E a seguir?

Ecoflex, é um Peugeot 307SW de 2007 (acho que o podes ver no meu perfil e tenho aqui um DB). É 1600 mas é de 90CV, sem FAP nem turbo de geometria variável. Foi-me vendido com desconhecimento meu mas estou mais do que satisfeito assim!

Tenho lido mais um pouco sobre o Golf. Parece que tem a melhor insonorização, os melhores materiais e é o melhor em mau piso... ok... e valerá mais 4-5 mil € de diferença?

Ecoflex, é um Peugeot 307SW de 2007 (acho que o podes ver no meu perfil e tenho aqui um DB). É 1600 mas é de 90CV, sem FAP nem turbo de geometria variável. Foi-me vendido com desconhecimento meu mas estou mais do que satisfeito assim!

Tenho lido mais um pouco sobre o Golf. Parece que tem a melhor insonorização, os melhores materiais e é o melhor em mau piso... ok... e valerá mais 4-5 mil € de diferença?

Ok, essa não parece ter FAP, como dizes. Para mim (eu que até estive comprador de um segmento C a diesel há 2 anos, e gosto da Golf variant, quando soube do preço desisti), não vale a diferença, seja para ficar meia-dúzia de anos com o carro ou uma dúzia. Simplesmente o que pedem por eles, é demasiado. Não significa que não sejam bons, mas a melhor relação preço/qualidade/equipamento não está no Golf.

Gosto bastante da tua carrinha[;)], a minha irmã tem uma, na versão sport de 2006, com tecto panorâmico, estofos em meia pele, jante 17, etc...está espectacular. É a de 110cv, e acho que já tem FAP, mas sem certezas.

Respondendo à tua pergunta: Não.

Disseram-me há pouco que há uma grande diferença entre os Golf e a concorrência: envelhecem melhor. Estragam-se menos, desgastam-se menos, produzem menos ruídos...

Alguém confirma?

A diferença não é 4-5 mil€.

Para mim a mais valia de um carro alemão face aos outros (e não precisa de ser um Golf) é que normalmente não se está a desfazer ao fim de uns anos.

Não quero com isto dizer que são fiáveis, porque nisso são apenas medianos, mas a verdade é que andar num Golf com 10 anos e num qualquer concorrente da altura e a sensação de solidez, insonorização, etc é bem diferente de um megane por exemplo. Lembro-me de um amigo meu entrar no Golf V que passou por casa e ele tem um megane II e dizer-me que nem parecia um carro do mesmo segmento.

Já sei que vou lançar o terror aqui no tópico, mas a verdade é que os alemães têm atenção a detalhes na concepção que os outros não têm.
Não é à toa que desvalorizam menos em média, e não é só cá em Portugal, é em todo o lado.

Já alguém foi ao spritmonitor fazer uma pesquisa de carros entre os 100 e os 140CV a gasolina, ordenados por consumo?

É só Toyotas!!!

Convivo de muito perto com um golf V de 2006, 1.9 tdi (até a rodagem lhe fiz!).

Comparando com a minha sw de 07 (igual à tua) o golf fica uns furos largos à frente no que respeita a qualidade, aprumo e montagem.

Pormenores como puchadores das portas em aluminio, pilares intereriores forrados em tecido, tacto dos comandos (excepto direcção que a da pug é muito boa), e mesmo o conforto considero melhor no golf. Tanto os bancos como o proprio amortecimento (sobretudo do eixo traseiro) é melhor.

A 307 não tem saídas de ar para a fila de trás, o golf tem entre os banco e por baixo dos bancos...

Depois temos aspectos práticos, na pug não se consegue desligar as luzes interiores traseiras (quem tem filhos pequenos sabe o jeito que dá), o golf permite, os sensores de chuva/luz são utilizáveis, na pug são uma anedota...

Acresce que no 1.9 do golf consegue-se trabalhar muito melhor (falo em manutenção programada), mais rapido e com maior facilidade. Para mudar o filtro do ar da pug é preciso mais de meia hora e alguns arranhões[:D]

O golf não está imune a problemas, obviamente. Já levou um compressor de a/c e uma vela de incandescência, conta com cerca de 90 mil kms.

