Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Se é para perder peso ou melhor, gordura, então o caminho está errado.

Para acelerares o processo deverias começar a incluir exercícios como agachamento livre, peso morto, remadas, supino... E menos corrida e menos bíceps.

Agachamento e peso morto, se calhar no próximo plano de treinos. Remadas... faço uma máquina que se chama remada baixa e outra similar noutro treino. Supino, é pelo facto de ser com barra? Costumo fazer peck deck (máquina de peso fixo) e chest press.

Qual o problema do bíceps? É um músculo relativamente pequeno e é algo que gostaria de tonificar rapidamente, porque apesar de ter o bíceps largo e até firme, não tem grande definição.
Mas é geral com massa gorda. Peitorais, abdominais... preciso de secar isso tudo.

Quanto ao peso, propriamente dito, tenho se calhar de marcar uma nova avaliação corporal. Na semana passada andei a flutuar entre os 98,5kg e 98,2KG... ontem pesei-me em casa, depois do treino, 96.9Kg (não devia ter-me pesado, mas é o problema de ter a balança sempre ali à mão junto com a ansiedade de perder peso. Hoje de manhã, 97,6KG. Agora só treino na sexta feira e o que tenho feito por hábito é, nos dias em que não treino, reduzir aos HC, normalmente, tirar numa das refeições. Ando com o peso ainda muito perto da minha barreira psicológica (100kg), mas efectivamente, tenho de verificar se houve alguma transformação significativa na massa gorga/massa muscular, que justifique que o peso não desça mais um pouco.

Já disse para ires a um osteopata.

Estou à espera de juntar uns trocos... eu sei que a saúde é mais importante do que tudo.
Gosto muito do meu trabalho, trabalho a 10 minutos de casa, 15 no máximo, na escola mais longe, tenho tempo para as minhas actividades extra e estou sempre junto da família (o que nem todos os professores podem dizer), mas ando há 12 anos com contratos de Setembro a Junho... chega esta altura e é sempre um "apertar" que custa gastar dinheiro. Tenho um amigo que é massagista, não sei se no entanto será da mão dele.

40€ não é nada por aí alem.

E não é um massagista que resolve isso, mas sim um osteopata (decente preferencialmente)

Falei em 40€ que é o valor que eu pago.

Última edição:
Não tenho nada contra a corrida, pelo contrário e acho que o ideal é fazer os dois. Há estudos que sugerem que uma corrida ligeira de 10 a 15 minutos depois de um treino de musculação ajuda na perca de massa gorda.

No entanto também percebo que devemos fazer aquilo que nos dá mais gozo... e se isso é corrida, então que seja prioritário.

Mas para atingir o teu objectivo, que creio que é ficar mais magro (leia-se menos massa gorda) e mais definido o melhor seria incluir alguma corrida ligeira no final de alguns treinos de musculação... eventualmente tirar um dia por semana para fazer uma corrida mais longa (se realmente isso te dá gozo).

Em relação ao treino de "curls" para tonificar e definir os biceps é uma asneira de muito principiantes.

Tens tempo limitado certo?
És iniciado e estás a perder tempo com um exercício que apenas te trabalha o bicep.

Porque não perder esse tempo e trabalhar à mesma o bicep mas também as costas? (e eventualmente o ombro) Trabalhas mais musculos e no final realizaste mais trabalho e puseste o corpo, de uma forma geral a esforçar-se mais e se queres perder massa gorda e tonificar (biceps, abdomen, whatever) é esse o caminho que deves seguir.

A remada por exemplo solicita-te bastante trabalho de bicep mas vai-te recrutar também costas. O mesmo para elevações em supinação (com a palma virada para ti)... se não podes/consegues fazer elevações podes fazer algo parecido na máquina, ou melhor ainda, pegas num elástico para te ajudar nas elevações ou saltas e fazes a fase excentrica (quando desces) devagarinho a contar até 4 ou 5.

Eu quase nunca faço biceps/curls e tenho os braços bem definidos apenas com movimentos compostos que são muito mais eficientes, principalmente quando temos pouco tempo para treinar.

Outra coisa muito importante é que treinar apenas "biceps" ão chega. É preciso treinar os "triceps" também para dar o tal volume ao braço. E mais uma vez, se és iniciante e principalmente tens tempo limitado para treinar, não faz sentido nenhum treinares "triceps" de forma isolada. Mais vale fazer flexões com as mãos mais juntas ao corpo, fundos (com assistência se for necessário) entre outros exercícios complexos que te treinam os triceps peitoral e eventualmente ombros.

Daqui a uns tempos quando te olhares ao espelho e vires que já estás muito mais magro e definido mas principalemnte saudável (afinal é isso que importa no final certo?), então podes trabalhar os detalhes... por exemplo biceps, triceps, se bodybuilding for mesmo a tua onda....

