Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Mamas Vs Vida ?

Na minha opinião não vale a pena o risco.

Mesmo que ela fizesse o que dizes, ainda não chegámos ao pondo de detetar "células", logo o cedo podia já ser tarde de mais.

Até porque esteticamente conseguem-se resultados iguais à natureza. A palpação é que já é outra história.
Risco há sempre, não vamos retirar mamas, úteros, próstatas etc a a torto e a direito porque podem vir a desenvolver câncro. Há que quantificar o risco.

O câncro da mama é uma doença grave mas não é no espaço de um mês que passa de não estar lá nada a já ter metástases espalhadas pelo corpo todo e a pessoa estar terminal.

O problema põe-se no caso da população em geral, que recorre a métodos de detecção pouco eficazes como apalpação, mamogramas já só são pedidos quando se detectou alguma coisa (que provavelmente já lá está a crescer há anos), etc. Para um milionário que se pode dar ao luxo de fazer um check-up completo mensalmente e até com métodos menos invasivos e bem mais confortáveis isto é um não problema.

Last edited:
SRLA, acho que tu não entendeste... A mãe e a tia da Angelina morreram efectivamente com cancro de mama. Ela tem o mesmo gene que aumenta e bastante a probabilidade de vir a ter cancro. Não se trata de tirar as mamas porque pode vir a ter cancro só porque sim, trata-se que a probabilidade dela vir a ter cancro era maior que não ter.

SRLA, acho que tu não entendeste... A mãe e a tia da Angelina morreram efectivamente com cancro de mama. Ela tem o mesmo gene que aumenta e bastante a probabilidade de vir a ter cancro. Não se trata de tirar as mamas porque pode vir a ter cancro só porque sim, trata-se que a probabilidade dela vir a ter cancro era maior que não ter.
Eu entendi. O que estou a dizer é que se me dissessem que eu tinha uma probabilidade de 50% de desenvolver câncro da próstata, mas eu tivesse dinheiro para ir todos os meses a uma clínica privada perder uma ou duas horas a fazer um exame não invasivo e indolor para ver se de facto estou a desenvolver câncro ou não, eu não a ia a correr retirar. Ia fazendo os exames e se realmente surgisse algum problema, fora com ela. Se não, preferia ficar inteiro.

São opções. Eu se visse uma das pessoas mais importantes da minha vida (talvez senão mesmo a mais importante) a morrer com cancro e saber que poderia vir a sofrer o mesmo que ela não descansava até me livrar disso. E há que ter noção que ainda assim a Angelina pode vir a sofrer do cancro porque as células mamárias acho que não são retiradas a 100%, mas o Doutor pode já clarificar-me essa dúvida já agora...

Eu entendi. O que estou a dizer é que se me dissessem que eu tinha uma probabilidade de 50% de desenvolver câncro da próstata, mas eu tivesse dinheiro para ir todos os meses a uma clínica privada perder uma ou duas horas a fazer um exame não invasivo e indolor para ver se de facto estou a desenvolver câncro ou não, eu não a ia a correr retirar. Ia fazendo os exames e se realmente surgisse algum problema, fora com ela. Se não, preferia ficar inteiro.

Isso é tudo muito bonito, mas quando surgem problemas pode já ser tarde de mais.

Basta uma célula entrar na corrente sanguínea e meses a anos depois lá poderá aparecer uma recidiva à distância (metástase).

Já para não falar que o que aqui está em causa não é apenas cancro de mama por si só, mas uma variante com uma elevadíssima taxa de mortalidade.

Ou seja, não podemos considerar o cancro de mama como uma entidade isolada, mas antes como uma categoria onde estão inúmeros tipos, cada um com as suas especificidades.

São opções. Eu se visse uma das pessoas mais importantes da minha vida (talvez senão mesmo a mais importante) a morrer com cancro e saber que poderia vir a sofrer o mesmo que ela não descansava até me livrar disso. E há que ter noção que ainda assim a Angelina pode vir a sofrer do cancro porque as células mamárias acho que não são retiradas a 100%, mas o Doutor pode já clarificar-me essa dúvida já agora...

Normalmente neste tipo de patologia é feita uma mastectomia subcutânea redutora de risco, em vez da tradicional mastectomia radical.

Ou seja, efetivamente podem ficar por lá células, mas o risco diminui brutalmente.

Falando em números:

About 12 percent of women in the general population will develop breast cancer sometime during their lives. By contrast, according to the most recent estimates, 55 to 65 percent of women who inherit a harmful BRCA1 mutation and around 45 percent of women who inherit a harmful BRCA2 mutation will develop breast cancer by age 70 years

About 1.4 percent of women in the general population will develop ovarian cancer sometime during their lives. By contrast, according to the most recent estimates, 39 percent of women who inherit a harmful BRCA1 mutation and 11 to 17 percent of women who inherit a harmful BRCA2 mutation will develop ovarian cancer by age 70 years.

