Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Ha quem acredite no Pai Natal, no Jebus e que a Britney Spears canta ao vivo. Mas quem estiver minimamente informado tem noção que um gajo com cento e tal quilos todo seco não foi com creatina que lá chegou.

E é claro que as drogas, usadas neste contexto, são suplementos, apenas não são suplementos nutricionais (tecnicamente nem a creatina, nem o monóxido de azoto, nem a l-carnitina nem nada disso são suplementos nutricionais).

Drogas são drogas, ponto!

Há que chamar os bois pelos nomes e aqui não há volta dar nem entendo o porquê de estarem a dizer que EA´s são suplementos neste contexto?!?! WTF? Qual contexto?... é cada conversa. [:D]
Queres ver que quando tomo uma bomba da asma se não for num contexto de tratamento passa a ser um suplemento! :sh)

Bem...

1ª impressão após 4 treinos de crossfit: $#$&(%&/$"#$ :sh):sh):sh)

Nunca nenhum dos desportos que pratiquei me fez suplicar tanto por oxigénio. No primeiro treino então foi dramático.

Já para não falar que os pesos "oficiais" e/ou numero de repetições dos WOD parecem-me verdadeiramente sobre-humanos.

Obviamente que não vale a pena falar de resultados num tão curto espaço de tempo, mas quer-me parecer que eles são inevitáveis e uma pessoa nem vai dar conta.

O único contra para já é a quantidade de gajos a tirarem a t-shirt a meio. Basicamente é a versão crossfit dos gajos que andam no ferro a contrair ao espelho entre exercícios.

É das modalidades fora da musculação que mais curiosidade tenho em experimentar.

Ouvi uns passarinhos a cantar que o Solinca do Dragão em breve vai ter CrossFit, nessa altura irei experimentar. :)

316442_235524923179906_812816034_n.jpg

Dietas low carb, glicogénio e gliconeogênese.

Grande parte dos atletas/utilizadores de ginásio ainda vivem com a ideia de que, durante a dieta para queima de gordura, devem fazer treinos mais intensos de forma a queimar mais gordura.

Não deixando de ser verdade, com um treino intenso será possível queimar mais calorias. Mas o mais importante durante uma dieta de queima de gordura não será a preservação da massa muscular enquanto se queima gordura?
Talvez seja nesse ponto que separamos os atletas que competem com 15kg abaixo do seu peso offseason dos atletas que competem com menos 4-5 kilos e se apresentam com grande quantidade de massa.
Um dos processos orgânicos de regulação que devemos ter mais em conta para evitar essa perca de massa muscular é a gliconeogênese.
Basicamente este processo é a síntese de glicose a partir de substâncias que não sejam hidratos de carbono, como por exemplo proteínas, aminoácidos etc. (catabolismo).
Este processo inicia-se quando não existe glicose disponível para sintetizar glicogénio.
E o que é o glicogénio?
O glicogénio é um polissacarídeo que é a principal reserva energética nas células, encontrado principalmente no figado e músculos. Neste caso o que nos interessa é o glicogénio muscular que é necessário para se dar a contracção muscular.
Depois de termos uma ideia do que é a gliconeogênesee o glicogénio, e sabendo de antemão que os músculos são compostos por uma das substâncias preferenciais (aminoácidos) para serem usadas na gliconeogênese, é fácil de perceber a cadeia de "necessidades":

- Actividade fisica precisa de Glicogénio;
- Glicogénio precisa de Glicose;
- Caso não exista glicose disponível, é necessário a partir da quebra de aminoácidos (Catabolismo).

Resumindo, o corpo irá necessitar de massa muscular para poder sintetizar glicogénio.
Concluindo que em dietas baixas em hidratos de carbono, os níveis de glicogénio são muito baixos, teremos de adaptar o treino de carga/cardiovascular para evitar ao máximo o catabolismo.
A atletas que se encontrem nesta situação, o que se pode aconselhar é a fazerem um treino cardiovascular de baixa intensidade (mantendo o ritmo cardíaco perto de 125 bpm) mesmo que aumentem o tempo da actividade. Quanto ao treino com pesos, o aconselhável será um tipo de treino de baixo volume até porque nesta altura o que pretendem não é ganhar massa muscular mas sim, mantes ao máximo a que ganharam durante o resto do ano.

