ESP : Sim ou não ?

Para mim não é um equipamento que considere fundamental muito embora lhe reconheça o mérito de, para uma grande maioria de utilizadores, ser a sua tábua de salvação em muitas situações.

Não baseio a minha escolha de compra na existência ou não de um equipamento especifico. Analiso um carro como um todo.

Isto hoje está cheio de piadas no forúm aqui pelo nosso colega.

Subscrevo o que o Eliselotus disse...como não podia deixar de ser :)

Há coisas mais importantes e melhores para a segurança activa de um carro do que o ESP...escolho-as primeiro.

Boas,
Tou a ver q temos aqui pilotos, é pena não fazerem companhia ao Tiago Monteiro, em relação ao ESP ou qualquer outro dispositivo q ajude a evitar acidentes deveriam vir de série em qualquer viatura.
Cumps.

a euroncap diz q ha estudos q comprovam q ha menos acidentes havendo ESP. A ser verdade, entao é pq deve ser util pra alguma coisa.

Muitos têm a mania de ESP, ARS e etc desligáveis.

Só se for para um track day. Pq para andar normalmente nas estradas o sinalzinho ESP nem devia ligar, pq se liga é pq já vais em excesso na estrada.

Andem devagar e com calma.

É a mesma coisa, 2 carros um FWD e um RWD, o Rear é sempre melhor pq dá para slides...

Eu tenho carta a apenas 5 anos e tenho 3 carros RWD em casa e nunca andei a fazer slides.

citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

Boas,
Tou a ver q temos aqui pilotos, é pena não fazerem companhia ao Tiago Monteiro, em relação ao ESP ou qualquer outro dispositivo q ajude a evitar acidentes deveriam vir de série em qualquer viatura.
Cumps.
por outras palavras, afirmas que um ESP vale mais que pneus de qualidade.

[^][^][8][8][8][8][8]

o ESP nao evita acidentes, TENTA (com ou sem sucesso) resolver a merda que alguem fez. esse alguem, como nao poderia deixar de ser, está atras do volante.
a unica excepçao sao situaçoes que o condutor nao poderia prever (que até sao bastante comuns em PT, basta ver o estado das estradas), so ai é que a culpa do carro escorregar (e forçar o ESP a entrar) PODE eventualmente nao ser do condutor.

eu jogo na antecipaçao, prefiro evitar que o ESP entre em vez de confiar nele pra resolver.

sao gostos[}:)]

Comprei carro em Outubro. Tinha ESP como opcional, e o vendedor tentou
vender-mo a um preço "record".
Não o quis, e não tenho ESP no carro.

Próximo carro? Sem ESP. Se vier de série em todos os carros, compro o
carro que dê para desligar o ESP.
Se não der em nenhum, compro o carro que mais me encher as medidas e
mando o fusível do ESP pastar.

Que mania essa de que o que é bom para mim, é bom para todos... porra.
Prefiro investir o dinheiro em boas suspensões, travões e pneus.

Em minha opinião todos deveriam trazer de série, o meu tem e estou muito contente pois já deu jeito algumas vezes e principalmente em piso molhado.
Deu um grande jeito ainda no Inverno passado quando o carro entrou em aquaplaning numa curva na A23.
Ainda me lembro bem, começou a chover a potes, reduzi a velocidade dos habituais 130km/h para os 90km/h não se via nada e nem quero pensar no resto foi um susto grande ver o carro a ir direito ao raill.:(
E claro para brincar nas rotundas quando estão a regar a relva[}:)], ou a estrada não sei bem qual a função da rega mas…[8)]

citação:Originalmente colocada por Boxer

Comprei carro em Outubro. Tinha ESP como opcional, e o vendedor tentou
vender-mo a um preço "record".
Não o quis, e não tenho ESP no carro.

Próximo carro? Sem ESP. Se vier de série em todos os carros, compro o
carro que dê para desligar o ESP.
Se não der em nenhum, compro o carro que mais me encher as medidas e
mando o fusível do ESP pastar.

