Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Não digas disparates, vê o video se quiseres mas o objetivo do mesmo é para teres noção das consequências de uma má alimentação na saúde das pessoas e não é por causa da proteína.

BTW, onde é que eu duvidei dos médicos? Só te pedi um estudo que prove que o consumo excessivo (dizer qual é o consumo excessivo) de proteína em pessoas saudáveis provoca danos nos rins!

pmna não vou entrar nestas discussões que por aqui se tornam às vezes... Excessivas, contudo vou apenas deixar-te com um ou dois dados

Está provado, é aceite, há estudos e todos os afins, vem na literatura e tudo mais o que queriam que uma dieta hiperproteica acelera o desenvolvimento de Lesão Renal Crónica. Ponto mais importante de tudo, e tentando simplificar muito uma questão bastante complexa, influi principalmente em quem já tem lesões renais mais ou menos avançadas.

Existem estudos e ensaios clínicos que apontam para uma correlação directa e bastante forte entre a diminuição da quantidade de proteína na dieta e a diminuição da progressão da insuficiência renal. Mais uma vez, isto são estudos dirigidos principalmente a quem já tem lesão anterior.

O mecanismo é simples de perceber, os nossos rins não filtram proteínas. Nos rins existem umas estruturas que recebem o sangue normal para filtrar, esse sangue é em parte filtrado e consequentemente sofre processamento nos túbulos, estruturas posteriores, as proteínas nunca chegam a esse processamento porque nunca são filtradas, se o forem há uma lesão renal, há proteinuria, e é um dos indicadores mais fortes, senão o mais forte de lesão renal preocupante.

Disse antes que o mecanismo é fácil de perceber porque as proteínas são altamente lesivas para os túbulos, elas próprias chegam lá e "destroem aquilo tudo". Portanto percebe-se facilmente que quem tem lesões renais, dietas hiperproteicas aceleram a destruição.

Dito isto interessa o mais importante, em pessoas "normais" as proteínas levam a algum problema? A questão em si é uma dor de cabeça pois é difícil de compreender, é difícil provar a correlação, fazer estudos com uma amostra grande o suficiente de pessoas normais dar-lhes dietas hiperproteicas e depois esperar que elas anos e anos depois venham ou não lesão a ter lesão, com todas as variáveis intercorrentes e que influem ao longo do tempo.. acho que já se percebe o problema..

A teoria mais vigente é que sim, existe sempre algum grau lesivo de dietas hiperproteicas no rim, é alvo de muita discussão pelo que nem vou entrar por aí.

A questão de suma importância aqui é: o que é uma dieta hiperproteica? Tomar 1 medida de whey ou 30gr de proteínas pós-treino 3 vezes por semana faz mal? Não, há quem coma muito mais que isso em alimentos, e alem disso é necessario para a carga de exercicio. Agora tal como dizia um nefrologista com quem estagiei, e ele próprio praticamente de ginásio: o problema é que aparecem aqui alguns que suplementam 150gr e às vezes mais de proteína diariamente, eu não o fazia..

Dito isto interessa o mais importante, em pessoas "normais" as proteínas levam a algum problema? A questão em si é uma dor de cabeça pois é difícil de compreender, é difícil provar a correlação, fazer estudos com uma amostra grande o suficiente de pessoas normais dar-lhes dietas hiperproteicas e depois esperar que elas anos e anos depois venham ou não lesão a ter lesão, com todas as variáveis intercorrentes e que influem ao longo do tempo.. acho que já se percebe o problema..
O engraçado é que esse estudo de certa forma já está feito. Qualquer culturista, halterofilista, powerlifter ou strongman activo nos últimos 30 anos passou os mesmos em dietas ricas em proteína, sem problemas até à data.

Se fosse causar problemas já tínhamos pelo menos fortes evidências estatísticas.

...

A questão de suma importância aqui é: o que é uma dieta hiperproteica? Tomar 1 medida de whey ou 30gr de proteínas pós-treino 3 vezes por semana faz mal? Não, há quem coma muito mais que isso em alimentos, e alem disso é necessario para a carga de exercicio. Agora tal como dizia um nefrologista com quem estagiei, e ele próprio praticamente de ginásio: o problema é que aparecem aqui alguns que suplementam 150gr e às vezes mais de proteína diariamente, eu não o fazia..

Então face a isto.