Bilateral prophylactic mastectomy has been shown to reduce the risk of breast cancer by at least 95 percent in women who have a deleterious (disease-causing) mutation in the BRCA1 gene or the BRCA2 gene and by up to 90 percent in women who have a strong family history of breast cancer.

Isso é tudo muito bonito, mas quando surgem problemas pode já ser tarde de mais.

Basta uma célula entrar na corrente sanguínea e meses a anos depois lá poderá aparecer uma recidiva à distância (metástase).

Já para não falar que o que aqui está em causa não é apenas cancro de mama por si só, mas uma variante com uma elevadíssima taxa de mortalidade.

Ou seja, não podemos considerar o cancro de mama como uma entidade isolada, mas antes como uma categoria onde estão inúmeros tipos, cada um com as suas especificidades.
Ainda há uns tempos li que até um tumor mamário ser grande o suficiente para ser "apalpável", a célula defeituosa original tem que se ter dividido aí umas 30 vezes. E isto é muito antes de estar desenvolvido ao ponto de se espalhar para outras zonas do corpo. E uma célula mamária divide-se uma vez em dois meses ou algo do género, ou seja quando uma mulher apalpa um nódulo (que normalmente ainda nem é cancro, é um tumor que pode vir a ser se não for tratado), ele já lá estava a crescer há anos.

E estão-me a dizer que com exames mensais pode não se apanhar a tempo?

Ainda há uns tempos li que até um tumor mamário ser grande o suficiente para ser "apalpável", a célula defeituosa original tem que se ter dividido aí umas 30 vezes. E isto é muito antes de estar desenvolvido ao ponto de se espalhar para outras zonas do corpo. E uma célula mamária divide-se uma vez em dois meses ou algo do género, ou seja quando uma mulher apalpa um nódulo (que normalmente ainda nem é cancro, é um tumor que pode vir a ser se não for tratado), ele já lá estava a crescer há anos.

E estão-me a dizer que com exames mensais pode não se apanhar a tempo?

Não sei qual o número de divisões que terão de ocorrer até a neoplasia ser palpável. No entanto, mesmo mãos treinadas dificilmente apanham coisas mais pequenas que 1 cm, sendo que essa massa terá sempre de ter uma posição e terreno que favoreçam a palpação (nada de marufas mastodônticas cheias de gordura).

Relativamente a espalhar-se para outras zonas, não podemos ser tão minimalistas e achar que só o fará quando for "grande", pois essa característica vai depender do tipo de cancro e do seu ponto de partida.

Ou seja, como verdade absoluta essa ideia está errada.

É como te disse antes, basta uma célula cair dentro de um vaso sanguíneo, drenagem linfática, etc e lá vai ela semear fazer estragos à distância.

Quanto a palpar o nodulo Vs cancro Vs não cancro, julgo que tens essa ideia porque há muita contra-informação. Existem patologias benignas ao nível da mama que podem ser palpadas e não são cancro, sendo que algumas poderão se-lo no futuro, outras nem por isso, no entanto nada impede que não possa ser.

A ideia da divisão a cada 2 meses também está longe da realidade, pois existindo "múltiplos cancros da mama", cada um dos quais com origem numa linhagem celular com características próprias, 2 meses, em casos extremos, pode ser mais do que suficientes para teres algo bem visível e palpável. Quantos casos não tens por aí de mulheres que fizeram mamo e ecografias, as quais nada detetaram, e menos de 1 ano depois estão no IPO para tirarem parte ou a totalidade da mama.

Portanto, sim, exames mensais podem não apanhar a tempo. [;)]

A Angelina Jolie é uma mulher bonita, mas não a acho a actriz mais bonita ou mais interessante. O cinema é pródigo em mulheres bonitas e Hollyood então está cheio de excelentes actores e de mulheres muito bonitas.

A Angelina Jolie é uma mulher bonita, mas não a acho a actriz mais bonita ou mais interessante. O cinema é pródigo em mulheres bonitas e Hollyood então está cheio de excelentes actores e de mulheres muito bonitas.

Delas todas, qual preferes?

Para mim, actualmente a mais bonita é DE LONGE a Megan Fox.

Não é preciso escolher fotos desta menina. Ela está fantástica em todas...

As 3 primeiras do google:

RCHzWiT.jpg

Hg0cebf.jpg

VX0VnAO.jpg

Last edited:
Eu estou à espera que as "meninas" do fórum metam aqui umas fotos delas para depois me pronunciar.
Quem sabe se não metiam aquelas estrelas de Hollywood a um canto. apr:)

Eu estou à espera que as "meninas" do fórum metam aqui umas fotos delas para depois me pronunciar.
Quem sabe se não metiam aquelas estrelas de Hollywood a um canto. apr:)

As meninas do tópico consideram-se algo mais do que carne para canhão, gostam de si como são e não precisam validação masculina, até porque, não gostam de gajos.
(Falando por mim).

Já que se fala de atrizes de hollywood uma que acho muito bonita é a Jennifer Lawrence:

Jennifer-Lawrence-Pictures-3.jpg

Lá está... vou sempre parar às loiras (mesmo as pintadas)!

Back