Espanhol ou Francês

Estou a fazer quote ao teu post mas serve para responder a todos os outros! [;)]

Eu tive 3 anos de Fracês no liceu, hoje não sou fluente mas sou capaz de ir a França e ir a um restaurante e pedir comida, ou pedir um quarto no hotel, ou pedir direcções na rua, etc. Sou capaz de perceber o contexto de um texto ou perceber o sentido de uma conversa. Já escrever, esqueçam. Se é útil, para mim, é! Se era capaz de aprender Francês sozinho... é pá, nunca na vida me meteria nisso!


Quanto ao Espanhol, considero-me fluente, falo e escrevo (além de que estudei por muitos livros Espanhóis com zero dificuldade). Fiz um curso no Cervantes (tirei 10 em 10) e muitas férias no Sul de Espanha. De quando em vez lá dou um prego... mas nada de grave! Sou capaz de vender em Espanhol se for preciso. E nunca aprendi Espanhol na escola (no liceu).

Cada pessoa é diferente, e o meu caso não pode ser extrapolado para toda a gente, mas acho muito mais fácil aprender Espanhol sozinho do que Francês. Mas claro que concordo que o Espanhol é uma língua com muito mais futuro (até para trabalhar nos EUA em muitos sítios já pedem pessoas bilingues).

Acima de tudo, deixa o puto escolher! [;)]

Posso-te dizer e isto com alguma certeza, que és, não diria uma excepção, mas certamente uma minoria. O ano passado fui de férias a França como referi com mais 3 pessoas com aproximadamente a minha idade, todos com francês no ciclo, posso-te dizer que era vergonhoso o nosso nivel de francês, não conseguiamos pedir um cafe, perguntar absolutamente nada, teve de ser tudo em inglês. Além disso este é um assunto que às vezes bem à baila com amigos e todos referem o mesmo, francês já fugiu à muito tempo.

Sobre o espanhol a grande maioria das pessoas que dizem que se safam estão longe de o fazer.
Eu vivo em espanha à 6 anos, e por isso te digo que é mais complicado do que parece, claro que bastante mais fácil que o frânces, mas o que se apanha mais facilmente é o básico, o necessário para o dia a dia normal é mais complicado e ter uma base de estudos é muito importante.

Ensinaram-me que "Instituto" era escola fosse ela primária, liceu ou universidade. Já aprendi alguma coisa contigo hoje.

É como diz o Rasec, quando dizem Instituto é secundário, escuela usa-se pouco mas refere-se mais a primária e colégio é o ciclo e também primária.
 
A minha ideia tambem é que o Espanhol lhe poderá ser mais util. Por outro lado o miudo tambem está mais inclinado para o Espanhol. Assim vou tentar inscreve-lo na turma de Espanhol, só que vai haver dificuldades, pois na escola onde estuda, vão abrir sete turmas do 7º ano, seis para Frances e uma para Espanhol. A minha unica hipotese é a de ir apanhar vez ás cinco da manhã ou menos.
 
E a "Escuela" [:D]

Y este que es un clasico: COÑO!
wbqbd1.gif
 
«caramba», fiz ontem a pré-matícula dos meus alunos para o 7º ano e só 1 deles escolheu Francês.

Embora seja apenas uma opinião (e vale o que vale) lembrava-te que o castelhano poderá ser-lhe muito útil se um dia o teu filho só conseguir média para entrar numa universidade espanhola.

Depois, é bom quea s pessoas se vão convencendo que a conjuntura internacional vai obrigar Portugal e Espanha a ficarem cada vez mais juntos.

O facto de estares preocupado já auspicia que, seja qual for a escolha, irá ser boa por ser ponderada. Fossem todos os pais assim...[;)]

A nível de emprego, dependendo das áreas, poderá ser interessante optar pelo Francês.

Depois, como o Rasec disse, o espanhol com facilidade se apanha, seja com um curso intensivo, seja com leitura. O francês por outro lado é mais difícil de apanhar.
 
Se tivesse que escolher aprender em ambiente de sala de aula, escolheria o francês. O espanhol é muito mais fácil para nós aprendermos "sozinhos".

De qualquer maneira, acho que a única língua internacional que interessa é o inglês. Se encontrares um espanhol ou um francês e não souberes falar espanhol ou francês, falas em inglês. Se ele não souber falar inglês, é burro e que vá à M....!
 
Ou os míticos "carton", "talhieres", "cotoniete", "maracuya" [:D]

Ainda recentemente ouvia alguém numa conversa profissional relevante sair-se várias vezes com "competencia" (significado Português), quando em espanhol competencia tem um significado completamente...
 
Última edição:
O carton deles é o nosso papelão e o cartão das caixas, agora quando o um português diz "carton", 90% das vezes quer dizer tarjeta.

Sim. Eu o cartão deles é o papelão, o que tem o mesmo significado.
Cartão de crédito por exemplo é tarjeta. Não há 90% das vezes, são duas coisas distintas que nós utilizamos a mesma palavra.
 
Ainda recentemente ouvia alguém numa conversa profissional relevante sair-se várias vezes com "competencia" (significado Português), quando em espanhol competencia em um significado completamente...

Então qual o significado de "competência" em espanhol?

Competência em espanhol, pode ser competência, como concorrência, competição/disputa. Depende do contexto.
 
Última edição:
Sim. Eu o cartão deles é o papelão, o que tem o mesmo significado.
Cartão de crédito por exemplo é tarjeta. Não há 90% das vezes, são duas coisas distintas que nós utilizamos a mesma palavra.
Fiquei confuso. 90% das vezes que um português diz "carton" em espanha quer dizer "tarjeta", qual é a duvida?
 
Voltar
Superior