Eu andava a seguir a seguinte proporção para macronutrientes 30% - proteínas, 50% - hidratos de carbono e 20% - lípidos para uma dieta diária à volta das 2200 calorias diárias. O que dar-me-ia como objectivo diário a ingestão máxima de 165 g de proteínas.

Isto é um valor, sendo eu ainda jovem, que de futuro não trará problemas de saúde. Ou é um valor que já coloca em sobrecarga o sistema renal?

Isto é um valor, sendo eu ainda jovem, que de futuro não trará problemas de saúde. Ou é um valor que já coloca em sobrecarga o sistema renal?
Se queres estudos, tanto quanto sei não há.

Empiricamente posso-te dizer que não há problema nenhum, porque há *milhões* de pessoas a ingerir entre isso e o dobro anos, décadas até a fio sem qualquer problema.

Deixem-se de opiniões de médicos, que por serem médicos não quer dizer que percebam de nutrição, deixem-se de estudos cientificos de 1970 que até agora ainda não vi aqui nenhum para provar, deixem-se de falar só por o que ouviram dizer... Deixem-se de ver pessoas a morrer por todo o mundo, por consumirem exesso de proteina, que até agora nunca ouvi falar de alguma em milhares de milhões.

Acho engraçado como colocam perigo em coisas minimas que na realidade nem minimo é, quando há pessoas obesas com RISCO de morrerem cedo, mas que até muitas chegam a velhas. Até hoje há mais probabilidades do que acontecimentos, e nas proteinas que é o que aqui se está a discutir, não há probabilidade nenhuma do quer que seja para o negativo.

Pior faz o tabaco, faz os medicamentos diários como uma simples aspirina, faz a poluição automóvel, faz o excesso de exposição ao sol, etc etc etc.

Agora virem dizer que existe consumo de proteina em excesso porque há TEORIAS? Teorias sem provas fundamentadas valem zero. Esperem lá, como sou médico, faço a teoria que até parece bem fundamentada e por tal já é uma verdade absoluta.

Só falta virem dizer que Deus existe.

diz lá... quais são as proteínas que andas a vender? LOL
Eu? Se fores dar uma vista de olhos aos meus posts rapidamente chegas à conclusão que sou dos que gasta menos dinheiro em suplementos e considero quase tudo o que há no mercado puro desperdício de dinheiro.

Ainda há uma ou duas páginas atrás referi que desde que se tenha na dieta toda a proteína que se precisa os batidos não vão trazer benefício nenhum.

Já agora, lembro-me de ir ao médico de familia á pouco tempo e ele perguntar se tomava algo e o que tomava... E depois de eu responder que uso suplementos como whey diz-me:

"Isso é desperdicio de dinheiro e só faz é mal... esses produtos artificiais... Na alimentação consegue-se tudo o que esses produtos conseguem..."

Depois de um ligeiro debate, lá me deu razão... Acho que bastou fundamentar o meu objectivo enquanto "gajo da musculação" e que para lá chegar, a alimentação seria ridicula e que para conseguir ter nutrição limpa teria que gastar 100 x mais dinheiro e mesmo assim seria intragavel, enquanto quando quero 30 g d proteina varias vezes ao dia, é só abrir do bidon e abanar o shaker...

Já agora, lembro-me de ir ao médico de familia á pouco tempo e ele perguntar se tomava algo e o que tomava... E depois de eu responder que uso suplementos como whey diz-me:

"Isso é desperdicio de dinheiro e só faz é mal... esses produtos artificiais... Na alimentação consegue-se tudo o que esses produtos conseguem..."

Depois de um ligeiro debate, lá me deu razão... Acho que bastou fundamentar o meu objectivo enquanto "gajo da musculação" e que para lá chegar, a alimentação seria ridicula e que para conseguir ter nutrição limpa teria que gastar 100 x mais dinheiro e mesmo assim seria intragavel, enquanto quando quero 30 g d proteina varias vezes ao dia, é só abrir do bidon e abanar o shaker...

São escolhas. Em 100g de um bife de vaca tens 30 g de proteína. Facilmente comes um bife de vaca de 100 g depois de um treino...

mais uma acha para a fogueira LOL
Hepatic encephalopathy: MedlinePlus Medical Encyclopedia

Hepatic encephalopathy
Hepatic encephalopathy is a worsening of brain function that occurs when the liver is no longer able to remove toxic substances in the blood.