Uma vez que não entrei em descrições muito técnicas e exaustivas, espero que todos tenham entendido e possam aproveitar.

Cumprimentos
JC

Por João Campos.

Explicação simples e completa.

É das modalidades fora da musculação que mais curiosidade tenho em experimentar.

Ouvi uns passarinhos a cantar que o Solinca do Dragão em breve vai ter CrossFit, nessa altura irei experimentar. :)

Do que tenho visto o pessoal do cardio adapta-se melhor que o pessoal do ferro ......

Não vestem em condições, e acho que li mais abaixo que não fica com classe? Acho que se comprarmos o mesmo fato e tendo eu 10 kg de massa magra a mais que tu (ou outra pessoa qualquer whatever), acho que tens uma surpresa quanto ao impacto que tem uma pessoa grande bem vestida... Até que seja só numa calça com uma camisa requintada, é outra coisa. Basicamente numa pessoa musculada (não APENAS definida que isso não é nada), quase tudo acenta bem, o desenho do corpo torna a coisa assim.

1º falei de pessoas gigantes/bombadas VS o físico de um modelo (que eu considero o ideal)

2º as grandes marcas nem fazem tamanhos para esses seres bombados, por alguma razão é... tens de mandar fazer fatos por encomenda que parecem sacos de batatas.

3º as marcas de roupa pretendem sempre passar a melhor imagem possível nas passerelles, portanto escolhem os modelos que vestem as roupas deles a dedo e não vês la nenhum gigante...

Portanto tu gostas é daquele físico de segurança com o blazer todo justo mesmo à "touço"! isso é que é classe para ti? Quanto mais musculo melhor não é? okkkkkk :sh)

Qual achas o mais elegante, mais bem vestido, com mais classe?

GaWAw3Y.jpg

YT42XBA.jpg

sQ6bfE2.jpg

E78zIi3.jpg

[:)]

Há um ponto perfeito para tudo. A massa muscular não é excepção.

Last edited:
olha que grande porcaria de exemplo. Fotos trabalhadas com fatos completamente diferentes... Claro que o the rock dá muito mais impacto se vestido da mesma forma.

Não vestem em condições, e acho que li mais abaixo que não fica com classe? Acho que se comprarmos o mesmo fato e tendo eu 10 kg de massa magra a mais que tu (ou outra pessoa qualquer whatever), acho que tens uma surpresa quanto ao impacto que tem uma pessoa grande bem vestida... Até que seja só numa calça com uma camisa requintada, é outra coisa. Basicamente numa pessoa musculada (não APENAS definida que isso não é nada), quase tudo acenta bem, o desenho do corpo torna a coisa assim.

Não concordo totalmente. Apesar de gostar de ver um corpo trabalhado e musculado, se lhe espetares com um fato em cima vais ter que fazer mil ajustes ao fato para que ele assente bem. Isto porque para um blazer assentar bem p. ex. nos ombros e braços vai ficar demasiado grande na altura e até provavelmente nas mangas. Há um ponto a partir do qual já não fica elegante. Há que encontrar o ponto de equilíbrio.

Isso é como tudo... se vamos deixar de estar como queremos por causa de como o fato vai ficar... o que vale é que eu uso fato umas 4 vezes por ano, por isso... e mesmo assim até agora tudo me tem assentado bem. Não sou gigante, mas ja não visto o M á muito tempo...

Isso é como tudo... se vamos deixar de estar como queremos por causa de como o fato vai ficar... o que vale é que eu uso fato umas 4 vezes por ano, por isso... e mesmo assim até agora tudo me tem assentado bem. Não sou gigante, mas ja não visto o M á muito tempo...

Pronto... se calhar ainda não chegaste ao ponto em que, para quem usa fato diariamente, a situação se começa a complicar. Mas que complica, complica!!

