Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Encontrei uns videos no youtube com alguns circuitos de treinos semelhantes aos que por vezes faço no ginásio onde treino. Há alguns que não tenho técnica ou força para fazer, como por exemplo os pinos olímpicos em paralelas ou os círculos no Cavalo com Arções, outros faço de forma até um pouco mais difícil... a subida à corda é feita a braços mas com uma mochila às costas e mais 10 kg de peso e os "frog jumps" são feitos a uma perna do tipo agachamento pistola.

Mas confirmo que no final o coração parece que vai sair pela boca.

parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=0OIxATkCWQ4

parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=zi5y6oQP8cM

Já tens um plano de treino para TRX?

Podes ter inúmeros planos de treino, uns mais virados para força, outros mais virados para hipertrofia, resistência etc etc... A mesma coisa com alteres ou máquinas, os aparelhos em si, qualquer que escolhas, têm potenciais para te dar uma excelente condição física. Podes é ter programas de treino que não valem "um corno", mas isso é válido tanto para TRX, argolas, alteres, máquinas ou qualquer outro.

Pessoalmente as argolas (esquece o TRX, com argolas fazes exactamente os mesmos exercícios mas ainda podes fazer muitos outros impossíveis de fazer no TRX(*)) são dos meus aparelhos favoritos. Trabalham de forma muito eficiente a parte estabilizadora, principalmente ao nível dos ombros, estimulam um maior trabalho na parte neuromotora, além que se forem bem trabalhadas dão-te uma preparação ao nível de toda a parte superior do corpo verdadeiramente invejável.

Ou seja, o trabalho com Argolas (ou TRX) está longe de ser uma banhada... pelo contrário, são capazes de ser dos aparelhos que melhor preparação dão de uma forma geral à parte superior do corpo... mas reconheço que são aparelhos que requerem um grau elevado de paciência e persistência, há exercícios que demoram mais a serem executados de forma correcta. Por outro lado, cada pequeno sucesso dá um grau de satisfação enorme!

(*)

Existem certos exercícios que fazes melhor no TRX que nas argolas (mais confortável).
No TRX podes cruzar para fazer determinados exercício enquanto nas argolas não dá para cruzar.

A partir do minuto 7.
https://www.youtube.com/watch?v=05UlEW-f-9Y

E também encontras equipamentos equivalentes ao TRX (exactamente igual ao TRX mas sem a patente TRX) por 50€, no lidl já apareceu a 29€.

Existem certos exercícios que fazes melhor no TRX que nas argolas (mais confortável).
No TRX podes cruzar para fazer determinados exercício enquanto nas argolas não dá para cruzar.

A partir do minuto 7.
https://www.youtube.com/watch?v=05UlEW-f-9Y

E também encontras equipamentos equivalentes ao TRX (exactamente igual ao TRX mas sem a patente TRX) por 50€, no lidl já apareceu a 29€.

A partir do minuto 7, fazes exactamente aqueles exercícios com argolas! A única diferença é que usas apenas uma das argolas já que elas não estão ligadas entre si e por isso não precisas de as cruzar.

Insisto, não há um único exercício em TRX que não possas fazer em argolas (dá-me um exemplo se souberes). No entanto há uma série de exercícios em argolas que são praticamente impossíveis de fazer no TRX. (ou mesmo completamente impossíveis)

As argolas como aparelho de exercícios, é incomparavelmente mais completo que o TRX. As únicas 2 vantagens mais óbvias do TRX são: Portabilidade (e mesmo assim não é uma diferença abismal) e para aulas em grupo já que com o TRX é mais rápido e imediato baixar ou subir a altura das pegas à mesma medida o que numa dinâmica de uma aula em grupo faz todo o sentido. De resto, é só desvantagens.

Last edited:
A partir do minuto 7, fazes exactamente aqueles exercícios com argolas! A única diferença é que usas apenas uma das argolas já que elas não estão ligadas entre si e por isso não precisas de as cruzar.

Insisto, não há um único exercício em TRX que não possas fazer em argolas (dá-me um exemplo se souberes). No entanto há uma série de exercícios em argolas que são praticamente impossíveis de fazer no TRX. (ou mesmo completamente impossíveis)

As argolas como aparelho de exercícios, é incomparavelmente mais completo que o TRX. As únicas 2 vantagens mais óbvias do TRX são: Portabilidade (e mesmo assim não é uma diferença abismal) e para aulas em grupo já que com o TRX é mais rápido e imediato baixar ou subir a altura das pegas à mesma medida o que numa dinâmica de uma aula em grupo faz todo o sentido. De resto, é só desvantagens.

Eu apenas disse que dá para cruzar para determinados exercícios ao contrário que as argolas que não dá para cruzar.

Não disse em ponto algum que o TRX dá para fazer exercícios que as argolas não dão.
Acho que fui explicito.

E sim as argolas dão para fazer mais exercícios do que TRX.

E o TRX são substancialmente mais confortáveis dos que as argolas em certos exercícios, não te esqueças desta vantagem.

