Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Como é que num período de 14 ou 24h em jejum consegues estar num estado anabólico ? Por muitas reservas que possas ter de aminoácidos e glicogénio não me parece ser o suficiente para recuperar as fibras musculares durante um período tão longo...

Isso é um mito. Ora pensa em termos biológicos e de evolução. Achas que o gajo das cavernas não estava mais de 14 horas sem comer? E não caçava? O errado é pensar que temos de comer de 3 em 3 horas, quando só nas últimas décadas o Homem fez isso.

http://www.drsarasolomon.com/intermittent-fasting-fasted-training-anabolic-or-catabolic/

P.S. Não te esqueças que em 24 horas ingiro os mesmos nutrientes, nas mesmas quantidades.

Last edited:
Isso é um mito. Ora pensa em termos biológicos e de evolução. Achas que o gajo das cavernas não estava mais de 14 horas sem comer? E não caçava? O errado é pensar que temos de comer de 3 em 3 horas, quando só nas últimas décadas o Homem fez isso.

Continuas sem responder à minha pergunta... ninguém está a dizer que se tem que comer de 3 em 3 horas como se fosse religião, mas é sem dúvida um bom indicador.

O que eu tenho a certeza é que ao treinar para ganhar massa muscular vais ter que romper as fibras musculares, e para que as mesmas recuperem vais ter que lhe dar os nutrientes que necessitam e garantidamente estares 14 ou 16 h em jejum vais estar num estado catabólico.

E deixa-me ser sincero contigo cuto, em menos de um ano ganhar 7Kg de massa magra limpa e perder 10% de BF tem 3 explicações possíveis:
- Ou não o fizeste de forma natural.
- Ou esses dados estão errados
- Ou estás a mentir.

Estou a ser o mais honesto possível, não acredito nesses dados, nem com genética abençoada...

Continuas sem responder à minha pergunta... ninguém está a dizer que se tem que comer de 3 em 3 horas como se fosse religião, mas é sem dúvida um bom indicador.

O que eu tenho a certeza é que ao treinar para ganhar massa muscular vais ter que romper as fibras musculares, e para que as mesmas recuperem vais ter que lhe dar os nutrientes que necessitam e garantidamente estares 14 ou 16 h em jejum vais estar num estado catabólico.

E deixa-me ser sincero contigo cuto, em menos de um ano ganhar 7Kg de massa magra limpa e perder 10% de BF tem 3 explicações possíveis:
- Ou não o fizeste de forma natural.
- Ou esses dados estão errados
- Ou estás a mentir.

Estou a ser o mais honesto possível, não acredito nesses dados, nem com genética abençoada...

O que tu queiras.... Quanto aos dados: Pesava 84 Kg e tinha 53 kg de massa magra; 27% de BF.

HOJE: Peso 75 Kg, 61 de massa magra e 17% de BF. Não tomei nada, nem minto. De ambas as vezes fui medido pelo mesmo método, na mesma balança. Os resultados de BF foram confirmados ainda pelo método das pregas. Queres acreditar ou não. Tanto me faz.

Eu deixei de fazer isso porque achava que fazia mal, que um dia ia apanhar um úlcera e que ia desta para melhor. O facto é que quando eu passava mais fominha era mais magra. Eu até fazia uma coisa, passava fominha mas depois ia comer aquilo que gostava em modo de recompensa: um belo big mac. Mas ficava mesmo muitas horas em comer.

Agora só não o volto a fazer porque penso que depois tudo o que possa comer vá automaticamente para a barriga, e não estou numa de correr riscos desnecessários, se engordo ainda mais uns quilos é que estou feita para os tirar (uma ou duas semaninhas de corridas resolviam mas não tenho tempo para isso).

Mas querem ver que eu estava certa?

O que tu queiras.... Quanto aos dados: Pesava 84 Kg e tinha 53 kg de massa magra; 27% de BF.

