Equipamento de série não inclui piscas!

Eu não sei se de facto o Sr Rui Santos é algum clone a gozar com malta ou se de facto é aquilo que diz ser.

Parece-me inacreditavel orgulhar-se da atitude que tem na estrada e ainda por cima instrutor?

:sh)

Os piscas não são uteis apenas para evitar acidente, mas para facilitar a vida aos outros e para melhor fluir o transito.
Numa rotunda um tipo espera para entrar nela porque o individuo não faz pisca que vai sair na primeira á direita e fica ali parado para nada. Se tivesse feito pisca tinha entrado logo na rotunda.

Num cruzamento, está um carro á espera que outro passe e esse decide virar sem sinalizar. Nessas situações até reparo que muitas vezes as pessoas até vão ao tlm [8b]

Eu não sei se de facto o Sr Rui Santos é algum clone a gozar com malta ou se de facto é aquilo que diz ser.

Parece-me inacreditavel orgulhar-se da atitude que tem na estrada e ainda por cima instrutor?

:sh)

Os piscas não são uteis apenas para evitar acidente, mas para facilitar a vida aos outros e para melhor fluir o transito.
Numa rotunda um tipo espera para entrar nela porque o individuo não faz pisca que vai sair na primeira á direita e fica ali parado para nada. Se tivesse feito pisca tinha entrado logo na rotunda.

Num cruzamento, está um carro á espera que outro passe e esse decide virar sem sinalizar. Nessas situações até reparo que muitas vezes as pessoas até vão ao tlm [8b]

Nas rotundas parte-se do pressuposto que quem vem na faixa da direita vai sair na próxima saída....só em Portugal é que se faz pisca para esquerda a indicar : sou um palhaço e vou fazer a rotunda toda por fora...assim se me baterem a culpa n é minha, mas tou-me cagan** para quem quer entrar e aos quais eu bloqueio as entradas. é isto o civismo por cá....

Afinal esta não é para mim..[:)]

Agora mais a sério se lerem todos os meus post vêm que tenho uma condução fresca e fofa (e prudente, por isso não ter acidentes não é sorte é saber conduzir à defensiva) e que não sou nenhum "assasino" nas estradas mas tudo o que voçês referem em também vejo nas estradas e com os vossos post toda a gente faz as coisas bem então o porque dos acidentes? :confused:
Quanto à questão da rotunda pode não ser o correcto mas se voces baterem nessas circunstancias não têm razão pois o outro além de se apresentar pela Dtª tem o pisca ligado para a Esqª!

O meu apelo PAZ NA ESTRADA (SINCERO)

Nas rotundas parte-se do pressuposto que quem vem na faixa da direita vai sair na próxima saída....só em Portugal é que se faz pisca para esquerda a indicar : sou um palhaço e vou fazer a rotunda toda por fora...assim se me baterem a culpa n é minha, mas tou-me cagan** para quem quer entrar e aos quais eu bloqueio as entradas. é isto o civismo por cá....

Vai fazer a rotunda do Marquês como manda o código e depois diz coisas!

Também ensinas isso nas aulas de condução? :sh)

Já não sou instrutor de condução só quando estive no Exército (à mais de nove anos) e por acaso quanto estava a tirar o curso de instrutor foi o que me ensinaram!
Eu sei que não é o que o código diz para se fazer mas se fizeres o que o código diz tu não consegues sair onde queres porque os outros não te deixam, por isso digo que é quase impossivel fazer o Marques como manda o livro!

Quando circulas a 100kms/h a q distancia circulas do carro da frente em media?

Para estar a circular a 100 Km/h como perguntas só posso estar a circular numa AE (pois só ando a 90 Km/h nas N e 120 a 140 nas AE e estou a falar a sério não estou a dar tanga) ou IC IP e nesses casos deixo sempre a distância de pelo menos dois a três carros de modo a que quem queira entrar à Dtª tenha espaço e não cumprometa a mhnha segurança. Quando vou numa situação mais chegado aos carros da frente quando (ex de três carros e eu sou a terceiro) o primeiro trava eu dou logo um cheiro de travão para não me aproximar muito.

Outro exemplo vivi muitos anos na Damaia e usava diariamente a 2ª circular nunca tive um acidente e voçês sabem que aquilo não é fácil eu sou um condudor defensivo já muitos não têm essa sorte e é só ajudar o vizinho mecânico...[:D] Como já disse não sou um MONSTRO na estrada todos temos virtudes e defeitos e um defeito meu e assumo é de não fazer muitas vezes os piscas e só...

Para estar a circular a 100 Km/h ... e nesses casos deixo sempre a distância de pelo menos dois a três carros ...

3 carros de distancia como cada carro tem em media 4metros comprimento, dará uns 12metros de distancia. Se realmente fosses professor de conducao saberias que a distancia minima a 100kmsh q deves ter sao 64 metros.
Sendo que o tempo de reaccao medio é de 1 segundo, nesse segundo percorres 27,7 metros antes de meter o pé ao travao. Antes de ver seja o que for já estás enfiado na traseira do da frente. Se n tiveste acidentes até agora tem 1 nome. Sorte.
És o exemplo acabado do que é o condutor portugues e depois ninguem percebe pq é que os carros estao sempre a bater na traseira um dos outros. Mistério!