Diria que sim, mas é daquelas coisas que nunca vou meter as mãos no fogo.

Sendo um bocadinho brejeiro, aqui mais do que meter as mãos no fogo seria meter as mãos na brasa.

Mas não sejas derrotista e não desanimes, que isto nunca se sabe. [;)]

Entrei hoje oficialmente de dieta (ainda que não muito rigorosa, só com muito mais cuidado). Sempre quis acabar a epoca do inchamento em Fevereiro mas estava a adorar empanturrar hidratos depois do treino e etc, ia ser até Março (fim dos exames) mas acho que já chega. Depois em Março vem o solinho e choro por ter um braço gordo.

Vou começar a fazer cardio (treinar um pouco resistência e Hiit)... Coisa que deixei completamente mas, vou ser sincera, senti diferenças no rabinho. Cresceu! [:blush:]

Ui ca bom ! [:D]

Vais ver que vais gostar desta nova fase, apesar de ser mais dificil de treinar e de ver resultados [;)]

Para Maio/Junho tens que mudar de Avatar

Eu apenas disse que dá para cruzar para determinados exercícios ao contrário que as argolas que não dá para cruzar.

Não disse em ponto algum que o TRX dá para fazer exercícios que as argolas não dão.
Acho que fui explicito.

Foste tudo menos explícito. Falamos de vantagens ou desvantagens de um sistema sobre o outro. Ainda estou à espera que explicitamente expliques que vantagem é essa de dar para cruzar os TRX... :confused::confused:

E sim as argolas dão para fazer mais exercícios do que TRX.

Não só dão para fazer MUITO mais exercícios como são MUITO mais completas em termos funcionais.

E o TRX são substancialmente mais confortáveis dos que as argolas em certos exercícios, não te esqueças desta vantagem.

Como por exemplo?

Ui ca bom ! [:D]

Vais ver que vais gostar desta nova fase, apesar de ser mais dificil de treinar e de ver resultados [;)]

Para Maio/Junho tens que mudar de Avatar

A cena é que eu estou muito bem, aliás, sinto-me bem. [;)]

Isso é que é importante! Mas sim, vou perder por uma questão para "experimentar", apenas. Se posso melhorar, porque não...

Nestes quilinhos que ganhei recuperei algo que tinha perdido e que sentia que tinha perdido, um pouco de peito.

Foste tudo menos explícito. Falamos de vantagens ou desvantagens de um sistema sobre o outro. Ainda estou à espera que explicitamente expliques que vantagem é essa de dar para cruzar os TRX... :confused::confused:

Não só dão para fazer MUITO mais exercícios como são MUITO mais completas em termos funcionais.

Como por exemplo?

Eu como praticante de ambos os sistemas vou falar da minha opinião de cada um.

A vantagem em cruzar reside que não fica uma pega que possa "atrapalhar" nos exercícios, claro que posso sempre puxar a argola totalmente para cima, afasta-la ou retirar-la (nos equipamentos que o permitem) mas, eu pelo menos gosto de espaço e pouca coisa a atrapalhar, provavelmente a ti e muito outros já não acontece.

No conforto eu prefiro as pegas do TRX do que as argolas, não que as argolas sejam desconfortáveis, mas as do TRX pelo menos para mim são mais confortáveis do que as argolas.
Nos pés a mesma coisa, quer para o calcanhar, quer para o peito do pé, o triângulo de cinta para mim é mais confortável para colocar o pé.

Agora sem duvida que existem exercícios que só se fazem nos argolas, eu sei que sim porque o utilizo por isso mesmo quando não dá para fazer no TRX.

Mas nos exercícios em que se pode fazer em ambos equipamentos eu pessoalmente prefiro o TRX devido ao conforto que proporciona.
Sei que existem equipamentos de argolas em permite retirar a argola e colocar uma pega igual ao do TRX, mas não tenho qualquer experiência com estes equipamentos.

Esta é minha experiência pessoal que tenho ambos equipamentos.

Há quem prefira um Porsche Panamera a um Porsche 911 por ser mais versátil e mais completo, há quem prefira o 911 por ser bom naquilo que foi projecto, eu pessoalmente preferia os dois na garagem com prioridade no 911 no dia a dia.

Ontem por curiosidade pesei-me numa balança de bioimpedância, à tarde, não tinha o bucho cheio mas quase [:D] e os numeros que me deu foram: 71.6kg e 13.6 de massa gorda para 175cm. Que conclusão posso retirar quanto à massa gorda? Não tenho bem a noção se é muito, se é pouco ou normal. Também não sei qual é a fiabilidade da balança mas pelo que percebi nunca dá valores muito dispares nas pesagens.
Considerando que tenho uma zona abdominal com uma boa dose de gordura gostava de perceber o que estes 13.6% podem representar.