Última edição:
Não tenho nada contra a corrida, pelo contrário e acho que o ideal é fazer os dois. Há estudos que sugerem que uma corrida ligeira de 10 a 15 minutos depois de um treino de musculação ajuda na perca de massa gorda.

No entanto também percebo que devemos fazer aquilo que nos dá mais gozo... e se isso é corrida, então que seja prioritário.

Mas para atingir o teu objectivo, que creio que é ficar mais magro (leia-se menos massa gorda) e mais definido o melhor seria incluir alguma corrida ligeira no final de alguns treinos de musculação... eventualmente tirar um dia por semana para fazer uma corrida mais longa (se realmente isso te dá gozo).

Em relação ao treino de "curls" para tonificar e definir os biceps é uma asneira de muito principiantes.

Tens tempo limitado certo?
És iniciado e estás a perder tempo com um exercício que apenas te trabalha o bicep.

Porque não perder esse tempo e trabalhar à mesma o bicep mas também as costas? (e eventualmente o ombro) Trabalhas mais musculos e no final realizaste mais trabalho e puseste o corpo, de uma forma geral a esforçar-se mais e se queres perder massa gorda e tonificar (biceps, abdomen, whatever) é esse o caminho que deves seguir.

A remada por exemplo solicita-te bastante trabalho de bicep mas vai-te recrutar também costas. O mesmo para elevações em supinação (com a palma virada para ti)... se não podes/consegues fazer elevações podes fazer algo parecido na máquina, ou melhor ainda, pegas num elástico para te ajudar nas elevações ou saltas e fazes a fase excentrica (quando desces) devagarinho a contar até 4 ou 5.

Eu quase nunca faço biceps/curls e tenho os braços bem definidos apenas com movimentos compostos que são muito mais eficientes, principalmente quando temos pouco tempo para treinar.

Outra coisa muito importante é que treinar apenas "biceps" ão chega. É preciso treinar os "triceps" também para dar o tal volume ao braço. E mais uma vez, se és iniciante e principalmente tens tempo limitado para treinar, não faz sentido nenhum treinares "triceps" de forma isolada. Mais vale fazer flexões com as mãos mais juntas ao corpo, fundos (com assistência se for necessário) entre outros exercícios complexos que te treinam os triceps peitoral e eventualmente ombros.

Daqui a uns tempos quando te olhares ao espelho e vires que já estás muito mais magro e definido mas principalemnte saudável (afinal é isso que importa no final certo?), então podes trabalhar os detalhes... por exemplo biceps, triceps, se bodybuilding for mesmo a tua onda....

A corrida não é propriamente algo do qual eu seja fã. No entanto, há aqui uma ligeira ponta de "orgulho" por estarmos a falar de um tipo que quase aos 35 anos, tirando andar a correr atrás de uma bola, nunca na vida correu... porque também nunca consegui, nunca tive grande resistência. Fiz agora 3 semanas consecutivas a correr 20 minutos no final de cada treino (3 treinos por semana), esta semana até sem a habitual "dor de burro" e língua de fora no final dos 20 minutos. Dado que acho importante, sobretudo em alguém que nunca o fez, trabalhar a parte cardiovascular, ganhar resistência (para mim importante, porque era cantor de fazer um concerto de 4 horas consecutivas em palco a correr de um lado para o outro, a tocar teclas, a vir para o meio do público, etc... e agora noto mais cansaço no final dos concertos), não penso que esses 20 minutos sejam deitados fora... se calhar os 20 minutos iniciais, sim, são exagerados e vou começar por ponderar aí, para reduzir o tempo de treino.

Quanto ao que falas, sim, já pensei nisso também: já me apercebi que há exercícios que acabam por trabalhar vários grupos musculares e nesta altura ainda é cedo para pensar em músculos mais pequenos. Claro que não trabalho só o biceps, trabalho também o triceps. Mas no supino, sim, um é trabalhado, no remo outro é trabalhado...

A questão de estar a demorar mais um pouco no treino é que, no final de 5 ou 6 exercícios dá-me a pica de fazer mais alguma coisa... e acabo por me esticar... Mas vou tentar ser mais ponderado nisso para não estar a perder tempo desnecessário e estar a trabalhar contra mim. Já me passou pela cabeça o que já referiram aí atrás... se atingir um determinado tipo de treino e for exagerado, sei que depois, ou o mantenho sempre ou vou sofrer outra vez pelo aumento de peso.

Ok, decidam-se, senão fico confuso. Quanto ao treino, ok, compreendo e aceito que se calhar, na ânsia de fazer mais, se calhar estou a ir pelo caminho errado. Agora, o correr, não é para hoje, se puder, cada vez que faço ginásio, fazer 15 ou 20 minutos de corrida, não vem mal ao mundo por aí.
Quanto aos exercícios, não sinto que faça muita coisa, são 6 a 7 exercícios por treino. Reduzo para 1 grupo só? Ou seja, se fizer peitoral, é peitoral nesse dia e basta? Noutro pernas, noutro dorsal?
Posso tentar reduzir no aquecimento, que costumo fazer 20 minutos de bicicleta, quase sempre... posso passar a 10m. No final, 20 minutos de cárdio e não mais, se calhar... ou passadeira, ou elíptica, que são os que noto mais exigência.

