Electrodomésticos

Não há nada como gás para quem gosta de cozinhar, mas a verdade é que com as eléctricas consegues ter a cozinha muito mais limpa, tachos e panelas como novos e muito menos vapor. Tive uma de indução ranhosa numa casa arrendada e aquilo rebentou-me o fundo das panelas, além de ser demasiado suceptível à posição exacta da panela ou frigideira em uso. Pensei que uma de melhor qualidade fosse outro nível, até o meu sogro trocar a placa a gás (De Dietrich de 5 bocas 90cm) por uma de indução SMEG. Usei-a muitas vezes e senti alguns dos problemas da outra ranhosa. O calor não é distribuído uniformemente, é bastante difícil de controlar o aumento de temperatura quando queres selar ou flambar (sobe demasiado rápido e queima), os tachos têm de estar na posição perfeita, ou perde completamente a eficiência. Acertar com o flex-zone para utilizar 2 "bocas" num tacho grande é um pesadelo.

Andava para trocar a minha vitrocerâmica por uma de indução e depois dessa experiência, desisti. Devo trocar por outra melhor, que a minha demora demasiado a aquecer e não atinge temperaturas muito elevadas... é uma Teka TR951.

Ou seja, não sabes trabalhar com o equipamento, provavelmente utilizaste panelas desadequadas e depois as placas de indução não prestam. [:D]

1º ponto, são mais eficientes que uma placa de gás;
2⁰ ponto, ficam mais baratas na sua utilização;
3⁰ ponto, permite um controlo maior de temperatura, potência e tempo de cozinhar;
⁰ ponto, permitem cozinhar mais rapidamente, poupando energia e consequente factura.

E é este quarto ponto que faz a diferença. Um fogão ou placa a gás cozinham mais lentamente. Uma cozedura mais lenta é numa parte dos casos o ideal mas isto também se consegue controlar (vide ponto 3), com a vantagem de conseguirmos ter um ainda maior controlo. Ou seja, é preciso saber trabalhar com a máquina.

O gás, ao contrário da combustão de material como madeira, não acrescenta sabor ou tempero.

Ah! E uma placa de indução é muito mais segura a todos os níveis!

Ou seja, não sabes trabalhar com o equipamento, provavelmente utilizaste panelas desadequadas e depois as placas de indução não prestam. [:D]

3⁰ ponto, permite um controlo maior de temperatura, potência e tempo de cozinhar;
⁰ ponto, permitem cozinhar mais rapidamente, poupando energia e consequente factura.

E é este quarto ponto que faz a diferença. Um fogão ou placa a gás cozinham mais lentamente. Uma cozedura mais lenta é numa parte dos casos o ideal mas isto também se consegue controlar (vide ponto 3), com a vantagem de conseguirmos ter um ainda maior controlo. Ou seja, é preciso saber trabalhar com a máquina.

O gás, ao contrário da combustão de material como madeira, não acrescenta sabor ou tempero.

1. São mais eficientes se apenas contarmos com o uso, porque no compto global é mais eficiente usar gás natural directamente, mesmo só com 70% de eficiência.

2. Gás natural continua a ser mais barato (mesmo levando a eficiência final, cerca de 0.082 vs 0.166 por kWh) e se tiverernos em conta o aumento de potência necessário ainda mais barato.

Logo o teu 4 ponto também não é verdade

1. São mais eficientes se apenas contarmos com o uso, porque no compto global é mais eficiente usar gás natural directamente, mesmo só com 70% de eficiência.

2. Gás natural continua a ser mais barato (mesmo levando a eficiência final, cerca de 0.082 vs 0.166 por kWh) e se tiverernos em conta o aumento de potência necessário ainda mais barato.

Logo o teu 4 ponto também não é verdade

Aumento de potência? Para quê? Até parece que é preciso algo de extraordinário.

Se passas menos tempo a cozinhar, consomes menos, logo pagas menos, simples.

Aumento de potência? Para quê? Até parece que é preciso algo de extraordinário.

Se passas menos tempo a cozinhar, consomes menos, logo pagas menos, simples.

Para quê? Para continuar a ter electricidade.

Quem tem gás natural pode ter menos potência contratada.

A não ser que o teu cozinhar seja só aquecer água, ou fazer a maior quantidade de vapor em x tempo, as tuas contas simples não fazem qualquer sentido.

Os alimentos demoram o mesmo tempo a cozinhar independentemente da fonte de energia.

A única coisa que interessa é a eficiência e o preço do kWh (e da potência).

5a5f95d891ccbf886fdd55220a04515c.jpg

E por acaso é preciso uma central nuclear em casa para se ter uma placa de indução?

Mostras muita teoria mas de experiência tens zero.

Tanto uma placa de indução como um forno eléctrico com convecção permitem poupar tempo na cozedura e com isso diminuir o gasto em energia.

E acredita, uma placa de indução não aumenta por aí além o consumo de energia.

E por acaso é preciso uma central nuclear em casa para se ter uma placa de indução?

Tanto uma placa de indução como um forno eléctrico com convecção permitem poupar tempo na cozedura e com isso diminuir o gasto em energia.

Tenta ligar a placa, o Ac, a maquina de roupa .... BOOM, dispara o quadro.

Claro que teras sempre de contar com o aumento de energia contratada.

