Electrodomésticos

Peço a vossa douta ajuda para a escolha de 2 aparelhos de AC.

Ambos são Inverter, monofásico e com bomba de calor. O uso é mais esporádico, tipo fds, férias, sendo um maior para sala (cerca de 17.200 btu) e outro menor para um quarto (cerca de 9.000 btu).

Daikin: linha Perfera (um pouco mais cara) Comfora (um pouco mais em conta) e ainda a linha Sensira (mais em conta das três) um aparelho é A++ e o outro é A+++.

Mitsubishi: Série AP e HR (esta um pouco mais em conta). Todos A++

Panasonic: Etherea Z e TZ, sendo a segunda um pouco mais em conta. Todas A++

O instalador (que é também o vendedor, garante a assistência... é de confiança), dado o perfil de utilização, sugere a Daikin Comfora ou a Mitsubshi AP, sendo que ficam praticamente ao mesmo preço (diferencial de 100€, a favor da Mistubishi). Ou seja, a gama média da Daikin ao preço da alta da Mitsubishi. Aceitam-se sugestões!

Em termos de garantia, Daikin e Mitsubishi são 3 anos. Panasonic 5 anos, p/ compressor e 2 anos p/ restantes peças (não sei se está aqui uma ilegalidade, mas não será esta a escolha).

Ora a minha recente saga com aspiradores:

O meu central avariou.

Optei por comprar um normal, fui para este da Bosch:https://www.worten.pt/pequenos-elet...oparquet-18-v-autonomia-65-min-400-ml-7615585

A quase €500, garantiram-me que este aspirador vertical faria 40-50m (anuncia 65 de autonomia); seria suficiente para o meu apartamento, pensava eu.

Antes da senhora que me trata a casa usar, fiz dois trial runs; num durou 22m, noutro 25m. claramente insuficiente para toda a casa, pelo menos com o rigor que se exige.

Fui trocar na worten no dia seguinte, sem espinhas, e levei um da Bosch por 394 (devolveram a diferença): https://www.worten.pt/pequenos-elet...bosch-bgs7pet-serie-8-proanimal-72-db-7155391

DOIS dias depois, baixa o valor base para 343,99 e com mega desconto fica a €257,99; obviamente, fui lá e devolveram novamente a diferença (mais de €130 [;)]).

Resultado: super satisfeito, o aspirador é top. mas convém estar sempre de olho umas semanas depois de adquirirmos as coisas.

Last edited:

Ambos são Inverter, monofásico e com bomba de calor. O uso é mais esporádico, tipo fds, férias, sendo um maior para sala (cerca de 17.200 btu) e outro menor para um quarto (cerca de 9.000 btu).

Daikin: linha Perfera (um pouco mais cara) Comfora (um pouco mais em conta) e ainda a linha Sensira (mais em conta das três) um aparelho é A++ e o outro é A+++.

O instalador (que é também o vendedor, garante a assistência... é de confiança), dado o perfil de utilização, sugere a Daikin Comfora ou a Mitsubshi AP, sendo que ficam praticamente ao mesmo preço (diferencial de 100€, a favor da Mistubishi). Ou seja, a gama média da Daikin ao preço da alta da Mitsubishi. Aceitam-se sugestões!

Em termos de garantia, Daikin e Mitsubishi são 3 anos. Panasonic 5 anos, p/ compressor e 2 anos p/ restantes peças (não sei se está aqui uma ilegalidade, mas não será esta a escolha).

Algum deles tem mais algum extra que valorizes? Tipo WIFI?

Caso contrário, dado ser tudo marcas reconhecidas eu tenho optado pelo melhor custo\beneficio €\btu

Algum deles tem mais algum extra que valorizes? Tipo WIFI?

Caso contrário, dado ser tudo marcas reconhecidas eu tenho optado pelo melhor custo\beneficio €\btu

Olá golf6680,

Wi-fi têm o topo de gama da Daikin, o da Mitsubishi e ambos os da Panasonic, mas a verdade é que se trata de algo que não vai ser valorizado..
Está tudo tão equiparado que até as potências em btu são as mesmas...

Aspirador os melhores sao sempre com saco .
Ve os rowenta 4aaa que sao silenciosos e potentes , comprei 3 para a famelga toda e tem 10 anos salvo erro para comprares acessorios originais caso se parta algum . Sacos tambem sempre os originais

Claramente não esta a pensar no facto de o lixo ficar no saco a apodrecer até ser altura de trocar o saco.

Os de saco são um nojo, ou agua ou deposito para deitar logo o lixo fora.

Já foi no ano passado que tratei dos ACs e posso estar confundido com os nomes mas a gama AP não é a alta da Mitsubishi, é gama média. A alta eram os EF e ainda outro modelo acima.

Do que me lembro os Mitsubishi eram entre 50/100€ mais baratos que só Daikin, de igual escalão.

Eu escolhi Mitsubishi por indicação da casa onde os comprei mas a informação que recebi é que era practicamente igual. A nível qualidade e assistência, estão niveladas

Olá golf6680,

Wi-fi têm o topo de gama da Daikin, o da Mitsubishi e ambos os da Panasonic, mas a verdade é que se trata de algo que não vai ser valorizado..
Está tudo tão equiparado que até as potências em btu são as mesmas...
Então eu escolhia Mitsubishi. Tive na minha anterior casa e foi 5*

Claramente não esta a pensar no facto de o lixo ficar no saco a apodrecer até ser altura de trocar o saco.

