Equipamento de série não inclui piscas!

Eu sou extremamente cuidadoso com os piscas, faço quase sempre por vezes até desnecessariamente
como dentro do quintal... é o hábito.

Se há coisa que me irrita é estar montes de tempo num cruzamento à espera de passar
só porque alguém não sinaliza o pisca, isso e aqueles que travam quase até parar para depois
darem2 segundos de pisca.

Por hábito dou sempre pisca, podendo uma vez ou outra não dar, mas sou cuidadoso nesse aspecto. Onde se nota bastante que as pessoas não dão piscas é a sair de rotundas.

para mim dar pisca já é algo instintivo...às vezes até numa curva,que tem ao pe de minha casa,que é de 90º vou distraido e dou pisca[:D].E começo a dar pisca com tempo de sobra para os outros condutores verem e precaverem-se contra a minha iminente reduçao de velocidade.Não é como muitos caramelos que travam travam,quase que param e só quando começam a fazer a manobra é que sinalizam.Irrita-me solenemente essa mania[8b]

Já reparei que no momento em que há uma oportunidade de mudar de faixa, porque o carro que vem está um pouco longe, se eu der os piscas para sinalizar correctamente a manobra, o outro fdp acelera pra ficar à minha frente (situação que puderia acabar em acidente); em vez disso, não sinalizo a manobra, faço-a (fizi-a,como dizem aqui no meu emprego) e consigo mudar de faixa sem problemas nem situação de "acelera"...
ou seja, o outro e otario e irresponsavel...mas tu ao fazeres isso apenas te juntas a ele!
uma atitude estupida nao justifica outra.

Eu em 90% das situações NUNCA faço piscas (já a minha "Maria" é pisca para tudo até digo que ainda vai fundir as lampâdas [:D] ) e não vou fazer pois é como já foi relatado fazemos pisca para mudar de via e pomba lá vem o Chico esperto e toca de acelerar!

Mas atenção faço sim ultrapassagens conscientes (pois fui instrutor de condução no Exercito) e antes de mudar de faixa olho pelo espelho retrovisor esq para verificar se vem alguém e "visuializo" a sua velocidade e depois lá vou eu para me meter a mesma coisa olha pelo espelho dt e lá vou eu.

Mais grave (do que não fazer pisca) e há muito boa gente a fazer é mudar de faixa esqª a circular a 90 ou menos quando vem carros a 120 ou mais e depois de ultrapassar há aqueles FD.... que nem olham para o espelho e passam rente ao capot do nosso carro! Devem ter sensores como os morcegos!

Piscas não obrigado mas olhem pelo espelho pois não é acesório opcional nem XUNING

epah, fartei...

então porque é que no código da estrada sempre que cometemos uma infracção ou desrespeitamos os demais utentes da via colmatamos sempre com uma pérola:

(pior é aqueles que andam na vdg)
(pior é os que andam na esquerda)

etc...

quando eu for preso por roubar, vou dizer ao senhor da autoridade que pior são aqueles que andam a matar, pode ser que ele me deixe ir.

Por pensarem todos assim é que as estradas andam como andam.. e eu andando todos os dias em lisboa, com tanta azelhice que vejo devem todos estar a pensar que atropelar pessoas e pior do que andar no bus, passar traços continuos, n ceder passagens, passar vermelhos, exceder a velocidade, manobras perigosas, n usar os piscas... enfim

Acho bem que não entrem, eu não entrava porque já não é a primeira nem a segunda vez que me assusto porque um caramelo dá o pisca e não vira! [8b]

Como tu hà mts...por isso é que outros tantos não fazem os piscas...para que?

Eu faço o pisca, sempre, nem que esteja no meio do deserto e seja o único carro à vista. Mas irrita-me, por exemplo, quando tenho um espaço para mudar de fila, no trânsito e o caramelo que vem lá ao fundo me vê a ligar o pisca e acelera para eu não entrar. [8b] Tenho que ir à oficina, pois devo ter o pisca ligado ao acelerador dos outros carros. Qualquer dia ainda chumbo na inspecção por causa disso... :sh) [:D] E sim, também sou desconfiado dos piscas dos outros. [;)]

Ultimamente tenho reparado que cada vez menos pessoas utilizam os piscas para sinalizar as manobras. Diariamente percorro apenas 20km e não há um dia em que não fique completamente irado por ver este tipo de situações...uma após a outra, e temo que a tendência seja para piorar. Será que as pessoas não têm consciência da importância de sinalizar as manobras? [8b]

Não, logo é uma total displicência.

