Em "63 obese men"... 50 pessoas. Really?
Procura. Tens muitos outros ensaios clínicos do género.
Essa história desse pseudomédico a tentar provar que o consumo de peixe aumenta o risco de fibrilhação atrial é, simplesmente, ridicula.
Não sei como, mas esse senhor deve ter andado a dormir nas aulas de fisiopatologia. E, já agora, de bioquímica também.
Porque eu abro o pubmed e coloco: "omega-3 fatty acids and atrial fibrillation", e aparecem-me centenas de estudos a mostrar o benefício desta gordura, na prevenção e controlo da FA.
Entende uma coisa: A literatura cientifica é conflituosa. E tens que perder a mania de achar que só a que tu lês, é que está certa. Porque ambas, têm o seu lado de verdade. (Bem, tirando algumas, como essa do peixe vs FA, tirada nem sei de onde.
É claro que uma alimentação maioritariamente vegetal, é mais saudável. No entanto, uma pessoa pode consumir produtos de origem animal, com moderação, e ser considerada uma dieta equilibrada, saudável, e protetora do ponto de vista cardiovascular.
Tão simples quanto isto. O problema, está nos EXAGEROS. Tudo em exagero, é prejudicial.
E tu que tanto gostas da tua querida e amiga OMS, sabes que esta, apesar de incluir a carne nos produtos possivelmente cancerígenos, aponta que um consumo moderado e equilibrado,
não tem qualquer risco. Basta leres os resultados do relatório.
E, já agora, o que tens a dizer ao facto da OMS considerar o pescado e os derivados (frutos do mar), como sendo protetores do ponto de vista cardiovascular, e recomendar o consumo de peixes gordos, pelo menos, 3 vezes por semana?