Electrodomésticos

Boa tarde.
Estou em processo de renovação de uma cozinha e uma das empresas enviou orçamento com produtos da marca Franke (Forno, Microondas, Placa e Exaustor).

Alguém tem feedback desta marca? Só conhecia para outros produtos de cozinha, p.e. lava-loiças e torneiras.

Os preços são semelhantes às marcas do costume (ligeiramente mais caros, mas nada que faça mossa no orçamento).
Boas,Franke é suiça,tudo o que seja inox,torneiras é fabricado em Aarburg.

Loiças de casa de banho,em Itália.

Eletrodomésticos é a fabrica de da Zug no cantão de Zoug quem fabrica para eles.

Portanto uma excelente qualidade.

• Like
Reactions: nto
Já agora na área de Lisboa, onde encontrar uma casa que venda borrachas para uma arca congeladora horizontal com cerca de 15 anos?

Av. de Berna casa de borrachas ou no Cacém perto do Lidl num bairo da encosta acho que pertence à mesma empresa.
Ou então nas marcas, ebay .

Procurar o part number do frigorífico. Sacas o manual de repair para saber a referência da borracha e mandas vir.

Boas,Franke é suiça,tudo o que seja inox,torneiras é fabricado em Aarburg.

Loiças de casa de banho,em Itália.

Eletrodomésticos é a fabrica de da Zug no cantão de Zoug quem fabrica para eles.

Portanto uma excelente qualidade.

Bem que desconfiava que poderia ser a ZUG, mas nada como quem possa confirmar. [;)]

Por aqui, na generalidade tenho tido sorte. Casamos em 2006, e os eletrodomésticos que se trocou até agora foi a maquina da loiça, da Ariston comprada em 2008 e trocada há 2 anos. Nunca lavou grande coisa, os plásticos eram MUITO fracos, e quando queimou uma placa eletronica, foi a desculpa para ir para o lixo. Veio um aeg agora. Trocamos o microondas, marca branca. queimou em 2016. Agora tenho um candy. A placa do fogão e do forno foram comprados em 2010 (ambos marca do IKEA) para trocar a placa a gás e o forno que apesar de funcionar, queria algo melhor. Estavam já cá antes, não sei que tempo teriam. De resto, frigorífico, Samsung, faz agora 17 anos, TV do quarto, tb Samsung, idem, máquina da roupa, LG, tb. A máquina do café, uma saeco superautomatica tb tem 17 anos. O aspirador, compramos um mais silencioso da Hoover, para trocar um da nilfisk, que ainda funciona. A TV da sala, uma LG LCD de 42" comprada em 2009 está para as curvas.

O frigorífico há umas semanas, em dias de maior calor ele congelava atrás, e as coisas na porta ficavam apenas suficientemente frias. Pensava que estava a perder frio pelas borrachas, chamei um técnico. Diz-me que as borrachas estavam boas, que era o sensor de temperatura que estava estragado. Estranhei, fui acima do armário, e descubro uma placa de cartão a impedir que o calor saísse por cima. (Coisas a minha mulher, tinha medo que as gatas caíssem lá abaixo) tirei aquilo e resolveu.

Ando a ver se as TV avariam para trocar por outras, mas está difícil.😆 principalmente a do quarto, o contraste dela é uma porcaria mas custa -me deitar fora algo que funciona bem.

Também tenho ideia que Samsung e LG são as melhores dentro de preços normais.

O meu frigorífico de marca branca que nunca avariou quase de certeza que tem compressor Samsung.

Last edited:
Quais são para ti as marcas boas ? Bosh, LG ?

Eu não conheço todas. Sou apenas curioso a reparar, a minha vida não é isto.... Mas mesmo a Siemens e Bosch não são super top... Há muito melhor no mercado.[:D]

Atualmente tenho uma Samsung de lavar com 7 anos e nunca teve nenhum problema. Portanto recomendo mas não te sei dizer se um dia vou ter problemas com peças se avariar. Também tenho frigorífico Samsung com 5 anos: igualmente impecável.

Relativamente a LGs que tive na família todas deram problemas sem exceção. Por exemplo na dos meus pais foi o motor começou a sair faísca da parte de trás numa máquina com 3 anos :sh)​ Mas até reparei facilmente eram as escovas.