O que eu tenho estado sempre com sorte é que as camisas que compro e gosto, todas me têm assentado na perfeição, e com folga suficiente apra crescer até onde quero chegar [:D] Que é quase na passagem do L para o XL. um pouco antes vá!

É a modalidade da moda e teve a sorte de haver muita malta nos top 5 e 10 mundiais com umas carinhas larocas e um corpo digno de qualquer capa da Men's Health.

É natural que a malta dos ginásios não queira perder a carruagem para as "boxes".

No entanto, do que tenho visto, a versão ginásio não costuma ser bem igual. É mais uma mistura de "body pump com boot camp"

As diferenças começam logo pelas barras e pesos. No CF onde ando existem 9 barras de 20kg, 6 de 15, 2 de 10 e 2 de 8. Em pesos também deves ter perto de 400 kg em discos de 20, 10 e 5. Arrisco-me a dizer que numa aula para 20 pessoas é possível que toda a gente faça os pesos oficiais de cada desafio, o que nunca irá acontecer.

Num ginásio normal (sem ser aqueles vocacionados para ferro) é raro existirem mais 4 barras de 20kg e o mesmo para as de 15kg. Os pesos também costumam ser "poucos".

Depois existem as outras condicionantes como as barras fixas para o pull up, cordas, argolas olimpicas, etc.

Eu estou a adorar, se bem que desde que comecei que tirar o caixa da aveia da última prateleira da cozinha tem sido uma tortura.

Drogas são drogas, ponto!

Há que chamar os bois pelos nomes e aqui não há volta dar nem entendo o porquê de estarem a dizer que EA´s são suplementos neste contexto?!?! WTF? Qual contexto?... é cada conversa. [:D]
Queres ver que quando tomo uma bomba da asma se não for num contexto de tratamento passa a ser um suplemento! :sh)
Ainda não percebeste que o problema é a conotação negativa da palavra "droga" e conotação positiva da palavra "suplemento" que as pessoas lhes dão.

Um esteróide, utilizado para ganhar massa muscular a par com exercício físico regular, é um suplemento, e uma droga. Não é um suplemento nutricional, é um suplemento hormonal. Clenbuterol, por exemplo, quando usado para queimar gordura, também é um suplemento, e é uma droga, mas não é hormonal, nem nutricional, porque não é uma hormona nem um nutriente (tecnicamente é um estimulante, tal como a cafeína). Isto são tudo classificações independentes umas das outras. Isto sim é chamar os bois pelos nomes.

Um suplemento pode ser uma droga, pode ser um nutriente, ou outra coisa qualquer. Uma droga pode ser um suplemento, pode ser um medicamento, ou outra coisa qualquer. Depende. Uma droga não é necessariamente uma coisa negativa nem um suplemento necessariamente uma coisa positiva. Essa "formatação" preconceituosa que as pessoas têm na cabeça é que está mal. Uma coisa ser ou não um suplemento ou uma droga não tem a ver com a sua potência ou os efeitos secundários.

1º falei de pessoas gigantes/bombadas VS o físico de um modelo (que eu considero o ideal)

2º as grandes marcas nem fazem tamanhos para esses seres bombados, por alguma razão é... tens de mandar fazer fatos por encomenda que parecem sacos de batatas.

3º as marcas de roupa pretendem sempre passar a melhor imagem possível nas passerelles, portanto escolhem os modelos que vestem as roupas deles a dedo e não vês la nenhum gigante...

Portanto tu gostas é daquele físico de segurança com o blazer todo justo mesmo à "touço"! isso é que é classe para ti? Quanto mais musculo melhor não é? okkkkkk :sh)

Qual achas o mais elegante, mais bem vestido, com mais classe?

