«É a gasóleo?»

No mundo real, eu próprio talvez estacionasse dentro dos parques, mas isso não faz com que seja legal. Eu também ando a mais de 120 km na AE mesmo não sendo legal.
Agora, no mundo real se eu for apanhado a mais de 120 pago uma multa e no mundo real se um responsável te topar a meter o carro lá dentro vai convidar-te a tirar o carro de lá de dentro como há relatos conhecidos.

Não...

No mundo real é chamada a polícia. Passado 2-3h aparece, isto se aparecer de todo. Chamam pelo sistema de som o dono do veículo, que passando 1-2h deve comparecer junto ao mesmo para o retirar do lugar no final das compras.

A Polícia diz que não pode estacionar ali, se não tiver ido embora entretanto porque estar a esperar horas por alguém vir tirar um carro a GPL é mais que irrelevante para a polícia.

Resumindo, no mundo real ninguém quer saber disso. Nem a Polícia irá dar atenção, nem o centro, nem a segurança do mesmo já que se o carro não tiver a impedir passagem, estão tão preocupados com a situação como eu...

Mas continua a viver no mundo imaginário. Curiosamente uma das minhas funções profissionais é a segurança de um parque de estacionamento... GPL realmente é algo que é o topo a atenção (not). Entre isso e os frequentes espertos que estacionam no lugar de deficientes, a prioridade é clara.

Diria que a acontecer isso nada acontecia ao parque e o veículo era posto na rua.
Se o proprietário se recusar a por na rua incorre noutro tipo de crime, nomeadamente desobediência às autoridades.

Nope, muito pelo contrário. Então os parques não têm de cumprir a lei ao abrigo da qual eles operam?
Não incorrias num crime de desobediência porque nem sequer a polícia te pode obrigar a pôr o carro na rua por achar que o teu carro é feio... nem eles se iriam pôr a inventar leis... à partida.
Qual o artigo que te leva a crer isso? Acho engraçado, como alguém já partilhou aqui a lei completa... com as contra-ordenações todas que se prevêem, com as infracções e com as penalidades devidas... e continuas a dizer que é ilegal...

Ainda não percebeste que esse artigo em que te apoias refere-se a uma obrigatoriedade aos parques (os parques devem, que é o que se lê ali) e não a uma proibição aos carros (que nesse caso ler-se-ia algo como, os veículos estão proibidos ou restritos ou não devem)? Nem faz sentido... agora tens que ser tu, como condutor, a saber as normas que o parque cumpre? Obviamente que não é assim. É por isso que não existe contra-ordenação, nem penalidade... aliás há-de existir, mas como diz respeito a normas técnicas sobre as quais infraestruturas estão abertas ao público, há-de constar noutro conjunto de leis que não o Código de Estrada.

Mas se viste ali que contra-ordenação era e qual a penalidade... e eu, por lapso, não vi, ainda estou à espera que partilhes.

EDIT: Aliás acabas-te de te contradizer. No post nº 410 disseste precisamente que "Porque raio iam atribuir uma coima a um proprietário de um veículo GPL porque o parque de estacionamento não cumpre os requisitos??? Nesse caso a lei é clara, o parque não reúne condições para que lá estacionem, a haver coimas será para o parque." Lool

Se um carro a GPL de vinheta verde está estacionado num parque que não cumpre a legislação, quem está em incumprimento é o parque, não o automobilista.

Last edited:
Afinal a lei é tão clara, tão clara, e há várias interpretações da mesma. Imaginem se não fosse clara. [:D]

Então o Sr. "Doutor" identifique qual é a coima para os veículos com dístico verde que estejam estacionados num parque subterrâneo?

Eu só vejo coimas referentes aos veiculos que não estão de acordo com o novo regulamento e tem de usar o autocolante azul.

Como? Pois a ti parece que falta uma cadeira de introdução ao português...

Julguei que se referiam ao estacionamento de viaturas com o dístico azul.

Mais uma falha na legislação, que deveria ser resolvida em conjunto com a existência de um sinal para os parques.