Hepatic encephalopathy may be triggered by:

Dehydration
Eating too much protein
Electrolyte abnormalities (especially a decrease in potassium) from vomiting, or from treatments such as paracentesis or taking diuretics ("water pills")
Bleeding from the intestines, stomach, or esophagus
Infections
Kidney problems
Low oxygen levels in the body
Shunt placement or complications (See: Transjugular intrahepatic portosystemic shunt )
Surgery
Use of medications that suppress the central nervous system (such as barbiturates or benzodiazepine tranquilizers)

Então face a isto.

Eu andava a seguir a seguinte proporção para macronutrientes 30% - proteínas, 50% - hidratos de carbono e 20% - lípidos para uma dieta diária à volta das 2200 calorias diárias. O que dar-me-ia como objectivo diário a ingestão máxima de 165 g de proteínas.

Calma, eu referi-me a pessoas que tomam 150g de proteina (e muito mais) como suplemento, além de alimentação normal! O porquê de o fazerem ultrapassa-me.

Deixem-se de opiniões de médicos, que por serem médicos não quer dizer que percebam de nutrição, deixem-se de estudos cientificos de 1970 que até agora ainda não vi aqui nenhum para provar, deixem-se de falar só por o que ouviram dizer... Deixem-se de ver pessoas a morrer por todo o mundo, por consumirem exesso de proteina, que até agora nunca ouvi falar de alguma em milhares de milhões.

Acho engraçado como colocam perigo em coisas minimas que na realidade nem minimo é, quando há pessoas obesas com RISCO de morrerem cedo, mas que até muitas chegam a velhas. Até hoje há mais probabilidades do que acontecimentos, e nas proteinas que é o que aqui se está a discutir, não há probabilidade nenhuma do quer que seja para o negativo.

Pior faz o tabaco, faz os medicamentos diários como uma simples aspirina, faz a poluição automóvel, faz o excesso de exposição ao sol, etc etc etc.

Agora virem dizer que existe consumo de proteina em excesso porque há TEORIAS? Teorias sem provas fundamentadas valem zero. Esperem lá, como sou médico, faço a teoria que até parece bem fundamentada e por tal já é uma verdade absoluta.

Só falta virem dizer que Deus existe.

Olha sinceramente nem te vou responder, a única resposta que te posso dizer é que cada um faz o que quer com o seu corpo e tu obviamente estás mais do que livre de fazeres o que quer que seja, longe de mim agora preocupar-me se A ou B toma a quantidade de proteínas que sejam.

Sobre as teorias médicas, da ultima vez que eu verifiquei era assim que a medicina avançava, formulava-se uma teoria baseada em dados mais ou menos subjectivos e tenta-se chegar a uma conclusão factual. Portanto os médicos não podem formular "teorias" sobre dados médicos deixamos essa tarefa para quem? O mecânico?

Por ultimo referir que é um pouco engraçada a tua forma de pensar em relação aos médicos, pois parece que eles não se baseiam em dados mas que se sentam a mandar as larachas que lhe apetece naquela altura, o conhecimento médico vai um pouco para além da MGF..

E atenção, eu nem sou contra os suplementos nem acho que eles matem, eu tomo "whey"... So acho piada às generalizações que fazes sobre a ingestão proteica e a certeza absoluta que tens que elas não fazem mal

mais uma acha para a fogueira LOL
Hepatic encephalopathy: MedlinePlus Medical Encyclopedia

Hepatic encephalopathy
Hepatic encephalopathy is a worsening of brain function that occurs when the liver is no longer able to remove toxic substances in the blood.

Hepatic encephalopathy may be triggered by:

Dehydration
Eating too much protein
Electrolyte abnormalities (especially a decrease in potassium) from vomiting, or from treatments such as paracentesis or taking diuretics ("water pills")
Bleeding from the intestines, stomach, or esophagus
Infections
Kidney problems
Low oxygen levels in the body
Shunt placement or complications (See: Transjugular intrahepatic portosystemic shunt )
Surgery
Use of medications that suppress the central nervous system (such as barbiturates or benzodiazepine tranquilizers)