GaWAw3Y.jpg

YT42XBA.jpg

sQ6bfE2.jpg

E78zIi3.jpg

[:)]

Há um ponto perfeito para tudo. A massa muscular não é excepção.
Acho piada à utilização recorrente e pejorativa do termo "bombado", quando cada vez mais se descobrem modelos de todo o tipo apanhados com esteróides e outras substâncias na veia [:D]

Já agora o típico corpo de modelo é tão artificial e "inútil" como o típico corpo de culturista "bombado". A maioria dos modelos tem um corpo desproporcional porque treina à base de isolamentos e sobretudo os músculos "bonitos" (peitorais/bíceps em peso) e ao olho de quem percebe de anatomia e desporto têm um corpo desproporcional e incapaz de grande capacidade atlética (é comparar com o corpo de atletas a sério, musculados mas por todo e com maior ênfase nos maiores grupos musculares - costas, ancas e coxas). Por isso chamar-lhe um corpo "ideal", bem aí não posso concordar nada.

O Dwayne Johnson aí até nem estava muito "bombado", passando a expressão (hoje sim está um autêntico culturista), tendo até um físico bastante atlético no verdadeiro sentido da palavra, não fosse ele...um atleta! É o tipo de físico que é preciso ter para pegar noutro homem ao ombro em peso sem partir a meio. Claro que para as pessoas que têm aquela visão pequenina do desporto em que capacidade atlética resume-se e mede-se por conseguir correr muitos quilómetros é natural que isto não diga nada...

Last edited:
Aí é um questão de conotação? Parece-me bem.

Então para ficar suave quando se falar em EA´s proponho que os incluamos na roda dos alimentos, assim ficam com uma conotação bem positiva.

É extraordinário os disparares que algumas pessoas dizem.

Meus caros, esteroides anabolizantes foram criados para uso médico e para tratar doentes (ponto final), já o disse várias vezes e volto a repetir:
Não sou contra quem os usa apesar de compreender melhor a sua utilização em competição. Quem quiser tomar que o faça, agora não venham mascarar e escrever lérias atrás de lérias sobre os EA´s sendo completamente benevolentes sobre o tema.

Tem uma conotação negativa porque têm os seus riscos e vão continuar a ter porque alteram funcionamento normal da produção hormonal do nosso corpo, por isso não vale a pena estarmos aqui com as *****s dos costume que já cansa.

A piada no meio disto tudo é que falam com um atleta que usa EA´s e ele próprio está perfeitamente consciente dos riscos que corre, e aqueles que tomam para satisfação pessoal falam dos EA´s como se fosse vital para a sua vida.

Quantas pessoas que usam EA´s num contexto pessoal tem um plano alimentar documentado?
Quantos de vocês controla as macros ingeridas diariamente?
Quantos de vocês sabe a quantidade vitaminas e minerais que ingere diariamente?
Quantos de vocês pesam todas as refeições?
Quantos de vocês fazem planos de treino e anotam a vossa evolução?
Quantos de vocês se interessam por biomecânica?

Ah já sei, vêm dizer que já conhecem tão bem o vosso corpo que fazem tudo a olhómetro... depois admiram-se de não verem resultados a não ser que usem drogas... peço desculpa pelo termo usado.

Enfim é tanto disparate que ouço sobre EA´s que já irrita... Tomem à vontade mas não venham com *****s...

Suplementos nutricionais não necessitam de receita médica.
Esteroides anabolizantes ou o Clenbuterol que falas precisam, fazes a distinção por aí é mais fácil.
Escusas de diferenciar pelo principio ativo.

BTW, estamos a falar de EA´s é tipico nestas conversas estarem sempre a desviar o tema para mascarar a sua realidade, daqui pouco começas a falar em pilulas e acabas no tabaco e álcool... mantém-te no tema que é disso que estamos a falar, não fujas para os lados para tentar criar uma sensação simpática sobre os EA´s.

Last edited:
Aí é um questão de conotação? Parece-me bem.

Então para ficar suave quando se falar em EA´s proponho que os incluamos na roda dos alimentos, assim ficam com uma conotação bem positiva.

É extraordinário os disparares que algumas pessoas dizem.

Meus caros, esteroides anabolizantes foram criados para uso médico e para tratar doentes (ponto final), já o disse várias vezes e volto a repetir:
Não sou contra quem os usa apesar de compreender melhor a sua utilização em competição. Quem quiser tomar que o faça, agora não venham mascarar e escrever lérias atrás de lérias sobre os EA´s sendo completamente benevolentes sobre o tema.

