gostei bastante..silencioso, potente, muito seguro [;)]

Bem, não te vou desmentir... mas podes conduzir o meu motor de 875cc turbinado e comutar as vezes que quiseres de combustível e veres se sentes qualquer diferença... mas também foi bem afinado, em testes de estrada a gasolina e GPL durante mais de 70km com todas as mudanças a irem ao corte de forma a registar o débito que o carro fazia a gasolina e copiar esses registos.

O meu Panda 4X4 foi o primeiro carro equipado com motor TwinAir a ser adaptado em Portugal, e o ficheiro foi criado a partir do nada. Até teve que levar injetores mais potentes do que os inicialmente recomendados pela BRC porque estes não aguentavam o débito. A mudança de débito às 4000rpm fazia o kit comutar para gasolina. O meu serviu para a BRC criar o ficheiro para futuras adaptações.

O meu carro, a meu pedido, tem exatamente a mesma performance seja a gasolina ou a GPL... mas porque eu o quis. Podia ter melhores consumos, mas em altas o motor comutava para gasolina para ter mais performance, ou ter mais performance a GPL aumentando o consumo. No meu caso preferi que ficasse igual nos dois combustíveis.

Esse 735i, será atmosférico, certo? Instalação à quanto tempo? E será que foi bem afinado para ter performances iguais?

São muitos fatores que podem fazer oscilar a performance.

Aliás, no GPL, mais do que a escolha da marca/modelo do kit a instalar, é a qualidade do instalador que faz a diferença.
 
Last edited:
O diesel só comecou a ser popular com o desenvolvimento do motores turbo diesel de baixa cilindrada no fim do seculo passado, antes disso a maioria era motores de baixa cilindrada a gasolina.
Com a aproximação dos preços e a pouco investimento das marca nos motores a gasolina o diesel tornou-se o motor de eleição.
Com o aparecimento dos turbinados a gasolina equiparou as coisas mas com o seu maior consumo e um preço do diesel mais barato só em alguns casos são uma verdadeira opção . depois há os anti-diesel e os petrolheads mas esses não contam para nada só para chatear nos foruns.

Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
 
Claro que os amantes de tratores, contam muito nestes fóruns.

O diesel começou a ganhar fatia nas vendas quando começaram a democratizar o turbo, ao ponto de não existirem no mercado motores diesel atmosféricos, e com isso veio a fama do kick dos diesel, da força em baixas que os atmosféricos não possuem, e como só à pouco tempo começaram a surgir turbinados a gasolina de baixa cilindrada (primeiro os 1.4 e agora menos), têm que lutar para fazer esquecer esse dogma do diesel é que é bom. Não é o diesel que é bom... é um motor turbinado.

É um bocado como o dogma da FIAT. "A FIAT não presta, tive um 127 à 30 anos que se desfazia com a ferrugem. Por isso FIAT nem dados. É só problemas" Esquecem é que em 30 anos muita coisa mudou nesta área.
 
Tudo o que é veiculos que precisem de ser eficientes usa o diesel, já veículos de recreio é mais gasolina por ai não haver necessidade de tanta eficiência económica, por isso é normal que um veículo utilitário seja a diesel e um recreativo a gasolina
Mesmo que não uses gasóleo no teu carro tudo o que usas e comes teve gasóleo associado na sus produção e transporte portanto dizer que se é anti-diesel é só hipocrisia.

Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
 
Ter de levar com o gasoilar dos veículos na estrada dassss

Ate a stcp tem carros a cng que e muito mais suave que as trampas a diesel
 
É verdade sim senhor. Eu apoio a introdução do diesel como combustível profissional.

Mas profissional refiro-me a transportes e entregas... não ao Senhor Joaquim ir para o trabalho.

Hoje, não faz sentido o diesel ter mais benesses nos impostos que a gasolina, deveria ser igual, como já acontece em países mais civilizados. O diesel deveria ser como o gasóleo verde, só para uso profissional.
 
Last edited:
Back
Top