Poupa-se algum dinheiro mas é mais por carolisse.
Para mudar escovas de motor provavelmente são 150 euros de arranjo se for um técnico se for sério... Assim paguei uns 5 euros + o meu tempo.

Eu não conheço todas. Sou apenas curioso a reparar, a minha vida não é isto.... Mas mesmo a Siemens e Bosch não são super top... Há muito melhor no mercado.[:D]

Atualmente tenho uma Samsung de lavar com 7 anos e nunca teve nenhum problema. Portanto recomendo mas não te sei dizer se um dia vou ter problemas com peças se avariar. Também tenho frigorífico Samsung com 5 anos: igualmente impecável.

Relativamente a LGs que tive na família todas deram problemas sem exceção. Por exemplo na dos meus pais foi o motor começou a sair faísca da parte de trás numa máquina com 3 anos :sh)​ Mas até reparei facilmente eram as escovas.

Poupa-se algum dinheiro mas é mais por carolisse.
Para mudar escovas de motor provavelmente são 150 euros de arranjo se for um técnico se for sério... Assim paguei uns 5 euros + o meu tempo.

Paguei 30€ da reparação das escovas no inicio do ano! Máquina de marca branca e reparada por técnico sério sem recibo.

Paguei 30€ da reparação das escovas no inicio do ano! Máquina de marca branca e reparada por técnico sério sem recibo.

Foi barato. Isso não dá para pagar deslocação sequer... em Lisboa não se deslocam por menos de 50 paus + peças+ o tempo.

Guarda o contacto [:D]

Tenho uma mlr Bosch que está volta e meia a deitar agua para o chão do lado do filtro quando esvazia a água, mas nem sempre acontece quando o faz. Limpei duas vezes o filtro e mesmo a porta exterior do filtro está seca. Será a bomba ou o tubo que liga da Cuba à bomba?

PS: A máquina tem 3 anos.

Av. de Berna casa de borrachas ou no Cacém perto do Lidl num bairo da encosta acho que pertence à mesma empresa.
Ou então nas marcas, ebay .

Procurar o part number do frigorífico. Sacas o manual de repair para saber a referência da borracha e mandas vir.
Obrigado 👍

Não é bem eletrodomésticos mas imagino que alguém possa ajudar. O meu puto tem um candeeiro que estragou o pino de carregamento, encontrei um carregador universal com 30 anos, tem um pino igual, quais seriam os settings para não queimar isto?

Os 10v é fácil mas não entendi a polaridade, para que lado devo meter?
ee87273d6da06d098a9c1e711f7a2fe9.jpg

Assim como está na foto está mal.
Está com o - no pino central e deve ser +.

​​​​Se ligares assim não funciona mas também não vai queimar.
​​

Obrigado, funcionou sim senhor!
Funcionou porque esse transformadores universais deixam passar muito mais corrente e tensão que o indicado.

O universal só devia deixar passar "1/3" (300mA) da corrente que o original indica (1000mA) e consequentemente o aparelho precisa.

Edd :)

Funcionou porque esse transformadores universais deixam passar muito mais corrente e tensão que o indicado.

O universal só devia deixar passar "1/3" (300mA) da corrente que o original indica (1000mA) e consequentemente o aparelho precisa.

Não vai arder a casa pois não? 😅

Não percebo mesmo nada de eletricidade, e até era bom aluno a física 😂

Nope, são bastante resistentes.
O natural é o original estar também ele muito sobre-dimensionado.

Boa tarde,
Alguém tem experiência a mudar uma borracha de frigorifico? Onde comprar? É fácil montar?
Os meus pais têm um Electrolux já com uns valentes anos e a borracha já não está em condições. O modelo é um ER8302C.
Provavelmente já nem haverá peças para este frigorifico. É possível mandar fazer à medida?

Obrigado pela ajuda.

PS: Entretanto encontrei no site da Electrolux....quase 70 EUR...não há nada mais barato ou marca branca?

Last edited:
Boa tarde,
Alguém tem experiência a mudar uma borracha de frigorifico? Onde comprar? É fácil montar?
Os meus pais têm um Electrolux já com uns valentes anos e a borracha já não está em condições. O modelo é um ER8302C.
Provavelmente já nem haverá peças para este frigorifico. É possível mandar fazer à medida?

Obrigado pela ajuda.

Numa perquisa rápida:

https://www.partnumber.pt/loja/artigos/modelo/1117034

Back