Para emagrecer é bom. É fácil ter um consumo de proteínas alto (a maioria dos alimentos ricos em gordura são ricos em proteínas, ao contrário dos ricos em hidratos) o que ajuda a preservar massa magra, e assim que o corpo se "habitua" a recorrer a lípidos como a principal fonte de energia é muito fácil ajustar a dieta para queimar mais ou menos gordura, podes cortar umas centenas de calorias ao teu dia sem sequer notar em termos de energia ou fome (quando numa dieta à base de hidratos há logo a quebra de glicose e insulina, consumo de glicogénio etc e sente-se logo).
Também é uma dieta muito "seca", perdes rapidamente muita retenção de líquidos associada ao consumo de hidratos e não volta (a não ser que voltes aos hidratos, claro), o que mesmo não sendo gordura também dá mais definição e firmeza em todo o lado.
E depois é sempre engraçada a cara das pessoas quando dizemos que andamos de dieta para emagrecer e nos fartamos de enfardar comidas gordas [

]
Não é obrigatório ir mesmo a zero hidratos, basta serem baixos o suficiente (a quantidade exacta depende de cada um, da quantidade de exercício praticado etc). Nos primeiros tempos convém para acelerar a transição, mas depois eu consumia alguns hidratos antes e após o treino. Poucos, para aí 50g ou isso, e mantinha-me em cetose porque eram logo todos chupadinhos para os músculos, nem dava tempo de alterar o metabolismo. Mesmo assim notava perda de rendimento no ginásio.
Para quem faça sobretudo exercício aeróbico imagino que passe bem mesmo a zero (ou próximo, que não ingerir hidratos
nenhuns é difícil, há sempre umas gramas perdidas nos alimentos). Também há quem prefira ter um dia por semana de hidratos e os outros todos a zero, a meu ver o pior dos dois mundos porque os hidratos consumidos não vão durar muito tempo (no primeiro e se calhar segundo treino ainda rendem mas a meio da semana já se foram) mas por outro lado tem que se passar pela transição todas as semanas o que não é nada agradável.
Há umas tiras para diabéticos que se vendem nas farmácias e que dão jeito para saber quando se está em cetose (boas para encontrar o nível de hidratos que se pode consumir sem saltar fora).