Hoje também continua aquela moideira na cabeça, parece-me vir do pescoço... não sei. Por esta altura do ano, costumo ficar sempre lixado... entre o mês de Novembro/Dezembro, lá vem uma gripe, acompanhada de febre. Espero que não.
15 a 20 min de corrida está tudo bem.
Quando disseste que demoravas 2h tive de assumir que fazias 1 hora de cardio. Porque treinar mais de 1 hora sem exercicios como squat barra livre e agachamento para mim nao é compreensivel, numa fase de perder peso.

Ja te coloquei aqui exemplos tambem. Nos mais pesados desansas 1min30 a 4 min entre exercicios, no resto 1 a 1m30. E tá sempre a rodar

15 a 20 min de corrida está tudo bem.
Quando disseste que demoravas 2h tive de assumir que fazias 1 hora de cardio. Porque treinar mais de 1 hora sem exercicios como squat barra livre e agachamento para mim nao é compreensivel, numa fase de perder peso.

Ja te coloquei aqui exemplos tambem. Nos mais pesados desansas 1min30 a 4 min entre exercicios, no resto 1 a 1m30. E tá sempre a rodar

Sim, 20 minutos de bicicleta inicial, 20 minutos de corrida, 10 a 15 minutos de elíptica. Estão aí 50/55 minutos de cardio.
Se calhar está na hora de começar a pensar noutro tipo de exercícios, ou achas que ainda é cedo? Gosto do tipo de treino que estou a fazer por ter as máquinas sempre prontas. É chegar, colocar o pino no peso desejado e está a andar.
Se ainda vou perder tempo a montar barras, pesos daqui e dali... não sei se não vai demorar mais. E essa zona do ginásio está sempre apinhada de malta que não tem 2 dedos de testa para ver que está a embaraçar os outros. Ainda ontem fui fazer biceps com halteres e fiquei um pouco ao lado dos halteres, pessoal a passar para se ir meter frente ao espelho para fazer nada mais do que estar a olhar para si e ainda tenho de ser eu a desviar-me enquanto faço o exercício para não lhes acertar com um haltere.

Um osteopata porquê ?! Tem evidência cientifica por acaso?

Sei que é uma questão muito debatida, mas o osteopata que vou consultar (acabei de marcar consulta) foi importantíssimo para o meu filho por volta dos 6/8 meses, corrigiu alguns desequilíbrios e ele começou a dormir melhor, bem como a melhorar muito a digestão, pois vomitava a toda a hora.

Malta.

Aqueles iorgurtes que já passaram por cá, com 21g de proteína, tomais um inteiro antes ou depois do treino?

E com que antecedência? eu quando lancho 2 pães e uma banana, faço-o com 2h de antecedência, se lanchar mais perto do treino, depois sinto-me cheio!

Comprei este no leclerc com vários sabores mas ainda não provei!

002702173_558_440.jpg

Feedback há?

Cada vez que leio o titulo do tópico penso sempre.. Será que estou? É que me inscrevi num trail pela primeira vezes, 14 kms e não corro há um mês! Vou falecer.

Também estive 1 mês parado sem fazer nenhum. Claro que sem grande esforço consegui aumentar e bem o meu perímetro abdominal.

Talvez vá correr os 10 km na prova do jamor daqui a 11 dias.

Consulta de osteopatia hoje. Visto o que me incomoda, imensa tensão na cervical, realmente muita tensão no nervo occipital, um tendão deslocado na zona por baixo da omoplata, outro no ombro, algumas nevrites, alongamento do braço direito.

No tornozelo, fez-me uma análise com ecografia, disse que o tendão e ligamento estão bem dada a extensão da lesão, mas que há limitação da mobilidade na cápsula da tíbia e perónio.

Volto lá daqui a duas semanas para ver como reagi ao tratamento de hoje e para procurar corrigir desequilíbrios no pé.

Bem me pareceu que isso estava tudo fora do lugar.

A questão é que nem me incomodava por aí além. Só mesmo em exercícios mais específicos. E nas óbvias dores de cabeça, que não associava a isso.
perguntei quanto ao treino, disse-me para hoje evitar movimentos acima da cabeça ou em cima da cervical. Agachamento com barra é daquelas coisas que experimentei uma vez e é para nunca mais.
Trabalho outras coisas hoje, sem stress.

A ver se hoje também durmo melhor.

Já agora, esta semana foi uma "trampa" pegada. O peso só subiu. Ontem excedi-me um pouquinho no prato e no tinto. Hoje o almoço foi uma sopa e 2 ovos cozidos.
Amanhã tenho umas bodas... a ver se não me excedo.

Voltar
Superior