Desculpem a minha ignorância, mas as minhas dúvidas podem ser as dúvidas de muitos usuários.

O risco de explosão é maior num carro a GPL após um acidente?

O depósito do GPL fica na mala do carro?

O consumo de um carro adaptado a GPL é menor do que se o mesmo motor fosse movido a gasolina?

Obrigado.

Desculpem a minha ignorância, mas as minhas dúvidas podem ser as dúvidas de muitos usuários.

O consumo de um carro adaptado a GPL é menor do que se o mesmo motor fosse movido a gasolina?

Obrigado.

1. que eu saiba nao

2. penso que fique no espaço do pneu

3. é superior. mas o gpl custa 50 centimos...

Obrigado.

Não, é inferior.

Na mala ou no exterior (depende do veículo)

Pode ser maior, igual ou menor, vai sempre depender do motor e principalmente do kit instalado/afinação do mesmo

Nope, muito pelo contrário. Então os parques não têm de cumprir a lei ao abrigo da qual eles operam?
Não incorrias num crime de desobediência porque nem sequer a polícia te pode obrigar a pôr o carro na rua por achar que o teu carro é feio... nem eles se iriam pôr a inventar leis... à partida.
Qual o artigo que te leva a crer isso? Acho engraçado, como alguém já partilhou aqui a lei completa... com as contra-ordenações todas que se prevêem, com as infracções e com as penalidades devidas... e continuas a dizer que é ilegal...

Ainda não percebeste que esse artigo em que te apoias refere-se a uma obrigatoriedade aos parques (os parques devem, que é o que se lê ali) e não a uma proibição aos carros (que nesse caso ler-se-ia algo como, os veículos estão proibidos ou restritos ou não devem)? Nem faz sentido... agora tens que ser tu, como condutor, a saber as normas que o parque cumpre? Obviamente que não é assim. É por isso que não existe contra-ordenação, nem penalidade... aliás há-de existir, mas como diz respeito a normas técnicas sobre as quais infraestruturas estão abertas ao público, há-de constar noutro conjunto de leis que não o Código de Estrada.

Mas se viste ali que contra-ordenação era e qual a penalidade... e eu, por lapso, não vi, ainda estou à espera que partilhes.

EDIT: Aliás acabas-te de te contradizer. No post nº 410 disseste precisamente que "Porque raio iam atribuir uma coima a um proprietário de um veículo GPL porque o parque de estacionamento não cumpre os requisitos??? Nesse caso a lei é clara, o parque não reúne condições para que lá estacionem, a haver coimas será para o parque." Lool

Se um carro a GPL de vinheta verde está estacionado num parque que não cumpre a legislação, quem está em incumprimento é o parque, não o automobilista.

Ê pá que grande confusão que estás a fazer...

Um parque não tem as conduções exigidas pela Lei para estacionamento GPL.
Um carro GPL Estaciona lá dentro.
Até aqui o condutor não está a infringir nenhuma lei, até porque não tem que saber se o parque cumpre ou não a lei.
Um responsável pede ao condutor que retire o carro. (Sim porque a lei manda retirar o carro, está lá preto no branco)
Se o condutor se opuser a retirar o carro começa aqui a infracção.
Imaginemos a situação de um plano académico, o condutor opõe-se e os responsáveis chamam a policia, se o condutor se recusar a retirar o carro obviamente a policia tem de actuar em conformidade e a ilegalidade passa a ser de desobediência.

Agora no mundo real, isso será uma agulha num palheiro, mas pode acontecer, que o diga o Horácio Matos, de Vila Real que tem um carro a GPL e foi impedido de estacionar no parque subterrâneo de uma grande superfície, ele por iniciativa retirou o carro ou não estacionou, mas se não o fizesse o próximo passo seria chamar a policia.
http://www.deco.proteste.pt/motor/automoveis/noticia-flash/carros-a-gpl-em-que-parques-estacionar

Já se fizeram experiências em que se demonstrou que o risco de explosão é menor num carro a GPL... aquele depósito blindado simplesmente é anti-tudo.
Ainda, em caso de incêndio, o depósito tem um mecanismo em que liberta GPL de forma controlada para o meio ambiente para não ficar preso no calor e num meio fechado, o que não acontece na gasolina.
Claro, em todo o caso o risco será igual já que um carro a GPL também anda com gasolina no depósito lool. O risco é sempre muito reduzido... seja GPL, gasolina ou gasóleo.