Tem uma conotação negativa porque têm os seus riscos e vão continuar a ter porque alteram funcionamento normal da produção hormonal do nosso corpo, por isso não vale a pena estarmos aqui com as *****s dos costume que já cansa.

A piada no meio disto tudo é que falam com um atleta que usa EA´s e ele próprio está perfeitamente consciente dos riscos que corre, e aqueles que tomam para satisfação pessoal falam dos EA´s como se fosse vital para a sua vida.

Quantas pessoas que usam EA´s num contexto pessoal tem um plano alimentar documentado?
Quantos de vocês controla as macros ingeridas diariamente?
Quantos de vocês sabe a quantidade vitaminas e minerais que ingere diariamente?
Quantos de vocês pesam todas as refeições?
Quantos de vocês fazem planos de treino e anotam a vossa evolução?
Quantos de vocês se interessam por biomecânica?

Ah já sei, vêm dizer que já conhecem tão bem o vosso corpo que fazem tudo a olhómetro... depois admiram-se de não verem resultados a não ser que usem drogas... peço desculpa pelo termo usado.

Enfim é tanto disparate que ouço sobre EA´s que já irrita... Tomem à vontade mas não venham com *****s...
Essa tua segunda linha e ir buscar tanta coisa que não tem nada a ver com a conversa (como essa lenga-lenga que quem usa esteróides é porque não quer trabalhar e quem não os usa é que está melhor informado e treina/alimenta-se melhor), isso sim são disparates, desculpa lá que te diga...

Um nutriente ou um alimento é algo que é necessário e imprescindível para o corpo funcionar, e sem ele não vivemos. Hormonas são outras coisas. Drogas são outras coisas. Há coisas que são drogas e nutrientes, há coisas que são drogas e hormonas, há coisas que são drogas e não são nem uma coisa nem outra, há nutrientes que são hormonas (como certas vitaminas)...tu é que não queres ver isto de forma limpa e imparcial e chamar as coisas pelo que são.

Esteróides anabólicos não foram "criados". Existem desde que existe vida animal, porque todos os temos no sangue. São hormonas. Há é quem os sintetize para variados usos. Não são nutrientes, não pertencem na roda dos alimentos, não são completamente benevolentes e livres de efeitos negativos nem ninguém está a dizer isso!

Esteroides anabolizantes ou o Clenbuterol que falas precisam, fazes a distinção por aí é mais fácil.
Mas é que essa distinção é completamente arbitrária e errada!

Basta pensar que há uns anos atrás não era precisa receita médica para esteróides. Nessa altuar eram suplementos nutricionais? Pensa bem no que estás a dizer.

Não estamos aqui a discutir o que é que eles fazem, ou se são bons ou maus, ou se a sua utilização é moral ou imoral, etc etc. Estamos apenas a tentar clarificar aquilo que eles são (o que basta ler duas páginas de um livro de endocrinologia para perceber). Esteróides anabólicos são hormonas, e como todas as hormonas são drogas. Depois há actualmente duas utilizações principais: como medicamentos, quando utilizados para tratar doenças, ou como suplementos, quando utilizados para promover o ganho de massa muscular ou capacidade atlética de várias formas.

Não são suplementos nutricionais, não têm qualquer semelhança com batidos de proteína, creatinas etc (tirando o facto que são utilizados muitas vezes pelas mesmas pessoas e com o mesmo objectivo), os efeitos estão várias escalas de grandeza à parte e ninguém está a tentar negar isso.

Last edited:
Eu afirmo que a maioria das pessoas que usa EA´s num contexto pessoal pode melhorar substancialmente a sua dieta e treino, não estou a dizer que todas as pessoas que usam EA´s num contexto pessoal não sabem treinar nem comer.
Nota: Antigamente também não era preciso usar cinto de segurança agora é... :sh)

Mas para não perpetuar esta conversa que chego a um ponto que fico sem paciência eu digo que tens razão e o mais certo é eu estar com uma visão limitada sobre o assunto.

Back