Se vale o dinheiro que custa a mais, cada um saberá[;)]

Quanto a um carro para daqui a 4 ou 5 anos, muitas vezes faço semelhante exercício. Mas chego sempre a conclusões diferentes...[:D]

Cump.

Comparando com a minha sw de 07 (igual à tua) o golf fica uns furos largos à frente no que respeita a qualidade, aprumo e montagem.

Pormenores como puchadores das portas em aluminio, pilares intereriores forrados em tecido, tacto dos comandos (excepto direcção que a da pug é muito boa), e mesmo o conforto considero melhor no golf. Tanto os bancos como o proprio amortecimento (sobretudo do eixo traseiro) é melhor.

A 307 não tem saídas de ar para a fila de trás, o golf tem entre os banco e por baixo dos bancos...

Depois temos aspectos práticos, na pug não se consegue desligar as luzes interiores traseiras (quem tem filhos pequenos sabe o jeito que dá), o golf permite, os sensores de chuva/luz são utilizáveis, na pug são uma anedota...

Acresce que no 1.9 do golf consegue-se trabalhar muito melhor (falo em manutenção programada), mais rapido e com maior facilidade. Para mudar o filtro do ar da pug é preciso mais de meia hora e alguns arranhões[:D]

O golf não está imune a problemas, obviamente. Já levou um compressor de a/c e uma vela de incandescência, conta com cerca de 90 mil kms.

Quanto a um carro para daqui a 4 ou 5 anos, muitas vezes faço semelhante exercício. Mas chego sempre a conclusões diferentes...[:D]

Cump.

Gostei da descrição. São estes detalhes que ajudam a compreender as diferenças.

Eu até gosto do aspecto exterior destes últimos modelos do Golf. Mas os interiores são tão... inertes... tão desinspiradores... Parece-me um carro "desapaixonado". Dificilmente o vejo como um motivo para "gostar de ir trabalhar" todos os dias...

Cump.

Ice não há aqui algum exagero nesta descrição de diferença?

Interiores uns furos largos acima? São melhores, parecem melhores, mas furos largos? Eu não concordo.

Depois, outra coisa é o conforto. A 307 SW em que andei (versão executive) foi o segmento C mais confortável, tanto a nivel de suspensão como de bancos, e tenho uma Astra H (pior), já andei em Golfs (as 3 versões) e a highline é a pior (mais rija), a trendline tem uns bancos que devem muito ao conforto e a suspensão não é nada do outro mundo a nivel de conforto, escapa a confortline, mas fica atrás da 307 (eu notei bem isso).

Por curiosidade, a que é que te referes com "não se consegue desligar as luzes interiores traseiras"? Estás a dizer que queres apagar as luzes, mesmo quando abres as portas, é isso?

Vamos por partes.

Eu antes da 307 sw (executive 07) tive uma astra H 1.3 (edition 07) e convivo de muito perto com um golf 1.9 (confortline 06). Só o golf é formato carro 5p, as outras duas são/eram carrinhas. Convém mencionar porque pode haver aqui diferenças, mas creio que não...

Todos tinham/têm jantes 16 polegadas.

Os bancos do golf são mais robustos e mais confortáveis. A nível de encaixe a 307 é igualmente boa (assim como a astra), mas na absorção daquelas irregularidades que a suspensão não processa são mais eficazes, embora ligeiramente. A astra ficava atrás neste aspecto, visto os bancos serem demasiado rijos, como aliás é apanágio da marca. Contudo eram igualmente robustos[;)]

Em conforto absoluto acho o golf melhor. Mais uma vez saliento que é versão carro. A astra tinha uma suspenção também rigita e o "problema" dos bancos.

A pug tem um eixo traseiro que estraga tudo. É muito saltitão e não digere tão bem as irregularidades mais acentuadas, como lombas por exemplo, como o golf. Aqui a suspenção traseira independente do vw poderá ter algo a dizer, mas acredito que seja mais pelo "defeito" do eixo traseiro da PSA ter esta afinação. Para mim é descabida num segmento c que se quer confortável.

Em estradas de bom piso, qualquer deles é bom, sendo que eu gostava da maior sensação de solidez da astra. Sim considero o astra superior em alguns aspectos, como a robustez interior. A estética também ajuda...

