pmna
New member
Eu este ano vou apostar em treinos de grande desgaste corporal; hipertrofia com uma boa dose de exercícios compostos e algum Hiit.
Como aconselham fazer o carb-cycling?
Tens dias baixos, moderados, altos e sem hidratos. Carb-Cycling funciona manipulando os dias entre estes quatro.
Todavia eu prefiro não usar os moderados, uso apenas os outros.
O que eu faço é:
- 5 dias baixos em hidratos
- 1 dia alto em hidratos
- 1 dia sem hidratos
Exemplo:
- De segunda a Sexta baixo
- Sábado alto
- Domingo sem
O protocolo é este:
- Geralmente num dia alto em carbohidratos, ingere-se cerca de 4 gramas de carbohidratos por kg de peso corporal. A sua ingestão de proteína irá ser de cerca de 2 gramas por kg e a sua ingestão de gordura irá ser de cerca de 0.30 gramas por kg.
- Num dia moderado e carbohidratos, ingere-se cerca de 3 gramas de carbohidratos por kg de peso corporal. A sua ingestão de proteína irá ser de cerca de 2 a 2,5 gramas por kg, e a sua ingestão de gordura andará à volta de 0,4 gramas por kg.
- Num dia baixo em carbohidratos, deve-se ingerir cerca de 1 grama de carbohidratos por kg de peso corporal. Normalmente nestes dias aumenta-se a ingestão de proteína para cerca de 3 gramas por kg e deve-se ingerir cerca de 0.70 gramas de gordura por cada kg.
- Um dia sem carbohidratos significa ingerir menos de 30 gramas de carbohidratos. Para conseguir isso, praticamente só podemos ingerir uma dose moderada de vegetais ao longo do dia. A ingestão de proteína andará à volta de 1 a 1,5 gramas por kg.
No entanto eu faço pequenas modificações.
Nos dias baixos consumo 100g de hidratos (50g pré + 50g pós)
Nos dias altos não cheguei às 4g de HC por Kg de peso corporal fui até às 3,5g.
Podes fazer pequenas mudanças desde que mantenhas a lógica do protocolo e não te afastes muito dos valores de referência.