Espanhol ou Francês

Um que eu estava sempre a dar (pelo sector de actividade onde trabalho) era Orçamento!! [:D][:D][:D] Punha sempre os Espanhóis a rir com o meu "orçamiento" [:)][:)][:)] E já nem a desculpa do Galego funcionava!

Para que não tenham que ir procurar, é "Pressupuesto"!

No castelhano mais complicado na minha opinião são os falsos amigos "bragas", "falda", "habitacion", "granadas", "pegamento", etc.

Os "falsos amigos" é mesmo praticamente a única dificuldade. A gramática é extremamente semelhante. Seguramente mais de 60% das palavras são semelhantes. E mesmo no campo dos falsos amigos, há muitos que nem o são de verdade, porque por vezes são palavras que até existem em português com aquele sentido dado pelos espanhóis, mas que nós já não usamos há muito tempo.

Indo à questão, o Castelhano é indubiavelmente mais útil do que o Francês.

Ao ler este tópico, até me está a dar uma coisinha má só de pensar que vou passar os próximos três meses num país onde só se fala espanhol.

Há falta de melhor, vou passar amanhã pelo Cervantes, pode ser que tenham lá um livro ou assim de espanhol para principiante, para me ir entretendo na próxima semana.

Um que eu estava sempre a dar (pelo sector de actividade onde trabalho) era Orçamento!! [:D][:D][:D] Punha sempre os Espanhóis a rir com o meu "orçamiento" [:)][:)][:)] E já nem a desculpa do Galego funcionava!

Para que não tenham que ir procurar, é "Pressupuesto"!

Ora aqui está um bom exemplo. "Presupuesto" é um false friend, mas uma vez aprendido nunca mais se esquece, e isso acontece com a maioria dos false friends. É que as palavras têm sempre alguma lógica, ou seja, nunca caiem do céu. Orçamento é uma avaliação prévia de uma coisa, i.e., um pressuposto.

há mtos palavras que enganam
é como inversion e nao investimiento
acho piada ao cien por cien e nao cien por ciento
tb em vez de juro dizem interes
o custo da vivienda para preço de habitacao, pq habitacion é divisao da casa
etc e tal

Tenho visto muito mais propostas de emprego no estrangeiro a pedir fluência em francês do que em espanhol!

Tenho visto muito mais propostas de emprego no estrangeiro a pedir fluência em francês do que em espanhol!

Isso é muito relativo, depende da área (geográfica) de trabalho, do sector, etc... Francês falarás em França, parte da Suiça, nas ex-colónias magrebinas e pouco mais. Em relação à indústria e à economia a França tem vindo progressivamente a perder o poderio que teve em tempos, se reparares todas (ou quase todas) as grandes empresas francesas já se fundiram em grandes grupos internacionais.

E depois tens ainda outro pormenor, é que a Ibéria é cada vez mais uma realidade em termos económicos. Somos cada vez mais um mercado único e comum dentro da UE, pena é que Portugal só tenha perdido com essa estratégia (muitas empresas e bancos inclusivamente já nem têm aqui os centros de decisão e temos tanta representatividade para eles como umas canárias), mas isso são outros quinhentos.

*EDIT
E depois tens ainda o pormenor de num mundo cada vez mais globalizado o castelhano ser a Segunda língua mais falada, logo a seguir ao mandarim. (Português em 6º e Francês em 15º)

Last edited:
No castelhano mais complicado na minha opinião são os falsos amigos "bragas", "falda", "habitacion", "granadas", "pegamento", etc.

Para quem tenha alguma dificuldade:

Bragas/Cuecas

Falda/Saia

Habitacion/Quarto

Granadas/Romans

Pegamento/Cola

Isso é muito relativo, depende da área (geográfica) de trabalho, do sector, etc... Francês falarás em França, parte da Suiça, nas ex-colónias magrebinas e pouco mais. Em relação à indústria e à economia a França tem vindo progressivamente a perder o poderio que teve em tempos, se reparares todas (ou quase todas) as grandes empresas francesas já se fundiram em grandes grupos internacionais.

E depois tens ainda outro pormenor, é que a Ibéria é cada vez mais uma realidade em termos económicos. Somos cada vez mais um mercado único e comum dentro da UE, pena é que Portugal só tenha perdido com essa estratégia (muitas empresas e bancos inclusivamente já nem têm aqui os centros de decisão e temos tanta representatividade para eles como umas canárias), mas isso são outros quinhentos.

Esqueceste-te de uma parte da Belgica

Isto fez-me lembrar um engenheiro lisboeta que foi a Espanha e pediu em português "queria uns bocadinhos de jamón". Trouxeram-lhe bocadillos no pão... [:D]

*EDIT
E depois tens ainda o pormenor de num mundo cada vez mais globalizado o castelhano ser a Segunda língua mais falada, logo a seguir ao mandarim. (Português em 6º e Francês em 15º)

Ser uma das línguas mais faladas não vale de muito só por isso, veja-se o caso do português. Com francês (tendo já inglês) dá para correr quase toda África, que será o nosso meio de escape no futuro.

Mas tens razão, na minha área o francês é muito forte!

Back