Eu em 90% das situações NUNCA faço piscas (já a minha "Maria" é pisca para tudo até digo que ainda vai fundir as lampâdas [:D] ) e não vou fazer pois é como já foi relatado fazemos pisca para mudar de via e pomba lá vem o Chico esperto e toca de acelerar!

Mas atenção faço sim ultrapassagens conscientes (pois fui instrutor de condução no Exercito) e antes de mudar de faixa olho pelo espelho retrovisor esq para verificar se vem alguém e "visuializo" a sua velocidade e depois lá vou eu para me meter a mesma coisa olha pelo espelho dt e lá vou eu.

Mais grave (do que não fazer pisca) e há muito boa gente a fazer é mudar de faixa esqª a circular a 90 ou menos quando vem carros a 120 ou mais e depois de ultrapassar há aqueles FD.... que nem olham para o espelho e passam rente ao capot do nosso carro! Devem ter sensores como os morcegos!

Piscas não obrigado mas olhem pelo espelho pois não é acesório opcional nem XUNING

Custa-me a acreditar que estejas a falar a sério.
Se não estiveres a ser irónico, digo-te que apesar de ter gostado da tua franqueza, considero vergonhoso o que acabaste de escrever, revela egoísmo e um total desrespeito para com os outros automobilistas. Em cidade também poupas as lâmpadas dos piscas?

Não há desculpas, a sinalização de manobras é para ser efectuada...SEMPRE; em relação a isso, gostei do comentário do João Ben. É fácil, contudo, reprovável, desresponsabilizar os nossos erros ou os nossos maus hábitos, com os erros dos outros. Pensando dessa forma não se evolui.

Last edited:
Custa-me a acreditar que estejas a falar a sério.
Se não estiveres a ser irónico, digo-te que apesar de ter gostado da tua franqueza, considero vergonhoso o que acabaste de escrever, revela egoísmo e um total desrespeito para com os outros automobilistas. Em cidade também poupas as lâmpadas dos piscas?

Não há desculpas, a sinalização de manobras é para ser efectuada...SEMPRE; em relação a isso, gostei do comentário do João Ben. É fácil, contudo, reprovável, desresponsabilizar os nossos erros ou os nossos maus hábitos, com os erros dos outros. Pensando dessa forma não se evolui.

Não em cidade não poupo nos piscas mas em estrada aberta onde circulo com mais frequência não os uso!

Não em cidade não poupo nos piscas mas em estrada aberta onde circulo com mais frequência não os uso!
so ha mesmo uma razao para fazeres isso: PURA ESTUPIDEZ.
e ainda te orgulhas disso! parabens:)

sem duvida a melhor atitude a tomar! "eu" assumo que estou mal, SEI que estou mal mas vou continuar a estar mal E ORGULHAR-ME DISSO porque ha quem faca pior.

o cerebro e, como tu demonstraste.

o que demonstras e uma atitude bem pior do que o "esquecer" de fazer pisca. e atitude de quem conduz a DESRESPEITAR PROPOSITADAMENTE as regras do codigo e desrespeitar o proximo.
nao ha multa que te "ensine" a respeitar os outros, es superior a isso. ficar sem carta tb nao, porque de certeza que irias conduzir na mesma. um muro talvez resolva...ou entao encontrares um gajo que ignora a presenca de quem nao o respeita:)

Last edited:
Estes senhores cheios de moralismo não devem conduzir todos os dias, pq realmente pareçe que não conheçem a realidade do dia a dia, serão todos condutores de domingo? só pode...

so ha mesmo uma razao para fazeres isso: PURA ESTUPIDEZ.
e ainda te orgulhas disso! parabens:)

sem duvida a melhor atitude a tomar! "eu" assumo que estou mal, SEI que estou mal mas vou continuar a estar mal E ORGULHAR-ME DISSO porque ha quem faca pior.

o cerebro e, como tu demonstraste.

o que demonstras e uma atitude bem pior do que o "esquecer" de fazer pisca. e atitude de quem conduz a DESRESPEITAR PROPOSITADAMENTE as regras do codigo e desrespeitar o proximo.
nao ha multa que te "ensine" a respeitar os outros, es superior a isso. ficar sem carta tb nao, porque de certeza que irias conduzir na mesma. um muro talvez resolva...ou entao encontrares um gajo que ignora a presenca de quem nao o respeita:)

Boas malta esta a a ultima vez que tento defender o meu ponto de vista:

