Altura é uma questão de padrões. Os americanos, alemães e nórdicos é que tendem a ser altos e com estrutura óssea grande. Os tugas são mais medianos. Acho que as diferenças devem-se mais a nutrição e estilo de vida que outra coisa, os povos maiores também estão normalmente associados a maior ingestão de calorias, proteínas e cálcio (muito devido ao elevado consumo de carne e lacticínios). Por outro lado os povos asiáticos, associados a dietas vegetarianas mais pobres nestas coisas, tendem a ser mais pequenos.
Pessoalmente não me importava de ter mais uns centímetros (tenho 1.75m), não só na vertical mas sobretudo na largura de ombros (tenho uma estrutura muito pequena e com o treino tendo mais a "engrossar" que "alargar"), mas não perco sono por causa disso. A Maria mal chega a 1.6m por isso já chega e sobra, mesmo assim às vezes é preciso fazer ginástica [

]
Já agora vim há pouco do médico (lembrei-me de ir lá ver como está tudo e marcar análises porque já não punha lá os pés há largos anos) e estou com 78Kg, relativamente magro. Lá levei o sermão para largar as proteínas e fazer mais exercício aeróbico e menos treino pesado porque faz mal ao coração e aos rins e não sei que mais (o gajo era novo e provavelmente estagiário por isso nem o quis estar a contrariar e estragar o dia ao rapaz) e mandou-me fazer uma ecografia ao coração porque suspeita de hipertrofia no ventrículo esquerdo (também não me apeteceu estar a explicar
ao médico que isso é normal com treino anaeróbico e só é patológico quando resulta de hipertensão crónica). Ainda fiz o choradinho para fazer análise à testosterona mas não deu em nada (já não estava à espera porque para um médico podia ter a testosterona de um cinquentão e não conseguir ganhar massa muscular por nada, que desde que estivesse "normal" para ele estava bem).
Também já estou a ver que vou levar nas orelhas quando a creatinina vier elevada porque suplemento com creatina, e ele vai ver isto como sinal que tenho os rins a apodrecer [8b]