HOJE: Peso 75 Kg, 61 de massa magra e 17% de BF. Não tomei nada, nem minto. De ambas as vezes fui medido pelo mesmo método, na mesma balança. Os resultados de BF foram confirmados ainda pelo método das pregas. Queres acreditar ou não. Tanto me faz.

E fazes desporto há quanto tempo?

Eu não te quero melindrar, mas acompanhei de perto a preparação do culturista Fábio Arnaldo, conheço outros culturistas e a realidade daquilo que fazem! Vivem apenas para isso, e se eles sabem que com jejum intermitente conseguem perder massa gorda da forma que perdeste e ainda por cima ganhar 7 Kg limpos de músculo em menos de um ano então muitos deles mesmo com chumbo em cima vão querer saber o teu "segredo".

Como disse, (já sei que pouco te importa) não acredito nesses dados...

Eu deixei de fazer isso porque achava que fazia mal, que um dia ia apanhar um úlcera e que ia desta para melhor. O facto é que quando eu passava mais fominha era mais magra. Eu até fazia uma coisa, passava fominha mas depois ia comer aquilo que gostava em modo de recompensa: um belo big mac. Mas ficava mesmo muitas horas em comer.

Agora só não o voltei a fazer porque penso que depois tudo o que possa comer vá automaticamente para a barriga, e não estou numa de correr riscos desnecessários, se engordo ainda mais uns quilos é que estou feita para os tirar (uma ou duas semaninhas de corridas resolviam mas não tenho tempo para isso).

Mas querem ver que eu estava certa?

Há gente que faz isto desde sempre, sem pensar que está a fazer dieta. O meu pai desde sempre só bebia café ao pequeno almoço. Mas fazia-o porque não conseguia comer de manhã. Eu nunca fui um tipo de grandes pequenos almoços. De modo que não me custa nada. Mas...o que digo é: consultar sempre um médico até porque há situações em que é absolutamente proibido jejuar: grávidas, pessoas com distúrbios alimentares, adolescentes , diabéticos, etc. Eu fui ao médico e curiosamente o homem não ficou nada surpreendido e deu o aval.

Eu não te quero melindrar, mas acompanhei de perto a preparação do culturista Fábio Arnaldo, conheço outros culturistas e a realidade daquilo que fazem! Vivem apenas para isso, e se eles sabem que com jejum intermitente conseguem perder massa gorda da forma que perdeste e ainda por cima ganhar 7 Kg limpos de músculo em menos de um ano então muitos deles mesmo com chumbo em cima vão querer saber o teu "segredo".

Como disse, (já sei que pouco te importa) não acredito nesses dados...

Mas quem está a falar em culturistas? Tu percebes o que estás a dizer? O Jejum intermitente NÃO te faz ganhar mais ou menos músculo! Faz perder gordura! E eu estive 30 anos sem fazer exercício: 7 KG num ano num "principiante" é absolutamente NORMAL.

Era o que faltava: um gajo que já atingiu o que podia atingir em termos genéticos, fazer jejum e crescer 7 KG de massa magra...estava rico eu!

Mas quem está a falar em culturistas? Tu percebes o que estás a dizer? O Jejum intermitente NÃO te faz ganhar mais ou menos músculo! Faz perder gordura! E eu estive 30 anos sem fazer exercício: 7 KG num ano num "principiante" é absolutamente NORMAL.

Era o que faltava: um gajo que já atingiu o que podia atingir em termos genéticos, fazer jejum e crescer 7 KG de massa magra...estava rico eu!

Estou a ficar baralhado... afinal esses resultados não foram obtidos com jejum intermitente?

O que eu questiono é tu perderes 10% de massa gorda e ganhares ao mesmo tempo 7Kg de massa magra, sejam com jejum intermitente ou com a dieta mais Top Gun à face da terra.

E segundo eu já li tens 46 anos certo?

Desculpa, mas reitero o que disse não acredito!

Estou a ficar baralhado... afinal esses resultados não foram obtidos com jejum intermitente?

O que eu questiono é tu perderes 10% de massa gorda e ganhares ao mesmo tempo 7Kg de massa magra, sejam com jejum intermitente ou com a dieta mais Top Gun à face da terra.