Já reparei que toda a gente aqui do forúm ficou indignada com a minha franqueza mas afinal se TODOS vós fazem pisca onde circulam pois não vejo isso no dia a dia (isto cheira a falso moralismo)

É que fazer pisca em cima das curvas e cruzamentos não fale esses não contam

Este tema cheira-me como o dos médios que levantei novamente todos dizem que usam mas quando chove é tudo de luzes apagadas (é só velhos do restelo)

Para finalizar à mais de seis anos que não estou envolvido em acidentes (multas só as tive de estacionamento umas três em onze anos de carta e vocês moralistas do pisca?) e quando circulo em AE e afins se me apetecer circulo a 120Km/h na via da Esqª e quem quiser ou vai atrás ou passa pela Dtª (e nem se deêm ao trabalho de fazer sinais de luzes) pois não sou obrigado a circular a mais velocidade!

Estou a ver que existem muitos falsos moralistas se todos cumprissem o Código como dissem não havia acidentes! Fica bem na foto dizer que somos meninos do coro!

e quando circulo em AE e afins se me apetecer circulo a 120Km/h na via da Esqª e quem quiser ou vai atrás ou passa pela Dtª (e nem se deêm ao trabalho de fazer sinais de luzes) pois não sou obrigado a circular a mais velocidade!

pois não... mas és obrigado a circular o mais a direita possível, a que velocidade os outros vão não te interessa... ou queres justificar a tua atitude com a velocidade dos outros?

(cada vez mais percebo pk na estrada so se encontram azelhas e tonis)

pois não... mas és obrigado a circular o mais a direita possível, a que velocidade os outros vão não te interessa... ou queres justificar a tua atitude com a velocidade dos outros?

(cada vez mais percebo pk na estrada so se encontram azelhas e tonis)

A situção de que falei é quando circulo à Esqª e a via da Dtª está cheia (bem composta de carros) não sou obrigado a circular a mais velocidade nem a desviar porque o Srº do BMW ou afins quer passar! Já agora...

Boas malta esta a a ultima vez que tento defender o meu ponto de vista:

Já reparei que toda a gente aqui do forúm ficou indignada com a minha franqueza mas afinal se TODOS vós fazem pisca onde circulam pois não vejo isso no dia a dia (isto cheira a falso moralismo)

É que fazer pisca em cima das curvas e cruzamentos não fale esses não contam

Este tema cheira-me como o dos médios que levantei novamente todos dizem que usam mas quando chove é tudo de luzes apagadas (é só velhos do restelo)

Para finalizar à mais de seis anos que não estou envolvido em acidentes (multas só as tive de estacionamento umas três em onze anos de carta e vocês moralistas do pisca?) e quando circulo em AE e afins se me apetecer circulo a 120Km/h na via da Esqª e quem quiser ou vai atrás ou passa pela Dtª (e nem se deêm ao trabalho de fazer sinais de luzes) pois não sou obrigado a circular a mais velocidade!

Estou a ver que existem muitos falsos moralistas se todos cumprissem o Código como dissem não havia acidentes! Fica bem na foto dizer que somos meninos do coro!

Não respondem a esta não há argumentos né...

mas eu não tenho de te responder a nada, muito menos o porquê de não teres acidentes à mais de seis anos.

Eu simplesmente reafirmo os meus pontos de vista e tento fazer realçar as atitudes que nos levam aos comportamentos inadequados sentidos por todo o país...

Então se a fila do lado direito está compacta como é que ele te ultrapassa pela direita?
e quando circulo em AE e afins se me apetecer circulo a 120Km/h na via da Esqª e quem quiser ou vai atrás ou passa pela Dtª (e nem se deêm ao trabalho de fazer sinais de luzes)

Quanto manifestação de superioridade de condução manifestada com
Para finalizar à mais de seis anos que não estou envolvido em acidentes (multas só as tive de estacionamento umas três em onze anos de carta e vocês moralistas do pisca?)
apenas digo que ao não participar neles não quer dizer que não os causes... (nao fazer piscas ou não acenderes os farois etc não faz com que te despistes... agora os outros..)

tal como tudo na vida, as coisas n sao preto ou branco, 8 ou 80, existem situações que nao vale a pena fazer piscas(estradas sem carros vais fazer pisca para q?), situações em que vais ultrapassar e qd poes o pisca, la vem o estupido a acelerar para n te deixar entrar, etc..... há que jogar com o bom senso e mais, com a experiência de quem conduz todos os dias e sabe como é a selva, não é quem só sai de carro ao domingo e só faz mer**, depois vem aqui com moralismos que já metem nojo a toda a gente...

Back