Os de saco são um nojo, ou agua ou deposito para deitar logo o lixo fora.

Se aspirar os restos da comida ou cascas da cebola e da batata e fazer isso uma vez por cada 2 semanas dou lhe razao [:D]

Beko, é marca que se possa recomendar ou é melhor esquecer?

Tenho máquina de lavar roupa (com uns 6-7 anos) e máquina de secar roupa (3-4 anos) da BEKO.

A segunda teve uma avaria resolvida em garantia com a troca do "módulo".

De resto, nunca deram problemas. Por qualquer razão que desconheço, a minha mulher não gosta muito da marca, mas acho que é mais uma coisa irracional do que racional.

Eu voltava a comprar.

Conheço pelo menos 2 frigoríficos Beko na família um encastre outro normal, um funciona há uns 10 anos o outro há 3 e ambos sem problemas.

Beko, é marca que se possa recomendar ou é melhor esquecer?

É uma marca excelente, tenho um micro-ondas e máquina de lavar roupa há 13 anos e sempre a bombar. Recentemente comprei uma máquina de secar roupa Beko e é 5 estrelas. Tive um combinado Beko que era uma maravilha mas tive de desfazer-me dele porque troquei de casa e precisei de um combinado de encastrar... se soubesse o que sei hoje tinha ficado com o Beko. No futuro, sempre que comprar um eletrodoméstico será Beko.

Por aqui mais um com combinado Beko e fora uma pequena intervenção tem bombado sem problemas... estamos a falar de 450€ há mais de 10 anos... Eu voltava a esta marca

Para o pessoal que tem americanos, é normal esta situação?
Comprei à semanas um americano LG, a água do dispensador sai à temperatura ambiente, às vezes quase parece mais quente que a da torneira, isso é normal? Sai ali praí 20ml um pouco fresca e depois sai normal.
É ligação à rede e não depósito. A minha ideia de funcionamento do sistema era da mesma forma de um barril de cerveja, ou seja o tubo passa por uma zona de refrigeração e refresca a água, poderia não ser tão fresca como o sistema de depósito mas deveria sair fresca.
Já liguei para a marca, dizem que é normal, que a água sai da torneira e passa pelo tubo quase direto para o dispensador. Apetece perguntar para que serve o dispensador afinal? Para isso ia encher o copo à torneira da cozinha e não gastava dinheiro num dispensador.

Para o pessoal que tem americanos, é normal esta situação?
Comprei à semanas um americano LG, a água do dispensador sai à temperatura ambiente, às vezes quase parece mais quente que a da torneira, isso é normal? Sai ali praí 20ml um pouco fresca e depois sai normal.
É ligação à rede e não depósito. A minha ideia de funcionamento do sistema era da mesma forma de um barril de cerveja, ou seja o tubo passa por uma zona de refrigeração e refresca a água, poderia não ser tão fresca como o sistema de depósito mas deveria sair fresca.
Já liguei para a marca, dizem que é normal, que a água sai da torneira e passa pelo tubo quase direto para o dispensador. Apetece perguntar para que serve o dispensador afinal? Para isso ia encher o copo à torneira da cozinha e não gastava dinheiro num dispensador.

Sim, é normal. A vantagem é ter sempre água filtrada disponível para produzir gelo, e poderes também servir-te. O custo está na máquina de gelo, o despensador de água é só uma "torneirinha".
Tenho um com depósito, a água sai fresca mas não tem pressão e demora imenso a encher um copo, além da chatice de ter de atestar. Queria uma feature específica (4 portas e flexi zone) e não encontrei nenhum que a tivesse e tivesse ligação à rede... aliás, encontrei 1, mas custava 6800€.

Sim, é normal. A vantagem é ter sempre água filtrada disponível para produzir gelo, e poderes também servir-te. O custo está na máquina de gelo, o despensador de água é só uma "torneirinha".
Tenho um com depósito, a água sai fresca mas não tem pressão e demora imenso a encher um copo, além da chatice de ter de atestar. Queria uma feature específica (4 portas e flexi zone) e não encontrei nenhum que a tivesse e tivesse ligação à rede... aliás, encontrei 1, mas custava 6800€.

Mas nem fica um pouco fresca, por pouco que seja? Pelo que percebi ela passa pelo sistema de refrigeração do frigorifico, na teoria deveria pelo menos refrescar um pouco.

Equaciono a compra de um termoacumulador.

O que devo privilegiar no que a características diz respeito?

Terá de ser uma instalação "slim", a ocupar o lugar vago pelo esquentador, pelo que acima de 100 litros não dá.

Aceito todas as sugestões que possam dar. [;)]

Equaciono a compra de um termoacumulador.

O que devo privilegiar no que a características diz respeito?

Terá de ser uma instalação "slim", a ocupar o lugar vago pelo esquentador, pelo que acima de 100 litros não dá.

Aceito todas as sugestões que possam dar. [;)]

Provavelmente eficiência energética
Penso que já existe com app que permite controlar o funcionamento.

Back