E segundo eu já li tens 46 anos certo?

Desculpa, mas reitero o que disse não acredito!

Teria ganho a mesma massa muscular se comesse como dantes. Ou não percebes? O jejum intermitente permite que se emagreça. Agora se não acreditas paciência. É que nem é caso raro!

P.S. Tenho 46 anos. Aos 18 (após 3 anos de treino) estava em fase de pre´-competição, pesava 78-80 Kg. Com 1,71m. Desde os 18 não fazia puto.

Eu confesso que tenho lido alguma coisita sobre a Paleo Diet e jejum intermitente e ambos me parecem fazer algum sentido.

Ambos têm inspiração no estilo de vida que tivemos durante 2 milhões de anos (e até há 10 mil anos) antes de ter sido "inventada" a agricultura.

O que voçês Cuto e pmna estão a dizer não é contraditório. Parece-me que se o objectivo for ficar em forma, com saúde e apto, a coisa pode fazer sentido (e nessa fase que está o Cuto), se o objectivo for crescer e ficar graaande já tenho dúvidas.

No Paleolitico os nossos antepassados eram muito aptos fisicamente, mas seguramente não eram muito grandes (muscularmente falando), até porque a seguir à inteligência (que nos leva a ser bons caçadores e ser capazes de utilizar ferramentas), a nossa característica mais importante (enquanto caçadores) é a nossa resistência. Para quem não sabe somos um dos animais mais capazes para manter uma perseguição prolongada. Tipicamente um culturista não é bom em fundo.

Aliás associado à Paleo Diet também há o "tipo" de exercício que se considera desejável e não são 4 ou 5 intensos treinos de ferro por semana. É muito exercício de baixa intensidade, do tipo caminhar, brincar com o cão, etc. de preferência ao ar livre e pouco exercicio (2 vezes por semana e sessões curtas d 1/2 hora) de muita intensidade do tipo sprints ou elevações.

Agora Cuto, provavelmente depois do impacto inicial, vais ter dificuldade em crescer mais, praticando o jejum intermitente [;)] o que se calhar nem é mau. [:cool:]

Last edited:
E eu sei bem isso! A minha preocupação é conseguir ir perdendo gordura até a uns 12%, mantendo algum ganho muscular. Sei o que é tentar ganhar 1 kg de massa magra e aumentar 3 de banha... os tempos são outros. Neste momento, e só passou 1 ano, será impossível crescer metade do que cresci. Mas o objectivo não é crescer. É chegar aos 50 em melhor forma que quando tinha 25. Os músculos vejo nas fotos antigas!

A realidade é que para ganhar musculo, tem que se comer e esses jejuns não dão massa magra a ninguém. Uma coisa é ser iniciante e estar abaixo do peso normal, e por começar a treinar e alimentar melhor, ganhar muitos kilos, embora que visualmente pouco se note (caso de um amigo meu). Outra é sendo iniciante ou expert, fazendo esses jejuns, não há forma de ganhar massa magra. Hipertrofia e passar horas a fio sem comer e meio caminho para o óbito.

A realidade é que para ganhar musculo, tem que se comer e esses jejuns não dão massa magra a ninguém. Uma coisa é ser iniciante e estar abaixo do peso normal, e por começar a treinar e alimentar melhor, ganhar muitos kilos, embora que visualmente pouco se note (caso de um amigo meu). Outra é sendo iniciante ou expert, fazendo esses jejuns, não há forma de ganhar massa magra. Hipertrofia e passar horas a fio sem comer e meio caminho para o óbito.

Mas parece que já é usado por pessoas com algum "físico".

atenção, nunca experimentei sequer por isso não estou a tentar vender nada. É daquelas coisas que vou tentar um dia destes e logo tiro as minhas conclusões. Pelo menos a nivel de aspecto é facil perceber os resultados, tanto positivos como negativos.

