Entrevista....

Então quer dizer que uns não gostam de quem não vá com fato, outros não se importam. Ou seja, mais vale levar fato pelo sim e pelo não, não é?

É fazer de conta que se vai comprar um carro, se fores de fato vais ser melhor atendido... :rolleyes: [:D]

Eu sei q para os mais jovens deve ser difícil de engolir, mas é teórico q o fato é um ponto a favor. Ou seja, nunca na vida prejudica o candidato, quanto muito beneficia. Se quiserem usar ou não: problema vosso.

Por regra usar sempre nas entrevistas.
No trabalho depende da empresa.

Ao visitar clientes: usar nas primeiras vezes e ver o estilo do cliente. Ao fim de o visitar N vezes e observar que o cliente não usa. Acho razoável deixar de levar fato. Pode ser um sinal de aproximação ao cliente / nivelamento. E aí entramos no esquema das tribos. Passamos a fazer parte da mesma tribo, não é necessário explicar vantagens.

Eu sei q para os mais jovens deve ser difícil de engolir, mas é teórico q o fato é um ponto a favor. Ou seja, nunca na vida prejudica o candidato, quanto muito beneficia. Se quiserem usar ou não: problema vosso.

.

Depende da entrevista... claro que para um banco tens toda a razão mas se for para algo que não tenha nada a ver com publico convem ir menos formal, mas claro de blaser camisa , sapatos...até dá um ar mais dinamico e operacional[;)]

Ao visitar clientes: usar nas primeiras vezes e ver o estilo do cliente. Ao fim de o visitar N vezes e observar que o cliente não usa. Acho razoável deixar de levar fato. Pode ser um sinal de aproximação ao cliente / nivelamento. E aí entramos no esquema das tribos. Passamos a fazer parte da mesma tribo, não é necessário explicar vantagens.

Tão claro como água!

Não se trata de custar a engolir. A mim não custa. Apenas quero ir e dar a melhor impressão possível. Nunca ficar prejudicado apenas por não levar fato.

No que toca a trabalho já tinha essa ideia. Estou esclarecido. Vou ter de comprar um fato nos próximos tempos... [;)]

mas depois a trabalhar qual é a forma normal de vestir? Falo de trabalho dito "normal", nada de ter de receber clientes na empresa, etc.

Da maioria dos engº mecânicos que conheço andam quase todos de bata em fábricas e nos escritórios normalmente andam sem fato.

Aqueles que estão em cargos de direcção de departamentos (normalmente os mais velhos) andam de fato.

Isto em empresas de produção q é para onde suponho que queiras ir trabalhar...

Last edited:
Da maioria dos engº mecânicos que conheço andam quase todos de bata em fábricas e nos escritórios normalmente andam sem fato.

Aqueles que estão em cargos de direcção de departamentos (normalmente os mais velhos) andam de fato.

Isto em empresas de produção q é para onde suponho que queiras ir trabalhar...

Das empresas que conheço é assim como dizes que funciona.

Quanto para onde quero ir trabalhar ainda não tenho bem ideia, não sei se será bom se não. Há áreas que gosto mais claro, agora funções a desempenhar acho que vou ver a oferta que há e depois escolho de acordo com o que me parecer melhor. No futuro próximo até serei capaz de te chatear a pedir uns conselhos. [;)]

Bem pessoal obrigado pelos comentarios..... mas vou à deita.... que amanha tenho que acordar cedo para ir para a entrevista......

É assim:
Em Portugal, convem ires de fato devido a mentalidade que temos.

Agora tambem nao percas muito tempo com isso.

Eu trabalho numa empresa alemã por isso as sugestões são com base na qualidade do conteudo:

1 - Ve os requisitos da empresa.
2 - Ve a missão da empresa e se enquadra no que queres. O working mode e regalias.

Acho que e das coisas mais importantes numa entrevista:

O pq do candidato querer 1 emprego naquela instituicao? Temporário, precisa de dinheiro, quer fazer carreira?

E o mesmo se aplica à empresa. É 1 empresa que se possa fazer carreira.

Eu aconteceu-me o oposto. Fui a 1 empresa, e vi todos os outros de fato lol.

Na entrevista perguntei o curriculo de quem ia trabalhar (exigiam trabalho de equipa). Quis saber quem mandava e que projectos com sucesso podiam indicar-me. Acreditas que gaguejavam imenso.