Não confundas A com B.. A encefalopatia hepática é lesiva como dieta hiperproteica da mesma forma que na LRC e em outras condições, mas aí partimos de uma doença de base.. São coisas diferentes... As proteinas fazem parte de nós e são parte integrante do corpo humano, mas como quase tudo fora do sítio provocam danos, e no caso das proteinas danos muito graves ao metabolismo, a nível oxidativo e inflamatório tecidual. A encefalopatia hepática trata-se exactamente disso, falha hepática e impossibilidade de processamento proteico e outros ficando estes disponíveis para lesar os mais diversos tecidos, neste as o SNC

pmna não vou entrar nestas discussões que por aqui se tornam às vezes... Excessivas, contudo vou apenas deixar-te com um ou dois dados

Está provado, é aceite, há estudos e todos os afins, vem na literatura e tudo mais o que queriam que uma dieta hiperproteica acelera o desenvolvimento de Lesão Renal Crónica. Ponto mais importante de tudo, e tentando simplificar muito uma questão bastante complexa, influi principalmente em quem já tem lesões renais mais ou menos avançadas.

Existem estudos e ensaios clínicos que apontam para uma correlação directa e bastante forte entre a diminuição da quantidade de proteína na dieta e a diminuição da progressão da insuficiência renal. Mais uma vez, isto são estudos dirigidos principalmente a quem já tem lesão anterior.

O mecanismo é simples de perceber, os nossos rins não filtram proteínas. Nos rins existem umas estruturas que recebem o sangue normal para filtrar, esse sangue é em parte filtrado e consequentemente sofre processamento nos túbulos, estruturas posteriores, as proteínas nunca chegam a esse processamento porque nunca são filtradas, se o forem há uma lesão renal, há proteinuria, e é um dos indicadores mais fortes, senão o mais forte de lesão renal preocupante.

Disse antes que o mecanismo é fácil de perceber porque as proteínas são altamente lesivas para os túbulos, elas próprias chegam lá e "destroem aquilo tudo". Portanto percebe-se facilmente que quem tem lesões renais, dietas hiperproteicas aceleram a destruição.

A teoria mais vigente é que sim, existe sempre algum grau lesivo de dietas hiperproteicas no rim, é alvo de muita discussão pelo que nem vou entrar por aí.

A questão é mesmo essa, até quantas gramas de proteína se pode consumir diariamente de forma segura?

Como disse anteriormente, não ignoro as alterações fisiológicas que existem se existir um consumo excessivo desse macronutriente, redução da densidade mineral óssea, stress renal (excreção de sódio e água) Hipercalcinúria entre outras alterações. Aliás Vilhajalmur Stefanson (rabbit starvation) relatou que indivíduos com 80Kg que consumiam entre 285g a 365g de proteína por dia (estamos a falar de mais de 3,5g de proteína por Kg de peso até 4,5g), estavam sujeitos a:

- Náuseas
- Diarreia
- Fadiga
- Hipotensão (ortostática)
- Fome Permanente
- Acidémia
- Hiperinsulinémia
- Morte

Todavia, o que coloco em causa sim é valor máximo sugerido pela OMS dado como seguro (0,8g por Kg de peso corporal). Primeiro é importante enquadrar que as necessidade nutricionais varia de acordo com a atividade física da pessoa, um culturista necessita naturalmente de uma ingestão de proteína superior em comparação com uma pessoa sedentária, pois vai precisar de uma maior quantidade de aminoácidos para recuperar/reconstruir as fibras musculares. Além disso existem alguns estudos que não revelaram quaisquer alterações na função renal quando o valor ingerido é superior ao recomendado pela OMS, pelo contrário revelaram efeitos positivos tais como melhoria do sistema imunológico, evita flutuações hormonais, desenvolve e mantém a massa magra, aumenta a saciedade, aumenta a termogénese entre outras coisas.

Valores entre 1,5g a 2,25g de proteína por Kg de peso corporal tem se revelado seguro para nós e trazem beneficios, porém reforço que esta questão deve ser sempre enquadrada na dieta como um todo!

Última edição:
Apenas para terminar, só não entendo o bicho papão da proteína, porque tudo em excesso faz mal, até a água quando ingerida em quantidades desmesuradas provoca perda de sódio, potássio e magnésio, minerais essenciais para o nosso bom funcionamento.

O que me faz mais confusão é termos um mundo que caminha a passos largos para um aumento da taxa de obesidade e diabetes doenças essas que tem matado milhares de pessoas por causa do consumo indevido de outros macronutrientes, como é o caso dos Hidratos e Gorduras (neste caso as más, principalmente a Trans) e o pessoal fica tão chocado e preocupado que alguém consuma mais proteína do que a recomendada pela OMS.