Que mania essa de que o que é bom para mim, é bom para todos... porra.
Prefiro investir o dinheiro em boas suspensões, travões e pneus.

[^]
Felizmente nem todos pensam que o mais importante é o ESP estar presente e bem activo...sendo assim haverá sempre construtores que se preocuparão com coisas importantes como bons chassis, pneus de qualidade (coisa que eu vejo cada vez menos apostada no povo tuga...no aftermarket vejo pessoal a substituír pelos mais baratos...deve ser porque o ESP está lá e nada lhes pode acontecer), travões, etc.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

Boas,
Cumps.
por outras palavras, afirmas que um ESP vale mais que pneus de qualidade.

[^][^][8][8][8][8][8]

o ESP nao evita acidentes, TENTA (com ou sem sucesso) resolver a merda que alguem fez. esse alguem, como nao poderia deixar de ser, está atras do volante.
a unica excepçao sao situaçoes que o condutor nao poderia prever (que até sao bastante comuns em PT, basta ver o estado das estradas), so ai é que a culpa do carro escorregar (e forçar o ESP a entrar) PODE eventualmente nao ser do condutor.

eu jogo na antecipaçao, prefiro evitar que o ESP entre em vez de confiar nele pra resolver.

sao gostos[}:)]

Mas quando não consegues antecipar.....tau!

Este inverno, ao entrar na subida da boa viagem vindo da Cruz-Quebrada, acelerei para ultrapassar um camião, passando para a segunda faixa (tem duas em cada sentido).
As bombas da Galp que se situam um pouco mais acima deviam ter sido lavadas e a sujidade escorrido pela estrada a baixo....
Resultado: sai-me a traseira disparada, corrigo, sapatada no travão etc e tal. Andei completamente aos pandecos e ainda fui fazer uma visita à 3ª faixa. Se estivesse lá outro havia de ser bonito.

Que falta que me fez o ESP e que inuteis teriam sido uns pneus e travões XPTO.

Na F1 também usam ESP, muito bom é certo, mas usam.

Nem pensar.

Prefiro um carro leve, reactivo, e de comportamento rigoroso e eficaz.

O ESP foi uma saída do beco que os engenheiros tiveram que sacar da cartola para carros cada vez mais pesados e demasiado expostos aos efeitos das inércias consequentes.

Janado, as condiçoes qeu nao consegues prever sao as derivadas á má qualidade da estrada quando, por qqr motivo, dá ideia que ha mt mais condiçoes que as que na realidade ha.

ou seja, em paises serios, o responsavel é quem fez a estrada, nao tu.

todas as outras situaçoes, se nao as previste, foi por problema teu.

citação:Na F1 também usam ESP, muito bom é certo, mas usam.
na F1 nao ha ESP, e até o ABS é proibido. existem sistemas MECANICOS que fazem a mesma funçao do ABS, embora requiram semrpe que APENAS UMA das rodas bloqueie. se as 2 bloquearem, nao ha nada a fazer.

Pelo que se fala aqui o ESP resolve tudo. Em aquaplaning batem com ou sem ESP. O ESP ajuda é em situações em que o carro escorrega ligeiramente. Pq se escorregar muito chapeu. Batem como os outros.

Eu não votei. No proximo carro se tiver ESP tudo bem. Pode ser desligável, não desligavel, tanto faz. Se não tiver ESP esta tudo bem na mesma.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus
antes uns bons pneus e travoes que ESP
Subscrevo.

Tenho um carro com travões fraquinhos e ABS, dispensava bem o ABS em troca de um sistema de travagem a sério! Naquele carro facilmente o ABS entra em acção, noutro com um sistema de travagem a sério nem por isso!

Já fiz uns milhares de km num carro com ESP e nunca entrou em acção mesmo quando ligeiramente provocado pois o carro simplesmente não sai dos carris [8D]

Back