Akagi
New member
O pior que já ouvi foi chamarem de rua "ruela"
Rua/Calle
Beco/Callegon
Ruela, possivelmente sera em galego para designarem o nosso "Beco", uma vez que em galego "Rua" é igual ao portugues.
O pior que já ouvi foi chamarem de rua "ruela"
Sim, "taller" também, mas não é o mesmo que "cartão" e "talher".
O pessoal também torca muito o "bocadillo"
Bocadillo/sandes
No castelhano mais complicado na minha opinião são os falsos amigos "bragas", "falda", "habitacion", "granadas", "pegamento", etc.
Um que eu estava sempre a dar (pelo sector de actividade onde trabalho) era Orçamento!! [][
][
] Punha sempre os Espanhóis a rir com o meu "orçamiento" [
][
][
] E já nem a desculpa do Galego funcionava!
Para que não tenham que ir procurar, é "Pressupuesto"!
Tenho visto muito mais propostas de emprego no estrangeiro a pedir fluência em francês do que em espanhol!
No castelhano mais complicado na minha opinião são os falsos amigos "bragas", "falda", "habitacion", "granadas", "pegamento", etc.
Isso é muito relativo, depende da área (geográfica) de trabalho, do sector, etc... Francês falarás em França, parte da Suiça, nas ex-colónias magrebinas e pouco mais. Em relação à indústria e à economia a França tem vindo progressivamente a perder o poderio que teve em tempos, se reparares todas (ou quase todas) as grandes empresas francesas já se fundiram em grandes grupos internacionais.
E depois tens ainda outro pormenor, é que a Ibéria é cada vez mais uma realidade em termos económicos. Somos cada vez mais um mercado único e comum dentro da UE, pena é que Portugal só tenha perdido com essa estratégia (muitas empresas e bancos inclusivamente já nem têm aqui os centros de decisão e temos tanta representatividade para eles como umas canárias), mas isso são outros quinhentos.
Esqueceste-te de uma parte da Belgica
tb em vez de juro dizem interes
Isso é muito relativo, depende da área (geográfica) de trabalho, do sector, etc... Francês falarás em França, parte da Suiça, nas ex-colónias magrebinas e pouco mais. Em relação à indústria e à economia a França tem vindo progressivamente a perder o poderio que teve em tempos, se reparares todas (ou quase todas) as grandes empresas francesas já se fundiram em grandes grupos internacionais.
E depois tens ainda outro pormenor, é que a Ibéria é cada vez mais uma realidade em termos económicos. Somos cada vez mais um mercado único e comum dentro da UE, pena é que Portugal só tenha perdido com essa estratégia (muitas empresas e bancos inclusivamente já nem têm aqui os centros de decisão e temos tanta representatividade para eles como umas canárias), mas isso são outros quinhentos.
*EDIT
E depois tens ainda o pormenor de num mundo cada vez mais globalizado o castelhano ser a Segunda língua mais falada, logo a seguir ao mandarim. (Português em 6º e Francês em 15º)