Tanta gente que o faz e com excelentes resultados. Mas até parece que estou a apregoar alguma coisa...

no fundo já estamos todos a dizer o mesmo [:D]

o que mesmo assim nos faz um pouco diferentes é a nossa experiência e passado, para ter um corpo de corredor de 800 mts o jejum intermitente dá, para ter corpo de corredor de 100 mts provavelmente não.

tu que já foste um gajo realmente grande olhas naturalmente para isto com algum cepticismo [:D]

Meus amigos não é difícil perceber o porquê de eu não acreditar nos resultados postados pelo cuto.

O cuto pratica musculação, quando exercitamos os nossos músculos danificamos as nossas fibras musculares, posteriormente para que essas fibras recuperem precisamos de nos manter num estado anabólico e para isso é obrigatório manter o nosso corpo alimentado com os nutrientes necessários para que isso aconteça.

Sabem quanto tempo leva uma recuperação muscular de forma natural? 48 a 72h.

Agora pensem, se durante este longo período eu estiver que seja 2 períodos de jejum de cerca de 16h dá um total de 32h em que o meu corpo está privado dos nutrientes que necessita para estar em anabolismo. Mais, o músculo tem um consumo energético muito superior ao da gordura, o que quer dizer que quando não há energia externa (comida) os músculos vão usar as fibras musculares (composta por aminoácidos e água) como fonte de energia, logo vai estar num estado catabólico, algo que é precisamente o contrário do que se pretende quando se quer ganhar massa magra.

Por isso, com jejum intermitente é fácil perder gordura mas também se perde músculo, todavia o que se está a dizer aqui é que com este método não só perdeu massa gorda (10%) como ainda ganhou 7 Kg de massa magra em menos de um ano.

Não faz qualquer sentido mas cada um acredita no que quiser...

Meu amigo...não percebeste puto! As contas que fazes são erradas. Nunca estou mais de 16 horas sem comer. E o organismo tem reservas que eu forço a gastar. De resto, se queres fazer como o macaco que não ouve, não vê e só fala o problema é teu. Quanto aos meus resultados, tanto me dá que acredites ou não. Só não tentes sequer chamar.me mentiroso, ainda que por meias palavras. Assunto encerrado.

Não se perde massa muscular. Eu ganhei 7 kg de massa muscular em menos de um ano. E baixei em 10 % a massa gorda. O que noto é que perco as gorduras localizadas que mesmo há muitos anos atrás, com muito mais exercício físico, custava imenso a perder.

Eu como normalmente, digamos que em termos de calorias em 24 horas consumo o mesmo. O que faço é um jejum prolongado de 14 a 16 horas todos os dias: se jantar às 20h00, só torno a ingerir calorias no almoço do dia seguinte. Para mim é mais fácil porque aproveito as horas de sono. Basicamente salto o pequeno almoço. Das 13h00 às 20h00 como o que me "apetece". Obviamente que bebo muita água e chás...café. desde que não tenha calorias ou muito poucas...

Adicionalmente, de vez em quando faço 24 horas seguidas de jejum. Não me custa absolutamente nada.

Meu amigo...não percebeste puto! As contas que fazes são erradas. Nunca estou mais de 16 horas sem comer. E o organismo tem reservas que eu forço a gastar. De resto, se queres fazer como o macaco que não ouve, não vê e só fala o problema é teu. Quanto aos meus resultados, tanto me dá que acredites ou não. Só não tentes sequer chamar.me mentiroso, ainda que por meias palavras. Assunto encerrado.

Em que é que ficamos?

O que tu forças a gastar é gordura, reservas de aminoácidos e glicogénio não são garantidamente suficientes para gerar hipertrofia tendo em contas os períodos de jejum que fazes.

Tu podes chegar aqui e dizer o que bem entenderes se ficas ofendido por eu não acreditar problema teu! Eu não ando nisto há 2 dias nem como gelados com testa, como tal tenho todo o direito de não acreditar, além disso ainda me dei ao trabalho de explicar o porquê de não fazer sentido esses resultados.

Mas podes continuar a dizer o que quiser, não tentes é fazer os outros passar por parvos!

Last edited:
Back