Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
A transformação da Ana Sofia Ribeiro:

1381309_346956198783437_1670221665_n.jpg

Um artigo que corrobora aquilo que se vem dizendo por aqui, a eficiência da musculação na queima de gordura principalmente pela sua capacidade de aumentar massa muscular (aumento da BMR) e pela consequência de aumentar o metabolismo no pós-treino.

O treino de musculação queima mais calorias que o cardio : Musculacao.net

Ainda não li o artigo todo, mas pelo que sugere o titulo, faz sentido que queime mais calorias o ferro que o cardio. Mas não quer dizer que queime mais gordura que o cardio. Caloria é energia, não é sinónimo de gordura, certo?

Se fizeres um treino HIIT também vais beneficiar do efeito "after burn" para queimar mais calorias. Depende do treino cárdio e do treino de pesos que façam...

Caloria é energia pronta a usar, gordura é energia armazenada em stock que é utilizada quando não existe energia "pronta a usar".

Ainda não li o artigo todo, mas pelo que sugere o titulo, faz sentido que queime mais calorias o ferro que o cardio. Mas não quer dizer que queime mais gordura que o cardio. Caloria é energia, não é sinónimo de gordura, certo?
As calorias têm que vir de algum lado, primeira lei da termodinâmica.

As calorias têm que vir de algum lado, primeira lei da termodinâmica.

Sim, mas normalmente e dependendo da dieta de cada um, os hidratos presentes no corpo derivados da ultima refeição anterior ao treino, servirão para o gasto das calorias, e talvez muito ao fim do treino já estará a ser usada a gordura, mas no final apenas! Tinha ideia disso!

A ideia de que a energia vem dos hidratos é engraçada [:D]

1 grama de proteína tem as mesmas calorias que 1 grama de hidratos, ou seja 4. As gorduras têm 9. [;)]

Sim, mas normalmente e dependendo da dieta de cada um, os hidratos presentes no corpo derivados da ultima refeição anterior ao treino, servirão para o gasto das calorias, e talvez muito ao fim do treino já estará a ser usada a gordura, mas no final apenas! Tinha ideia disso!
É sempre uma questão de balanço, já houve esta discussão há uns tempos.

Se num dia ingeriste 2000 calorias e queimaste 2300 (2000 do metablismo + 300 do treino), vais ter um défice de 300 o que, depois de recuperado e estabilizado o organismo corresponde sensivelmente a 33 gramas de gordura corporal, mais perdas associadas ao processo metabólico. Se queimaste hidratos invés de gordura isso só significa que ficaste com este saldo negativo no glicogénio, que depois vai ser reposto à custa dos hidratos que vais ingerir. Hidratos esses que, uma vez que são logo consumidos pelo fígado e pelos músculos, já não vão ser convertidos em gordura e armazenados como seriam normalmente.

Há a diferença do exercício intenso (como musculação) para além das calorias queimadas no treino tem ainda o efeito de elevar o metabolismo de forma muito significativa, para reparar e desenvolver todos os tecidos associados (músculos, ossos, tendões etc).

Eu não tenho qualquer dúvida que alguém que queime 500 calorias por dia a fazer musculação vai ter mais massa muscular e menos gordura que alguém que queima as mesmas 500 calorias a fazer aeróbica, ambos com o mesmo metabolismo base e a mesma alimentação. Independentemente de um queimar mais gordura e outro mais hidratos durante o treino, porque depois ao longo do dia o balanço inverte-se obrigatoriamente.

Fazia bem a muita gente que corre horas a fio "para secar" (e depois quando os vejo estão sempre na mesma, só vão é ganhando resistência) e a muitas mulheres que não querem ficar musculadas (a ignorância desta é hilariante) ter isto bem presente.

Last edited:
Eu farto-me de correr e não estou na mesma, estou muito mais magro, se bem que tenho ganho mais resistência e massa magra [:D]

Cumps

Quanto mais reduzido for o RER, mais calorias você queima a partir da gordura e menos a partir dos carbohidratos. Por isso, as mulheres obtiveram a maior parte da sua energia para o seu EPOC após a sessão de treino de musculação a partir da gordura.Os investigadores suspeitam que o treino de musculação usa quantidades relativamente elevadas de energia que não vêm diretamente dos processos de combustão, e que portanto não são visíveis se medir apenas o uso de oxigénio durante uma sessão de treino.
A restauração das reservas energéticas despercebidas só se revela em termos de gasto de oxigênio, após a sessão de treino.
Podemos concluir que quando o objetivo é perder gordura, se tiver que escolher, poderá ser mais eficiente optar por um treino com pesos (musculação) do por um treino cardiovascular.

......

A ideia de que a energia vem dos hidratos é engraçada [:D]

1 grama de proteína tem as mesmas calorias que 1 grama de hidratos, ou seja 4. As gorduras têm 9. [;)]

Apesar do valor energético ser o mesmo não quer dizer que o processo de metabolização seja igual! [;)]

Há falta de glicogénio muscular e hepático pode ocorrer proteólise, que usa aminoácidos como fonte de energia.

Back