Estás a disparatar já.

Um forno com convecção permite sim diminuir os tempos de cozedura, porque aumenta o coeficiente de transferência de calor.

A placa de indução continua transferir a sua energia para o tacho primeiro, e o tacho para os alimentos.

Aqui não há "acreditar", há os factos.

E o facto é que para ter uma placa de indução a funcionar a metade da potência máxima é preciso pelo menos mais 3.45kVA que custam adicionalmente mais 3-4€ mês e isso são quase 50kWh de gás natural.

Eu na minha casa tenho placa de indução, para aquilo que eu ou a minha esposa percebemos de cozinha serve e fica sempre tudo muito mais limpo depois de cozinhar e nao uso gás, tenho corrente trifásica e para duas casas pago cerca de 120€ mês para 2 casas o que nao acho nada de especial. Em relacao a cozinhar com uma ou outra, por alguma razao todos os grandes chefes de cozinha usam fogão com bicos a gás, o que me leva a crer que é muito melhor

Bem, por aqui tenho placa de indução há cerca de 11 anos.

Não chegámos a aumentar a potencia contratada, mas também não consigo ligar os "bicos" todos no máximo ao mesmo tempo. Utilizo solução de recurso, ligo o que preciso logo no máximo, e coloco os outros numa posição mais fraca, e depois vou aumentando uns e diminuindo outros. (Isto se tiver os 4 bicos a funcionar ao mesmo tempo, que é raríssimo). No fim do mês, não notei diferença na conta da luz, sinceramente.

Vantagens: Muito mais limpo que o gás, tão ou mais rápido a aquecer como o gás, melhor "precisão" da temperatura que o gás.

Desvantagens: Não consigo usar os bicos todos ao mesmo tempo. Ainda andamos na dúvida de aumentarmos ou não a potencia contratada. Como é algo raríssimo de ser necessário, temo-nos deixado estar. Outra desvantagem, daquela placa em específico: Se alguma coisa pousar em cima dos botões, começa a apitar e não se cala enquanto não tirarmos. [:D] E o temporizador só funciona num bico de cada vez.

@paulomrtins, não é por os grandes chefes de cozinha usarem fogões a gás (e até isso tem vindo a mudar), que automaticamente é muito melhor. Até poderá ser... para eles. Mas pode não ser para o comum dos mortais. E também ainda não é muito comum haver fogões industriais em indução.

Eu quando digo que é melhor é em relação ao facto de fazerem melhor a comida e contra factos nao ha argumentos, porque se não mudavam todos pra indução até por uma questao de limpeza e comodidade, agora sim, para o mais comum dos mortais a comodidade é imensa e eu não trocava por bicos a gás e em relação a conta da luz também nao noto nem notei diferenças, até porque tenho trifásico 13.4kva

É... Comida feita na lareira e em panelas de ferro ainda sabe melhor.

A lentidão que a combustão oferece pode ser benéfica na cozedura mas isto também se controla numa placa de indução.

Daqui a pouco voltamos a idade da pedra. Estamos so a falar das vantagens de um e outro e dos custos do gás/electricidade e eu não troco indução por gás, estou a falar do que os entendidos dizem, que fogão a gás é melhor.

Daqui a pouco voltamos a idade da pedra. Estamos so a falar das vantagens de um e outro e dos custos do gás/electricidade e eu não troco indução por gás, estou a falar do que os entendidos dizem, que fogão a gás é melhor.

Por muito que eu goste do gás, também já não troco a placa eléctrica para gás...
A única coisa que realmente faz-me falta é conseguir temperaturas muito altas (>300ºC), que só preciso para carne. Uso o Kamado, demora um bocado mais mas o sabor é incomparável (~3min para acender e mais uns 15min de espera para subir a temperatura).

Não disse que as placas de indução não prestam, apenas listei um conjunto de características que a mim incomodam e poderiam ser melhoradas.
Não temos de concordar, podemos perfeitamente gostar de coisas diferentes, o que é expectável, tendo em conta que temos hábitos muito diferentes.

Eu, como "seasoned electronic engineer" (pun intended), percebo perfeitamente como funciona uma placa de indução. Queimei (aind queimo) muitas pestanas a estudar campos electromagnéticos e sei bem as vantagens e desvantagens, e digo-te já que as perdas estão no acoplamento magnético e não no aquecimento da placa. Precisas de bastante corrente para gear o campo e o que não se transfere, perde-se.

Quanto aos teus 4 pontos:
1º Errado, já responderam e não vale a pena repetir.
2º Errado, gás é mais barato.
3º Parcialmente certo, tens melhor controlo mas em menor amplitude.
4º Não percebo o que queres dizer com isso. Porque cozinhas mais rápido? Gás consegue maiores temperaturas, se for isso que interessa. Para cozinhar mais rápido, uso uma panelas de pressão (+ pressão,+ temperatura, uma vez que o ponto de ebulição sobe consideravelmente).

Ainda sobre o ponto 4, o tempo é um dos elementos mais importantes na cozinha e tem de ser respeitado. Aliás, tempo e temperatura não podem ser mais ou maior, mas o ideal. Mas isso depende do que se gosta. Cozinhar para mim é uma arte e uma terapia. Para outros é só uma tarefa a ser realizada da forma mais rápida e fácil.

Voltar
Superior