A pug conta com 140 mil kms e desde os 75 mil quando a comprei que o volnate está descascado (comprei uma forra:sh)) e a manete das mudanças desde os 90 mil que ficou sem pele. Faz vários ruídos parasitas: o famoso da capa do amortecedor traseiro, um da tampa da bagageira, outro da calha do tecto panorâmico, e outro que nem sei de onde vem... O golf não tem nada audível, a astra quando a vendi com 120 mil kms também nao tinha nenhum...

O golf sofre um pouco do tal plástico aborrachado, mas apenas nos puchadores das portas. Curiosamente a pug sofre do mesmo mal... A astra estava impecável neste aspecto.

Quando se anda em estradas menos boas vêm ao de cima as trepidações, barulhos de suspensão e alguns plásticos, não é nada que os outros também não façam, mas tanto o astra como (especialmente) o golf escondem melhor esta situação. Se me fechasse os olhos eu pondo de parte o espaço, eu diria que quer a astra quer o golf estão noutro segmento quando comparados com a pug...

Mas isto é só a minha opinião[;)]

Claro que gosto da 307, mas se fosse hoje não voltava a comprar. Há pormenores que têm demonstrado que não foram bem concebidos e ouve clara falta de cuidado.

Por outro lado permite 7 lugares individuais, tem uma excelente luminosidade e faz uns consumos espetaculares!

A questão das luzes interiores traseiras, é que não dão para desligar por completo. Um exemplo prático, vivido por mim diáriamente é que quando chego a casa com o puto a dormir, para evitar que desperte, tem a maria de abrir a porta dela, eu carrego no interruptor para apagar as luzes, ela abre a porta do puto, eu carrego novamente no interruptor para apagar as luzes... ou seja cada vez que se abre uma porta elas tornam a acender...

Quando está um sózinho o puto acorda[:D]

O golf quando se põe o interruptor em off desliga todas as luzes interiores. A astra não recordo, só a tive 1 anito...

Outros pormenores, ou picuinhisses: as portas traseiras do golf têm friso como as da frente e quatro colunas. A astra e a pug não têm frisos e apenas possuem 1 coluna, as saídas de ar para trás no golf são entre os bancos e debaixo dos bancos, na astra não cheguei a ver, e na pug não há! Pode parecer que não tem importância, mas quando coloco 5 pessoas na pug, ac nem vê-lo... para a malta da fila do meio sentir fresco os da frente vão a congelar. E nem falo de quando leva 7...

No fundo acho que o golf está melhor pensado, mesmo sem darmos conta facilita-nos a vida.

Mais uma vez digo, se vale ou não a pena, cabe a cada um avaliar[;)]

Cump.

Noto que as pessoas á uns anos atras preferiam o golf e as suas virtudes , actualmente apesar de saberem as suas virtudes já nao o consideram porque como evidenciaram é um carro desapaixonante e já demasiado igual aos seus antecessores !

E como a concorrencia deu um grande salto e dizimou o foço que havia em termos de qualidade com o golf , hoje em dia as pessoas preferem a concorrencia !

O golf vive da excelente imagem de marca conseguida ao longo dos anos e nao inteiramente pelo que é . É colocar o simbolo citroen no golf e é ver as vendas a descer .

Noto que as pessoas á uns anos atras preferiam o golf e as suas virtudes , actualmente apesar de saberem as suas virtudes já nao o consideram porque como evidenciaram é um carro desapaixonante e já demasiado igual aos seus antecessores !

E como a concorrencia deu um grande salto e dizimou o foço que havia em termos de qualidade com o golf , hoje em dia as pessoas preferem a concorrencia !

O golf vive da excelente imagem de marca conseguida ao longo dos anos e nao inteiramente pelo que é . É colocar o simbolo citroen no golf e é ver as vendas a descer .

Preferem a concorrência? então vai lá ver as tabelas de vendas da europa e do segmento C. Ve-se claramente aquilo que tu dizes.... NOT

Vai ver as estatisticas nos anos anteriores entao !

Até este novo golf é dificil de ver nas estradas e é ver meganes 3 em demasia ....

MAs vai la para o teu golf com as medias reais de 3.2 [:D] Já sabes que esse post vai ficar recordado [:D]

Voltar
Superior