Por isso eu penso que 1 boa entrevista é aquela q preparas em casa. O que vais perguntar e o que vais demonstrar (interesse em fazer carreira, fazer parte da empresa).

Tambem ja me aconteceu nao gostar nada de 1 empresa pq as perguntas era:
Diga 3 qualidades suas? Diga 3 defeitos seus? Como reage sob pressao?

Isto sao entrevistas da treta. Se fores entrevistado pela microsoft, google percebes bem o que quero dizer lol (estas sao boas entrevistas)

É assim:

Isto sao entrevistas da treta. Se fores entrevistado pela microsoft, google percebes bem o que quero dizer lol (estas sao boas entrevistas)

A melhor entrevista que tive foi na GE Money. Foi assim uma coisa brutal. Nada dessas perguntas de treta! Foi ali pressão do principio ao fim! Mas pressão no sentido positivo. Teste às tuas reais capacidades. Mas dessas são raras. [;)]

É assim:
Em Portugal, convem ires de fato devido a mentalidade que temos.

Descrever melhor o panorama nacional é impossível. Preocupam-se mais com a aparência de uma pessoa do que com as reais apetidoes para o trabalho...

Não saímos da cepa torta neste pais.

Eu não sou tao negativista. Sei que fiz 1 post agressivo mas era mm para provocar discussão.
Sei que 1 fato dá 1 imagem uniforme (mas faz-me lembrar os trajes academicos) e nao vejo por ai.

Nunca fui a 1 entrevista de fato mas eu sempre pesquisei empresas que precisassem de know how. Sabia que o fato nao era importante.
Agora em empresas com relacoes directas a clientes é 1 postura uniformizada.

Eu acho que a procura de emprego vai depender do momento.
Alguém que acaba de formar penso que se deve procurar crescer. Aprender com os melhores. Agora nao esquecer que ambientes destes podem ser muito competitivos (mas a medio prazo compensa sempre) mas o crescimento pessoal e carreira saem favorecidos.

Os primeiros anos devem ser o que apostamos forte (internacionalização, crescimento e para isto é preciso estar com os melhores e ser o melhor).

Agora nem sempre podemos escolher onde trabalhar ou encontrar os melhores.

Nas primeiras entrevistas tambem nao acho importante salario (a nao ser que seja mto inferior a media do mercado).

Depois so o trabalho no quotidiano é que nos diz se foi ou nao 1 boa escolha

Last edited:
Descrever melhor o panorama nacional é impossível. Preocupam-se mais com a aparência de uma pessoa do que com as reais apetidoes para o trabalho...

Não saímos da cepa torta neste pais.

è aquilo que já disse... entrevistas para cargos que envolvam publico(bancos ,seguros,vendas etc) ir de fato.

entrevistas que nada tenham a ver com publico ou contacto com clientes é já menos formal.

essencialmente é assim que as coisas se passam, ir de fato e gravata depende para que tipo de entrevista se vai, e para oum banco é como o MS disse, sempre fato.

Eu acho que a procura de emprego vai depender do momento.
Alguém que acaba de formar penso que se deve procurar crescer. Aprender com os melhores. Agora nao esquecer que ambientes destes podem ser muito competitivos (mas a medio prazo compensa sempre) mas o crescimento pessoal e carreira saem favorecidos.

É pertinente a questão mas só se deve fazer qd temos o contrato à frente dos olhos ou qd estamos numa fase da nossa carreira em que temos muita escolhas podendo ser uma delas: não trabalhar simplesmente.

Em meu entender, o excesso de questões colocadas pelo candidato pode indiciar um estratagema de manipulação ao entrevistador. É teórico e vem nos livros de RHs.

Depois tb foi falado aí mais acima de questões "de guião" tipo "o que é que queres fazer daqui a 5 anos" ou "os teus pontos fracos". Essas questões são extremamente simples porque podem ser previamente preparadas! Por isso se vos aparecer um entrevistador a fazê-las podem facilmente causar boa impressão...

E só mais uma coisa: se souberem o nome do entrevistador: usem o google... [;)]

Isso é válido para a vida profissional. Eu tenho fichas pessoais de clientes sacadas do Google. Encontro Cvs completos e páginas pessoais perdidas até dos tempos de faculdade de muitos artistas. Informação= poder. [:D]

Depende.