A questão é mesmo essa, até quantas gramas de proteína se pode consumir diariamente de forma segura?

Como disse anteriormente, não ignoro as alterações fisiológicas que existem se existir um consumo excessivo desse macronutriente, redução da densidade mineral óssea, stress renal (excreção de sódio e água) Hipercalcinúria entre outras alterações. Aliás Vilhajalmur Stefanson (rabbit starvation) relatou que indivíduos com 80Kg que consumiam entre 285g a 365g de proteína por dia (estamos a falar de mais de 3,5g de proteína por Kg de peso até 4,5g), estavam sujeitos a:

- Náuseas
- Diarreia
- Fadiga
- Hipotensão (ortostática)
- Fome Permanente
- Acidémia
- Hiperinsulinémia
- Morte

Todavia, o que coloco em causa sim é valor máximo sugerido pela OMS dado como seguro (0,8g por Kg de peso corporal). Primeiro é importante enquadrar que as necessidade nutricionais varia de acordo com a atividade física da pessoa, um culturista necessita naturalmente de uma ingestão de proteína superior em comparação com uma pessoa sedentária, pois vai precisar de uma maior quantidade de aminoácidos para recuperar/reconstruir as fibras musculares. Além disso existem alguns estudos que não revelaram quaisquer alterações na função renal quando o valor ingerido é superior ao recomendado pela OMS, pelo contrário revelaram efeitos positivos tais como melhoria do sistema imunológico, evita flutuações hormonais, desenvolve e mantém a massa magra, aumenta a saciedade, aumenta a termogénese entre outras coisas.

Valores entre 1,5g a 2,25g de proteína por Kg de peso corporal tem se revelado seguro para nós e trazem beneficios, porém reforço que esta questão deve ser sempre enquadrada na dieta com um todo!

É precisamente isto!

O problema não está só na OMS. Outras fontes continuam a ir pelo mesmo caminho, ou pior. Todas as minhas aulas da cadeira de Nutrição foram baseadas no livro de Gonçalves Ferreira, um autor português. E aquilo era engraçado: O meu prof de nutrição dizia uma coisa e, depois, em bioquímica aprendíamos o contrário [:D]. Como a Bioquímica é a ciência Mãe da Nutrição, bem como da maioria das ciências de saúde, mais vale confiar no que se aprende em Bioquímica. :D O Gonçalves Ferreira fala, inclusive, em percentagens como 70% de hidratos de carbono, 20% de lípidos e 10% de proteína. [8b] É fácil perceber a razão da população portuguesa estar cada vez mais OBESA!

É isso e utilizar a roda dos alimentos para fazer educação para a saúde. Podem me apelidar dos nomes que quiserem, estrebuchar, processar por neglicência, mas um dia, como futuro Enfermeiro, serei incapaz de fazer educação alimentar para a saúde com a roda dos alimentos portuguesa. Já o disse, e volto a dizer, a meu ver, a pirâmide alimentar mais correcta, é esta:

food_pyramid_sciam.gif

Se repararem, o arroz branco, as batatas e o esparguete, estão no mesmo grupo dos doces. Ou seja, o que se deve comer apenas esporadicamente por semana.

Não concordo com muita coisa dessa pirâmide.

"Red meat" é absurdamente abrangente. A única carne vermelha que eu como é bife de lombo de vitela, que é uma carne muito magra e cheia de proteína. Bem diferente de comer "red meat" cheia de gordura.

E depois esses óleos todos mesmo na base da pirâmide. Quem olha para isso parece que devemos mamar 1 litro de óleo por dia. E depois a carne de aves, peixe e ovos tão lá para cima? Enfim, tal como eu tinha dito, há pirâmides para todos os gostos.

Ninguém diz para beberes um litro de azeite por dia. Apenas refere que deves juntar gorduras saudáveis a quase todas as refeições.

Além do mais, a carne vermelha não é apenas prejudicial devido à quantidade de gordura saturada (isto é o menos). Alguns estudos, apesar de não haver consenso, mostram que carne vermelha (sejam cortes magros, ou gordos), aumentam o risco de neoplasias do cólon.

Para além disso, pode provocar hiperhomocisteinémia que, segundo alguns autores, é um factor de risco cardiovascular.

Voltar
Superior