Se tinhas o bucho quase cheio mais vale esquecer esses valores... Essas balanças são muito pouco fiáveis. Para teres uma leitura mais correcta nessas balanças tens de estar em jejum, com a bexiga vazia, não beberes cafés, chás ou qualquer bebida estimulante nem fazeres desporto nas 24h anteriores... e mesmo assim depende da marca e modelo da balança, há umas que dão sistematicamente erros enormes!

Em alternativa tens umas pinças que medem pregas de gordura em algumas zonas do corpo que te dão uma estimativa mais fiável.

Outra hipótese é simplesmente comparares o teu corpo com outros exemplos...

De qualquer forma uma percentagem entre aproximadamente 10 e 16 é considerado o ideal em termos de saúde.

Last edited:
Tenho uma experiência curiosa com essas balanças, no ginásio onde costumo ir, a que têm, permite 2 posições consoante se pese um desportista frequente ou não.

Ou seja pesando-me como não "deportista frequente" tenho um resultado em termos de % de massa gorda e pesando-me como "desportista frequente" tenho outro (4% abaixo). O critério para se considerar desportista frequente, é treinar pelo menos 4 vezes por semana, pelo menos uma hora (isto na opinião de quem pesa, mas já percebi que há algumas oscilações nestes critérios).

Portanto isto é tudo muito relativo, uma pessoa que tenha um trabalho pesado, tipo quem dê "serventia a um pedreiro" e não faça mais nada, será menos activo do quem faz as tais 4 sessões de desporto ? depois muito de nós estão nesta fronteira das 3/4 vezes por semana de 50/60 minutos, enfim ........ :sh)

Se tinhas o bucho quase cheio mais vale esquecer esses valores... Essas balanças são muito pouco fiáveis. Para teres uma leitura mais correcta nessas balanças tens de estar em jejum, com a bexiga vazia, não beberes cafés, chás ou qualquer bebida estimulante nem fazeres desporto nas 24h anteriores... e mesmo assim depende da marca e modelo da balança, há umas que dão sistematicamente erros enormes!

Em alternativa tens umas pinças que medem pregas de gordura em algumas zonas do corpo que te dão uma estimativa mais fiável.

Outra hipótese é simplesmente comparares o teu corpo com outros exemplos...

De qualquer forma uma percentagem entre aproximadamente 10 e 16 é considerado o ideal em termos de saúde.

Obrigado pelo esclarecimento.
Conheço o método das pregas mas isso está mais alcançável para quem anda no gym, eu como não ando não tenho fácil acesso.
Também não é coisa que me preocupe muito, foi meramente curiosidade.

10609549_773875049365725_4043648719274700369_n.jpg

A minha transformação em 4 anos.
1º Foto - 56Kg
2º Foto - 69Kg

10609549_773875049365725_4043648719274700369_n.jpg

A minha transformação em 4 anos.
1º Foto - 56Kg
2º Foto - 69Kg

Os meus sinceros parabéns !

Se bem que devo dizer que gosto particularmente do teu ar descontraído e de bem com a vida da primeira fotografia [:D]

De resto e atendendo aos teus objectivos foi uma evolução notável apr:)

Ontem por curiosidade pesei-me numa balança de bioimpedância, à tarde, não tinha o bucho cheio mas quase [:D] e os numeros que me deu foram: 71.6kg e 13.6 de massa gorda para 175cm. Que conclusão posso retirar quanto à massa gorda? Não tenho bem a noção se é muito, se é pouco ou normal. Também não sei qual é a fiabilidade da balança mas pelo que percebi nunca dá valores muito dispares nas pesagens.
Considerando que tenho uma zona abdominal com uma boa dose de gordura gostava de perceber o que estes 13.6% podem representar.

13.6 % de massa gorda é normal.

mas nesta trede ou num forum de fitness ou bodybuilding és considerado gordo.

PMNA, e agora? Vais querer continuar a crescer ou partir para outras coisas? Tu com a tua estrutura davas um bom praticante de calisténicos. :)

Já as patetices que nos vais presenteando também são consideradas normais.

E não, 13,6% de massa gorda não é normal! É considerado bastante saudável. Porque infelizmente o normal na nossa sociedade tem sido valores muito mais elevados e mais perto da obesidade do que o saudável.

De resto, quem é que disse nesta "trede" que 13.6% de massa gorda é considerado gordo?

Last edited:

Ok, era isso mesmo que esperava ouvir, sou gordo é verdade :sh)[:D]
Não estou a gozar, é o que sinto quando olho para a minha zona abdominal. Eu pratico btt e ciclismo e mesmo a treinar bem é impossível perder a banha da barriga porque também não faço alimentação decente para tal estou consciente disso.
Por exemplo no final do verão passado estava na casa dos 68kgs, menos kgs que agora, sequei muito as pernas(já se notava uma vasodilatação considerável) e um pouco da barriga mas mesmo assim é mesmo lixado. A genética é lixada [8b]

EDIT: Jacare acredito que seja uma percentagem normal, mas sinto mais é que os valores não são os mais certos para mim, se calhar com pregas já dava uns 16%, não sei...

Back