Não, é inferior.

Na mala ou no exterior (depende do veículo)

Pode ser maior, igual ou menor, vai sempre depender do motor e principalmente do kit instalado/afinação do mesmo

Como é que o risco de explosão de um carro movido a gasolina é SUPERIOR a um carro movido a gasolina + GPL????

O risco de explosão do depósito é ínfimo e a coisa está mais que testada. A questão está na probabilidade de existência de uma fuga, e os riscos inerentes a essa fuga em parque fechado.

O depósito do GPL fica na mala do carro? Sim

É ligeiramente superior, mas o LPG custa metade ou menos, dependendo do local onde compres.

Obrigado.

A bold

Ê pá que grande confusão que estás a fazer...

Um parque não tem as conduções exigidas pela Lei para estacionamento GPL.
Um carro GPL Estaciona lá dentro.
Até aqui o condutor não está a infringir nenhuma lei, até porque não tem que saber se o parque cumpre ou não a lei.
Um responsável pede ao condutor que retire o carro. (Sim porque a lei manda retirar o carro, está lá preto no branco)
Se o condutor se opuser a retirar o carro começa aqui a infracção.
Imaginemos a situação de um plano académico, o condutor opõe-se e os responsáveis chamam a policia, se o condutor se recusar a retirar o carro obviamente a policia tem de actuar em conformidade e a ilegalidade passa a ser de desobediência.

Agora no mundo real, isso será uma agulha num palheiro, mas pode acontecer, que o diga o Horácio Matos, de Vila Real que tem um carro a GPL e foi impedido de estacionar no parque subterrâneo de uma grande superfície, ele por iniciativa retirou o carro ou não estacionou, mas se não o fizesse o próximo passo seria chamar a policia.
http://www.deco.proteste.pt/motor/automoveis/noticia-flash/carros-a-gpl-em-que-parques-estacionar

My bad, pensei que a remoção dos veículos fosse só aplicável aos de dístico azul... reli a lei e parece que é aplicável em qualquer situação em que não se respeite o artigo 4.
Seja como for, nenhum parque controla isso... e controlar isso, creio eu, iria implicar os seus custos. Simplesmente não o fazem.
O que aconteceu com o Horácio Matos, diria eu, é que provavelmente entrou em contacto com a administração do parque por algum motivo, e disseram-lhe que não podia ali estacionar. Não estou a ver nenhum parque, seja ele qual for, a ter um funcionário à entrada a controlar/fiscalizar os carros que entram, ou a vistoriar lá dentro os carros que lá estão estacionados...

Creio que já houve para aí algum user que referiu o mesmo em relação a outros Shoppings, enviou email e responderam que não podia estacionar. Mas se lá for meter... nem eles sabem o que lá está.

Tu não páras, deves ter pilhas duracell. [:D]

Esse parque até tem um dos pisos que não é completamente subterrâneo, com a entrada ao nível do solo, e pela minha interpretação qualquer carro a GPL pode lá estacionar (nesse piso), visto que tem uma abertura ao nível do tecto e solo, aliás é uma abertura de alto a baixo.
No entanto o sinal de proibição de circulação de veiculos a GPL está lá colocado. A ajuda da DECO neste caso foi completamente infeliz.
E há outros parques em que sempre foi permitido estacionar veiculos a GPL, mesmo pela lei antiga, e lá está o sinal de proibição, como por exemplo o Norte Shoping no Porto, que tem aberturas laterais. E até criaram um parque reservado no exterior para veiculos a GPL... ridiculo.

Back