3 carros de distancia como cada carro tem em media 4metros comprimento, dará uns 12metros de distancia. Se realmente fosses professor de conducao saberias que a distancia minima a 100kmsh q deves ter sao 64 metros.
Sendo que o tempo de reaccao medio é de 1 segundo, nesse segundo percorres 27,7 metros antes de meter o pé ao travao. Antes de ver seja o que for já estás enfiado na traseira do da frente. Se n tiveste acidentes até agora tem 1 nome. Sorte.
És o exemplo acabado do que é o condutor portugues e depois ninguem percebe pq é que os carros estao sempre a bater na traseira um dos outros. Mistério!

Pena é que estamos em portugal, onde n é possivel deixares essa margem de segurança, pq constantemente entra um chico esperto e la se vai a margem....

quando tiras a carta, nao te e ensinada a importancia do pisca, da correcta sinalizacao, etc.
A mim ensinaram-me até...

Quanto à cena das rotundas feitas por fora, independentemente da nossa saida, há situações em que se justifica, mas são casos pontuais, não devendo essa ser a regra. Também há o contrário, faze-las por dentro, por estar a faixa de fora bloqueada com a fila para a bomba do Jumbo (ver caso da bomba do Jumbo junto ao cemitério do Feijó, sempre cheia, que mina!) :sh):sh) Mas nestes casos, as pessoas têm uma cabecinha para pensar e avaliar esses casos excepcionais. Eu não vou chatear ninguém que não tenha feito pisca na estradinha vazia às 5:30 da madrugada, mas há situações em que aborrece um bocado estar à espera do que o sr. condutor vai fazer, especialmente nas rotundas, naquele "vai não vai, este gajo vai sair nesta? vai? saiu mas ja la vem outro"... Enfim, os piscas são o principal instrumento de informação aos outros condutores, e se pensarem um pouco que a estrada é utilizada por todos, pá, informem os condutores das intenções, poupa-se tempo, evita-se algumas chatices, informa-se os peoes também (porque também existem).... não custa nada.

JCCGOLD (antes demais deixa-me agradecer (não estou a brincar) pelas palavras que dizes e como as dizes pois nunca me insultas-te como m**** etc, pois estamos no forum para falar das nossas experiencias uns gostam outros não mas acima de tudo devemo-nos respeitar alías é uma das regras) se pessoalmente achas que é sorte então tenho uma estrelinha muito grande [:D] mas se reparáres, pergunto quem anda numa AE a 120 muito poucos pois em quando ando (ando pouco nas AE prefiro ir por N e o € das portagens dá-me para o gasóleo) circulo a essa velocidade por isso nunca tenho hipotése de bater nos da frente pois andam todos muito mais depressa! Aliás também deves ver se os tais 12 m de distancia que dou são pouco o que dizer daqueles que circulam a cheirar CUS aos carros da frente faça sol ou chuva? A mim nunca me vêm a fazer isso pois basta e cheiro de travão e já sabemos né! Todas as questões que levantei não as inventei são vistas no dia a dia nas nossas estradas mas a culpa é sempre de quem do outro né até é costume dizer-se EU TENHO MEDO É DOS OUTROS, pois fica sabendo que tirando os piscas (a minha falha assumo) tudo o resto não é sorte é sim fazer uma condução defensiva... De que vale fazer piscas andar a 120 nas N localidades e afins? A culpa é sempre do outro... PAZ NA ESTRADA

Continuas a pensar q os 12 metros chegam porque os da frente vao depressa. Alguma vez pensaste como é que os choques em cadeia acontecem? Eu sei que 90% deles vao colados ao da frente por isso é que se tenho um atrás de mim colado deixo-o passar. Que vá bater em outro.

Continuas a pensar q os 12 metros chegam porque os da frente vao depressa. Alguma vez pensaste como é que os choques em cadeia acontecem? Eu sei que 90% deles vao colados ao da frente por isso é que se tenho um atrás de mim colado deixo-o passar. Que vá bater em outro.

jccgold quando disse mais ou menos três carros era com a devida distancia de segurança entre eles (tás a ver quelas setas amarelas ditas de segurança que aparecem nas AE) ando sempre com as duas ou o mínimo uma e meia de distância! (por isso o exemplo que dei dos três carros basta ver o primeiro a travar e dou logo um cheirinho de travão muitas das vezes primeiro que o segundo carro) Também sou como tu não gosto de ter carros colados à traseira...

Como te disse em post anteriores normalmente circulo a 90 nas N mas basta começar a chover que não da-mos (eu a a Maria) mais de 80 ou menos consoante a intensidade da chuva...

Ontem quando ia mamando 1 traseira de 1 mondeo à pala dos piscas, lembrei-me logo deste tópico.

1H da manhã, estrada nacional, naquele troço só vinha o tal marmanjo à frente e eu atrás. Vinha a deixar distância pq já estava 1 pouco com sono, e ia prai a 80-100km/h, quando me apercebo que o gajo a minha frente travou até ficar parado(isto sem haver luz de stop pra ng...), e nem sequer mete o pisca pra virar. A sorte é que vi q ele estava ir mais lento e comecei a travar, quando vou a ver pé a fundo.
Como é que um gajo anda sem luzes de stop e vira-me sem fazer 1 pisca à noite com 1 gajo atrás! onde normalmente o pessoal anda sp mais depressa por andar menos ppl na estrada.

Naquele caso se batesse era o culpado, a ñ ser que o outro marmanjo tivesse peso na consciência....

Como eu adoro os portugueses a conduzir....

Back