Desculpem a minha opinião mas num tópico genérico sobre electrodoméstico e focado em máquinas de lavar roupa ou eu estou já demasiado habituado à forma Suiça de discussão em tópicos ou já me esqueci de ser tuga.
Para mim mais importante seria uma checklist para compra de 1 máquina. Eu não acredito que nenhum fabricante produza intencionalmente maus produtos.
Agora vejo aqui a discussão de desmantelando as máquinas não se vê diferença ou preço/qualidade não é justificável.
Fazendo analogia podemos dizer o mesmo de um Fiat Punto e de um Bmw 135i. Desmontando são iguais (4 pneus, motor, amortecedores).
Cada modelo tem 1 mercado e cliente alvo. Cada pessoa tem de fazer 1 lista do que precisa num modelo seja o que for.
Eu se for 1 cliente Miele chama-se quality product customer. Ou seja o branco que a miele provoca não se encontra em mais nenhum produto. A quantidade de agua residual (nao precisa de secar) muito raramente. O Silencio.
Ou seja as discussoes se Ariston, Bosch ou outras sao boas é como perguntar se fiat sao bons. Em Italia duram 20 anos
Eu substitui 3 equipamentos no Porto (casa do meus pais): Um fogao ariston com 10 anos, uma maquina lavar loica Ariston com 23 anos e um maquina lavar roupa com 10 anos.
O Forno porque comecava a libertar calor em demasia e ficou demasiado amarelo. A maquina lavar loiça ferrugem e ja nao secava e a maquina roupa o programador morreu.
Outros factores de conservaçao e mto importante: Dureza da agua, temperaturas e humidade que a maquina vai estar exposta, qualidade de detergentes, caudal de agua de entrada (pressao).
Eu conheco pessoas que metem roupa com parafusos, tem extensoes de 10 metros até a tomada de electricidade. Nem que seja miele isso e p durar 5 anos