As entrevistas às quais fui ia sempre com roupa informal.

Quando vais para um cliente é normal (quase obrigatório) ires de fato. Só não vais de fato se alguém te disser para não o fazeres, ou se dentro das instalações do cliente andar tudo informal.

Sou eng. informático.

Concordo.

Eu as entreivistas por exemplo a Eng civis , Arq, e todos ops sectores ligados a area da construção nunca "vi" (salvo 1 ou outro exemplo) nuinguem vir de fato, normalmente é calça de ganga , camisa sapatos , bluser ou até mesmo blusão.

quando aparece algum de fato até fica tudo a olhar tipo: chegou o noivo[:D] e dá um ar pouco operacional para o cargo.
Preferem a ganga pois dá um ar mais pratico e dinamico , alias a ganga originalmente era usada para trabalhar.Um gajo ir calcular betão armado ou desenhar ou ir a obras não faz sentido nenhum ir de fato...até dá mau aspecto parece que vai para não querer fazer nenhum.

Claro que para um banco é de fato SEMPRE...é a farda que os bancos usam

Concordo.

Eu as entreivistas por exemplo a Eng civis , Arq, e todos ops sectores ligados a area da construção nunca "vi" (salvo 1 ou outro exemplo) nuinguem vir de fato, normalmente é calça de ganga , camisa sapatos , bluser ou até mesmo blusão.

quando aparece algum de fato até fica tudo a olhar tipo: chegou o noivo[:D] e dá um ar pouco operacional para o cargo.
Preferem a ganga pois dá um ar mais pratico e dinamico , alias a ganga originalmente era usada para trabalhar.Um gajo ir calcular betão armado ou desenhar ou ir a obras não faz sentido nenhum ir de fato...até dá mau aspecto parece que vai para não querer fazer nenhum.

Claro que para um banco é de fato SEMPRE...é a farda que os bancos usam

Mas não é só bancos, nem exclusivamente atendimento ao público. Eu trabalho na área financeira e não tenho contacto com público! Não passa pela cabeça de ninguém desta área não ir de fato a uma entrevista.

E não digam que é a mentalidade portuguesa. A minha empresa é americana e não dispensa vestuário formal, excepto HOJE!!!!!! [kiss] [kiss]

Eu já tive a minha quota parte de entrevistas e, realmente, nas primeiras ia de fato. Passei por empregos onde tinha que usar fato, nalguns deles fui deixando de usar (começo a fazer 4ªs-feiras casuais, e às tantas é a semana toda [:D] ), até porque sou informático, não lido directamente com o público e acho ridículo um gajo andar a programar de fato, mas pronto...

No emprego actual (esta é a 2ª semana) tenho que vir de fato, mas fui a todas as 4 entrevistas de calças de ganga, camisa e sapatos. E blusão de cabedal [:D]

Claro que tudo vai da postura da pessoa: eu disse simplesmente que no emprego anterior (na altura era o actual) não andava de fato, e não quis ir de fato porque dava logo muita cana, mas também disse que se tivesse que vir de fato para este... vinha. Sem problemas. E é o que tenho feito.

De resto, e mesmo sem fato, há que ter algum brio na apresentação, seja na imagem, seja na postura, seja na atitude e na forma de falar.
E sempre mostrando que és um ser humano que ri, socializa, etc...

Acho que nunca fui nervoso para uma entrevista, é só entrar, falar com as pessoas e pronto. É uma conversa onde a única especificidade é ela girar em torno da tua pessoa e, por esse exacto motivo, tens também que mudar o rumo à conversa de vez em quando e perguntar coisas da empresa, sobre o ambiente de trabalho, horários, quantas pessoas lá trabalham, etc... No fundo, mostrar (retribuir?) interesse.

Bem de certeza que muitos estão a pensar "quando será que ele vai ganhar" eu vou ser directo: Diz lá ai ao pessoal quanto vais ganhar...lol

Bem de certeza que muitos estão a pensar "quando será que ele vai ganhar" eu vou ser directo: Diz lá ai ao pessoal quanto vais ganhar...lol

Se tem um curso na área de Gestão/ Economia/ ... e vai entrar agora, eu aponto para algo próximo dos 700€ líquidos. [:cool:]

Back